ESTABELECE NORMAS MÍNIMAS EM DEFESA DO CONSUMIDOR BANCÁRIO DE CABO FRIO, EM ESPECIAL TEMPO MÁXIMO PARA ATENDIMENTO AOS CONSUMIDORES E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Data | Sessão | Expediente | Fase | Situação | Observação |
---|---|---|---|---|---|
30/10/2019 09:00:00 | ARQUIVO PESQUISA | NADA CONSTA | |||
31/10/2019 09:00:02 | 067ª (Sexagésima Sétima) Sessão Ordinária da 15ª (Décima Quinta) Legislatura (2017 - 2020) - 30ª Período (01/01/2019 à 31/12/2020) de 31 de Outubro de 2019 mais | EXPEDIENTE | PAUTA | EXPEDIENTE | |
31/10/2019 09:00:04 | RETIRADO DE PAUTA | FALTA DE QUORUM | |||
05/11/2019 09:00:06 | 068ª (Sexagésima Oitava) Sessão Ordinária da 15ª (Décima Quinta) Legislatura (2017 - 2020) - 30ª Período (01/01/2019 à 31/12/2020) de 5 de Novembro de 2019 mais | EXPEDIENTE | PAUTA | EXPEDIENTE | |
06/11/2019 09:00:08 | ENVIADO À COMISSÃO | PARA ANÁLISE | CCJ - VER. GUILHERME MOREIRA | ||
07/11/2019 09:00:10 | COMISSÃO DEVOLVE | PARECER FAVORÁVEL | |||
07/11/2019 09:00:12 | 069ª (Sexagésima Nona) Sessão Ordinária da 15ª (Décima Quinta) Legislatura (2017 - 2020) - 30ª Período (01/01/2019 à 31/12/2020) de 7 de Novembro de 2019 mais | ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA | PAUTA | ORDEM DO DIA | |
19/11/2019 09:00:14 | 070ª (Setuagésima) Sessão Ordinária da 15ª (Décima Quinta) Legislatura (2017 - 2020) - 30ª Período (01/01/2019 à 31/12/2020) de 19 de Novembro de 2019 mais | ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA | PAUTA | ORDEM DO DIA | |
19/11/2019 09:00:16 | ENVIADO À COMISSÃO | PARA ANÁLISE | ENCAMINHADO A COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS - VER. VAGNE SIMÃO | ||
23/03/2021 09:00:18 | ENVIADO À COMISSÃO | PARA ANÁLISE | ENCAMINHADO A CPP PARA ANÁLISE. | ||
17/06/2021 09:00:20 | COMISSÃO DEVOLVE | PARECER FAVORÁVEL | |||
17/08/2021 09:00:22 | 0157ª (Centésima Quinquagésima Sétima) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 2º Período (01/08/2021 à 31/12/2021) de 17 de Agosto de 2021 mais | ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS | PAUTA | ORDEM DO DIA | |
17/08/2021 09:00:24 | ENVIADO À COMISSÃO | PARA ANÁLISE | CRF - VEREADOR JEAN CARLOS C. ESTEVÃO | ||
09/09/2021 09:00:26 | COMISSÃO DEVOLVE | PARECER FAVORÁVEL | CRF- VEREADOR JEAN CARLOS | ||
05/10/2021 09:00:28 | 0170ª (Centésima Setuagésima) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 2º Período (01/08/2021 à 31/12/2021) de 5 de Outubro de 2021 mais | ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE REDAÇÃO FINAL | PAUTA | ORDEM DO DIA | |
14/10/2021 09:00:30 | ENVIADO AO PREFEITO | PARA CIÊNCIA | OFÍCIO 150/2021 - PREFEITO RECEBE 14.10.2021 | ||
12/11/2021 09:00:32 | PUBLICAÇÃO GERADA | TRAMITAÇÃO | OFÍCIO/GAPRE - CM Nº 265/2021 - LEI SANCIONADA Nº 3.339, DE 03/11/2021 - PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO-EDIÇÃO Nº 319-CADERNO I-ANO II- DATA: 08/11/2021. |
ART. 1º FICAM AS AGÊNCIAS BANCÁRIAS, AS AGÊNCIAS DOS CORREIOS E LOTÉRICAS QUE ATUAM COMO CORRESPONDENTES BANCÁRIAS, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, OBRIGADAS A ATENDER OS SEUS USUÁRIOS, CLIENTES OU NÃO, NOS SETORES DE CAIXA E OUTROS ATENDIMENTOS, EM TEMPO RAZOÁVEL.
ART. 2º PARA OS EFEITOS DESTA LEI, ENTENDE-SE COMO TEMPO RAZOÁVEL DE ATENDIMENTO:
I - ATÉ 15 (QUINZE) MINUTOS EM DIAS NORMAIS;
II - ATÉ 30 (TRINTA) MINUTOS EM VÉSPERA OU DEPOIS DE FERIADOS PROLONGADOS, NOS DIAS DE PAGAMENTO DE PENSIONISTAS E DE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS MUNICIPAIS, ESTADUAIS E FEDERAIS, NOS DIAS DE VENCIMENTOS DE CONTAS DE CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇOS PÚBLICOS, DE RECEBIMENTOS DE TRIBUTOS MUNICIPAIS, ESTADUAIS E FEDERAIS.
§ 1º OS BANCOS OU SEUS REPRESENTANTES FEDERATIVOS, INFORMARÃO À SECRETARIA ENCARREGADA DE FAZER CUMPRIR ESTA LEI, AS DATAS MENCIONADAS NO ITEM II, TODAS AS VEZES QUE SE FIZER NECESSÁRIO.
§ 2º PARA O TEMPO MÁXIMO ACEITÁVEL DE ATENDIMENTO REFERIDO NOS INCISOS I E II, CONSIDERAM-SE AS CONDIÇÕES TÉCNICAS NORMAIS DE FUNCIONAMENTO DOS EQUIPAMENTOS E SISTEMAS.
§ 3º A OCORRÊNCIA DE QUALQUER ANORMALIDADE TÉCNICA, CONFORME O DISPOSTO NO § 2º, NÃO JUSTIFICARÁ DEMORA SUPERIOR AO DOBRO DO TEMPO PRECEITUADO NOS INCISO I E II.
§ 4º OS ESTABELECIMENTOS DEFINIDOS NO ART. 1º DESTA LEI DEVERÃO AFIXAR CARTAZES EM LOCAL VISÍVEL, NAS PORTAS DE ACESSO, INFORMANDO O SEGUINTE: "O TEMPO MÁXIMO PREVISTO EM LEI MUNICIPAL PARA ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR É DE QUINZE MINUTOS. FAÇA VALER SEU DIREITO".
§ 5º O CARTAZ DE QUE TRATA O PARÁGRAFO ANTERIOR DEVERÁ SER IMPRESSO COM FONTE ARIAL, CORPO 120, VAZADA EM BRANCO COM FUNDO PRETO.
§ 6º O ATENDIMENTO PREFERENCIAL E EXCLUSIVO DOS CAIXAS DESTINADOS AOS MAIORES DE SESSENTA E CINCO ANOS, GESTANTES, PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA FÍSICA E PESSOAS COM CRIANÇAS DE COLO SERÁ REALIZADO ATRAVÉS DE SENHA NUMÉRICA E OFERTA DE NO MÍNIMO DE QUINZE ASSENTOS COM ENCOSTO.
§ 7º NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ORIUNDOS DE CELEBRAÇÃO DE CONVÊNIOS, NÃO PODERÁ HAVER DISCRIMINAÇÃO ENTRE CLIENTES E NÃO CLIENTES, NEM SEREM ESTABELECIDOS, NAS DEPENDÊNCIAS LOCAIS E HORÁRIO DE ATENDIMENTO DIVERSOS DAQUELES PREVISTOS PARA AS DEMAIS ATIVIDADES.
ART. 3º CABERÁ À COORDENADORIA DE DEFESA DO CONSUMIDOR DA CÂMARA, AO PROCON E AOS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA A FISCALIZAREM O CUMPRIMENTO DA PRESENTE LEI, ALÉM DE DISPONIBILIZAR MEIOS EFICAZES PARA RECEBIMENTOS DAS DENÚNCIAS E RESPECTIVAS AVERIGUAÇÕES.
ART. 4º FICAM AS AGÊNCIAS BANCÁRIAS, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, OBRIGADAS A INSTALAREM CADEIRAS DE ESPERA PARA OS USUÁRIOS, NA FILA DE ATENDIMENTO, BEM COMO, A DISPONIBILIZAREM AOS MESMOS, GRATUITAMENTE, ÁGUA PRÓPRIA PARA CONSUMO NO LOCAL, DE FORMA VISÍVEL E DE FÁCIL ACESSO, E TAMBÉM, BANHEIROS PRIVATIVOS, MASCULINO E FEMININO, COM INSTALAÇÕES PRÓPRIAS E ADEQUADAS PARA DEFICIENTES FÍSICOS, QUE DEVERÃO DISPOR, INCLUSIVE, DE RAMPAS DE ACESSO AO ESTABELECIMENTO BANCÁRIO, A SER PROVIDENCIADO PELA PRÓPRIA AGÊNCIA.
ART. 5º O NÃO CUMPRIMENTO DESTA LEI SUJEITARÁ O INFRATOR ÀS SEGUINTES PENALIDADES, AFERIDAS RELATIVAMENTE A CADA AGÊNCIA ONDE SE VERIFICAR A INFRAÇÃO:
I - ADVERTÊNCIA, COM PRAZO DE TRINTA DIAS PARA REGULARIZAÇÃO;
II - MULTA DE DEZ MIL REAIS NA PRIMEIRA AUTUAÇÃO;
III - MULTA DE VINTE MIL REAIS NA SEGUNDA AUTUAÇÃO;
IV - MULTA DE QUARENTA MIL REAIS NA TERCEIRA AUTUAÇÃO;
V - MULTA DE OITENTA MIL REAIS NA QUARTA AUTUAÇÃO;
VI - MULTA DE CENTO E SESSENTA MIL REAIS NA QUINTA AUTUAÇÃO;
VII - SUSPENSÃO DA LICENÇA DE FUNCIONAMENTO DA AGÊNCIA, POR PRAZO INDETERMINADO.
§ 1º A SUSPENSÃO DA LICENÇA DE FUNCIONAMENTO SOMENTE CESSARÁ MEDIANTE A REGULARIZAÇÃO DO ATENDIMENTO NOS MOLDES PREVISTOS NESTA LEI.
§ 2º O AUTO DE INFRAÇÃO SERÁ PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO.
ART. 6º AS AGÊNCIAS BANCÁRIAS TÊM O PRAZO DE 90 (NOVENTA) DIAS, A CONTAR DA DATA DA PUBLICAÇÃO, PARA ADAPTAREM-SE ÀS DISPOSIÇÕES DESTA LEI.
ART. 7º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVO
Qual o seu nível de satisfação com essa página?