PROJETO DE RESOLUÇÃO: 0010/2005

Informações da matéria
Autor: SILAS RODRIGUES BENTO
Data: 24/05/2005
Visualizações:
Ementa

CONFERE TÍTULO DE CIDADÃ CABOFRIENSE A SRª SUELI GARCIA BARRETO MENDES.

Justificativa

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 010/2005.

CONFERE TÍTULO DE CIDADÃ CABOFRIENSE A SRª SUELI GARCIA BARRETO MENDES.

A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS,

R E S O L V E :

ART. 1º - FICA CONCEDIDO A SRª SUELI GARCIA BARRETO MENDES, O TÍTULO DE CIDADÃ CABOFRIENSE, QUE LHE SERÁ ENTREGUE EM SESSÃO SOLENE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO.

ART 2º - ESTA RESOLUÇÃO ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

ART. 3º - REVOGAM-SE AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

SALA DAS SESSÕES, 24 DE MAIO DE 2005.

SILAS RODRIGUES BENTO

VEREADOR - AUTOR

ARTIGO 183 - § 2º DO REGIMENTO INTERNO.

________________________________

________________________________

________________________________

________________________________

________________________________

________________________________

CURRICULUM VITAE EM ANEXO

SUELI GARCIA BARRETO MENDES, NASCEU DIA 13 DE FEVEREIRO DE 59, ÀS 10 HORAS, NO HOSPITAL STª CRUZ EM NITERÓI, SENDO QUE, 3 DIAS ANTES EM PLENO CARNAVAL, TÍNHAMOS ESTADO NO HOSPITAL, MAIS, FOI REBATE FALSO.

REGISTRADA NO CARTÓRIO?

UMA NENÊ MUITO TRANQÜILA, NÃO GOSTAVA DE CHUPETA. AOS 3 MESES COMEÇOU A TOMAR SUCO DE LARANJA LIMA.

O PRIMEIRO PASSEIO FOI A PETRÓPOLIS NUMA EXCURSÃO DO GINÁSIO INDEPENDÊNCIA - SÃO GONÇALO ONDE O PAI ERA PROFESSOR.

FOI BATIZADA COM POUCOS MESES NA IGREJA METODISTA CENTRAL DE NITERÓI PELO VER. JOSÉ DE FREITAS, SENDO PADRINHOS A TIA ZILDA E O TIO JULIO. ALUNA ASSÍDUA DA ESCOLA DOMINICAL MATRICULADA NO ROL DO BERÇO DESDE O SEU NASCIMENTO.

AOS 6 MESES PASSOU A COMER BANANA PRATA AMASSADINHA COM BISCOITO MAISENA RALADINHO E SOPINHA DE LEGUMES.

AOS 8 MESES ALMOÇAVA E JANTAVA SOPA DE LEGUMES E COMO SOBRE-MESA GELÉIA DE MOCOTÓ. AI JÁ ENGATINHAVA PELA CASA TODA, A CASA DA VOVÓ NINÔ NO BARRETO - NITERÓI .

OS DOIS PRIMEIROS ANIVERSÁRIOS FORAM COMEMORADOS NA CASA DA VOVÓ NINÔ.

MORÁVAMOS NA RUA CÂMARA COUTINHO NO BARRETO EM FRENTE À CASA DO TIO JOÃOZINHO. O TIO JOÃOZINHO ERA GRANDALHÃO E GOSTAVA DE BRINCAR COM ELA, QUE QUANDO BEM NOVINHA, 5, 6 MESES MAIS OU MENOS ELE A COLOCAVA NA PALMA DA MÃO E LEVANTAVA BEM ALTO; ELA CHORAVA, GRITAVA MUITO, POR ISSO FICOU COM MEDO DELE. GOSTAVA DE SUBIR NUMA CADEIRA E FICAVA NA JANELA OLHANDO A RUA, QUANDO O TIO JOÃOZINHO SAIA PARA TRABALHO PELA MANHÃ, LOGO QUE ELA O AVISTAVA, PULAVA DA CADEIRA E SE ESCONDIA DEBAIXO DA MESA.

O 3º ANIVERSÁRIO FOI COMEMORADO SÓ COM UM BOLINHO, ESTÁVAMOS DE MUDANÇA PARA RESENDE, COM TUDO ENCAIXOTADO.

GOSTAVA DE CANTAR, ABRIA O HINÁRIO DEITADA NO CONTO DA CAMA DA VOVÓ MARIA, CANTAVA ATÉ ADORMECER. ERA A CAÇULINHA DAS REUNIÕES DE ORAÇÃO DA IGREJA METODISTA EM RESENDE, COMO DIZIA O IRMÃO CORONEL GARCIA. COM 3 ANINHOS ORAVA COMO GENTE GRANDE.

SEMPRE GOSTOU DE ANIMAIS, ERA MUITO CARINHOSA COM OS BICHOS, QUAISQUER QUE FOSSEM. CERTA VEZ ME CHAMOU PARA VER UM PASSARINHO BONITINHO EM CIMA DA CASA DA VIZINHA, EU VIM VER O TAL PASSARINHO ERA URUBU. NESSA ÉPOCA ELA GANHOU UM PINTINHO, QUE CRESCEU E FICOU UM GALO, ELA LEVAVA O GALO A PASSEAR PELA CALÇADA NO CARRINHO DA BONECA. O GALO BATIA ASAS E CANTAVA ENQUANTO PASSEAVA. A SUELI ADORAVA, FICAVA MARAVILHADA, CONVERSANDO COM ELE.

A PRIMEIRA ARTE FOI CORTAR A RENDA DE UM VESTIDINHO COR DE ROSA QUE A MAMÃE ESTAVA FAZENDO PARA ELA. RESULTADO: UMAS BOAS PALMADAS. DEPOIS, COMO QUE QUEREMOS REPARAR O ERRO, O TRABALHO PERDIDO, ELA DISSE: MAMÃE, PREGA ALFINETE E COLOCA NO SOL; O SOL FAZ PRA VOCÊ.

O QUARTO ANIVERSÁRIO FOI COMEMORADO EM SACRA FAMÍLIA DO TINGUÁ NUM CONGRESSO DE JUVENIS NO ACAMPAMENTO CLAY. O BOLO QUE LEVÁVAMOS PARA CONFEITAR QUANDO CHEGÁSSEMOS AO ACAMPAMENTO, SERVIU DE LANCHE NO TREM, ENQUANTO VIAJÁVAMOS, POIS ESTÁVAMOS FAMINTOS.

SAÍMOS DE CASA ÀS QUATRO HORAS DA MATINA, A PÉ CARREGANDO BOLSAS, MALAS, SACOLAS, COM TRÊS CRIANÇAS SONOLENTAS, NUM PERCURSO DE 2 QUILÔMETROS ATÉ A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA.

DIVERTIDO, NÃO?

AOS 4 ANOS, JÁ IDENTIFICAVA NO MAPA DO BRASIL OS ESTADOS E SUAS CAPITAIS. PROFESSORA: SILVIA, A IRMÃ MAIS VELHA.

AOS 5 ANOS NOSSA SUELI FOI PARA A ESCOLA - PRÉ-ESCOLAR NO GRUPO ESCOLAR OLAVO BILAC-RESENDE-RJ. UNIFORME: AVENTAL DE XADREZINHO AZUL, SAPATOS E MEIAS PRETOS.

ALUNA APLICADA, FAZIA OS TRABALHINHOS COM MUITA DEDICAÇÃO E CAPRICHO. NESTE ANO, NO NATAL, COMO ELA ERA MEIGA, UM DOCE DE CRIANÇA, GANHOU UMA BONECA MEIGUINHA, IGUALZINHA A ELA.

QUANDO COMPLETOU 6 ANOS, A FAMÍLIA FOI TRANSFERIDA PARA TRÊS RIOS, TENDO CHEGADO A CIDADE, NO ÚLTIMO DIA DE FEVEREIRO. FORAM AS TRÊS MENINAS PARA O GRUPO ESCOLAR CONDESSA DO RIO NOVO: A SILVIA NA 5ª SÉRIE, A SILVANA NA 4ª E A SUELI NA 1ª, SÓ QUE A SUELI NÃO SE ADAPTOU À NOVA ESCOLA, E ENTÃO FOI MATRICULADA NO COLÉGIO RUY BARBOSA, ONDE CURSOU TODO O PRIMÁRIO E O GINASIAL.

AOS 8 ANOS INICIOU OS ESTUDOS DE PIANO E TEORIA MUSICAL COM A PROFª D. ÂNGELA QUE LECIONAVA NA IGREJA METODISTA EM TRÊS RIOS, E, PRESTAVA PROVAS EM PETRÓPOLIS - DEPARTAMENTO DO CONSERVATÓRIO BRASILEIRO DE MÚSICA, E, MAIS TARDE NO DEPARTAMENTO DE ALÉM -PARAÍBA.

EM 1974, AO CHEGAR A CABO FRIO, A SUELI PASSOU POR UMA FASE MUITO DIFÍCIL, POIS NÃO HAVIA PROFESSOR DE MÚSICA NA CIDADE, NAQUELA ÉPOCA. SE DESLOCAVA DE CABO FRIO PARA TRÊS RIOS A CADA 15 DIAS, PASSAVA OS FINS DE SEMANA COM A PROFESSORA MARIA DE JESUS E FAZIA AS PROVAS EM ALÉM - PARAÍBA. AS APRESENTAÇÕES, OS RECITAIS DE PIANO TAMBÉM ERAM ASSIM COM MUITA DIFICULDADE, ATÉ QUE ELA FOI ESTUDAR NO RIO, NA SEDE DO CONSERVATÓRIO BRASILEIRO, COM A PROFª GRAZIELA DE SALERNO DE SAUDOSA MEMÓRIA.

RESUMINDO A VIDA ESTUDANTIL DA SUELI, FOI ASSIM:

1-CURSO PRIMÁRIO - COLÉGIO RUY BARBOSA - TRÊS RIOS 1966/1969.

2-CURSO GINASIAL - COLÉGIO RUY BARBOSA - TRÊS RIOS 1970/1973.

3-2º GRAU - BÁSICO E AUXILIAR TÉCNICO DE LABORATÓRIO EM ANALISES QUÍMICAS- COLÉGIO ESTADUAL MIGUEL COUTO - CABO FRIO - 1974/1976.

4-CURSO BÁSICO DE PIANO - CONS. BRÁS. DE MÚSICA (DEPARTAMENTO DE PETRÓPOLIS) - 1967/1971 (COMPOSTO DE 5 ANOS DE PIANO E TEORIA MUSICAL)

5-EM 5 DE FEVEREIRO DE 1972 PRESTOU CONCURSO VESTIBULAR AO CURSO TÉCNICO DO C.B.M CONSTANDO PIANO E TEORIA MUSICAL - APROVADA.

6-CURSO TÉCNICO DE C.B.M. (DEPARTAMENTO DE ALÉM - PARAÍBA) - 1972/1974 - PIANO E TEORIA MUSICAL - 1º CICLO. O ÚLTIMO ANO (4) DO REFERIDO CURSO FOI CONCLUÍDO NO C.B.M. (SEDE - RIO DE JANEIRO) EM 1975.

7-HABILITADA PARA O 2º CICLO NO C.B.M. (SEDE - RIO DE JANEIRO) EM 1976 CONSTANDO DE 3 ANOS E DAS SEGUINTES MATÉRIAS: PIANO, CANTO CORAL, HARMONIA E MORFOLOGIA - CONCLUÍDO EM 1978.

8 - PRESTOU CONCURSO VESTIBULAR UNIFICADO REALIZADO PELA FUNDAÇÃO CESGRANRIO PARA GRADUAÇÃO DE PIANO EM FEVEREIRO DE 1978, SENDO APROVADA PARA O C.B.M. CONSERVATÓRIO BRASILEIRO DE MÚSICA.

MATÉRIAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE PIANO COMPOSTO DE 4 ANOS:

PIANO ; HARMONIA E MORFOLOGIA ; ACÚSTICA E BIOLOGIA APLICADAS À MÚSICA; HISTÓRIA DAS ARTES ; CANTO CORAL ; PRÁTICA DE RITMO E SOM ; ESTÉTICA ; TRANSPORTE E ACOMPANHAMENTO ; HISTÓRIA DA MÚSICA ; PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO ; ESTUDOS DOS PROBLEMAS BRASILEIROS ; APRECIAÇÃO MUSICAL ; MÚSICA DE CÂMERA ; GINÁSTICA RÍTMICA ; TÉCNICA INSTRUMENTAL (PRÁTICA ORIENTADA) ; TÉCNICA HARMÔNICA E ESTRUTURAL (PRÁTICA ORIENTADA).

9 - PRESTOU EXAME (INTERNO) PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO DE CANTO EM 1978 PARA O C.B.M. SENDO APROVADA.

10 - PRESTOU EXAME (INTERNO) PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO MUSICAL EM 1979 SENDO APROVADA PARA O C.B.M.

MATÉRIAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO MUSICAL:

PERCEPÇÃO MUSICAL ; INICIAÇÃO MUSICAL ; FOLCLORE ; INSTRUMENTOS DE SOPRO ; INSTRUMENTOS DE CORDA ; INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO ; REGÊNCIA DE CORO ; REGÊNCIA DE BANDA ESCOLAR ; FLAUTA DOCE ; APRECIAÇÃO MUSICAL ; GINÁSTICA

RÍTMICA ; PRÁTICA DE INSTRUMENTO (PIANO) ; PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO ; CANTO ; CANTO CORAL.

11 - PRESTOU EXAME VESTIBULAR AO CURSO DE MUSICOTERAPIA, SENDO DISPENSADA DAS PROVAS DE NÚCLEO COMUM, DEVIDO AO CURSO SUPERIOR JÁ CONCLUÍDO, FAZENDO APENAS AS PROVAS ESPECÍFICAS DE:

TEORIA MUSICAL ; INSTRUMENTO (PIANO) ; LEITURA À 1A VISTA ; IMPROVISAÇÃO ; ENTREVISTA ; SENDO APROVADA PARA O C.B.M. EM 1983

MATÉRIAS:

PERCEPÇÃO MUSICAL ; IMPOSTAÇÃO DE VOZ ; MÉTODO ARFF ; MÉTODO DALCROOZE ; FOLCLORE ; CANTO CORAL ; INICIAÇÃO MUSICAL ; MUSICALIZAÇÃO ; FLAUTA DOCE ; EXPRESSÃO CORPORAL ; DINÂMICA DE GRUPO ; IMPROVISAÇÃO ; ATIVIDADE ARTÍSTICA ; SOCIOLOGIA ; ARTE E EDUCAÇÃO ; MUSICOTERAPIA ; PSICOLOGIA ; ANATOMO - FISIOLOGIA (AULAS PRÁTICAS NO FUNDÃO).

12 - CURSO DE INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA - STA. CASA DA MISERICÓRDIA DO RIO DE JANEIRO - RIO - 1983/1984

14 - CONCURSOS

1 - BANERJ - NITERÓI - 1982

2 - CESGRANRIO - 1978

3- MUSICOTERAPIA - RIO DE JANEIRO - 1983

15 - ESTÁGIOS:

A)LABORATÓRIO SHIRLEI DE ANÁLISES CLÍNICAS - CABO FRIO - 1976

B)COLÉGIOS E ESCOLAS NO RIO DE JANEIRO - LARGO DO MACHADO - RIO - 1983 - MUSICOTERAPIA

C)SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO RIO DE JANEIRO - RIO - 1983 - INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA

D)HOSPITAL CENTRAL DO EXÉRCITO (HCE) RIO DE JANEIRO - 1983/1984 - INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA

16 - EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO - EDUCAÇÃO MUSICAL

A)CENTRO EDUCACIONAL ALÉXIS NOVELLINO - 1O GRAU - CABO FRIO - 1976/1978

B)ESCOLA ESTADUAL SANTOS ANJOS CUSTÓDIOS - SECRETARIA - CABO FRIO - 1976/1977

C)INSTITUTO SANTA ROSA - CABO FRIO - 1O E 2O GRAUS - 1981/1983

FORMAÇÃO DE CORAL DO CURSO PEDAGÓGICO COM APRESENTAÇÃO NA ASSOCIAÇÃO MUSICAL SANTA HELENA - CABO FRIO - 1981

ESCOLA CANTO DOS PÁSSAROS - JARDIM DA INFÂNCIA - CABO FRIO 1981

CURSOS LIVRES DE EDUCAÇÃO MUSICAL - CABO FRIO E ERIO DE JANEIRO

FORMAÇÃO DE ORGANISTAS PARA IGREJAS

AULAS PARTICULARES DE PIANO - CABO FRIO - 1985/1989

CONCURSO DE INGRESSO AO MAGISTÉRIO - PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO FRIO - INICIOU O PROJETO UM CANTO EM CADA CANTO - CABO FRIO

17 - APRESENTAÇÕES EM PÚBLICO:

PEÇAS AO PIANO

CANTO CORAL - AUDITÓRIO DO COLÉGIO AMERICANO DE PETRÓPOLIS - 1968

TEATRO CELSO PEÇANHA - FESTIVAL DE ARTE DO ESTUDANTE DE TRÊS RIOS - 1975

TEATRO CELSO PEÇANHA - PARTICIPAÇÃO NA SEMANA DA COMUNIDADE - TRÊS RIOS - 1973

GOLDEN ROON DO COPACABANA PALACE - CORAL MADRIGAL VOX DE C.B.M. RIO DE JANEIRO - RJ - 1977 - SOB REGÊNCIA DO MAESTRO VIEIRA BRANDÃO

REGÊNCIA DA BANDA DA POLÍCIA MILITAR DO RIO DE JANEIRO - BATALHÃO DE CHOQUE - COMO ALUNA REGENTE (AULA PRÁTICA) RIO DE JANEIRO - 1979

MÚSICA SACRA A DOIS PIANOS - IGREJA METODISTA EM CASCADURA - RIO DE JANEIRO - 1983/1984

APRESENTAÇÃO DE MÚSICA CLÁSSICA - PIANO - CLUBE DO CANAL - CABO FRIO - 1994

CASOU-SE EM 02 DE MARÇO DE 1985 COM MARCOS DA ROCHA MENDES NA IGREJA METODISTA CENTRAL DE CABO FRIO.

EM 1995 PASSOU A TRABALHAR NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CABO FRIO.

EM 25 DE JUNHO DE 1993 GANHOU O MELHOR PRESENTE DA SUA VIDA - A CHEGADA DE BEATRIZ, A FILHINHA QUERIDA.

SUELI VEM ATUANDO DE FORMA BRILHANTE NA POLÍTICA AO LADO DO MARIDO DESDE MUITO TEMPO ; EXERCE ATUALMENTE NA ADMINISTRAÇÃO DIRETA DA PREFEITURA DE CABO FRIO A FUNÇÃO DE SECRETÁRIA DE PROMOÇÃO SOCIAL. TEM SIDO INCANSÁVEL NA BUSCA DE SOLUÇÕES QUE VENHAM A MINORAR OS PROBLEMAS E AS DIFICULDADES DOS MENOS FAVORECIDOS PELA SORTE, ENTREGANDO-SE DE CORPO E ALMA A ESTE TRABALHO DE DEFESA DA POPULAÇÃO MAIS CARENTE DO NOSSO MUNICÍPIO.

PEDIMOS A DEUS QUE ABENÇOE OS PROPÓSITOS DO SEU CORAÇÃO E AS OBRAS DAS SUAS MÃOS.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
24/05/2005 09:00:00 APRESENTAÇÃO  TRAMITAÇÃO  Histórico: APRES. DO PROJ./NUMERAçAO - Complemento: PRE:0010-2005 - Observação:  
31/05/2005 09:00:04 ENVIADO À COMISSÃO 
COMISSÃO: COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA
ENVIADO  Histórico: Encaminhado a Comissao - Complemento: ALFREDO - Observação: - Comissão: CCJCCJ 
Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
PRE_0010_2005_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON