PROJETO DE LEI: 0331/2025

Informações da matéria
Autor: LUIS GERALDO SIMAS DE AZEVEDO
Data: 16/10/2025
Visualizações:
Array
Ementa

AUTORIZA A CRIAÇÃO EMERGENCIAL DA TABELA DIFERENCIADA E O PROGRAMA FILA ZERO NA SAÚDE, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.

Justificativa

A CRIAÇÃO EMERGENCIAL DA TABELA DIFERENCIADA E DO PROGRAMA FILA ZERO NA SAÚDE SE FAZ NECESSÁRIA PARA GARANTIR O ACESSO RÁPIDO E EFICIENTE DA POPULAÇÃO DE CABO FRIO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE. COM A COMPLEMENTAÇÃO FINANCEIRA DOS VALORES FIXADOS NA TABELA SUS NACIONAL, SERÁ POSSÍVEL AGILIZAR O ATENDIMENTO E REDUZIR AS FILAS DE ESPERA,GARANTINDO UM ATENDIMENTO DE QUALIDADE E RESPEITANDO OS PRINCÍPIOS DO SUS. ESSA MEDIDA VISA MELHORAR A EFICIÊNCIA DO SISTEMA DE SAÚDE MUNICIPAL E GARANTIR O DIREITO À SAÚDE DE TODOS OS CIDADÃOS.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
08/10/2025 11:06:40 CADASTRADO 
AGENTE: LUIS GERALDO SIMAS DE AZEVEDO
CADASTRADO   
08/10/2025 12:37:16 ARQUIVO PESQUISA  NADA CONSTA   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

LUIS GERALDO

VEREADOR(A)

REP

Autor

Corpo da matéria

ART. 1º FICA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL AUTORIZADO A INSTITUIR EM CARÁTER EXCEPCIONAL E EMERGENCIAL A TABELA DIFERENCIADA E O PROGRAMA FILA ZERO NA SAÚDE, PARA EFEITO DE COMPLEMENTAÇÃO FINANCEIRA DOS VALORES FIXADOS NA TABELA SUS NACIONAL, PARA REMUNERAÇÃO DE EXAMES, CONSULTAS E DEMAIS PROCEDIMENTOS A SEREM PRESTADOS POR ENTIDADES DE DIREITO PRIVADO QUE VENHAM A ATUAR EM CARÁTER COMPLEMENTAR AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, COM VISTAS A AMPLIAÇÃO DA COBERTURA ASSISTENCIAL À POPULAÇÃO MEDIANTE, O INCREMENTO E FORTALECIMENTO DA REDE MUNICIPAL DE ATENÇÃO À SAÚDE, DENOMINADA TABELA SUS-CABO FRIO.

ART. 2º A TABELA DIFERENCIADA DEVERÁ SER INSTITUÍDA MEDIANTE DECRETO APÓS APROVAÇÃO PELO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE COM VISTAS A MITIGAR OS EFEITOS DA FILA DE ESPERA PARA ATENDIMENTOS CONSISTINDO EM UMA DAS AÇÕES PREVISTAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE NO MUNICÍPIO.

'A7 1º OS VALORES DA TABELA DIFERENCIADA PODERÃO SER ALTERADOS, TOTAL OU PARCIALMENTE, MEDIANTE PROPOSIÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E APROVAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE, NOS CASOS EM QUE HOUVER ALTERAÇÃO NA TABELA SUS NACIONAL OU QUANDO HOUVER NECESSIDADE, OPORTUNIDADE OU CONVENIÊNCIA, COM O INTUITO DE MANTER O EQUILÍBRIO ENTRE MEIOS (REMUNERAÇÃO) E FINS (ENCARGOS) E VIABILIZAR O PLENO ATENDIMENTO À SAÚDE DA POPULAÇÃO E O RESPEITO AO PRINCÍPIO DA RESOLUBILIDADE, PREVISTO NO ARTIGO 7º, INCISO XII, DA LEI FEDERAL Nº 8.080/1990.

'A7 2º A TABELA SUS-CABO FRIO NÃO SE APLICARÁ A EVENTUAIS CONTRATOS OU CREDENCIAMENTOS EM CURSO AO TEMPO DA PUBLICAÇÃO DO DECRETO A QUE SE REFERE O CAPUT DO PRESENTE ARTIGO, DEVENDO SER OBSERVADA A REGRA VIGENTE AO TEMPO DE CADA CONTRATO, CONVÊNIO OU CREDENCIAMENTO.

'A7 3º OS VALORES DA TABELA DIFERENCIADA SERÃO DEFINIDOS A PARTIR DE AMPLA E PERMANENTE PESQUISA DE PREÇOS DE MERCADO QUE LEVE EM CONSIDERAÇÃO OS CUSTOS EFETIVOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE A SEREM PRESTADOS NO TERRITÓRIO, A QUANTIDADE DE VAGAS A SEREM OFERTADAS E AS DISPONIBILIDADES ORÇAMENTÁRIO-FINANCEIRAS MUNICIPAIS, DENTRE OUTROS FATORES DETERMINANTES DA PRECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS.

ART. 3º EVENTUAIS PARTICULARES JÁ CREDENCIADOS COMO PRESTADORES SUS NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, JÁ INTEGRANTES DA REDE COMPLEMENTAR, PODERÃO PARTICIPAR DE EVENTUAIS NOVOS CHAMAMENTOS PÚBLICOS DESTINADOS À FORMAÇÃO DE NOVO BANCO DE PRESTADORES COM BASE NA TABELA DIFERENCIADA A QUE SE REFERE A PRESENTE LEI, FICANDO OBRIGADOS, NO ENTANTO, A CUMPRIR AS OBRIGAÇÕES PRETÉRITAS JÁ ASSUMIDAS PERANTE A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL POR FORÇA DE CREDENCIAMENTOS, CONTRATOS E/OU CONVÊNIOS ANTERIORES, NOS TERMOS DO ARTIGO 5º, XXXVI, DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA.

PARÁGRAFO ÚNICO. NOS CHAMAMENTOS PÚBLICOS DESTINADOS À FORMAÇÃO DE BANCO DE PRESTADORES COM BASE NA TABELA DIFERENCIADA, DEVERÁ SER PRIORIZADA, EM IGUALDADE DE CONDIÇÕES, A CONTRATAÇÃO DE PESSOAS JURÍDICAS ESTABELECIDAS NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, COM VISTAS À VALORIZAÇÃO DA ECONOMIA LOCAL E À MAIOR EFETIVIDADE NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS.

ART. 4º A COMPLEMENTAÇÃO FINANCEIRA A QUE SE REFERE A PRESENTE LEI DEVERÁ SER PAGA POR MEIO DE RECURSOS PRÓPRIOS MUNICIPAIS, SENDO VEDADA A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS PARA ESTA FINALIDADE.

ART. 5º AS DESPESAS DECORRENTES DESTA LEI CORRERÃO À CONTA DE DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS PRÓPRIAS, REFORÇADAS POR CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR, CASO NECESSÁRIO.

ART. 6º A TABELA DIFERENCIADA (TABELA SUS-CABO FRIO) PODERÁ SER REVOGADA A QUALQUER TEMPO, MEDIANTE DECRETO DO CHEFE DO EXECUTIVO, DESDE QUE PRECEDIDA DE PARECER FAVORÁVEL DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE E COMUNICAÇÃO FORMAL À CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, ATRAVÉS DA COMISSÃO PERMANENTE DE FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA, CONTROLE E ORÇAMENTO E A COMISSÃO PERMANENTE DE SAÚDE E BEM ESTAR SOCIAL, COM ANTECEDÊNCIA MÍNIMA DE 15 (QUINZE) DIAS CORRIDOS, SALVO EM CASO DE CALAMIDADE PÚBLICA RECONHECIDA POR DECRETO.

ART. 7º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON