INSTITUI EM CARÁTER ESPECIAL A ISENÇÃO DE TARIFA PARA ESTUDANTES BOLSITAS DO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - PRO UNI E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS
PROJETO DE LEI Nº 067 DE 05 DE JUNHO DE 2012.
INSTITUI, EM CARÁTER ESPECIAL, A ISENÇÃO DE TARIFA PARA ESTUDANTES BOLSISTAS DO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - PRO UNI E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS,
RESOLVE:
ART. 1º - FICA INSTITUÍDA, EM CARÁTER ESPECIAL E DENTRO DOS LIMITES DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, A ISENÇÃO DO PAGAMENTO DE TARIFA NO TRANSPORTE COLETIVO URBANO A ESTUDANTES BOLSISTAS DO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - PROUNI.
PARÁGRAFO ÚNICO. A ISENÇÃO DE QUE TRATA O CAPUT SE DARÁ SOMENTE NOS PERCURSOS ENTRE A RESIDÊNCIA DO ESTUDANTE BOLSISTA E O RESPECTIVO ESTABELECIMENTO DE ENSINO.
ART. 2º - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.
SALA DAS SESSÕES, 05 DE JUNHO DE 2012
TAYLOR DA COSTA JASMIM JUNIOR
VEREADOR - AUTOR
JUSTIFICATIVA :
É DE CONHECIMENTO PÚBLICO QUE A PRINCIPAL CAUSA DE EVASÃO ESCOLAR É A MÁ SITUAÇÃO ECONÔMICA DOS ESTUDANTES E SEUS FAMILIARES.
O PRO UNI - PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - TEM POR FINALIDADE A CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS INTEGRAIS E PARCIAIS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO E SEQÜÊNCIAS DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA, EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR.
CRIADO PELO GOVERNO FEDERAL EM 2004 E INSTITUCIONALIZADO PELA LEI Nº 11.096, EM 13 DE JANEIRO DE 2005, ESSE PROGRAMA DESTINA-SE A POSSIBILITAR QUE OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, CUJO DESEMPENHO SE DEMONSTRE PROMISSOR, POSSAM PROSSEGUIR SEUS ESTUDOS.
OS CANDIDATOS SÃO SELECIONADOS PELAS NOTAS OBTIDAS NO ENEM - EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - CONJUGANDO-SE, DESSE MODO, A INCLUSÃO SOCIAL À QUALIDADE E MÉRITO DOS ESTUDANTES COM MELHOR DESEMPENHO ACADÊMICO.
PARA A AMPLA MANUTENÇÃO DE UM PROGRAMA TÃO IMPORTANTE COMO ESSE SE FAZ NECESSÁRIO CRIAR CONDIÇÕES DE VIABILIZAR O DESLOCAMENTO DESSES ESTUDANTES DE SUAS RESIDÊNCIAS, MUITAS VEZES LOCALIZADAS EM BAIRROS DISTANTES, ATÉ O ESTABELECIMENTO DE ENSINO.
DIANTE DA GRANDE RELEVÂNCIA SOCIAL DA MATÉRIA, ROGAMOS AOS NOBRES PARES SUA DELIBERAÇÃO E POSTERIOR APROVAÇÃO.