PROJETO DE LEI: 0101/2018

Informações da matéria
Autor: RAFAEL PEÇANHA DE MOURA
Data: 14/05/2018
Visualizações:
Ementa

CRIA O COMITÊ PELA RECUPERAÇÃO DOS ÍNDICES ANUAIS DE NUTRIÇÃO DE CRIANÇAS EM DÉFICIT ALIMENTAR (CRIANÇA) – MUTIRÃO DE COMBATE À FOME – NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

PROJETO DE LEI Nº 101/2018. EM, 14 DE MAIO DE 2018.

CRIA O COMITÊ PELA RECUPERAÇÃO DOS ÍNDICES ANUAIS DE NUTRIÇÃO DE CRIANÇAS EM DÉFICIT ALIMENTAR (CRIANÇA) - MUTIRÃO DE COMBATE À FOME - NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS,

RESOLVE:

ART. 1º - FICA CRIADO E NORMATIZADO POR ESTA LEI O COMITÊ PELA RECUPERAÇÃO DOS ÍNDICES ANUAIS DE NUTRIÇÃO DE CRIANÇAS EM DÉFICIT ALIMENTAR (CRIANÇA) - MUTIRÃO DE COMBATE À FOME, NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.

ART. 2º - O CRIANÇA É UM PROGRAMA VINCULADO À SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, COM O FIM ESPECÍFICO DE INSTITUIR UMA POLÍTICA PÚBLICA PERMANENTE DE INTEGRAÇÃO ENTRE SECRETARIAS, PODERES E SOCIEDADE CIVIL, TENDO EM VISTA O COMBATE À FOME E À DESNUTRIÇÃO DE CRIANÇAS ATÉ 12 ANOS DE IDADE, EM CONSONÂNCIA COM O ARTIGO 2º DA LEI FEDERAL 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990 (ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE).

ART. 3º - A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NOMEARÁ UM COORDENADOR PARA O PROGRAMA, QUE SERÁ GERIDO CONJUNTAMENTE POR UM REPRESENTANTE DE CADA UM DOS SEGMENTOS ABAIXO, QUE FORMARÃO O COMITÊ GESTOR DO PROGRAMA:

I - ÓRGÃO DE GESTÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS ASSISTÊNCIA/PROMOÇÃO SOCIAL DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL;

II - ÓRGÃO DE GESTÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL;

III - PROFISSIONAL DE NUTRIÇÃO NOMEADO PELO ÓRGÃO REPRESENTATIVO DA CLASSE DOS PROFISSIONAIS DE NUTRIÇÃO NO MUNICÍPIO;

IV - ÓRGÃO DE GESTÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL;

V - ÓRGÃO DE GESTÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE MOBILIDADE E TRANSPORTE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL.

ART. 4º - O COMITÊ GESTOR DO PROGRAMA SERÁ COMPOSTO AINDA POR 3 (TRÊS) REPRESENTANTES ELEITOS NOS FÓRUNS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ENTRE OS REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL.

'A7 1º - OS REPRESENTANTES CITADOS NO CAPUT DO ARTIGO 4º E NO INCISO III DO ARTIGO 3º NÃO PODERÃO POSSUIR QUALQUER VÍNCULO DIRETO OU INDIRETO COM O PODER PÚBLICO MUNICIPAL (CONTRATO, CARGO COMISSIONADO, FUNÇÃO DE CONFIANÇA, DIREÇÃO, CHEFIA OU ASSESSORAMENTO, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE FORMA INDIVIDUAL OU MEDIANTE SOCIEDADE).

'A7 2º - O COMITÊ GESTOR DEVERÁ SE REUNIR, NO MÍNIMO, MENSALMENTE, PROMOVENDO E INCENTIVANDO A LIVRE PARTICIPAÇÃO DE REPRESENTANTES DE ENTIDADES DA SOCIEDADE CIVIL QUE MILITEM NA CAUSA DO COMBATE DA MISÉRIA, FOME, POBREZA E DESNUTRIÇÃO, QUE TERÃO DIREITO A VOZ, MAS NÃO A VOTO.

ART. 5º - O OBJETIVO FUNDAMENTAL DO PROGRAMA É FIRMAR PARCERIAS ENTRE PODER PÚBLICO E INSTITUIÇÕES REPRESENTATIVAS DA SOCIEDADE CIVIL QUE JÁ DESENVOLVAM AÇÕES DE COMBATE À FOME, À MISÉRIA E À DESNUTRIÇÃO INFANTIL, A FIM DE PROMOVER POLÍTICA PÚBLICA PERMANENTE DE RECUPERAÇÃO DE ÍNDICES NUTRICIONAIS, MEDIANTE ACOMPANHAMENTO MENSAL DO DESENVOLVIMENTO FÍSICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, BEM COMO ATUANDO NO FORNECIMENTO NUTRICIONALMENTE CONTROLADO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS.

PARÁGRAFO ÚNICO - AS AÇÕES ELENCADAS NO ARTIGO 5º DEVERÃO PRIORIZAR AS REGIÕES DA CIDADE COM MAIOR TAXA DE MISÉRIA, FOME, DESNUTRIÇÃO E POBREZA, MEDIANTE ELABORAÇÃO DO MAPA DA FOME, ELABORADO E ATUALIZADO PELO COMITÊ GESTOR DO PROGRAMA, NO MÍNIMO, BIANUALMENTE.

ART. 6º - TENDO EM VISTA O ATENDIMENTO DO ACOMPANHAMENTO MENSAL DISPOSTO NO ARTIGO 5º, OS MEMBROS DO COMITÊ GESTOR PODERÃO PROMOVER EVENTOS E MUTIRÕES DE PESAGEM, PUERICULTURA E ATENDIMENTO, UTILIZANDO ESPAÇOS PÚBLICOS, TAIS COMO ESCOLAS, PRAÇAS, UNIDADES DE SAÚDE E OUTROS, BEM COMO A ESTRUTURA PÚBLICA DE TRANSPORTE, A FIM DE GARANTIR O ACESSO DE TODOS AO PROGRAMA.

PARÁGRAFO ÚNICO - TENDO EM VISTA A UNIVERSALIZAÇÃO DO ATENDIMENTO, DISPOSTO NO CAPUT DO ARTIGO 6º, O COMITÊ GESTOR PODERÁ AINDA PROMOVER MUTIRÕES DE VISITAS RESIDENCIAIS, POR MEIO DE SEUS PRÓPRIOS MEMBROS OU ATRAVÉS DA NOMEAÇÃO VOLUNTÁRIOS INDIVIDUAIS, OU MESMO REPRESENTANTES DAS ENTIDADES ELENCADAS NO ARTIGO 5º E PARÁGRAFO 2º DO ARTIGO 4º.

ART. 7º - OS RESULTADOS GERAIS ANUAIS DO PROGRAMA, SEM IDENTIFICAÇÃO NOMINAL, DEVERÃO SER PUBLICADOS MEDIANTE RELATÓRIO, EM JORNAL DE GRANDE CIRCULAÇÃO E NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, NO SÍTIO ELETRÔNICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO FRIO, BEM COMO ENCAMINHADOS AOS CONSELHOS MUNICIPAIS E À UNESCO, TENDO EM VISTA A PUBLICIDADE DOS ESFORÇOS MUNICIPAIS PELA EVOLUÇÃO DO PANORAMA DE COMBATE À FOME, POBREZA, MISÉRIA E DESNUTRIÇÃO NA CIDADE.

ART. 8º - AS DESPESAS COM A PROMOÇÃO DOS EVENTOS, USO DO SISTEMA DE TRANSPORTES, ACOMPANHAMENTO E TABELAMENTO DOS ÍNDICES E OFERTA DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS COM VALOR NUTRICIONAL, CORRERÃO POR CONTA DAS RUBRICAS ORÇAMENTÁRIAS JÁ FIXADAS PARA OS ÓRGÃOS DESCRITOS NOS INCISOS I, II, IV E V E NO CAPUT DO ARTIGO 3º.

PARÁGRAFO ÚNICO - PARA EFEITO DO DISPOSTO NO \\ARTIGO 5º E CAPUT DO ARTIGO 8º, O PODER PÚBLICO MUNICIPAL PODERÁ DISPOR DE CONVÊNIOS OU OUTRAS FORMAS DE PARCERIA COM AS INSTITUIÇÕES REPRESENTATIVAS ELENCADAS NO ARTIGO 5º E PARÁGRAFO 2º DO ARTIGO 4º, OU MESMO COM A INICIATIVA PRIVADA, RESPEITADA A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

ART. 8º - O COMITÊ GESTOR DEVERÁ PROMOVER E INCENTIVAR A ADESÃO DE VOLUNTÁRIOS (AS) PARA A EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES ELENCADAS NO CAPUT DO ARTIGO 6º E SEU PARÁGRAFO ÚNICO, RESPEITADA A LEGISLAÇÃO QUE NORMATIZA O REGIME DE VOLUNTARIADO NO PAÍS.

PARÁGRAFO ÚNICO - O COMITÊ GESTOR DO PROGRAMA PODERÁ SUGERIR AO PODER EXECUTIVO A CRIAÇÃO DE LEGISLAÇÃO COMPENSATÓRIA DE CARGA HORÁRIA A SERVIDORES MUNICIPAIS QUE VENHAM A ADERIR COMO VOLUNTÁRIOS.

ART. 9º - O COMITÊ GESTOR DO PROGRAMA DEVERÁ PROMOVER ESFORÇOS PARA O ESTABELECIMENTO DE CONVÊNIOS ENTRE A PREFEITURA E OS GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL, TENDO EM VISTA AINDA O INCENTIVO À PARTICIPAÇÃO DO PODER PÚBLICO LOCAL EM EDITAIS DE FOMENTO E À OBTENÇÃO DE REPASSES, VERBAS E EMENDAS PARLAMENTARES PARA INVESTIMENTO NAS AÇÕES ELENCADAS NESTA LEGISLAÇÃO.

ART. 10 - ESTA LEI ENTRA E VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

SALA DAS SESSÕES, 14 DE MAIO DE 2018.

RAFAEL PEÇANHA DE MOURA

VEREADOR-AUTOR

JUSTIFICATIVA:

SEGUNDO O IBGE, EM SEU CENSO DEMOGRÁFICO DE 2010, CABO FRIO POSSUÍA 3,4% DA POPULAÇÃO ABAIXO DA LINHA DA INDIGÊNCIA E 6,4% ENTRE A LINHA DA INDIGÊNCIA E DA POBREZA. ISSO PERFAZIA UM TOTAL DE 9,8% DA POPULAÇÃO ABAIXO DA LINHA DA POBREZA, O QUE, NO PERÍODO, REPRESENTAVA 18.250 DAS 186.227 RESIDENTES NA CIDADE. A LINHA DA POBREZA, NO PERÍODO, ERA CARACTERIZADA POR FAMÍLIA QUE RECEBIAM MAIS OU MENOS DE 140 REAIS MENSAIS COMO RENDA. NO CASO DA INDIGÊNCIA, O CORTE FICA NO VALOR DE R$ 70,00.

EM 2014, SEGUNDO O SIAB-DATASUS, 0,1% DAS CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS ERAM DESNUTRIDAS EM CABO FRIO. EM 2010, 16,5% DAS CRIANÇAS DE 0 A 14 ANOS NA CIDADE ESTAVAM NA CONDIÇÃO DE POBREZA (FAMÍLIAS COM RENDIMENTO PER CAPITA IGUAL OU INFERIOR A R$ 140,00). HOJE, ANDANDO PELAS RUAS DA CIDADE, É POSSÍVEL NOTAR BOLSÕES DE POBREZA, MISÉRIA, FOME E DESNUTRIÇÃO INFANTIL, AO MESMO TEMPO EM QUE OBSERVAMOS ONGS, ASSOCIAÇÕES E ENTIDADES VOLUNTÁRIAS E FILANTRÓPICAS DA SOCIEDADE CIVIL EM CONSTANTE ATIVIDADE PELA REDUÇÃO DESSA REALIDADE. NOSSO PROJETO BUSCA PROPOR A UNIDADE ENTRE ESSES DOIS CAMPOS APARENTEMENTE DESCONECTADOS - PODER PÚBLICO E SOCIEDADE CIVIL - QUE JÁ SE PREOCUPAM COM O TEMA, MAS QUE, DESASSOCIADOS, PRODUZEM RESULTADOS MENORES E MENOS VELOZES DO QUE SE ATUASSEM DE FORMA ARTICULADA.

É PRECISO, COM URGÊNCIA, ZERAR A FOME, A POBREZA, A MISÉRIA E A DESNUTRIÇÃO INFANTIL. QUE ESTA LEI SEJA UMA ESPERANÇA E UM ALENTO PARA OS QUE DESEJAM, ACIMA DE CONVICÇÕES POLÍTICAS OU RELIGIOSAS, DETERMINAR ESSA VIRADA HISTÓRICA FUNDAMENTAL EM NOSSA CIDADE.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação Observação
14/05/2018 09:00:00     APRESENTAÇÃO  TRAMITAÇÃO   
14/05/2018 09:00:02     ENVIADO AO VEREADOR  PARA ASSINATURA   
05/06/2018 09:00:04 109ª (Centésima Nona) Sessão da 15ª (Décima Quinta) Legislatura (2017 - 2020) - 29ª Período (01/01/2017 à 31/12/2018) de 5 de Junho de 2018. mais EXPEDIENTE  PAUTA  EXPEDIENTE   
07/06/2018 09:00:06 110ª (Centésima Décima) Sessão Ordinária da 15ª (Décima Quinta) Legislatura (2017 - 2020) - 29ª Período (01/01/2017 à 31/12/2018) de 7 de Junho de 2018 mais EXPEDIENTE  PAUTA  EXPEDIENTE   
12/06/2018 09:00:08 111ª (Centésima Décima Primeira) Sessão Ordinária da 15ª (Décima Quinta) Legislatura (2017 - 2020) - 29ª Período (01/01/2017 à 31/12/2018) de 12 de Junho de 2018 mais EXPEDIENTE  PAUTA  EXPEDIENTE   
12/06/2018 09:00:10     ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE   
25/09/2019 09:00:12     COMISSÃO DEVOLVE  PARECER CONTRÁRIO   
26/09/2019 09:00:14 057ª (Quinquagésima Sétima) Sessão Ordinária da 15ª (Décima Quinta) Legislatura (2017 - 2020) - 30ª Período (01/01/2019 à 31/12/2020) de 26 de Setembro de 2019 mais ORDEM DO DIA - PARECER CONTRÁRIO DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA  PAUTA  ORDEM DO DIA   
26/09/2019 09:00:16     ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE  PARECER CONTRÁRIO DA CCJ DERRUBADO PELOS VEREADORES - ENCAMINHA PARA COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS 
20/01/2021 09:00:18     ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE  ENVIADO À CPP - VER. DOUGLAS 
04/02/2021 09:00:20     COMISSÃO DEVOLVE  PARECER CONTRÁRIO   
04/02/2021 09:00:22     ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE  Não consta parecer do relator. 
30/04/2021 09:00:24     ENVIADO AO ARQUIVO  PARA ARQUIVAMENTO  ARQUIVADO AMPARADO PELO ARTIGO 83 DO REGIMENTO INTERNO. 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

RAFAEL PEÇANHA

VEREADOR(A)

Autor

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
Req_0101_2018_0000001.pdf
Req_0101_2018_0000002.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON