PROJETO DE LEI: 0102/2001

Informações da matéria
Autor: ALAIR FRANCISCO CORRÊA
Data: 12/12/2001
Visualizações:
Ementa

DISPOE SOBRE O PLANO PLURIANUAL DE GOVERNO DO MUNICIPIO DE CABO FRIO PARA O PERIODO DE 2002 A 2005.

Justificativa

PROJETO DE LEI N° 102 /2001

MENSAGEM Nº 019/2001.

DISPÕE SOBRE O PLANO PLURIANUAL DE GOVERNO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO PARA O PERÍODO DE 2002 A 2005.

A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, RESOLVE:

ART.1º- ESTA LEI INSTITUI O PLANO PLURIANUAL DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO PARA O QUADRIÊNIO 2002/2005, EM CUMPRIMENTO AO DISPOSTO NO ART. 165, §1°, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, E ART. 124, I, DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL, NA FORMA DOS ANEXOS DESTA LEI.

ART. 2° - O PLANO PLURIANUAL SERÁ EXECUTADO NOS TERMOS DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - LDO DE CADA EXERCÍCIO E DA RESPECTIVA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL - LOA.

ART.3º- AS LEIS DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS DE CADA EXERCÍCIO FINANCEIRO INDICARÃO OS PROGRAMAS PRIORITÁRIOS A SEREM INCLUÍDOS NOS PROJETOS DE LEI DOS ORÇAMENTOS ANUAIS, E DESTACARÃO AS METAS ATUAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL, OBEDECIDAS AS DIRETRIZES, OBJETIVOS E METAS INSTITUÍDAS NESTA LEI.

ART.4º- OS PROJETOS E ATIVIDADES CONSTANTES DAS LEIS ORÇAMENTÁRIAS ANUAIS OBEDECERÃO ÀS METAS ESPECIFICADAS ANUALMENTE NAS LEIS DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS.

ART.5º- O PLANO PLURIANUAL FOI ELABORADO OBSERVANDO AS SEGUINTES DIRETRIZES PARA A AÇÃO DO GOVERNO MUNICIPAL:

I- CRIAR CONDIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO DO MUNICÍPIO, ESPECIALMENTE, COM O OBJETIVO DE AUMENTAR O NÍVEL DE EMPREGO E MELHORAR A DISTRIBUIÇÃO DE RENDA DA POPULAÇÃO;

II- GARANTIR AUMENTOS SUBSTANCIAIS NA ARRECADAÇÃO DOS TRIBUTOS MUNICIPAIS;

III- INSTITUIR PROGRAMAS ESPECIAIS DE ASSISTÊNCIA DIRIGIDO À INFÂNCIA E A VELHICE EM SITUAÇÃO DE CARÊNCIA;

IV- GARANTIR AOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO MELHORES CONDIÇÕES PARA O APRENDIZADO, EM CONSONÂNCIA COM OS OBJETIVOS DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL;

V- GARANTIR O ADEQUADO PLANEJAMENTO E O ORDENAMENTO FÍSICO-TERRITORIAL E URBANÍSTICO DO MUNICÍPIO, MEDIANTE A ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO NOVO PLANO DIRETOR, CONSOANTE AS NORMAS DO ESTATUTO DA CIDADE;

VI- PROPICIAR O INCREMENTO DO TURISMO COMO ELEMENTO PROPULSOR DO PROGRESSO E DO CRESCIMENTO ECONÔMICO.

ART. 6º- A EXCLUSÃO OU A ALTERAÇÃO DE PROGRAMAS CONSTANTES DESTA LEI OU A INCLUSÃO DE NOVO PROGRAMA SERÃO PROPOSTAS PELO PODER EXECUTIVO, POR MEIO DE PROJETO DE LEI ESPECÍFICO.

ART. 7° - O PODER EXECUTIVO ENVIARÁ À CÂMARA MUNICIPAL, ATÉ O DIA 15 DE ABRIL DE CADA EXERCÍCIO, RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL.

PARÁGRAFO ÚNICO - O RELATÓRIO CONTERÁ, NO MÍNIMO:

I - AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DAS VARIÁVEIS MACROECONÔMICAS QUE EMBASARAM A ELABORAÇÃO DO PLANO, EXPLICITANDO, SE FOR O CASO, AS RAZÕES DAS DISCREPÂNCIAS VERIFICADAS ENTRE OS VALORES PREVISTOS E OBSERVADOS;

II - DEMONSTRATIVO POR PROGRAMA E POR AÇÃO DA EXECUÇÃO FÍSICA E FINANCEIRA DO EXERCÍCIO ANTERIOR E A ACUMULADA, DISTINGUINDO-SE AS FONTES DE RECURSOS ORIUNDAS DO ORÇAMENTO FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL;

III - DEMONSTRATIVO, POR PROGRAMA E PARA CADA INDICADOR, DO ÍNDICE ALCANÇADO AO TÉRMINO DO EXERCÍCIO ANTERIOR COMPARADO COM O ÍNDICE FINAL PREVISTO;

IV - AVALIAÇÃO, POR PROGRAMA, DA POSSIBILIDADE DE ALCANCE DO ÍNDICE FINAL PREVISTO PARA CADA INDICADOR E DE CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS E DA PREVISÃO DE CUSTOS PARA CADA AÇÃO, RELACIONANDO, SE FOR O CASO, AS MEDIDAS CORRETIVAS NECESSÁRIAS.

ART. 8° - A INCLUSÃO, EXCLUSÃO OU ALTERAÇÕES DE AÇÕES ORÇAMENTÁRIAS E DE SUAS METAS, QUANDO ENVOLVEREM RECURSOS DOS ORÇAMENTOS DO MUNICÍPIO, PODERÃO OCORRER POR INTERMÉDIO DA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL OU DE SEUS CRÉDITOS ADICIONAIS, ALTERANDO-SE NA MESMA PROPORÇÃO O VALOR DO RESPECTIVO PROGRAMA.

ART. 9° - FICA O PODER EXECUTIVO AUTORIZADO A INTRODUZIR MODIFICAÇÕES NO PRESENTE PLANO PLURIANUAL, NO QUE SE REFERE AOS OBJETIVOS, ÀS AÇÕES E ÀS METAS PROGRAMADOS PARA O PERÍODO POR ELE ABRANGIDO, NOS CASOS DE:

I - ALTERAÇÃO DE INDICADORES DE PROGRAMAS;

II - INCLUSÃO, EXCLUSÃO OU ALTERAÇÃO DE AÇÕES E RESPECTIVAS METAS, EXCLUSIVAMENTE NOS CASOS EM QUE TAIS MODIFICAÇÕES NÃO ENVOLVAM AUMENTO NOS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS.

ART.10 - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

ART. 11 - REVOGAM-SE AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

CABO FRIO, DE DE 2001.

ALAIR FRANCISCO CORRÊA

PREFEITO

GABINETE DO PREFEITO

MENSAGEM EXECUTIVA Nº 019/2001

PROJETO DE LEI Nº 102/2001

CABO FRIO , 11 DE DEZEMBRO DE 2001.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE,

EXCELENTÍSSIMO SENHORES VEREADORES,

APRAZ-ME NESTA OPORTUNIDADE, SUBMETER À ELEVADA E INDISPENSÁVEL APRECIAÇÃO DESSA CASA LEGISLATIVA, O PROJETO DE LEI EM ANEXO QUE DISPÕE SOBRE O PLANO PLURIANUAL DE GOVERNO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO PARA O PERÍODO DE 2002 A 2005.

O PLANO PLURIANUAL TEM COMO OBJETIVO ESTABELECER OS PROGRAMAS E METAS GOVERNAMENTAIS DE LONGO PRAZO, COMPREENDENDO AS AÇÕES VOLTADAS PARA A AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE PRODUTIVA DO PODER PÚBLICO, VISANDO, SOBRETUDO, O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO DO MUNICÍPIO, ABRANGENDO OS PROGRAMAS DE DURAÇÃO CONTINUADA A CARGO DA ADMINISTRAÇÃO, FORMANDO, JUNTAMENTE COM A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS E O ORÇAMENTO ANUAL, O SISTEMA ORÇAMENTÁRIO PREVISTO NOS ARTS. 165 A 169 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E ART. 124 DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL.

A PROPOSIÇÃO EM APREÇO, REPRESENTANDO A SÍNTESE DO PLANEJAMENTO DAS AÇÕES GOVERNAMENTAIS, BUSCA DEFINIR O QUE SERÁ REALIZADO EM UM PERÍODO DETERMINADO NO TEMPO, PARA QUE SEJAM ALCANÇADOS OS OBJETIVOS GERAIS ESTRATÉGICOS E AS PRIORIDADES DO GOVERNO, QUE DEVERÃO SER TRADUZIDOS EM AÇÕES CONCRETAS, INCLUÍDAS AS DESPESAS DE CAPITAL E OUTRAS DELAS DECORRENTES.

NA ELABORAÇÃO DO PPA PARA O PERÍODO DE 2002 A 2005, ESPECIAL ATENÇÃO ESTÁ SENDO DADA AOS INVESTIMENTOS NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E SANEAMENTO, DE CARÁTER PRIORITÁRIO, BEM COMO ÀQUELES DIRECIONADOS À OTIMIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS A CARGO DA MUNICIPALIDADE MEDIANTE O PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE OBRAS, AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E MATERIAIS PERMANENTES, COM ÊNFASE NOS PROGRAMAS DE DURAÇÃO CONTINUADA, UMA VEZ QUE A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL VEDA A CONSIGNAÇÃO NA LEI ORÇAMENTÁRIA, DE DOTAÇÃO PARA TAIS FINALIDADES COM DURAÇÃO SUPERIOR A UM EXERCÍCIO FINANCEIRO, QUE NÃO ESTEJAM PREVISTAS NO PLANO PLURIANUAL .

INTEGRAM AINDA O PROJETO, DE IGUAL MODO, OS DEMAIS COMPONENTES ESSENCIAIS, TAIS COMO A PREVISÃO DE ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E REVISÃO DO PLANO PLURIANUAL, BEM COMO A ESTIMAÇÃO TRIBUTÁRIA E SOLUÇÃO DO PROBLEMA DA DÍVIDA ATIVA, COMO MEIOS DE OBTENÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS PARA ENFRENTAR A SEMPRE CRESCENTE EXIGÊNCIA DE UMA AÇÃO GOVERNAMENTAL PLANEJADA E EFICIENTE.

POR OUTRO LADO, O CRESCIMENTO DAS ÁREAS URBANA E DE EXPANSÃO URBANA, IMPLICAM DIRETAMENTE NO AUMENTO DA DEMANDA DE MAIS SERVIÇOS PÚBLICOS POR PARTE DA POPULAÇÃO, EXIGINDO DO GOVERNO MEDIDAS CONSENTÂNEAS QUE VISEM SOBRETUDO A PREPARAÇÃO DA CIDADE PARA UM FUTURO DE FRANCO PROGRESSO, CUJAS BASES ESTÃO HOJE SOLIDAMENTE LANÇADAS, LEVANDO-SE EM CONTA OS NOVOS VETORES DA ATIVIDADE ECONÔMICA QUE SE APRESENTAM VIÁVEIS E ADEQUADOS À REAL VOCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, DENTRE AS QUAIS SE DESTACA O TURISMO, APRIMORANDO-SE, ASSIM, SUAS POTENCIALIDADES COMO CENTRO REGIONAL DE SERVIÇOS E DE LAZER.

NO VETOR ESPECIFICO DA EXPANSÃO URBANÍSTICA, ESPECIAL CUIDADO DEVE SER DEDICADO AO NOVO PLANO DIRETOR A SER ELABORADO E SUBMETIDO A ESSA CASA DE LEIS, EM CONSEQÜÊNCIA DA RECENTE LEGISLAÇÃO FEDERAL (LEI Nº 10.257, DE 10 DE JULHO DE 2001 - ESTATUTO DA CIDADE), MEDIDA PROVISÓRIA Nº 2.220, DE 4 DE SETEMBRO DE 2001, QUE, REGULAMENTANDO OS ARTS. 182 E 183 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, IMPÕEM AOS MUNICÍPIOS MEDIDAS POLÍTICA URBANA DE ALTO SIGNIFICADO E PROFUNDOS REFLEXOS NA VIDA DA COMUNIDADE.

ESTAS, SR. PRESIDENTE, E SRS. VEREADORES, AS RAZÕES QUE ME LEVAM A PROPOR A PRESENTE MATÉRIA, A QUAL, UTILIZANDO-ME DA PRERROGATIVA CONFERIDA PELO ART. 38 DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL, SOLICITO SEJA APRECIADA EM REGIME DE URGÊNCIA.

APROVEITO PARA REAFIRMAR A VOSSAS EXCELÊNCIAS MINHAS DEMONSTRAÇÕES DE ELEVADA CONSIDERAÇÃO.

ALAIR FRANCISCO CORRÊA

PREFEITO

AO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR

VEREADOR MÁRCIO TRINDADE CORRÊA

DD. PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
12/12/2001 09:00:00 APRESENTAÇÃO  TRAMITAÇÃO  Histórico: APRES. DO PROJ./NUMERAçAO - Complemento: PLE:0102-2001 - Observação: - Comissão: 
13/12/2001 09:00:04 REQUERIMENTO DE URGÊNCIA  TRAMITAÇÃO  Histórico: Requerimento de Urgência - Complemento: 247200 - Observação: - Comissão: 
14/12/2001 09:00:06 ENVIADO AO PREFEITO  TRAMITAÇÃO  Histórico: Encaminhado ao Prefeito - Complemento: OFP 2862001 - Observação: - Comissão: 
Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
PLE_0102_2001_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON