INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE FOMENTO ÀS ORGANIZAÇÕES ESTUDANTIS.
Data | Fase | Vinculação | Situação | Observação |
---|---|---|---|---|
24/08/2021 09:00:00 | ARQUIVO PESQUISA | NADA CONSTA | ||
26/08/2021 09:00:02 | PAUTA | 0160ª (CENTÉSIMA SEXAGÉSIMA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 16ª (DÉCIMA SEXTA) LEGISLATURA (2021 - 2024) - 2º PERÍODO (01/08/2021 À 31/12/2021) DE 26 DE AGOSTO DE 2021 - EXPEDIENTE mais | EXPEDIENTE | |
26/08/2021 09:00:04 | ENVIADO À COMISSÃO | PARA ANÁLISE | CCJ - VEREADOR LEONARDO MENDES | |
16/11/2021 09:00:06 | COMISSÃO DEVOLVE | PARECER FAVORÁVEL | ||
23/11/2021 09:00:08 | PAUTA | 0181ª (CENTÉSIMA OCTOGÉSIMA PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 16ª (DÉCIMA SEXTA) LEGISLATURA (2021 - 2024) - 2º PERÍODO (01/08/2021 À 31/12/2021) DE 23 DE NOVEMBRO DE 2021 - ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA mais | ORDEM DO DIA | |
23/11/2021 09:00:10 | ENVIADO À COMISSÃO | COMISSÃO: COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS | PARA ANÁLISE | ENVIADO A COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS - VER. DOUGLAS SERAFIM. |
23/02/2022 09:00:12 | COMISSÃO DEVOLVE | PARECER FAVORÁVEL | ||
24/02/2022 09:00:14 | PAUTA | 0197ª (CENTÉSIMA NONAGÉSIMA SÉTIMA) SESSÃO ORDINÁRIA DA DÉCIMA SEXTA LEGISLATURA (2021-2024) - 3º PERÍODO (01/02/2022 À 15/07/2022 DE 24 DE FEVEREIRO DE 2022. - ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS mais | ORDEM DO DIA | |
24/02/2022 09:00:16 | ENVIADO À COMISSÃO | PARA ANÁLISE | CRF - VEREADOR JEAN CARLOS | |
29/03/2022 09:00:18 | COMISSÃO DEVOLVE | PARECER FAVORÁVEL | ||
31/03/2022 09:00:20 | PAUTA | 0205ª (DUCENTÉSIMA QUINTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA DÉCIMA SEXTA LEGISLATURA (2021-2024) - 3º PERÍODO (01/02/2022 À 15/07/2022 DE 31 DE MARÇO DE 2022. - ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE REDAÇÃO FINAL mais | ORDEM DO DIA | |
31/03/2022 09:00:22 | 1ª VOTAÇÃO | APROVADO | OFP Nº 051/2022 - RECEBIDO NA PREFEITURA EM 13/04/2022, POR JUCILENE DA SILVA BARBOSA. | |
28/04/2022 09:00:24 | LEI SANCIONADA | TRAMITAÇÃO | OFÍCIO/GAPRE - CM Nº 107/2022 - LEI SANCIONADA Nº 3.482/2022 - Publicado no Diário Oficial Eletrônico - Edição 436 - Caderno 1 - Ano II - Data 2/5/2022 |
ART. 1º - ESTA LEI INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE FOMENTO E INCENTIVO ÀS ORGANIZAÇÕES ESTUDANTIS NA REDE PÚBLICA E PARTICULAR DE ENSINO DO MUNICÍPIO, CONSIDERANDO A LEI FEDERAL 7.398, DE 04 DE NOVEMBRO DE 1985, QUE GARANTIU A EXISTÊNCIA E REGULARIDADE DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS.
ART. 2º - O DISPOSTO NESTA LEI E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE SÃO REGIDOS PELOS SEGUINTES PRINCÍPIOS:
I - PROMOÇÃO DA AUTONOMIA E EMANCIPAÇÃO DOS JOVENS;
II - VALORIZAÇÃO E PROMOÇÃO DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA, DE FORMA DIRETA E POR MEIO DE SUAS REPRESENTAÇÕES;
III - PROMOÇÃO DA CRIATIVIDADE E DA PARTICIPAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO PAÍS;
IV - RECONHECIMENTO DO JOVEM COMO SUJEITO DE DIREITOS UNIVERSAIS, GERACIONAIS E SINGULARES;
V - PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR, DA EXPERIMENTAÇÃO E DO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO JOVEM;
VI - RESPEITO À IDENTIDADE E À DIVERSIDADE INDIVIDUAL E COLETIVA DA JUVENTUDE;
VII - PROMOÇÃO DA VIDA SEGURA, DA CULTURA DA PAZ, DA SOLIDARIEDADE E DA NÃO DISCRIMINAÇÃO; E
VIII - VALORIZAÇÃO DO DIÁLOGO E CONVÍVIO DO JOVEM COM AS DEMAIS GERAÇÕES.
ART. 3º O JOVEM TEM DIREITO À PARTICIPAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA E NA FORMULAÇÃO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
PARÁGRAFO ÚNICO. ENTENDE-SE POR PARTICIPAÇÃO JUVENIL:
I - A INCLUSÃO DO JOVEM NOS ESPAÇOS PÚBLICOS E COMUNITÁRIOS A PARTIR DA SUA CONCEPÇÃO COMO PESSOA ATIVA, LIVRE, RESPONSÁVEL E DIGNA DE OCUPAR UMA POSIÇÃO CENTRAL NOS PROCESSOS POLÍTICOS E SOCIAIS;
II - O ENVOLVIMENTO ATIVO DOS JOVENS EM AÇÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE TENHAM POR OBJETIVO O PRÓPRIO BENEFÍCIO, O DE SUAS COMUNIDADES, CIDADES E REGIÕES E O DO PAÍS;
III - A PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA DO JOVEM EM AÇÕES QUE CONTEMPLEM A DEFESA DOS DIREITOS DA JUVENTUDE OU DE TEMAS AFETOS AOS JOVENS;
IV - A EFETIVA INCLUSÃO DOS JOVENS NOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE DECISÃO COM DIREITO A VOZ E VOTO.
ART. 4º - A INTERLOCUÇÃO DA JUVENTUDE COM O PODER PÚBLICO PODE REALIZAR-SE POR INTERMÉDIO DE ASSOCIAÇÕES, REDES, MOVIMENTOS E ORGANIZAÇÕES JUVENIS.
PARÁGRAFO ÚNICO. É DEVER DO PODER PÚBLICO INCENTIVAR A LIVRE ASSOCIAÇÃO DOS JOVENS.
ART. 5º - SÃO DIRETRIZES DA INTERLOCUÇÃO INSTITUCIONAL JUVENIL:
I - A DEFINIÇÃO DE ÓRGÃO GOVERNAMENTAL ESPECÍFICO PARA A GESTÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE;
II - O INCENTIVO À CRIAÇÃO DE CONSELHOS DE JUVENTUDE EM TODOS OS ENTES DA FEDERAÇÃO.
ART. 6º - CABERÁ ÀS UNIDADES DE ENSINO PÚBLICAS E PARTICULARES ASSEGURAR E GARANTIR O MELHOR DESEMPENHO E ESTRUTURAÇÃO POSSÍVEL ÀS ORGANIZAÇÕES ESTUDANTIS, SENDO PRIORIZADA SUA ATUAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR E NAS ATIVIDADES DELIBERATIVAS.
I - A LIVRE E INDEPENDENTE CRIAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL DA DETERMINADA UNIDADE ESCOLAR;
II - A LIVRE DIVULGAÇÃO DOS JORNAIS E OUTRAS PUBLICAÇÕES DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS;
III - A UTILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS FÍSICOS DAS ESCOLAS PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DOS GRÊMIOS E DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS ESTUDANTES, DESDE QUE NÃO HAJA OUTRA ATIVIDADE ANTERIORMENTE MARCADA;
ART. 7º - OS GRÊMIOS ESTUDANTIS PODERÃO UTILIZAR PRAÇAS, TEATROS, LONAS CULTURAIS, BIBLIOTECAS E OUTROS APARELHOS ESPORTIVOS, CULTURAIS E EDUCACIONAIS PARA SUAS ATIVIDADES, RESPEITANDO, QUANDO EXISTIREM, SUAS REGRAS ESPECÍFICAS DE FUNCIONAMENTO.
ART. 8º - O GRÊMIO ESTUDANTIL PODERÁ REQUERER À DIREÇÃO, SECRETARIAS OU OUTROS ÓRGÃOS, POR MEIO DE OFÍCIO, INFORMAÇÕES RELATIVAS À SUA UNIDADE ESCOLAR.
ART. 9º - O GRÊMIO ESTUDANTIL TERÁ DIREITO DE PARTICIPAR, COM VOZ E VOTO, NAS REUNIÕES DE CONSELHO DE CLASSE E OUTROS CONSELHOS SIMILARES NAS ESCOLAS.
ART. 10 - CADA UNIDADE DE ENSINO DEVERÁ RESERVAR UM DIA DO CALENDÁRIO ESCOLAR POR BIMESTRE PARA ATIVIDADES ORGANIZADAS PELO SEU GRÊMIO ESTUDANTIL.
ART. 11 - É GARANTIDA A REMATRÍCULA DOS MEMBROS DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS NAS MESMAS UNIDADES EM QUE ESTEJAM MATRICULADOS, SALVO POR LIVRE OPÇÃO DO ALUNO OU DO RESPONSÁVEL.
ART. 12 - O DESCUMPRIMENTO DO DISPOSTO NESTA LEI PODERÁ ACARRETAR A RESPONSABILIZAÇÃO DOS DIRETORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DAS UNIDADES DE ENSINO.
ART. 13 - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
Qual o seu nível de satisfação com essa página?