DENOMINA "PRAÇA DE ESPORTES ÉLCIO AGUALUZA" O LOCAL QUE FOI DESAPROPRIADO NO LOTEAMENTO MORUBA, NESTA CIDADE.
PROJETO DE LEI Nº 144 DE 09 DE AGOSTO DE 1983.
DENOMINA PRAÇA DE ESPORTES ÉLCIO AGUALUZA O LOCAL QUE FOI DESAPROPRIADO NO LOTEAMENTO MORUBÁ, NESTA CIDADE.
A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, POR SEUS REPRESENTANTES LEGAIS,
R E S O L V E:
ART. 1º - PASSA A DENOMINAR-SE “PRAÇA DE ESPORTES ÉLCIO AGUALUZA”, O LOCAL QUE FOI DESAPROPRIADO NO LOTEAMENTO MORUBÁ, NESTA CIDADE.
ART. 2º - ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.
SALA DAS SESSÕES, 09 DE AGOSTO DE 1983.
VEREADOR WALTER DE BESSA TEIXEIRA - AUTOR
J U S T I F I C A T I V A :
QUEM VISSE AQUELE GAROTO FRANZINO, LOURO, NO FINAL DA DÉCADA DE 50, JAMAIS PODERIA IMAGINAR QUE UM DIA, AQUELE MENINO FOSSE SE TRANSFORMAR NUMA DAS MAIORES GLÓRIAS DO FUTEBOL CABOFRIENSE. FALAR DE HÉLCIO AGUALUZA É REVIVER UM POUCO A “BELLE ÉPOQUE” DO FUTEBOL CABOFRIENSE, QUANDO A PAIXÃO DO NOSSO POVO AINDA ERA A BOLA E NÃO OS ESPORTES DE PRAIA, OU MELHOR DIZENDO, QUANDO A NOSSA GENTE AINDA NÃO HAVIA ASSUMIDO A SUA VOCAÇÃO PRAIANA.
A VERDADE É QUE DESDE A SUA INFÂNCIA HÉLCIO, ALIMENTAVA UM SONHO MAIOR: SER O TITULAR DA SELEÇÃO CABOFRIENSE, NUM TEMPO EM QUE OS CAMPEONATOS ESTADUAIS COMOVIAM TODO O MUNICÍPIO E O ANTIGO ESTÁDIO ARACY MACHADO FICAVA REPLETO.
HÉLCIO PERTENCEU A UMA GERAÇÃO DE SONHOS, QUANDO A CAMISA VALIA MAIS DO QUE QUALQUER PRÊMIO. NA MEDIDA QEU OS ANOS PASSAVAM AQUELE JOVEM DE TEMPERAMENTO IRREVERENTE E ALEGRE, FOI CONVOCADO PARA A SELEÇÃO DE SUA QUERIDA CIDADE, E MAIS, ERA O CAPITÃO DA EQUIPE. E QUE CAPITÃO.
NÃO HÁ QUEM SE LEMBRE, EU RELEMBRO, COM GOSTO, A ELEGÂNCIA DAQUELE JOGADOR LOURO, JOGANDO DE ZAGUEIRO, FOSSE NA SELEÇÃO, NO TAMOYO, NA ASSOCIAÇÃO, QUE TINHA EM SEUS MOVIMENTOS NO CAMPO UM POUCO DA MAGIA E ATÉ IRRESPONSABILIDADE LÚDICA E ENCANTADORA QUE A GENTE SÓ VÊ NO FUTEBOL DA GAROTADA. HÉLCIO, ADULTO, PERMANECIA CRIANÇA! E, COMO ESCREVEU GABRIEL HANOT, “O QUE VEM A SER O FUTEBOL DA INFÂNCIA SENÃO A PRÓPRIA INFÂNCIA DO FUTEBOL?HÉLCIO, NUNCA DEIXOU DE SER A CRIATURA HUMANA, SEMPRE ATENTO AOS PROBLEMAS DOS SEUS COMPANHEIROS DE EQUIPE. TINHA AUTORIDADE MORAL PARA USAR A CONDIÇÃO DE LÍDER E CAPITÃO DAS EQUIPES PELAS QUAIS ATUAVA.
SUAS JOGADAS SEMPRE INTELIGENTES, QUANDO DOMINAVA COM ELEGÂNCIA A BOLA NA ÁREA EMPOLGAVA A TORCIDA E AO FINAL DO JOGO, INVARIAVELMENTE SUA CAMISA ESTAVA MOLHADA DE SUOR OU MARCADA PELO SANGUE DE UMA JOGADA MAIS VIOLENTA. SANGUE, SUOR, DEDICAÇÃO EM CADA PARTIDA, FIZERAM DE HÉLCIO AGUALUZA UM JOGADOR ÍDOLO EM SEUS CLUBES, QUE FORAM RELATIVAMENTE POUCAS.
ASSIM FOI HÉLCIO AGUALUZA, SEMPRE DANDO O MÁXIMO PELA VITÓRIA, E ERA INCRÍVEL AQUELE JOGADOR ESGUIO, VALENTE, INCANSÁVEL, ONIPRESENTE NAS JOGADAS DE ÁREA, ROMPENDO O ESPAÇO COM SUAS CABEÇADAS, DOMINANDO COM SEGURANÇA UMA BOLA MAIS TRAIÇOEIRA, FULGURANTE. UM VERDADEIRO MAESTRO, REGENDO COM EMOÇÃO OS MOVIMENTOS DE SUA EQUIPE.
HÉLCIO AGUALUZA, GANHOU MUITAS PARTIDAS MAS NÃO CONSEGUIU VENCER O SEU PRINCIPAL DESAFIO. O DESAFIO DA VIDA! NESTE JOGO AS REGRAS SÃO DIFERENTES, RÍGIDAS, IMPLACÁVEIS, O HOMEM NÃO PODE MAIS SER UM POUCO DA CRIANÇA QUANDO EM CONTATO COM A BOLA. HÉLCIO AGUALUZA NUNCA APARECEU NAS MANCHETES DOS GRANDES JORNAIS, NÃO FOI PARA OS GRANDES CLUBES PROFISSIONAIS, NÃO CONQUISTOU O MUNDIAL, MAS AQUI EM SUA CIDADE, CIDADE QUE TANTO AMOU, CONQUISTOU A AMIZADE, RESPEITO E O CARINHO DE TODOS.
MUITA GENTE CHOROU O DESAPARECIMENTO PREMATURO, DRAMÁTICO DE HÉLCIO AGUALUZA, MAS ACREDITO QUE NO LUGAR ONDE ESTÁ, HÉLCIO VOLTOU A SER CRIANÇA, COM ALMA DE GUERREIRO E AO LADO DO SEU BRINQUEDO FAVORITO: A BOLA!
SALA DAS SESSÕES, 18 DE AGOSTO DE 1983.
VEREADOR WALTER DE BESSA TEIXEIRA
AUTOR