PROJETO DE LEI: 0308/2019

Informações da matéria
Autor: THIAGO VASCONCELOS LEITE PINHEIRO
Data: 30/10/2019
Visualizações:
Ementa

ESTABELECE NORMAS MÍNIMAS EM DEFESA DO CONSUMIDOR BANCÁRIO DE CABO FRIO, EM ESPECIAL TEMPO MÁXIMO PARA ATENDIMENTO AOS CONSUMIDORES E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
30/10/2019 09:00:00 ARQUIVO PESQUISA  NADA CONSTA   
31/10/2019 09:00:02 PAUTA  067ª (SEXAGÉSIMA SÉTIMA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 15ª (DÉCIMA QUINTA) LEGISLATURA (2017 - 2020) - 30ª PERÍODO (01/01/2019 À 31/12/2020) DE 31 DE OUTUBRO DE 2019 - EXPEDIENTE  mais EXPEDIENTE   
31/10/2019 09:00:04 RETIRADO DE PAUTA  FALTA DE QUORUM   
05/11/2019 09:00:06 PAUTA  068ª (SEXAGÉSIMA OITAVA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 15ª (DÉCIMA QUINTA) LEGISLATURA (2017 - 2020) - 30ª PERÍODO (01/01/2019 À 31/12/2020) DE 5 DE NOVEMBRO DE 2019 - EXPEDIENTE  mais EXPEDIENTE   
06/11/2019 09:00:08 ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE  CCJ - VER. GUILHERME MOREIRA 
07/11/2019 09:00:10 COMISSÃO DEVOLVE  PARECER FAVORÁVEL   
07/11/2019 09:00:12 PAUTA  069ª (SEXAGÉSIMA NONA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 15ª (DÉCIMA QUINTA) LEGISLATURA (2017 - 2020) - 30ª PERÍODO (01/01/2019 À 31/12/2020) DE 7 DE NOVEMBRO DE 2019 - ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA  mais ORDEM DO DIA   
19/11/2019 09:00:14 PAUTA  070ª (SETUAGÉSIMA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 15ª (DÉCIMA QUINTA) LEGISLATURA (2017 - 2020) - 30ª PERÍODO (01/01/2019 À 31/12/2020) DE 19 DE NOVEMBRO DE 2019 - ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA  mais ORDEM DO DIA   
19/11/2019 09:00:16 ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE  ENCAMINHADO A COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS - VER. VAGNE SIMÃO 
23/03/2021 09:00:18 ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE  ENCAMINHADO A CPP PARA ANÁLISE. 
17/06/2021 09:00:20 COMISSÃO DEVOLVE  PARECER FAVORÁVEL   
17/08/2021 09:00:22 PAUTA  0157ª (CENTÉSIMA QUINQUAGÉSIMA SÉTIMA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 16ª (DÉCIMA SEXTA) LEGISLATURA (2021 - 2024) - 2º PERÍODO (01/08/2021 À 31/12/2021) DE 17 DE AGOSTO DE 2021 - ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS  mais ORDEM DO DIA   
17/08/2021 09:00:24 ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE  CRF - VEREADOR JEAN CARLOS C. ESTEVÃO 
09/09/2021 09:00:26 COMISSÃO DEVOLVE  PARECER FAVORÁVEL  CRF- VEREADOR JEAN CARLOS 
05/10/2021 09:00:28 PAUTA  0170ª (CENTÉSIMA SETUAGÉSIMA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 16ª (DÉCIMA SEXTA) LEGISLATURA (2021 - 2024) - 2º PERÍODO (01/08/2021 À 31/12/2021) DE 5 DE OUTUBRO DE 2021 - ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE REDAÇÃO FINAL  mais ORDEM DO DIA   
14/10/2021 09:00:30 ENVIADO AO PREFEITO  PARA CIÊNCIA  OFÍCIO 150/2021 - PREFEITO RECEBE 14.10.2021 
12/11/2021 09:00:32 PUBLICAÇÃO GERADA  TRAMITAÇÃO  OFÍCIO/GAPRE - CM Nº 265/2021 - LEI SANCIONADA Nº 3.339, DE 03/11/2021 - PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO-EDIÇÃO Nº 319-CADERNO I-ANO II- DATA: 08/11/2021.  
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

THIAGO VASCONCELOS

VEREADOR(A)

AVANTE

Autor

Corpo da matéria

ART. 1º FICAM AS AGÊNCIAS BANCÁRIAS, AS AGÊNCIAS DOS CORREIOS E LOTÉRICAS QUE ATUAM COMO CORRESPONDENTES BANCÁRIAS, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, OBRIGADAS A ATENDER OS SEUS USUÁRIOS, CLIENTES OU NÃO, NOS SETORES DE CAIXA E OUTROS ATENDIMENTOS, EM TEMPO RAZOÁVEL.

ART. 2º PARA OS EFEITOS DESTA LEI, ENTENDE-SE COMO TEMPO RAZOÁVEL DE ATENDIMENTO:
I - ATÉ 15 (QUINZE) MINUTOS EM DIAS NORMAIS;
II - ATÉ 30 (TRINTA) MINUTOS EM VÉSPERA OU DEPOIS DE FERIADOS PROLONGADOS, NOS DIAS DE PAGAMENTO DE PENSIONISTAS E DE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS MUNICIPAIS, ESTADUAIS E FEDERAIS, NOS DIAS DE VENCIMENTOS DE CONTAS DE CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇOS PÚBLICOS, DE RECEBIMENTOS DE TRIBUTOS MUNICIPAIS, ESTADUAIS E FEDERAIS.

§ 1º OS BANCOS OU SEUS REPRESENTANTES FEDERATIVOS, INFORMARÃO À SECRETARIA ENCARREGADA DE FAZER CUMPRIR ESTA LEI, AS DATAS MENCIONADAS NO ITEM II, TODAS AS VEZES QUE SE FIZER NECESSÁRIO.

§ 2º PARA O TEMPO MÁXIMO ACEITÁVEL DE ATENDIMENTO REFERIDO NOS INCISOS I E II, CONSIDERAM-SE AS CONDIÇÕES TÉCNICAS NORMAIS DE FUNCIONAMENTO DOS EQUIPAMENTOS E SISTEMAS.

§ 3º A OCORRÊNCIA DE QUALQUER ANORMALIDADE TÉCNICA, CONFORME O DISPOSTO NO § 2º, NÃO JUSTIFICARÁ DEMORA SUPERIOR AO DOBRO DO TEMPO PRECEITUADO NOS INCISO I E II.

§ 4º OS ESTABELECIMENTOS DEFINIDOS NO ART. 1º DESTA LEI DEVERÃO AFIXAR CARTAZES EM LOCAL VISÍVEL, NAS PORTAS DE ACESSO, INFORMANDO O SEGUINTE: "O TEMPO MÁXIMO PREVISTO EM LEI MUNICIPAL PARA ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR É DE QUINZE MINUTOS. FAÇA VALER SEU DIREITO".

§ 5º O CARTAZ DE QUE TRATA O PARÁGRAFO ANTERIOR DEVERÁ SER IMPRESSO COM FONTE ARIAL, CORPO 120, VAZADA EM BRANCO COM FUNDO PRETO.

§ 6º O ATENDIMENTO PREFERENCIAL E EXCLUSIVO DOS CAIXAS DESTINADOS AOS MAIORES DE SESSENTA E CINCO ANOS, GESTANTES, PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA FÍSICA E PESSOAS COM CRIANÇAS DE COLO SERÁ REALIZADO ATRAVÉS DE SENHA NUMÉRICA E OFERTA DE NO MÍNIMO DE QUINZE ASSENTOS COM ENCOSTO.

§ 7º NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ORIUNDOS DE CELEBRAÇÃO DE CONVÊNIOS, NÃO PODERÁ HAVER DISCRIMINAÇÃO ENTRE CLIENTES E NÃO CLIENTES, NEM SEREM ESTABELECIDOS, NAS DEPENDÊNCIAS LOCAIS E HORÁRIO DE ATENDIMENTO DIVERSOS DAQUELES PREVISTOS PARA AS DEMAIS ATIVIDADES.

ART. 3º CABERÁ À COORDENADORIA DE DEFESA DO CONSUMIDOR DA CÂMARA, AO PROCON E AOS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA A FISCALIZAREM O CUMPRIMENTO DA PRESENTE LEI, ALÉM DE DISPONIBILIZAR MEIOS EFICAZES PARA RECEBIMENTOS DAS DENÚNCIAS E RESPECTIVAS AVERIGUAÇÕES.

ART. 4º FICAM AS AGÊNCIAS BANCÁRIAS, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, OBRIGADAS A INSTALAREM CADEIRAS DE ESPERA PARA OS USUÁRIOS, NA FILA DE ATENDIMENTO, BEM COMO, A DISPONIBILIZAREM AOS MESMOS, GRATUITAMENTE, ÁGUA PRÓPRIA PARA CONSUMO NO LOCAL, DE FORMA VISÍVEL E DE FÁCIL ACESSO, E TAMBÉM, BANHEIROS PRIVATIVOS, MASCULINO E FEMININO, COM INSTALAÇÕES PRÓPRIAS E ADEQUADAS PARA DEFICIENTES FÍSICOS, QUE DEVERÃO DISPOR, INCLUSIVE, DE RAMPAS DE ACESSO AO ESTABELECIMENTO BANCÁRIO, A SER PROVIDENCIADO PELA PRÓPRIA AGÊNCIA.

ART. 5º O NÃO CUMPRIMENTO DESTA LEI SUJEITARÁ O INFRATOR ÀS SEGUINTES PENALIDADES, AFERIDAS RELATIVAMENTE A CADA AGÊNCIA ONDE SE VERIFICAR A INFRAÇÃO:
I - ADVERTÊNCIA, COM PRAZO DE TRINTA DIAS PARA REGULARIZAÇÃO;
II - MULTA DE DEZ MIL REAIS NA PRIMEIRA AUTUAÇÃO;
III - MULTA DE VINTE MIL REAIS NA SEGUNDA AUTUAÇÃO;
IV - MULTA DE QUARENTA MIL REAIS NA TERCEIRA AUTUAÇÃO;
V - MULTA DE OITENTA MIL REAIS NA QUARTA AUTUAÇÃO;
VI - MULTA DE CENTO E SESSENTA MIL REAIS NA QUINTA AUTUAÇÃO;
VII - SUSPENSÃO DA LICENÇA DE FUNCIONAMENTO DA AGÊNCIA, POR PRAZO INDETERMINADO.

§ 1º A SUSPENSÃO DA LICENÇA DE FUNCIONAMENTO SOMENTE CESSARÁ MEDIANTE A REGULARIZAÇÃO DO ATENDIMENTO NOS MOLDES PREVISTOS NESTA LEI.

§ 2º O AUTO DE INFRAÇÃO SERÁ PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO.

ART. 6º AS AGÊNCIAS BANCÁRIAS TÊM O PRAZO DE 90 (NOVENTA) DIAS, A CONTAR DA DATA DA PUBLICAÇÃO, PARA ADAPTAREM-SE ÀS DISPOSIÇÕES DESTA LEI.

ART. 7º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVO

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
PLE_0308_2019_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON