LEI - 2084/2007

Informações da lei municipal
Data: 21/11/2007
Número: 2084
Exercício: 2007
Categoria: LEIS, ATOS E NORMATIVOS MUNICIPAIS
Vereador(a): ALFREDO LUIS NOGUEIRA GONÇALVES
Array

Descrição

DISPÕE SOBRE A PROIBIÇÃO DE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS, INDUSTRIAIS E PRESTADORES DE SERVIÇOS DE DESCARTAREM ÓLEOS OU GORDURAS EM GERAL NA REDE COLETORA DE ESGOTOS, ÁGUAS PLUVIAIS OU EQUIVALENTES E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


Texto completo

LEI Nº 2.084 DE 21 DE NOVEMBRO DE 2007.
DISPÕE SOBRE A PROIBIÇÃO DE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS, INDUSTRIAIS E PRESTADORES DE SERVIÇOS DE DESCARTAREM ÓLEOS OU GORDURAS EM GERAL NA REDE COLETORA DE ESGOTOS, ÁGUAS PLUVIAIS OU EQUIVALENTES, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.
FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:
:
ART. 1º - OS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS, INDUSTRIAIS E PRESTADORES DE SERVIÇOS FICAM PROIBIDOS DE DESCARTAR ÓLEOS E GORDURAS EM GERAL NA REDE COLETORA DE ESGOTOS, ÁGUAS PLUVIAIS OU EQUIVALENTES.

ART. 2º - O RECOLHIMENTO DOS RESÍDUOS DE ÓLEOS E GORDURAS EM GERAL DEVERÁ SER REALIZADO POR ENTIDADES CADASTRADAS E AUTORIZADAS PELO EXECUTIVO PARA A PRESTAÇÃO DESTE TIPO DE SERVIÇO, E DEVERÃO DISPONIBILIZAR RECIPIENTES PRÓPRIOS PARA TANTO CONTENDO O NOME, O NÚMERO DE INSCRIÇÃO NO CADASTRO DE PESSOA JURÍDICA - CNPJ, E OS SEGUINTES DIZERES EM DESTAQUE: "RESÍDUO DE ÓLEO E/OU GORDURA GERAL".

ART. 3º - O PODER PÚBLICO MUNICIPAL DEVERÁ DIVULGAR MEDIDAS ESPECÍFICAS PARA O CONTROLE DA EMISSÃO DESSES POLUENTES ATRAVÉS DE CAMPANHAS EDUCATIVAS.

ART. 4º - FICAM INCUMBIDOS DE FISCALIZAÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS OS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PELO CONTROLE AMBIENTAL DA MUNICIPALIDADE.

ART. 5º - O PODER PÚBLICO MUNICIPAL PODERÁ FIRMAR CONVÊNIOS E PARCERIAS COM OUTRAS ESFERAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, DA INICIATIVA PRIVADA OU DO TERCEIRO SETOR PARA A CONSECUÇÃO DOS OBJETIVOS DA PRESENTE LEI.

ART. 6º - AOS INFRATORES DESTA LEI SERÃO APLICADAS AS SEGUINTES PENALIDADES:

I - ADVERTÊNCIA NA PRIMEIRA OCORRÊNCIA;

II - MULTA DE R$ 500,00 (QUINHENTOS REAIS) NAS REINCIDÊNCIAS.

§ 1º - CONSIDERA-SE REINCIDÊNCIA, PARA FINS DA PRESENTE LEI, A CONSTATAÇÃO DE NOVA INFRAÇÃO NO PRAZO DE 30 (TRINTA) DIAS, CONTADOS DA LAVRATURA DO AUTO DE INFRAÇÃO.

§ 2º - A MULTA DE QUE TRATA ESTE ARTIGO SERÁ ATUALIZADA ANUALMENTE PELA VARIAÇÃO DO ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR AMPLO - IPCA, APURADO PELO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE, ACUMULADA NO EXERCÍCIO ANTERIOR, SENDO QUE, NO CASO DE EXTINÇÃO DESTE ÍNDICE, SERÁ ADOTADO OUTRO ÍNDICE CRIADO PELA LEGISLAÇÃO FEDERAL E QUE REFLITA A PERDA DO PODER AQUISITIVO DA MOEDA.


ART. 7º - OS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS, INDUSTRIAIS E DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DEVERÃO, NO PRAZO DE 60 (SESSENTA) DIAS CONTADOS DA PUBLICAÇÃO DESTA LEI, TOMAR AS MEDIDAS NECESSÁRIAS A SEU FIEL CUMPRIMENTO.

ART. 8º - AS DESPESAS DECORRENTES DA EXECUÇÃO DESTA LEI CORRERÃO POR CONTA DAS DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS PRÓPRIAS, SUPLEMENTADAS, SE NECESSÁRIO.

ART. 9º - O PODER EXECUTIVO REGULAMENTARÁ A PRESENTE LEI, NO QUE COUBER, NO PRAZO MÁXIMO DE 30 (TRINTA) DIAS, A CONTAR DA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

ART. 10 - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

CABO FRIO, 21 DE NOVEMBRO DE 2007.


MARCOS DA ROCHA MENDES
PREFEITO

Arquivos


Documentos vinculados

Descrição Tipo Link
PROJETO DE LEI: 0093/2007 PROJETO DE LEI  

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON