VETO TOTAL AO PLE Nº 365/2021 DE AUTORIA DO VER. ALEXANDRE MARQUES CORDEIRO QUE DISPÕE SOBRE O CONTROLE DE PREVENÇÃO À DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS .( OFÍCIO/GAPRE Nº 53/2022)
Data | Sessão | Expediente | Fase | Situação |
---|---|---|---|---|
26/04/2022 09:00:00 | 0212ª (Ducentésima Décima Segunda) Sessão Ordinária da décima sexta legislatura (2021-2024) - 3º período (01/02/2022 À 15/07/2022). 26 de abril de 2022. mais | EXPEDIENTE | PAUTA | EXPEDIENTE |
26/04/2022 09:00:02 | ENVIADO À COMISSÃO | PARA ANÁLISE | ||
13/07/2022 09:00:04 | COMISSÃO DEVOLVE | PARECER CONTRÁRIO | ||
14/07/2022 09:00:06 | 0234ª (Ducentésima Trigésima Quarta) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 3º período (01/02/2022 A 15/07/2022) de 14 de Julho de 2022. mais | ORDEM DO DIA - PARECER CONTRÁRIO DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA | PAUTA | ORDEM DO DIA |
14/07/2022 09:00:08 | 235ª (DUCENTÉSIMA TRIGÉSIMA QUINTA) - SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DA 16 (DÉCIMA SEXTA) LEGISLATURA (2021-2024) - 3º PERÍODO (01/02/2022 A 15/07/2022 DE 14 DE JULHO DE 2022. mais | ORDEM DO DIA - PARECER CONTRÁRIO DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA | PAUTA | ORDEM DO DIA |
14/07/2022 09:00:10 | 1ª VOTAÇÃO | REJEITADO |
CABO FRIO, 13 DE ABRIL DE 2022.
OFÍCIO/GAPRE - CM Nº 53/2022
AO
EXCELENTÍSSIMO SENHOR
VEREADOR MIGUEL FORNACIARI ALENCAR
PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO
CABO FRIO – RJ.
SENHOR PRESIDENTE,
AO RESTITUIR A VOSSA EXCELÊNCIA O ORIGINAL DOS AUTÓGRAFOS DO PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO ILUSTRE VEREADOR ALEXANDRE MARQUES CORDEIRO QUE “DISPÕE SOBRE O CONTROLE DE PREVENÇÃO À DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”, COMUNICO QUE RESOLVI VETAR TOTALMENTE O REFERIDO PROJETO, PELAS RAZÕES ESPECIFICADAS NO ANEXO.
VALHO-ME DO ENSEJO PARA REAFIRMAR A V.EXA. E SEUS DIGNOS PARES, MINHAS DEMONSTRAÇÕES DE ELEVADO APREÇO.
ATENCIOSAMENTE,
JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINO
PREFEITO
ANEXO AO OFÍCIO/GAPRE - CM Nº 53/2022
RAZÕES DO VETO TOTAL OPOSTO AO PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO VEREADOR ALEXANDRE MARQUES CORDEIRO QUE “DISPÕE SOBRE O CONTROLE DE PREVENÇÃO À DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
EMBORA MERITÓRIOS OS PROPÓSITOS QUE CERTAMENTE NORTEARAM SEU AUTOR, A MEDIDA APROVADA NÃO REÚNE CONDIÇÕES DE SER CONVERTIDA EM LEI, DADA A SUA INCONSTITUCIONALIDADE E ILEGALIDADE, NA CONFORMIDADE DAS RAZÕES ABAIXO ADUZIDAS, PELO QUE ME VEJO NA CONTINGÊNCIA DE VETÁ-LA INTEGRALMENTE.
A MATÉRIA APROVADA INSTITUI MEDIDAS DE CONTROLE, PREVENÇÃO E COMBATE À DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, COM O OBJETIVO DE REDUZIR AS INFEÇÕES PELO MOSQUITO AEDES AEGYPTI, DIMINUINDO A INCIDÊNCIA DESTAS DOENÇAS E EVITANDO SUA LETALIDADE.
INICIALMENTE, CABE DESTACAR QUE O MUNICÍPIO DE CABO FRIO, NO TOCANTE À ELIMINAÇÃO DOS CRIADOUROS DESSE MOSQUITO, SEGUE AS DIRETRIZES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. NESSE SENTIDO, IMPORTANTE CONSIGNAR QUE AS MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE DA DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA JÁ SÃO ATUALMENTE REALIZADOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, CUJA MISSÃO INSTITUCIONAL É DESENVOLVER TRABALHOS DE PROTEÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA, INCLUSIVE DE FORMA DESCENTRALIZADA, CONFORME O CASO.
A PROPOSITURA SOB ANÁLISE APRESENTA VIOLAÇÃO À NOSSA LEI MAIOR, UMA VEZ QUE O ATO LEGIFERANTE, NA FORMA COMO SE ENCONTRA DESCRITO, ATINGE O PRINCÍPIO DA INDEPENDÊNCIA E HARMONIA ENTRE OS PODERES, CONSAGRADO NO ART. 2º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E REPRODUZIDO NO ART. 7º DA CONSTITUIÇÃO DO ESTADO.
CONSOANTE ESSE PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL, OS PODERES DEVEM AGIR HARMÔNICA E INDEPENDENTEMENTE, DE FORMA A GARANTIR UM GOVERNO SOB A PREVALÊNCIA DA LEI E VOLTADO AO BEM COMUM, NÃO SE ADMITINDO, PORTANTO, INTERFERÊNCIAS INDEVIDAS, SOB PENA DE SE AFRONTAR O PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO DOS PODERES, DETERMINADO PELA LEI MAIOR.
É FUNÇÃO PRIVATIVA DO PREFEITO, DISPOR SOBRE A ORGANIZAÇÃO E O FUNCIONAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, CONFORME DISPÕE O ART. 62, VII DA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO. ASSIM SENDO, QUEM DEVE DISPOR SOBRE A FORMA DE ORGANIZAR E ORIENTAR OS SERVIÇOS PÚBLICOS É O CHEFE DO PODER EXECUTIVO, ATRAVÉS DE SEUS SECRETÁRIOS E SERVIDORES.
QUANDO UM MEMBRO DO PODER LEGISLATIVO APRESENTA PROJETO DE LEI CONTRÁRIO AO DISPOSTO NO ART. 61, § 1º, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ESTÁ, NA VERDADE, TENTANDO USURPAR COMPETÊNCIA DEFERIDA PRIVATIVAMENTE AO CHEFE DO PODER EXECUTIVO PELA CARTA MAGNA.
COM EFEITO, A ANÁLISE CUIDADOSA DO PRESENTE AUTÓGRAFO DE LEI REVELA QUE ELE TRATOU DE MATÉRIA TIPICAMENTE ADMINISTRATIVA. ESSE TEXTO CRIA SERVIÇO ADMINISTRATIVO À CARGO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, DETERMINANDO, A FORMA COMO O MESMO DEVERÁ SER EXECUTADO.
ISTO É, ESSE ATO NORMATIVO, DE INICIATIVA PARLAMENTAR, CRIA E ESTRUTURA SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS, IMPÕE DEVERES E DISPÕE SOBRE O FUNCIONAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, CONSTITUINDO, ASSIM, INTERFERÊNCIA ILEGÍTIMA DO PODER LEGISLATIVO NO PODER EXECUTIVO.
O TEXTO NORMATIVO FAZ COM QUE O PODER LEGISLATIVO SUBSTITUA O EXECUTIVO NO EXAME DA CONVENIÊNCIA E OPORTUNIDADE ACERCA DO MEIO, DA FORMA E DO TEMPO MAIS ADEQUADOS PARA A MATERIALIZAÇÃO DE SEUS ATOS, EM FLAGRANTE MENOSCABO AO PLEXO NORMATIVO QUE DISCIPLINA A COMPETÊNCIA LEGISLATIVA GARANTIDORA DO PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO DOS PODERES E DO PRINCÍPIO DA RESERVA DA ADMINISTRAÇÃO. ENFIM, O AUTÓGRAFO SUB EXAMINE, AO CRIAR DETERMINADA AÇÃO ADMINISTRATIVA A CARGO DO PODER EXECUTIVO, DISCIPLINANDO, INCLUSIVE, O MODO COMO ELA DEVERÁ SER EFETIVADA, ACABA POR DISPOR SOBRE O FUNCIONAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO, O QUE DENOTA A PATENTE INTROMISSÃO DO LEGISLATIVO EM ASSUNTOS DO EXECUTIVO.
ALÉM DISSO, OBSERVA-SE QUE O PROJETO DE LEI NÃO INDICA A DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA PARA CUSTEIO DAS AÇÕES QUE PRETENDE IMPLEMENTAR, VIOLANDO FRONTALMENTE O PRINCÍPIO ORÇAMENTÁRIO PREVISTO NO ARTIGO 167, I E II, DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA E OS ARTIGOS 15 E 16 DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, QUE PRESCREVE A NECESSIDADE DE PRÉVIA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA PARA CRIAR OU AUMENTAR QUALQUER DESPESA PÚBLICA.
ASSIM SENDO, TEM-SE CLARO QUE AO DEIXAR DE APONTAR AS DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS VINCULADAS A TAL DESPESA, A PRESENTE PROPOSTA LEGISLATIVA AFRONTA NÃO SÓ A INCIATIVA PRIVATIVA DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO, MAS TAMBÉM OS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO.
DESSE MODO, NÃO PODE PROSPERAR O PROJETO DE LEI EM TELA, FACE À INCONGRUÊNCIA DIANTE DOS PRECEITOS DE ORDEM CONSTITUCIONAL E LEGAL ORA APONTADOS, O QUE LHE RETIRA A POSSIBILIDADE DE SER TRANSFORMADO EM LEI, MEDIANTE SANÇÃO DO EXECUTIVO, E DE PRODUZIR OS EFEITOS LEGAIS ESPERADOS.
JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINO
PREFEITO
Qual o seu nível de satisfação com essa página?