PROJETO DE LEI: 0036/2001

Informações da matéria
Autor: MARCIO TRINDADE CORREA
Data: 26/06/2001
Visualizações:
Ementa

INSTITUI NO MUNICIPIO O PROGRAMA DE GARANTIA DE RENDA MINIMA ASSOCIADO A ACOES SOCIO-EDUCATIVAS - BOLSA-ESCOLA, E DA OUTRAS PROVIDENCIAS.

Justificativa

PROJETO DE LEI Nº 036/2001. EM 26 DE JUNHO DE 2001.

MENSAGEM Nº 006/2001

INSTITUI NO MUNICÍPIO O PROGRAMA DE GARANTIA DE RENDA MÍNIMA ASOCIADO A AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS - BOLSA-ESCOLA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS,

R E S O L V E :

ART. 1º - FICA INSTITUÍDO, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, O PROGRAMA DE GARANTIA DE RENDA MÍNIMA ASSOCIADO A AÇÕES SÓCIO EDUCATIVAS - BOLSA-ESCOLA.

'A7 1º - SÃO BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA INSTITUÍDO POR ESTA LEI AS FAMÍLIAS RESIDENTES NO MUNICÍPIO, COM RENDA FAMILIAR PER CAPTA ATÉ R$90,00 (NOVENTA REAIS) MENSAIS, QUE POSSUAM SOB SUA RESPONSABILIDADE CRIANÇAS COM IDADE ENTRE 6 (SEIS) E 15 (QUINZE) ANOS, MATRICULADAS EM ESTABELECIMENTOS DE ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR, COM FREQUÊNCIA ESCOLAR IGUAL OU SUPERIOR A 85% (OITENTA E CINCO POR CENTO).

'A7 2º - PARA OS FINS DO § 1º, CONSIDERA-SE:

I - FAMÍLIA A UNIDADE NUCLEAR, EVENTUALMENTE AMPLIADA POR OUTROS INDIVÍDUOS QUE COM ELA POSSUAM LAÇOS DE PARENTESCO, QUE FORME UM GRUPO DOMÉSTICO, VIVENDO SOB O MESMO TETO E MANTENDO SUA ECONOMIA PELA CONTRIBUIÇÃO DE SEUS MEMBROS;

II - PARA ENQUADRAMENTO NA FAIXA ETÁRIA, A IDADE DA CRIANÇA, EM NÚMERO DE ANOS COMPLETADOS ATÉ O PRIMEIRO DIA DO ANO NO QUAL SE DARÁ A PARTICIPAÇÃO FINANCEIRA DO MUNICÍPIO EM CONJUNTO COM A UNIÃO FEDERAL; E

III - PARA DETERMINAÇÃO DA RENDA FAMILIAR PER CAPITA, A SOMA DOS RENDIMENTOS BRUTOS AUFERIDOS PELA TOTALIDADE DOS MEMBROS DA FAMÍLIA DIVIDIDA PELO NÚMERO DE SEUS MEMBROS.

'A7 3º - O PODER EXECUTIVO PODERÁ REAJUSTAR O LIMITE DE RENDA PER CAPITA FIXADO NO § 1º, DESDE QUE ATENDIDAS TODAS AS FAMÍLIAS COMPREENDIDAS NA FAIXA ORIGINAL.

ART. 2º - O PROGRAMA INSTITUÍDO POR ESTA LEI TEM COMO OBJETIVO INCENTIVAR A PERMANÊNCIA DAS CRIANÇAS BENEFICIÁRIAS NA REDE ESCOLAR DE ENSINO FUNDAMENTAL, POR MEIO DE AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS DE APOIO AOS TRABALHOS ESCOLARES, DE ALIMENTAÇÃO DE PRÁTICAS DESPORTIVAS E CULTURAIS EM HORÁRIO COMPLEMENTAR AO DAS AULAS.

'A7 1º - O PODER EXECUTIVO DEFINIRÁ AS AÇÕES ESPECÍFICAS A SEREM DESENVOLVIDAS OU PATROCINADAS PELA MUNICIPALIDADE PARA ATINGIMENTO DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA.

'A7 2º - AS DESPESAS DECORRENTES DO DISPOSTO NO § 1º DESTE ARTIGO CORRERÃO À CONTA DOS ORÇAMENTOS DOS ÓRGÃOS ENCARREGADOS DE SUA IMPLEMENTAÇÃO.

ART. 3º - FICA O PODER EXECUTIVO AUTORIZADO A FORMALIZAR A ADESÃO AO PROGRAMA NACIONAL DE RENDA MÍNIMA VINCULADO À EDUCAÇÃO - BOLSA-ESCOLA, INSTITUÍDO PELO GOVERNO FEDERAL.

'A7 1º - É O PODER EXECUTIVO IGUALMENTE AUTORIZADO A ASSUMIR, PERANTE A UNIÃO, AS RESPONSABILIDADES ADMINISTRATIVAS E FINANCEIRAS DECORRENTES DA ADESÃO AO REFERIDO PROGRAMA.

'A7 2º - COMPETE À SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DESEMPENHAR AS FUNÇÕES DE RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO EM DECORRÊNCIA DA ADESÃO AO PROGRAMA NACIONAL DE RENDA MÍNIMA VINCULADO À EDUCAÇÃO - BOLSA-ESCOLA.

ART. 4º - FICA INSTITUÍDO O CONSELHO DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL DO PROGRAMA DE GARANTIA DE RENDA MÍNIMA, COM AS SEGUINTES COMPETÊNCIAS:

I - ACOMPANHAR E AVALIAR EXECUÇÃO DAS AÇÕES DO PROGRAMA DEFINIDAS PELO PODER EXECUTIVO NA FORMA DO PREVISTO NO § 1º DO ART. 2º DESTA LEI.

II - APROVAR A RELAÇÃO DE FAMÍLIAS CADASTRADAS PELO PODER EXECUTIVO COMO BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA;

III - APROVAR OS RELATÓRIOS TRIMESTRAIS DE FREQÜÊNCIA ESCOLAR DAS CRIANÇAS BENEFICIÁRIAS;

IV - ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA NO CONTROLE DA EXECUÇÃO DO PROGRAMA NO ÂMBITO MUNICIPAL;

V - DESEMPENHAR AS FUNÇÕES RESERVADAS NO REGULAMENTO DO PROGRAMA NACIONAL DE RENDA MÍNIMA - BOLSA-ESCOLA;

VI - ELABORAR, APROVAR E MODIFICAR O SEU REGIMENTO INTERNO; E

VII - EXERCER OUTRAS ATRIBUIÇÕES ESTABELECIDAS EM NORMAS COMPLEMENTARES.

ART. 5º - O CONSELHO INSTITUÍDO NOS TERMOS DESTA LEI SERÁ COMPOSTO POR 6 (SEIS) MEMBROS REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL E DA SOCIEDADE CIVIL, NOMEADOS PELO PREFEITO, MEDIANTE INDICAÇÃO DOS SEGUINTES ÓRGÃOS E ENTIDADES:

I - UM REPRESENTANTE A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO;

II - UM REPRESENTANTE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO SOCIAL;

III - UM REPRESENTANTE DA SECRETARIA MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE;

IV - UM REPRESENTANTE DA ENTIDADE MÁXIMA, DE ÂMBITO MUNICIPAL, DAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DE BAIRROS;

V - UM REPRESENTANTE DA ENTIDADE MÁXIMA, DE ÂMBITO MUNICIPAL, DAS ASSOCIAÇÕES DE PAIS E ALUNOS;

VI - UM REPRESENTANTE DA ENTIDADE MÁXIMA, DE ÂMBITO MUNICIPAL, QUE CONGREGUE AS ASSOCIAÇÕES DE COMÉRCIO E SEGMENTOS EMPRESARIAIS.

PARÁGRAFO ÚNICO - A PARTICIPAÇÃO NO CONSELHO INSTITUÍDO NOS TERMOS DESTE ARTIGO NÃO SERÁ REMUNERADA, CONSTITUINDO-SE O EFETIVO EXERCÍCIO DA FUNÇÃO RELEVANTE SERVIÇO PRESTADO À COMUNIDADE.

ART. 6º - É ASSEGURADO AO CONSELHO DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL DO PROGRAMA DE GARANTIA DE RENDA MÍNIMA DE QUE TRATA ESTA LEI O ACESSO A TODA A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA AO EXERCÍCIO DE SUAS COMPETÊNCIAS.

ART. 7º - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

ART. 8º - REVOGAM-SE AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

CABO FRIO, 26 DE JUNHO DE 2001.

ALAIR FRANCISCO CORRÊA

PREFEITO

GABINETE DO PREFEITO

MENSAGEM Nº 006/2001

CABO FRIO, 26 DE JUNHO DE 2001.

EXCELENTÍSIMO SENHOR PRESIDENTE,

EXCELENTÍSSIMOS SENHORES VEREADORES,

TENHO A HONRA DE ENCAMINHAR À APRECIAÇÃO DESSA EGRÉGIA CASA DE LEIS, EM OBEDIÊNCIA AO QUE PRECEITUA A LEI ORGÂNICA MUNICIPAL, O PROJETO DE LEI QUE INSTITUI NO MUNICÍPIO O PROGRAMA DE GARANTIA DE RENDA MÍNIMA ASSOCIADO A AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS - BOLSA-ESCOLA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O PRESENTE PROJETO DE LEI TEM COMO OBJETIVO A IMPLANTAÇÃO, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, DAS MEDIDAS PRECONIZADAS PELO PROGRAMA NACIONAL DE RENDA MÍNIMA VINCULADA À EDUCAÇÃO BOLSA-ESCOLA, CRIADO ATRAVÉS DA LEI FEDERAL Nº 10.219, DE 11 DE ABRIL DE 2001.

O PROGRAMA BOLSA-ESCOLA, NA ESFERA MUNICIPAL VISA ALCANÇAR E BENEFICIAR AS FAMÍLIAS RESIDENTES NO MUNICÍPIO, CUJA RENDA PER CAPTA NÃO EXCEDA A R$90,00 (NOVENTA REAIS) MENSAIS E QUE POSSUAM SOB SUA RESPONSABILIDADE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM IDADE ENTRE 6 E 15 ANOS, DEVIDAMENTE MATRICULADOS EM ESTABELECIMENTOS DE ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR, E QUE COMPROVEM FREQÜÊNCIA ESCOLAR IGUAL OU SUPERIOR A 85% DA CARGA HORÁRIA.

OS RECURSOS PARA MANUTENÇÃO DO PROGRAMA SERÃO PROVIDOS MEDIANTE TRANSFERÊNCIA DA UNIÃO E COMPLEMENTADOS PELO MUNICÍPIO, QUANDO INSUFICIENTES, CABENDO AO PODER EXECUTIVO FORMALIZAR A ADESÃO, CONFORME OS TERMOS DA LEGISLAÇÃO APLICÁVEL, SENDO O ACOMPANHAMENTO REALIZADO ATRAVÉS DO CONSELHO COMPOSTO POR REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO E DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA.

CONSIDERANDO A NECESSIDADE DE RÁPIDA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA BOLSA-ESCOLA, UTILIZO-ME DA PRERROGATIVA DO ART. 38 DA LEI ORGÂNICA PARA SOLICITAR SEJA O PRESENTE PROJETO DE LEI APRECIADO POR ESSA CASA EM REGIME DE URGÊNCIA.

APROVEITO PARA REAFIRMAR A VOSSAS EXCELÊNCIAS MINHAS DEMONSTRAÇÕES DE ELEVADA CONSIDERAÇÃO.

ALAIR FRANCISCO CORRÊA

PREFEITO

AO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR

VEREADOR EDUARDO CORRÊA KITA

DD. PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
26/06/2001 09:00:00 APRESENTAÇÃO  TRAMITAÇÃO  Histórico: APRES. DO PROJ./NUMERAçAO - Complemento: PLE:0036-2001 - Observação: - Comissão: 
26/06/2001 09:00:06 REQUERIMENTO DE URGÊNCIA  TRAMITAÇÃO  Histórico: Requerimento de Urgência - Complemento: n. 1332001 - Observação: - Comissão: 
27/06/2001 09:00:08 ENVIADO AO PREFEITO  TRAMITAÇÃO  Histórico: Encaminhado ao Prefeito - Complemento: OFP 1572001 - Observação: - Comissão: 
29/06/2001 09:00:10 RECEBIDO DA PREFEITURA  RECEBIDO  Histórico: Recebido na Prefeitura - Complemento: SERGIO - Observação: - Comissão: 
Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
PLE_0036_2001_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON