CRIA O PROGRAMA DE APADRINHAMENTO AFETIVO UM LAR PARA OS IDOSOS NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
LEI Nº 3.497, DE 4 DE MAIO DE 2022.
PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO
EDIÇÃO Nº 440 CADERNO 1 ANO II
DATA 6/5/2022
(AUTOR: VEREADOR THIAGO VASCONCELOS LEITE PINHEIRO) CRIA O PROGRAMA DE APADRINHAMENTO AFETIVO UM LAR PARA OS IDOSOS NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO
FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:
ART. 1º FICA INSTITUÍDO NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO O PROGRAMA UM LAR PARA OS IDOSOS CONSISTENTE NO APADRINHAMENTO DE PESSOAS IDOSAS ACOLHIDAS E SOB A RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.
ART. 2º O PROGRAMA DE QUE TRATA O ARTIGO 1º DESTA LEI TEM POR FINALIDADE:
I - PERMITIR O ACOLHIMENTO E APADRINHAMENTO SOCIAL, NOS FINAIS DE SEMANA, FERIADOS E DATAS COMEMORATIVAS;
II - POSSIBILITAR, ATRAVÉS DE PROCEDIMENTOS SIMPLIFICADOS, A INSERÇÃO E O CONVÍVIO SOCIAL DOS IDOSOS DAS INSTITUIÇÕES;
III - PROPORCIONAR A DIVULGAÇÃO PARA A SOCIEDADE CIVIL E PODER PÚBLICO DOS IDOSOS QUE SE ENCONTRAM EM SITUAÇÃO DE TOTAL ABANDONO PELA FAMÍLIA;
IV - POSSIBILITAR AOS IDOSOS A CONVIVÊNCIA FORA DA INSTITUIÇÃO, PROPORCIONANDO-LHES AMOR, AFETO, ATENÇÃO, CARINHO E CUIDADOS COM A SAÚDE.
ART. 3º AS PESSOAS INTERESSADAS EM APADRINHAR OS IDOSOS DEVERÃO PROCURAR OS ÓRGÃOS COMPETENTES E AFIRMAR SUA DISPONIBILIDADE E VONTADE DE EXERCER O AFETO, SOLIDARIEDADE E AMOR, BEM COMO POSSUIR RECURSOS FINANCEIROS PARA PROPORCIONAR UMA MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA DO APADRINHADO.
ART. 4º AO BENEFICIÁRIO DO PROGRAMA FICA ASSEGURADO E GARANTIDO O CONVÍVIO FAMILIAR, AINDA QUE PARCIAL, PROMOVIDO POR VISITAS AO LAR DO SEU "PADRINHO", CONVIVÊNCIA COMUNITÁRIA, ACOMPANHAMENTO DA SAÚDE, TROCA DE EXPERIÊNCIAS E DE VALORES ÉTICOS.
ART. 5º O PADRINHO PODERÁ, QUANDO O ESTADO DE SAÚDE DO IDOSO PERMITIR, RETIRAR O SEU APADRINHADO NOS FERIADOS E NOS FINAIS DE SEMANA POSSIBILITANDO A CONVIVÊNCIA FORA DA INSTITUIÇÃO.
ART. 6º PODERÁ HAVER VISITAS EM DIAS DE SEMANA, QUANDO JUSTIFICADAS POR ALGUM TIPO DE EVENTO ESPECIAL, COMO ANIVERSÁRIO DO PADRINHO E/OU DO APADRINHADO, DE ALGUM MEMBRO DA FAMÍLIA QUE ADERIU AO APADRINHAMENTO SOCIAL, BEM COMO DE EVENTOS CULTURAIS E SOCIAIS.
ART. 7º ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
CABO FRIO, 4 DE MAIO DE 2022.
JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINO
PREFEITO