DETERMINA AOS ESTABELECIMENTOS DE PRONTO ATENDIMENTO, O USO OBRIGATÓRIO DE APARELHO TRITURADOR DE AGULHAS INJETÁVEIS APÓS O USO DAS MESMAS .
PROJETO DE LEI Nº 020/04. EM 17 DE FEVEREIRO DE 2004.
DETERMINA AOS ESTABELECIMENTOS DE PRONTO ATENDIMENTO, O USO OBRIGATÓRIO DE APARELHO TRITURADOR DE AGULHAS INJETÁVEIS APÓS O USO DAS MESMAS .
A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS,
R E S O L V E :
ART. 1º - FICAM OS HOSPITAIS, CLÍNICAS MÉDICAS, VETERINÁRIAS, PRONTO-SOCORROS, FARMÁCIAS, DROGARIAS, LABORATÓRIOS E, TODOS OS ESTABELECIMENTOS DE PRONTO ATENDIMENTO, A OBRIGATORIEDADE DO USO DE APARELHO TRITURADOR DE AGULHAS INJETÁVEIS, TANTO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS COMO PARTICULARES, EM TODO O TERRITÓRIO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.
ART. 2º - O PODER EXECUTIVO PODERÁ FIRMAR CONVÊNIOS COM ENTIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS EM UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL, PARA MELHOR CUMPRIR ESTA LEI.
ART. 3º - O PODER EXECUTIVO TERÁ 30 DIAS A PARTIR DA APROVAÇÃO DESTA LEI, PARA REGULAMENTA-LA.
ART. 4º - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, FICANDO REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.
SALA DAS SESSÕES, 17 DE FEVEREIRO DE 2004.
RUI MACHADO DE FARIA
VEREADOR - AUTOR
J U S T I F I C A T I V A :
TODOS SABEMOS, QUE QUEM MANIPULA SERINGAS INJETÁVEIS, ESTÁ EXPOSTO A GRAVES DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO SANGUE. AS SALAS DE APLICAÇÃO E COLETAS DE SANGUE SÃO AS PRINCIPAIS ORIGENS DAS AGULHAS INJETÁVEIS QUE PODEM ESTAR INFECTADAS, E REPRESENTAM UM SÉRIO RISCO DE CONTAMINAÇÃO, TANTO PARA OS PROFISSIONAIS COMO PARA OS PACIENTES.
OS PROFISSIONAIS DE FARMÁCIAS, LABORATÓRIOS E DEMAIS INSTITUIÇÕES ONDE SÃO UTILIZADAS AS AGULHAS INJETÁVEIS ESTÃO SEMPRE EXPOSTOS A ACIDENTES PROVOCADOS POR AGULHAS, QUER APÓS A APLICAÇÃO, COMO O MANUSEIO DAS SERINGAS USADAS, OU MESMO NO FERIMENTO INVOLUNTÁRIO POR AGULHAS ACIDENTALMENTE DEIXADAS EM LOCAL INADEQUADO.
O USO DE TAL EQUIPAMENTO IRÁ ACABAR DEFINITIVAMENTE COM ESTE RISCO. É DE CONHECIMENTO GERAL, O TAMANHO GRAU DE INCIDÊNCIA DE VÍTIMAS DE USO DE AGULHAS CONTAMINADAS, TANTO OS HEMOFÍLICOS, COMO QUALQUER CIDADÃO, TEM NATURAL RECEIO DE SER VÍTIMA DE USO DE SERINGAS E AGULHAS REAPROVEITADAS, COM O USO DE EQUIPAMENTO PRÓPRIO, TODA A POPULAÇÃO ESTARIA MAIS TRANQÜILA, DA CERTEZA DO USO DE AGULHAS INJETÁVEIS VIRGENS.
SALA DAS SESSÕES, 17 DE FEVEREIRO DE 2004.
RUI MACHADO DE FARIA
VEREADOR - AUTOR