PROJETO DE LEI: 0048/1999

Informações da matéria
Autor: MARCIO TRINDADE CORREA
Data: 09/12/1999
Visualizações:
Ementa

DISPOE SOBRE A CRIACAO DA AUTARQUIA MUNICIPAL SERVICO DE DESENVOLVIMENTO DE CABO FRIO - SECAF, AUTORIZA A EXTINCAO E LIQUIDACAO DA SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA QUE MENCIONA, E DA OUTRAS PROVIDENCIAS.

Justificativa

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 1

___________________________________________________________________________

PROJETO DE LEI Nº 0048/1999 EM 9 DE DEZEMBRO DE 1999

DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DA AUTARQUIA MUNICIPAL SERVIÇO DE

DESENVOLVIMENTO DE CABO FRIO - SECAF, AUTORIZA A EXTINÇÃO E

LIQUIDAÇÃO DA SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA QUE MENCIONA, E DÁ

OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO NO USO DE SUAS

ATRIBUIÇÕES LEGAIS,

R E S O L V E :

ART.1º FICA CRIADO O SERVIÇO DE DESENVOLVIMENTO DE CABO FRIO -

SECAF - ENTIDADE AUTÁRQUICA MUNICIPAL, DOTADA DE

PERSONALIDADE JURÍDICA DE DIREITO PÚBLICO, COM

ADMINISTRAÇÃO, PATRIMÔNIO E RECEITA PRÓPRIOS, VINCULADA

À SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS.

ART.2º A AUTARQUIA SECAF DESTINA-SE A EXECUTAR ATIVIDADES

TÍPICAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL, DENTRE AS

QUAIS O PLANEJAMENTO, A ELABORAÇÃO DE PROJETOS E A

EXECUÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO,

TAIS COMO:

I MANUTENÇÃO DE VIAS PÚBLICAS E RODOVIAS

MUNICIPAIS, CANALIZAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS, E

URBANIZAÇÃO DE VIAS E LOGRADOUROS PÚBLICOS;

II PLANEJAMENTO, PROJETO E EXECUÇÃO DE SERVIÇOS DE

COLETA DE LIXO, E SUA DESTINAÇÃO FINAL,

MANUTENÇÃO, LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DE VIAS E

LOGRADOUROS PÚBLICOS;

III CONSTRUÇÃO DE NÚCLEOS HABITACIONAIS POPULARES;

IV PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE EMPREENDIMENTOS

ESSENCIAIS À IMPLANTAÇÃO DE ESTRUTURA URBANA DO

MUNICÍPIO, DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO DO USO DO

SOLO E DE ZONEAMENTO URBANO;

(S18HREF. A 31/01/2005______________________________________________________________________________________________________________MRS (S10H

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 2

___________________________________________________________________________

V MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS, MÁQUINAS E VEÍCULOS

UTILIZADOS NA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS DE SUAS

ATRIBUIÇÕES;

VI IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DE SERVIÇOS DE

INFORMÁTICA;

VII PLANEJAMENTO, PADRONIZAÇÃO, ORGANIZAÇÃO,

ADMINISTRAÇÃO, GERENCIAMENTO, CONCESSÃO,

PERMISSÃO E LICENÇA PARA EXPLORAÇÃO OU

UTILIZAÇÃO, A QUALQUER TÍTULO, DE:

A TERMINAIS RODOVIÁRIOS;

B ESTACIONAMENTO;

C QUIOSQUES, COMÉRCIO AMBULANTE, INCLUSIVE O

INSTALADO EM VEÍCULOS OU REBOQUES, FIXOS OU

NÃO;

D DEMAIS ATIVIDADES EXERCIDAS POR TERCEIROS EM

ÁREAS PÚBLICAS;

IX ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DA POLÍTICA MUNICIPAL DE

TURISMO, QUE DEVERÁ TER POR BASE AS DIRETRIZES

TRAÇADAS NO PLANO DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DO

MUNICÍPIO DE CABO FRIO, A SER ELABORADO PELO

SECAF, OUVINDO-SE AS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DO

SETOR E ENTIDADES FEDERAIS E ESTADUAIS DA ÁREA, E

AINDA:

A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES

TURÍSTICAS, QUE SERVIRÁ DE BASE À CONFECÇÃO DO

CALENDÁRIO ANUAL DE INCENTIVO AO TURISMO;

(S18HREF. A 31/01/2005______________________________________________________________________________________________________________MRS (S10H

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 3

___________________________________________________________________________

B ELABORAÇÃO DO CALENDÁRIO ANUAL DE INCENTIVO AO

TURISMO, DO QUAL CONSTARÃO TODOS OS EVENTOS E

COMEMORAÇÕES A SEREM REALIZADOS NO MUNICÍPIO,

ASSIM COMO PROGRAMAS E CAMPANHAS DE INCENTIVO

AO TURISMO;

C PROMOÇÃO E EVENTOS TURÍSTICOS

EXTRAORDINÁRIOS;

D COOPERAÇÃO OU ASSOCIAÇÃO COM ÓRGÃOS FEDERAIS,

ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE INCENTIVO AO

TURISMO, BEM COMO, ORGANIZAÇÕES NÃO

GOVERNAMENTAIS, E ENTIDADES PRIVADAS, QUE

POSSUAM INTERESSES COMPATÍVEIS E ADEQUADOS À

POLÍTICA DE TURISMO DO MUNICÍPIO;

E EXERCER ATIVIDADES QUE FOMENTEM O

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE TURÍSTICA DO

MUNICÍPIO.

X PLANEJAMENTO, COORDENAÇÃO, IMPLANTAÇÃO E EXECUÇÃO

DE PROJETOS E ATIVIDADES RELATIVOS À DEFESA CIVIL,

INCLUINDO SERVIÇOS COMPLEMENTARES DE APOIO AOS

PRESTADOS PELAS DEMAIS ESFERAS DE PODER, NA FORMA

DA LEGISLAÇÃO PERTINENTE.

XI AUTORIZAÇÃO, MEDIANTE DELEGAÇÃO DO PODER

EXECUTIVO, PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO DOS SERVIÇOS

DE TRANSPORTE PÚBLICO, INSTALAÇÃO DE ENERGIA

ELÉTRICA, COLETA DE DEJETOS LÍQUIDOS E SÓLIDOS,

BEM COMO A SUPERVISÃO, QUANDO DA REALIZAÇÃO DE

EVENTOS OU COMEMORAÇÕES DE QUALQUER NATUREZA,

REALIZADOS EM ÁREA PÚBLICA OU PRIVADA, QUE PELA

SUA AMPLITUDE POSSAM OCASIONAR TRANSTORNOS A

TERCEIROS E DANOS AO MEIO AMBIENTE OU AO

PATRIMÔNIO PÚBLICO.

(S18HREF. A 31/01/2005______________________________________________________________________________________________________________MRS (S10H

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 4

___________________________________________________________________________

PARÁGRAFO ÚNICO NO CASO DE EVENTOS DE NATUREZA

PRIVADA, REALIZADOS POR EMPRESAS OU

ENTIDADES PARTICULARES, OS

INVESTIMENTOS E DESPESAS DECORRENTES

DA ATUAÇÃO DO SECAF DEVERÃO SER

RESSARCIDOS À AUTARQUIA.

ART.3º O SECAF SERÁ REGIDO POR ESTA LEI, PELO SEU REGIMENTO

INTERNO E PELAS DEMAIS NORMAS REGULAMENTARES

APLICÁVEIS.

ART.4º O MUNICÍPIO PODERÁ CELEBRAR CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO COM

O SECAF PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES INCLUÍDAS NA

COMPETÊNCIA DA AUTARQUIA.

ART.5º O SECAF PODERÁ, OBSERVADA A LEGISLAÇÃO APLICÁVEL,

CELEBRAR CONTRATOS, CONVÊNIOS E INSTRUMENTOS SIMILARES

COM PESSOAS JURÍDICAS DE DIREITO PÚBLICO OU PRIVADO,

OBJETIVANDO CUSTEAR OU EXECUTAR PROGRAMAS E PROJETOS

COMPATÍVEIS COM SEUS OBJETIVOS INSTITUCIONAIS.

ART.6º SÃO ÓRGÃOS DA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DO SECAF:

A A PRESIDÊNCIA;

B A VICE-PRESIDÊNCIA;

C A DIRETORIA DE PLANEJAMENTO OPERAÇÕES;

D A DIRETORIA DE TURISMO;

E A DIRETORIA DE SERVIÇOS URBANOS;

F A DIRETORIA FINANCEIRA;

G A DIRETORIA DE SERVIÇOS MÉDICOS;

H A DIRETORIA JURÍDICA.

(S18HREF. A 31/01/2005______________________________________________________________________________________________________________MRS (S10H

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 5

___________________________________________________________________________

§ 1º SÃO TITULARES DOS CARGOS DA ESTRUTURA

ADMINISTRATIVA DO SECAF, O PRESIDENTE, O

VICE-PRESIDENTE, E OS DIRETORES RESPECTIVOS;

§ 2º O TITULAR DO CARGO DE PRESIDENTE DA AUTARQUIA

SECAF TERÁ PRERROGATIVAS, DIREITOS E VANTAGENS

EQUIVALENTES AOS DE SECRETÁRIO MUNICIPAL.

ART.7º COMPETE AO PRESIDENTE DO SECAF:

A EXERCER, COM O AUXÍLIO DOS DEMAIS DIRETORES, A

DIREÇÃO SUPERIOR DA AUTARQUIA;

B REPRESENTAR A AUTARQUIA JUDICIAL E

EXTRA-JUDICIALMENTE, SENDO QUE EM JUÍZO POR

PROCURADOR HABILITADO;

C EXPEDIR ATOS PRÓPRIOS DA ATIVIDADE ADMINISTRATIVA

DO ÂMBITO DA AUTARQUIA;

D PROVER E DESPROVER OS CARGOS EFETIVOS DA ESTRUTURA

FUNCIONAL DA AUTARQUIA, BEM COMO DESIGNAR

SERVIDORES PARA O EXERCÍCIO DE FUNÇÃO GRATIFICADA;

E EXPEDIR ATOS REFERENTES À SITUAÇÃO FUNCIONAL DOS

SERVIDORES DA AUTARQUIA, NOS TERMOS DA LEI;

F CELEBRAR CONTRATOS, CONVÊNIOS, ACORDOS E AJUSTES

COM ENTIDADES PÚBLICAS OU PRIVADAS, NOS TERMOS DA

LEI;

G RESOLVER SOBRE REQUERIMENTOS, RECLAMAÇÕES OU

REPRESENTAÇÕES QUE LHE FOREM DIRIGIDOS EM MATÉRIA

DE COMPETÊNCIA DA AUTARQUIA;

(S18HREF. A 31/01/2005______________________________________________________________________________________________________________MRS (S10H

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 6

___________________________________________________________________________

H PRESTAR ANUALMENTE À CÂMARA MUNICIPAL, NO PRAZO DA

LEI, AS CONTAS REFERENTES AO EXERCÍCIO ANTERIOR, E

REMETÊ-LAS, DE IGUAL MODO, AO TRIBUNAL DE CONTAS.

§ 1º COMPETE AO VICE-PRESIDENTE:

A SUBSTITUIR O PRESIDENTE NAS SUAS AUSÊNCIAS E

IMPEDIMENTOS OCASIONAIS;

B EXECUTAR AS MISSÕES QUE LHE FOREM CONFIADAS

PELO PRESIDENTE;

C EXERCER OUTRAS ATIVIDADES QUE LHE FOREM

ATRIBUÍDAS PELO REGIMENTO INTERNO.

§ 2º COMPETE ÀS DIRETORIAS DO SECAF, ALÉM DE OUTRAS

ATRIBUIÇÕES REGIMENTAIS:

I DIRETORIA DE PLANEJAMENTO:

A PLANEJAR E REALIZAR ESTUDOS DE

VIABILIDADE DOS PROJETOS DAS ÁREAS DE

ATUAÇÃO DA AUTARQUIA;

B ELABORAR E AVALIAR OS PLANOS DE

INVESTIMENTO E OS PROJETOS TÉCNICOS, E

ACOMPANHAR A SUA EXECUÇÃO;

C ELABORAR A PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA ANUAL E

PLURIANUAL, COORDENAR E ACOMPANHAR A

EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO EM CADA

EXERCÍCIO.

(S18HREF. A 31/01/2005______________________________________________________________________________________________________________MRS (S10H

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 7

___________________________________________________________________________

II DIRETORIA DE OPERAÇÕES:

A COORDENAR E ACOMPANHAR A EXECUÇÃO DOS

PROJETOS E A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES

ESPECIAIS DA AUTARQUIA;

B COORDENAR OS DIVERSOS SETORES

OPERACIONAIS, VISANDO A MÁXIMA

EFICIÊNCIA NA REALIZAÇÃO DAS SUAS

ATIVIDADES;

C SUPERVISIONAR A EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS E

OBRAS SOB A RESPONSABILIDADE DA

AUTARQUIA.

III DIRETORIA DE TURISMO:

A PLANEJAR E ELABORAR OS PLANOS E

PROJETOS DA POLÍTICA MUNICIPAL DE

TURISMO;

B PROMOVER A DIVULGAÇÃO DO TURISMO

MUNICIPAL;

C PROMOVER E REALIZAR OS EVENTOS

TURÍSTICOS DO MUNICÍPIO.

IV DIRETORIA DE SERVIÇOS URBANOS:

A COORDENAR A EXECUÇÃO E SUPERVISIONAR A

REALIZAÇÃO DAS TAREFAS E ATRIBUIÇÕES DA

ÁREA DOS SERVIÇOS URBANOS A CARGO DA

AUTARQUIA;

B ACOMPANHAR DIUTURNAMENTE A EXECUÇÃO DAS

TAREFAS E ATRIBUIÇÕES DA ÁREA DE

SERVIÇOS URBANOS, AVALIANDO E

IDENTIFICANDO IMEDIATAMENTE EVENTUAIS

FALHAS DE ATUAÇÃO.

(S18HREF. A 31/01/2005______________________________________________________________________________________________________________MRS (S10H

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 8

___________________________________________________________________________

V DIRETORIA FINANCEIRA:

A REALIZAR AS ATIVIDADES DE OPERAÇÃO

FINANCEIRA E CONTÁBIL DA AUTARQUIA;

B ACOMPANHAR A REALIZAÇÃO DA RECEITA E

EXECUTAR TODAS AS FAZES DA DESPESA;

C EXECUTAR A CONCILIAÇÃO BANCÁRIA;

D EFETUAR PAGAMENTOS E CONTROLAR OS SALDOS

FINANCEIROS.

VI DIRETORIA DE SERVIÇOS MÉDICOS:

A EXERCER A COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO DO

ATENDIMENTO À SAÚDE DO PESSOAL DA

AUTARQUIA;

B ORIENTAR E COORDENAR A ATUAÇÃO DA

AUTARQUIA NA REALIZAÇÃO DE CAMPANHAS DE

SANEAMENTO BÁSICO.

VII DIRETORIA JURÍDICA:

A EXERCER A COORDENAÇÃO DAS ATIVIDADES

DE REPRESENTAÇÃO JUDICIAL DA

AUTARQUIA;

B EXERCER A CONSULTORIA

JURÍDICO-ADMINISTRATIVA, E ASSESSORAR

O PRESIDENTE NO CONTROLE DA LEGALIDADE

DOS ATOS DA AUTARQUIA;

C PROVER ASSESSORIA JURÍDICA AOS ÓRGÃOS

DA ESTRUTURA DA AUTARQUIA.

(S18HREF. A 31/01/2005______________________________________________________________________________________________________________MRS (S10H

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 9

___________________________________________________________________________

ART.8º FICAM CRIADOS NA ESTRUTURA BÁSICA DO SECAF, OS CARGOS

PÚBLICOS DESTINADOS A PROVER OS ÓRGÃOS MENCIONADOS NO

ART. 6º, CUJO VALOR DE REMUNERAÇÃO SERÁ ESTIPULADO POR

DECRETO DO EXECUTIVO.

ART.9º OS CARGOS PÚBLICOS CRIADOS POR ESTA LEI SÃO DE

PROVIMENTO EM COMISSÃO, DE LIVRE NOMEAÇÃO E EXONERAÇÃO

PELO CHEFE DO PODER EXECUTIVO, E DESTINAM-SE ÀS FUNÇÕES

DE DIREÇÃO E ASSESSORAMENTO SUPERIOR DOS ÓRGÃOS DA

ESTRUTURA DO SECAF.

ART.10 FICA O PODER EXECUTIVO AUTORIZADO A CRIAR POR DECRETO,

AS FUNÇÕES GRATIFICADAS NECESSÁRIAS A ATENDER ÀS

ATIVIDADES DE CHEFIA E ASSESSORAMENTO INTERMEDIÁRIO DO

ÂMBITO DA AUTARQUIA, QUE SOMENTE PODERÃO SER ATRIBUÍDAS

A SERVIDORES OCUPANTES DE CARGO EFETIVO.

ART.11 APLICA-SE AOS SERVIDORES DO SECAF O MESMO REGIME

JURÍDICO DOS SERVIDORES DO PODER EXECUTIVO.

ART.12 A FIM DE ASSEGURAR A REGULARIDADE DA PRESTAÇÃO E

REALIZAÇÃO DE SEUS SERVIÇOS E ATIVIDADES, FICA

AUTORIZADA A CONTRATAÇÃO POR TEMPO DETERMINADO, DE

PESSOAL DESTINADO A ATENDER AS NECESSIDADES TEMPORÁRIAS

DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO A CARGO DO SECAF, NA

FORMA DA LEI Nº 1.396, DE 27 DE MARÇO DE 1997, NO QUE

FOR APLICÁVEL.

ART.13 O PODER EXECUTIVO PODERÁ DISPOR, ATRAVÉS DE DECRETO,

SOBRE A ORGANIZAÇÃO, REORGANIZAÇÃO, DENOMINAÇÃO DE

CARGOS E FUNÇÕES, E ATRIBUIÇÕES DOS ÓRGÃOS INTEGRANTES

DA ESTRUTURA BÁSICA DA AUTARQUIA, PROMOVENDO O

REMANEJAMENTO, A EXTINÇÃO OU FUSÃO DE VAGAS DE EMPREGOS

EXISTENTES, E SUA TRANSFORMAÇÃO EM CARGOS DE PROVIMENTO

EFETIVO OU EM COMISSÃO, OU AINDA, EM FUNÇÕES

GRATIFICADAS, SEM AUMENTO DE DESPESA.

(S18HREF. A 31/01/2005______________________________________________________________________________________________________________MRS (S10H

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 10

___________________________________________________________________________

ART.14 É O PODER EXECUTIVO AUTORIZADO A TRANSFERIR PARA O

SECAF, UNICAMENTE PARA FINS DE ATENDER A

OPERACIONALIZAÇÃO INICIAL DA AUTARQUIA, OS SERVIDORES

MUNICIPAIS DE QUALQUER CATEGORIA OU REGIME JURÍDICO,

CONFORME A NECESSIDADE DO SERVIÇO.

PARÁGRAFO ÚNICO A TRANSFERÊNCIA DE PESSOAL NA

SITUAÇÃO PREVISTA NESTE ARTIGO SE

DARÁ MEDIANTE CESSÃO, SEM ÔNUS PARA O

SECAF, FORMALIZADA EM PROCEDIMENTO

ADMINISTRATIVO PRÓPRIO, E OCORRERÁ

PELO TEMPO NECESSÁRIO À FORMAÇÃO DO

QUADRO DE PESSOAL DA AUTARQUIA.

ART.15 O PATRIMÔNIO DA AUTARQUIA SECAF SERÁ CONSTITUÍDO DE:

I BENS MÓVEIS E IMÓVEIS;

II RENDIMENTOS DE APLICAÇÕES FINANCEIRAS, NA FORMA

DA LEI;

III AÇÕES E OUTROS TÍTULOS MOBILIÁRIOS;

IV DOAÇÕES E LEGADOS;

V OUTROS DIREITOS ATRIBUÍDOS POR LEI.

ART.16 FICA O PODER EXECUTIVO AUTORIZADO A ABRIR NO ORÇAMENTO

DO MUNICÍPIO PARA O CORRENTE EXERCÍCIO, CRÉDITO

ADICIONAL DE NATUREZA SUPLEMENTAR NO VALOR DE

R$1.000.000,00 (UM MILHÃO DE REAIS), A SER CONSIGNADO

EM PROGRAMAS E ATIVIDADES ESPECÍFICOS, NAS DOTAÇÕES

PRÓPRIAS DESTINADAS AO CUSTEIO DAS DESPESAS DE

IMPLANTAÇÃO DA AUTARQUIA.

ART.17 O REGIMENTO INTERNO DA AUTARQUIA SECAF SERÁ APROVADO

POR DECRETO DO PODER EXECUTIVO, DENTRO DE 60 (SESSENTA)

DIAS APÓS A PUBLICAÇÃO DESTA LEI.

(S18HREF. A 31/01/2005______________________________________________________________________________________________________________MRS (S10H

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 11

___________________________________________________________________________

ART.18 FICA O PODER EXECUTIVO AUTORIZADO A PROMOVER A EXTINÇÃO

DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE CABO FRIO - PROCAF,

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA DA QUAL O MUNICÍPIO DETÉM A

MAIORIA DO CAPITAL SOCIAL, CRIADA PELA LEI Nº 379, DE 5

DE NOVEMBRO DE 1981.

PARÁGRAFO ÚNICO NA FORMA DA LEGISLAÇÃO APLICÁVEL, O

PODER EXECUTIVO, OUVIDO O CONSELHO DE

ADMINISTRAÇÃO DA PROCAF, NOMEARÁ UM

LIQUIDANTE, BEM COMO O CONSELHO

FISCAL, QUE ASSUMIRÃO OS ENCARGOS

PREVISTOS EM LEI, FIXANDO-LHES AS

RESPECTIVAS ATRIBUIÇÕES E

HONORÁRIOS.

ART.19 DECRETADA A EXTINÇÃO DA PROCAF, OS BENS MÓVEIS E

IMÓVEIS INTEGRANTES DE SEU PATRIMÔNIO REVERTERÃO AO

MUNICÍPIO DE CABO FRIO, APÓS O PAGAMENTO DAS DÍVIDAS E

DEMAIS OBRIGAÇÕES CONTRAÍDAS, E DO RESSARCIMENTO DO

VALOR DAS AÇÕES DO SEU CAPITAL.

ART.20 ATÉ QUE SEJA CONCLUÍDO O PROCESSO DE EXTINÇÃO DA

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA COMPANHIA DE

DESENVOLVIMENTO DE CABO FRIO - PROCAF, NA FORMA DA

AUTORIZAÇÃO LEGISLATIVA, O PODER EXECUTIVO ATRIBUIRÁ AO

SECAF A EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS E ATIVIDADES QUE VÊM

SENDO REALIZADOS POR AQUELA ENTIDADE, RESSALVADAS AS

OBRIGAÇÕES CONTRATUAIS QUE POR SUA NATUREZA NÃO POSSAM

SER TRANSFERIDAS A TERCEIROS.

ART.21 OS ATUAIS CONTRATOS E CONVÊNIOS CELEBRADOS PELA PROCAF

SERÃO SUBMETIDOS À APRECIAÇÃO DO PRESIDENTE DO SECAF,

QUE SE MANIFESTARÁ QUANTO À RESCISÃO, DENÚNCIA OU

ADITAMENTO DAQUELES QUE ENTENDER INDISPENSÁVEIS AO

DESEMPENHO E REALIZAÇÃO DE SUAS ATIVIDADES E SERVIÇOS.

(S18HREF. A 31/01/2005______________________________________________________________________________________________________________MRS (S10H

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 12

___________________________________________________________________________

ART.22 APÓS COMPLETADOS OS PROCEDIMENTOS DE EXTINÇÃO DA

PROCAF, FICA O PODER EXECUTIVO AUTORIZADO A PROCEDER,

MEDIANTE DECRETO, À ALTERAÇÃO DA DENOMINAÇÃO DA

AUTARQUIA SECAF.

ART.23 ESTA LEI ENTRA EM VIGOR 30 (TRINTA) DIAS APÓS A SUA

PUBLICAÇÃO.

ART.24 REVOGAM-SE AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO FRIO, 9 DE DEZEMBRO DE 1999.

MÁRCIO TRINDADE CORRÊA

PRESIDENTE

SILAS RODRIGUES BENTO

VICE-PRESIDENTE

EDUARDO CORRÊA KITA

1º SECRETÁRIO

BRAZ BENEDITO ARCANJO FILHO

2º SECRETÁRIO

J U S T I F I C A T I V A

MENSAGEM Nº 017/99 CABO FRIO, 30 DE NOVEMBRO DE

1999.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE,

EXCELENTÍSSIMOS SENHORES VEREADORES,

TENHO A HONRA DE SUBMETER À INDISPENSÁVEL APRECIAÇÃO DESSA

CASA LEGISLATIVA, O INCLUSO PROJETO DE LEI QUE "DISPÕE SOBRE A

CRIAÇÃO DA AUTARQUIA MUNICIPAL SERVIÇO DE DESENVOLVIMENTO DE

CABO FRIO - SECAF, AUTORIZA A EXTINÇÃO E LIQUIDAÇÃO DA SOCIEDADE

(S18HREF. A 31/01/2005______________________________________________________________________________________________________________MRS (S10H

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 13

___________________________________________________________________________

DE ECONOMIA MISTA QUE MENCIONA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS."

A MEDIDA ORA PROPOSTA, OBJETIVA A INSTITUIÇÃO DE ENTIDADE DA

ADMINISTRAÇÃO INDIRETA, DA ESPÉCIE AUTARQUIA, DESTINADA A

EXECUTAR ATIVIDADES TÍPICAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL,

DENTRE AS QUAIS O PLANEJAMENTO, A ELABORAÇÃO DE PROJETOS E A

EXECUÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, ALÉM DE

OUTRAS ATRIBUIÇÕES ENUMERADAS NO VERTENTE PROJETO DE LEI.

A CRIAÇÃO DE SERVIÇOS DE DESENVOLVIMENTO DE CABO FRIO -

SECAF, ENTIDADE AUTÁRQUICA MUNICIPAL, DOTADA DE PERSONALIDADE

JURÍDICA DE DIREITO PÚBLICO, COM ADMINISTRAÇÃO, PATRIMÔNIO E

RECEITA PRÓPRIOS, E VINCULADA À SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E

SERVIÇOS PÚBLICOS, TEM COMO FINALIDADE PRECÍPUA A REALIZAÇÃO DE

ATIVIDADES, QUE NÃO CONVÉM AO PODER EXECUTIVO EXECUTAR ATAVÉS

DOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA.

A MOTIVAÇÃO FUNDAMENTAL PARA A CRIAÇÃO DA AUTARQUIA

MUNICIPAL SECAF, RESIDE EM QUE A NOVA ESTRUTURA DEVERÁ

SUBSTITUIR, DE MODO MAIS ADEQUADO E CONSENTÂNEO COM AS

REALIDADES DO ATUAL QUADRO ECONÔMICO, A SOCIEDADE DE ECONOMIA

MISTA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE CABO FRIO - PROCAF, CUJA

SITUAÇÃO FINANCEIRAS EXIGE PROVIDÊNCIAS FIRMES E URGENTES DE

PARTE DESTE GOVERNO.

A PRESENTE PROPOSIÇÃO, É RESULTADO DE ESTUDOS E AVALIAÇÕES

QUE FORAM INICIADOS DESDE OS PRIMEIROS MESES DESTE GOVERNO E

APROFUNDADOS AO LONGO DESTES TRÊS ANOS, FACE À SITUAÇÃO EM QUE

FOI ENCONTRADA A PROCAF, NO TOCANTE A DÍVIDAS ACUMULADAS AO

LONGO DE SUA EXISTÊNCIA.

A PROCAF, COMO É DE AMPLO CONHECIMENTO É UMA SOCIEDADE DE

ECONOMIA MISTA, DOTADA DE PERSONALIDADE JURÍDICA DO DIREITO

PRIVADO, CRIADA ATRAVÉS DA LEI Nº 379 DE 5 DE NOVEMBRO DE 1981,

DESTINADA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES E EXECUÇÃO DE SERVIÇOS DE

CARÁTER ECONÔMICO DE INTERESSE DO MUNICÍPIO.

COMO É DE AMPLO CONHECIMENTO, AS ENTIDADES DESSA NATUREZA,

TOMAM A FORMA DE SOCIEDADES ANÔNIMAS, E SÃO REGIDAS POR

LEGISLAÇÃO ESPECIAL, QUE TÊM SEU FUNDAMENTO NO ART. 173 DA

CONSTITUIÇÃO FEDERAL, QUE EM SEU § 1º, ESTABELECE, VERBIS:

"CF.

ART.173-

...................................................... .

§1º - A EMPRESA PÚBLICA, A SOCIEDADE DE ECONOMIA

MISTA E OUTRAS ENTIDADES QUE EXPLOREM ATIVIDADE

ECONÔMICA SUJEITAM-SE AO REGIME JURÍDICO PRÓPRIO

DAS EMPRESAS PRIVADAS, INCLUSIVE QUANTO ÀS

OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E TRIBUTÁRIAS.

§2º - AS EMPRESAS PÚBLICAS E AS SOCIEDADES DE

ECONOMIA MISTA, NÃO PODERÃO GOZAR DE PRIVILÉGIOS

FISCAIS NÃO EXTENSIVOS ÀS DO SETOR PRIVADO."

ISTO QUER SIGNIFICAR, QUE A PROCAF, NA FORMA COMO FOI

COSTITUÍDA ENQUADRA-SE PERFEITAMENTE NA DEFINIÇÃO DE SOCIEDADE

MERCANTIL - INDUSTRIAL, CUJO REGIME TRIBUTÁRIO É O MESMO

(S18HREF. A 31/01/2005______________________________________________________________________________________________________________MRS (S10H

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 14

___________________________________________________________________________

APLICÁVEL ÀS EMPRESAS PRIVADAS, OU SEJA; NÃO DETÉM AQUELA

ENTIDADE DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA MUNICIPAL QUALQUER

PRIVILÉGIO, SENDO, PELO CONTRÁRIO, PASSÍVEL DE TODA CARGA

TRIBUTÁRIA INCIDENTE SOBRE AS EMPRESAS PRIVADAS. EMBORA TENHA

COMO ATRIBUIÇÕES EXECUTAR OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS, POSSUI

TAMBÉM CARÁTER INDUSTRIAL, CONFORME SE VERIFICA NO TEXTO DA

LEGISLAÇÃO CRIADORA, BEM COMO DA INTERPRETAÇÃO DOS DISPOSITIVOS

DA LEI QUE REGE AS SOCIEDADES ANÔNIMAS.

CABE MENCIONAR, QUE DENTRE OS ENCARGOS E OBRIGAÇÕES HÁ MUITO

NÃO ADIMPLIDOS PELA PROCAF, RESSALTA O VOLUME DE SUAS DÍVIDAS

DECORRENTES DE CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS, COMO INSS, FGTS, PASEP E

FINSOCIAL, ALÉM DO IMPOSTO DE RENDA DE PESSOA JURÍDICA E DA

CONTRIBUIÇÃO SOCIAL SOBRE O LUCRO LÍQUIDO DAS EMPRESAS ÀS QUAIS

É ASSEMELHADA.

A TUDO ISSO, SOMA-SE A DÍVIDA COM A RECEITA ESTADUAL

RESULTANTE DO NÃO RECOLHIMENTO DO ICMS EM RELAÇÃO A PRODUÇÃO DA

FÁBRICA DE MANILHAS, CUJO MONTANTE VEM SENDO ACUMULADO NO

DECORRER DE TODOS ESSES ANOS.

FORÇOSO MENCIONAR, TAMBÉM, A DÍVIDA DECORRENTE DOS QUESTÕES

TRABALHISTAS, CUJO PAGAMENTO FOGE À SISTEMÁTICA DAS REQUISIÇÕES

POR PRECATÓRIOS JUDICIAIS, EM VIRTUDE DE A ENTIDADE NÃO GOZAR

DOS MESMOS PRIVILÉGIOS DA FAZENDA PÚBLICA.

EM QUE PESEM OS ESFORÇOS DA ATUAL DIRETORIA DA PROCAF NO

SENTIDO DE BUSCAR O PARCELAMENTO DAS DÍVIDAS JUNTO AOS DIVERSOS

CREDORES, A ATUAL SIRUAÇÃO DA COMPANHIA É DE INADIMPLÊNCIA E DE

DIFÍCIL RECUPERAÇÃO A SUA SAÚDE FINANCEIRA.

QUANTO AOS SERVIDORES, O PANORAMA EM NADA DIFERE DO ESTADO

DE COISAS ANTERIORMENTE MENCIONADO. DESDE A SUA CRIAÇÃO ATÉ OS

DIAS DE HOJE, A PROCAF JAMAIS INSTITUIU REGULARMENTE QUADRO

PRÓPRIO DE PESSOAL, FUNCIONANDO SEMPRE COM SERVIDORES CEDIDOS

PELO PODER EXECUTIVO, OU CONTRATADOS POR TEMPO DETERMINADO, QUE

AO FINAL DO PRAZO PERMANECERAM IRREGULARMENTE NO EMPREGO, DAÍ

RESULTANDO A NULIDADE DOS CONTRATOS, NOS TERMOS DO § 2º DO ART.

37 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, SENDO, TAL FATO, OBJETO DE

PROVIDÊNCIAS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO, QUE APÓS INSPEÇÃO

ORDINÁRIA DETERMINOU A INSTAURAÇÃO DE TOMADAS DE CONTAS

ESPECIAL, REFERENTE ÀS INDENIZAÇÕES PAGAS INDEVIDAMENTE.

DESSE MODO, CONSIDERANDO A SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRA A

PROCAF, PODE-SE AFIRMAR SEM RECEIO DE ERRO, QUE A ENTIDADE

ATRAVESSA SITUAÇÃO QUE APONTA PARA REMOTA POSSIBILIDADE DE

RECUPERAÇÃO FINANCEIRA, EM ESTADO COMPARÁVEL AO DE FALÊNCIA, SÓ

NÃO OCORRENDO TAL FATO, EM RAZÃO DA SUA NATUREZA DE ENTIDADE

VINCULADA AO PODER PÚBLICO, E CONTEMPLADA PELAS EXCEÇÕES DA LEI

QUE REGE AS SOCIEDADES ANÔNIMAS.

VALE RESSALTAR, QUE DUAS SÃO AS RAZÕES PRINCIPAIS QUE

RECOMENDAM A EXTINÇÃO DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE CABO

FRIO - PROCAF; A PRIMEIRA, O IMENSO PASSIVO DA ENTIDADE E A

INEXISTÊNCIA DE ATIVOS FINANCEIROS OU DE PATRIMÔNIO CAPAZ DE

FAZER FRENTE ÀS DÍVIDAS; A SEGUNDA É O FATO DE QUE, EM

DECORRÊNCIA DA SUA PERSONALIDADE JURÍDICA DE SOCIEDADE DE

ECONOMIA MISTA, AS SUAS DÍVIDAS SÓ TENDEM AUMENTAR E A

COMPROMETER O EQUILÍBRIO FINANCEIRO DOS SEUS NEGÓCIOS, EM

DETRIMENTO, NUMA ÚLTIMA ANÁLISE, DAS FINANÇAS DO MUNICÍPIO, SEU

SÓCIO MAJORITÁRIO E GARANTIDOR FINAL.

(S18HREF. A 31/01/2005______________________________________________________________________________________________________________MRS (S10H

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 15

___________________________________________________________________________

EM SENTIDO DIAMETRALMENTE OPOSTO, A ENTIDADE AUTÁRQUICA

SECAF, CUJA CRIAÇÃO ORA É PROPOSTA A ESSA CASA DE LEIS, EMBORA

DESTINANDO-SE A EXECUTAR GRANDE PARTE DAS ATRIBUIÇÕES DA PROCAF,

NÃO INCIDE NAS MESMAS SITUAÇÕES DE SUJEIÇÃO TRIBUTÁRIA, POSTO

QUE GOZA INTEGRALMENTE DAS MESMAS IMUNIDADES E ISENÇÕES

CONCEDIDAS PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E PELO CÓDIGO TRIBUTÁRIO

NACIONAL, SENDO TAMBÉM CONSIDERADA COMO FAZENDA PÚBLICA PARA INS

PROCESSUAIS CÍVEIS E TRABALHISTAS.

ESTAS, SENHOR PRESIDENTE E SENHORES VEREADORES, OS

FUNDAMENTOS BASILARES DA MÁTERIA CONSTANTE DESTE PROJETO DE LEI,

QUE ETOU CERTO MERECERÁ A ACURADA E SEMPRE PERCUCIENTE ANÁLISE

DOS ILUSTRES EDIS QUE HONRAM ESSE EGRÉGIO COLEGIADO

LEGISLATIVO.

VALHO-ME DA OPORTUNIDADE PARA REAFIRMAR A V. EXAS. MINHAS

AFIRMAÇÕES DE ELEVADA ADMIRAÇÃO E APREÇO.

ATENCIOSAMENTE,

ALAIR FRANCISCO CORRÊA

PREFEITO

AO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR

VEREADOR MÁRCIO TRINDADE CORRÊA

DD. PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO.

(S18HREF. A 31/01/2005______________________________________________________________________________________________________________MRS (S10H

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
09/12/1999 09:00:00 APRESENTAÇÃO  TRAMITAÇÃO  Histórico: APRES. DO PROJ./NUMERAçAO - Complemento: - Observação: - Comissão: 
14/12/1999 09:00:04 REQUERIMENTO DE URGÊNCIA  TRAMITAÇÃO  Histórico: Requerimento de Urgência - Complemento: 02081999 - Observação: - Comissão: 
15/12/1999 09:00:06 ENVIADO AO PREFEITO  TRAMITAÇÃO  Histórico: Encaminhado ao Prefeito - Complemento: 01471999 - Observação: - Comissão: 
Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
PLE_0048_1999_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON