PASSA A DENOMINAR-SE BENEDITO OLIVEIRA, O HOSPITAL MUNICIPAL SITUADO EM AQUARIUS, 2. DISTRITO DO MUNICIPIO DE CABO FRIO.
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 1
___________________________________________________________________________
PROJETO DE LEI Nº 0014/1999 EM 11 DE JUNHO DE 1999
PASSA A DENOMINAR-SE BENEDITO OLIVEIRA, O HOSPITAL MUNICIPAL
SITUADO EM AQUÁRIUS, 2º DISTRITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.
A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO NO USO DE SUAS
ATRIBUIÇÕES LEGAIS,
R E S O L V E :
ART.1º PASSA A DENOMINAR-SE HOSPITAL BENEDITO OLIVEIRA, O
HOSPITAL MUNICIPAL SITUADO EM AQUÁRIUS, 2º DISTRITO DO
MUNICÍPIO DE CABO FRIO.
ART.2º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
ART.3º REVOGAM-SE AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.
SALA DAS SESSÕES, 11 DE JUNHO DE 1999.
ACYR SILVA DA ROCHA
VEREADOR - AUTOR
J U S T I F I C A T I V A
EM 1º DE OUTUBRO DE 1944, NASCIA EM ARAÇÁ, 2º DISTRITO DE CABO FRIO, UM VARÃO REGISTRADO COM O NOME DE BENEDITO OLIVEIRA.
ALI, COMO TANTOS MENINOS, VIVEU A SUA INFÂNCIA COM A ALEGRIA PRÓPRIA DA IDADE. COMO OS DEMAIS, APÓS AS AULAS E AS BRINCADEIRAS, AJUDAVA NOSUSTENTO FAMILIAR,TRABALHANDO NA LAVOURA, MARCANDO DESDE A TENRA IDADE AS SUAS MÃOS COM O MANEJAR DIÁRIO DA ENXADA E DA FOICE. IGUAL A TANTOS OUTROS, VIVIA NAS TERRAS DOS GRANDES LATIFUNDIÁRIOS.
UM DIA, COMO NA CONQUISTA DOS GRANDES "ELDORADOS", ARAÇÁ RECEBEU A NOTÍCIA DE QUE UM POVOADO ESTAVA SE FORMANDO LÁ PARA AS BANDAS DA PONTE CAÍDA, EM BARRA DE SÃO JOÃO, COM O NOME DE ÍNDIOS. ALI, HAVIA PESCA ABUNDANTE, BOA LAVOURA E SOBRETUDO TERRA PARA CADA UM ERGUER A SUA MORADIA. ERAM OS INCENTIVOS PARA A GRANDE MUDANÇA.
PARA O NOVO POVOADO, MUDOU-SE A FAMÍLIA, COM OS FILHOS BENEDITO E ISALTINO. LEVAVA EM SUA BAGAGEM, MAIS DO QUE ESPERANÇAS, A CHAMA DE SERVIR SEM JAMAIS SE HABITUAR, A FICAR INSENSÍVEL ANTE AS AFLIÇÕES DO PRÓXIMO.
DEPOIS DE MUITA LUTA, ERGUIDA A CASINHA, ASSENTADA DEFINITIVAMENTE A FAMÍLIA, O JOVEM BENEDITO ARRANJOU UMA COLOCAÇÃO COMO SERVENTE NO SAMDU DE CABO FRIO. ERA COMO SE A MÃO
INVISÍVEL DO DESTINO, FOSSE O MESTRE QUE IRIA DESPERTAR EM BENEDITO, MAIS AINDA, O QUE ESTAVA ENRAIZADO EM SEU ESPÍRITO. A PERFEITA HARMONIA DO SERVIR COMEÇAVA A SE FORMAR. COM HUMILDADE, COM CORREÇÃO PROFISSIONAL, TORNOU-SE BENQUISTO DOS FUNCIONÁRIOS E DOS MÉDICOS ALI LOTADOS. A VIDA NÃO ERA FÁCIL! NOS ÍNDIOS NÃO HAVIA POSTO DE SAÚDE OU FARMÁCIA PARA ATENDER A COMUNIDADE QUE CRESCIA A CADA DIA. COM OS PROBLEMAS SE MULTIPLICANDO E A CARÊNCIA DE RECURSOS DE TODA ORDEM, BENEDITO, DE TANTO OUVIR E TESTEMUNHAR OS DRAMAS QUE SE DESENROLAVAM, TORNOU-SE UM VERDADEIRO ASSISTENTE SOCIAL. ERA O MÉDICO, O FARMACÊUTICO, O ENFERMEIRO E ATÉ MESMO O CONSELHEIRO NA PRIMITIVA LOCALIDADE.
TODOS RECORRIAM A BENEDITO NAS HORAS DE AFLIÇÃO OU PARA SOLUÇÃO DE ALGUMA SITUAÇÃO EM CABO FRIO. ERA ELE O ELO DE LIGAÇÃO COM O SERVIÇO PÚBLICO NO MUNICÍPIO, NO ENCAMINHAMENTO DA POPULAÇÃO DO NOVO BAIRRO.
"MARIA, ESTÁ NA HORA DE APANHAR O ÔNIBUS PARA CABO FRIO! O DIA MARCADO PARA VOCÊ TER NENÉM É HOJE. - ESTOU PRONTA MARIDO.
VÁ CHAMAR O COMPADRE BENÉ, QUE EU SÓ VOU COM ÊLE!" ERAM CENAS QUE SE REPETIAM NOS ÍNDIOS. LEMBRAR BENEDITO É TER A VISÃO DO SER HUMANO, EM SUAS MAIS VARIADAS NATUREZAS, DESTACANDO EM TAL PAISAGEM A PRÓPRIA PRESENÇA. SABIA MARIA, SABIAM OS MORADORES DOS ÍNDIOS QUE BENÉ CUIDARIA DÊLES. COM SEUS GESTOS, COM O SENTIMENTO DE GRATIDÃO DE TANTAS PESSOAS, FOI SENDO ESCRITA UMA VERDADEIRA HISTÓRIA DE SOLIDARIEDADE, TALVEZ SEM PASSAGENS EMPOLGANTES, MAS UM VERDADEIRO E FASCINANTE DEPOIMENTO DE QUEM PROVOU TODAS AS DORES E TODAS AS AMARGURAS DO SEU SEMELHANTE.
POR MUITOS ANOS ZELOU PELOS AMIGOS, TORNANDO-SE "APÓSTOLO SOCIAL" DOS ÍNDIOS, HOJE SANTO ANTONIO.
AS CAMPANHAS DE VACINAÇÃO, JÁ EM SANTO ANTONIO, PELOS ÓRGÃOS DE SAÚDE, TINHAM SEMPRE A ORIENTAÇÃO SEGURA DE BENEDITO, COM SUA HUMILDADE CATIVANTE. NENHUM PASSO ERA DADO EM SANTO ANTONIO, PELOS SETORES PÚBLICOS, PELOS SEUS HABITANTES, SEM A PRESENÇA DE BENÉ. MAS, SANTO ANTONIO CRESCENDO, RAPIDAMENTE SE CONSOLIDANDO, PRECISAVA DE AMPARO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. O ESFORÇO, O TRABALHO DOS SEUS HABITANTES NÃO ERAM SUFICIENTES PARA DAR AO BAIRRO, AS MELHORIAS PLEITEADAS. BENÉ COMPREENDEU QUE PRECISAVA DAR FORÇA POLÍTICA AOS SEUS MORADORES, PESO ELEITORAL À COMUNIDADE PARA QUE AS REIVINDICAÇÕES FOSSEM ATENDIDAS. ASSIM É
QUE, EM 1970, INGRESSA NA POLÍTICA. VIU, COM O PASSAR DO TEMPO, O ACERTO DE SUA ATITUDE. FOI PELA POLÍTICA, PELA FORÇA ELEITORAL QUE SANTO ANTONIO FOI GRADATIVAMENTE TENDO CONQUISTAS. FOI CONSTRUÍDA SUA PRIMEIRA ESCOLA, INSTALADO O POSTO DE SAÚDE, E O JARDIM DE INFÂNCIA O SONHO REALIZADO DE TANTAS CRIANÇAS. A URBANIZAÇÃO CHEGAVA, COM RUAS CALÇADAS, ESTRADAS ENSAIBRADAS, MAS SOBRETUDO, SANTO ANTONIO ALCANÇOU COM O SEU MAIS SIGNIFICATIVO MARCO, O RESPEITO DAS AUTORIDADES MUNICIPAIS PARA COM O BAIRRO: HOJE, SANTO ANTONIO É UMA AGRADÁVEL REALIDADE. A SUA ESCOLA É MARAVILHOSA, O POSTO DE SAÚDE FOI AMPLIADO, OUTROS SERVIÇOS DE INTERESSE COLETIVO FORAM IMPLEMENTADOS, E, ATÉ UMA RÁDIO FAZ PARTE DO CENÁRIO URBANO DE SANTO ANTONIO. SIMPLES,GENEROSO, BENÉ ATRAVESSOU O TEMPO COM IDEAIS TÃO LONGÍNQUOS E IMPROVÁVEIS. E FOI UM VITORIOSO, POIS, NÃO TINHA A QUE RENUNCIAR, A NÃO SER A RIQUEZA, AO ORGULHO, A OSTENTAÇÃO.
NAS CAMPANHAS, POR SUA CORREÇÃO, PELO ATENDIMENTO AO SEU POVO, BENÉ TORNOU-SE O MAIOR CABO ELEITORAL DE CABO FRIO.
TRABALHO TÃO SINCERO E HONESTO QUE GRANJEOU O RESPEITO E ADMIRAÇÃO DE TODOS OS SEGMENTOS POLÍTICOS DE CABO FRIO. BENEDITO SEMPRE TEVE COMPORTAMENTO DIGNO, NA VIDA PÚBLICA OU PARTICULAR.
A MORTE OCOLHEU EM MEIO À MISSÃO DE AJUDAR, DE PARTILHAR. DEIXOU POUCA COISA, QUASE NADA, MAS NOS LEGOU UM FIRME E GRANDIOSO DESEJO DE COMPREENSÃO DA VIDA, DE TAL FORMA SIMPLES, MANSO, QUE ATÉ NOS FALTA O ENTENDIMENTO, PROFUNDAMENTE HUMANO, NOS GESTOS,
NOS ATOS, NO SEGREDO DE SUAS PAIXÕES, BENEDITO OLIVEIRA, INESTIMÁVEL E PRECIOSO AMIGO, EXEMPLO DE CONSCIÊNCIA JUSTA A SERENA, INSTANTE DOS MAIS NOBRES DE UM HOMEM EM SUA CAMINHADA.
NO DIA DO SEU VELÓRIO, O PASTOR DA IGREJA BATISTA, NOVO EM SANTO ANTONIO, AFIRMAVA EM SUAS PALAVRAS: "EU NUNCA VI EM MINHA VIDA UM ACONTECIMENTO CERCADO DE TANTO CARINHO, DE TANTO RESPEITO COMO ESTE. EU NUNCA VI TANTOS HOMENS CHORANDO, TANTAS PESSOAS TRISTES, CABISBAIXAS, PESAROSAS, COMO NESTA HORA. O SENHOR BENÉ DEVE TER SIDO UM BOM HOMEM! REFLETIMOS - FOI MAIS PASTOR. NÃO APENAS BOM HOMEM, FOI MARAVILHOSO, AMIGO CORRETO, VIVEU PARA
SERVIR". E NAQUELE MOMENTO TRISTE DE SAUDADE, EM PROFUNDA REFLEXÃO, FIZ-ME UMA PERGUNTA: "SERÁ QUE TEMOS MERECIDO A AMIZADE, O AMOR DE UMA PESSOA TÃO GRANDIOSA? - NÃO SEI, REALMENTE NÃO SEI. O QUE SEI, É QUE SINTO UMA ALEGRIA MUITO GRANDE EM TER SIDO AMIGO E AMADO POR BENEDITO OLIVEIRA".
FITANDO O SEU ROSTO, BUSCANDO AS LEMBRANÇAS, PARECIA COMO UM LIVRO, NO QUAL NÃO SE LIAM VIRTUDES QUE NÃO FOSSEM PURAS. ASSIM,DE BENEDITO, NOS RESTA A IMAGEM CLARA, NÍTIDA, DE UMA VIDA MARCADA COMO POR SONS DE ETERNIDADE, DO QUE EXISTE DE MAIOR ENTRE OS HUMILDES. COMO HONRA E GRATIDÃO. FELIZ É AQUELE QUE NASCEU PARA SERVIR, E SERVIR FOI A ESTRELA GUIA DE BENEDITO OLIVEIRA.
SALA DAS SESSÕES, 11 DE JUNHO DE 1999.
ACYR SILVA DA ROCHA
VEREADOR - AUTOR