PROJETO DE LEI: 0007/1999

Informações da matéria
Autor: MARCIO TRINDADE CORREA
Data: 30/03/1999
Visualizações:
Ementa

DISPOE SOBRE O REGIME DE CONCESSAO DE SERVICOS E DE OBRAS PUBLICAS E DE PERMISSAO DA PRESTACAO DE SERVICOS PUBLICOS PREVISTO NO ART. 175 DA CONSTITUICAO FEDERAL, E DA OUTRAS PROVIDENCIAS.

Justificativa

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 1

___________________________________________________________________________

PROJETO DE LEI Nº 0007/1999 EM 30 DE MARÇO DE 1999

DISPÕE SOBRE O REGIME DE CONCESSÃO DE SERVIÇOS E DE OBRAS

PÚBLICAS E DE PERMISSÃO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS

PREVISTO NO ART. 175 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, E DÁ OUTRAS

PROVIDÊNCIAS.

A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, POR SEUS

REPRESENTANTES LEGAIS, APROVA E, EU SANCIONO A PRESENTE LEI:

I N C O N S T I T U C I O N A L

===============================

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

ART.1º AS CONCESSÕES DE SERVIÇOS PÚBLICOS E DE OBRAS PÚBLICAS

E AS PERMISSÕES DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE ÂMBITO

MUNICIPAL REGER-SE-ÃO PELOS TERMOS DO ART. 175 DA

CONSTITUIÇÃO FEDERAL, PELAS NORMAS DESTA LEI E PELAS

CLÁUSULAS DOS RESPECTIVOS CONTRATOS.

PARÁGRAFO ÚNICO A CONCESSÃO E A PERMISSÃO DE OBRAS E

SERVIÇOS PÚBLICOS SERÃO OUTORGADOS,

EM CADA CASO, PELO PREFEITO DO

MUNICÍPIO.

ART.2º PARA OS FINS DESTA LEI, CONSIDERA-SE:

I PODER CONCEDENTE OU PERMITENTE: O MUNICÍPIO DE

CABO FRIO;

II CONCESSÃO DE SERVIÇO PÚBLICO: A DELEGAÇÃO

CONTRATUAL, PELO PODER CONCEDENTE, DA PRESTAÇÃO

DE SERVIÇOS PÚBLICOS, MEDIANTE LICITAÇÃO, NA

MODALIDADE DE CONCORRÊNCIA, À PESSOA JURÍDICA OU

CONSÓRCIO DE EMPRESAS QUE DEMONSTRE CAPACIDADE

PARA SEU DESEMPENHO, POR SUA CONTA E RISCO E POR

PRAZO DETERMINADO;

III CONCESSÃO DE OBRA PÚBLICA: A DELEGAÇÃO

CONTRATUAL, PELO PODER CONCEDENTE, DA CONSTRUÇÃO,

TOTAL OU PARCIAL, CONSERVAÇÃO, REFORMA, AMPLIAÇÃO

OU MELHORAMENTO DE QUAISQUER OBRAS DE INTERESSE

PÚBLICO, MEDIANTE LICITAÇÃO, NA MODALIDADE DE

CONCORRÊNCIA À PESSOA JURÍDICA OU CONSÓRCIO DE

EMPRESAS QUE DEMONSTRE CAPACIDADE PARA SEU

DESEMPENHO, POR SUA CONTA E RISCO E POR PRAZO

(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 2

___________________________________________________________________________

DETERMINADO, DE FORMA QUE O INVESTIMENTO DA

CONCESSIONÁRIA SEJA REMUNERADO E AMORTIZADO PELA

EXPLORAÇÃO DA OBRA;

IV PERMISSÃO DE SERVIÇO PÚBLICO: A DELEGAÇÃO, A

TÍTULO PRECÁRIO, MEDIANTE LICITAÇÃO, NA

MODALIDADE DE CONCORRÊNCIA, DA PRESTAÇÃO DE

SERVIÇOS PÚBLICOS, PELO PODER PERMITENTE À PESSOA

JURÍDICA OU CONSÓRCIO DE EMPRESAS QUE DEMONSTRE

CAPACIDADE PARA SEU DESEMPENHO, POR SUA CONTA E

RISCO.

ART.3º O PRAZO DO CONTRATO DE CONCESSÃO NÃO PODERÁ EXCEDER A

25 (VINTE E CINCO) ANOS, PERMITIDA A PRORROGAÇÃO, POR

UMA SÓ VEZ E, NO MÁXIMO, POR IGUAL PERÍODO, DESDE QUE

COMPROVADA A PRESTAÇÃO ADEQUADA DO SERVIÇO.

PARÁGRAFO ÚNICO O PRAZO DA CONCESSÃO DEVE ATENDER AO

INTERESSE PÚBLICO E ÀS NECESSIDADES

EXIGIDAS PELO VALOR DO INVESTIMENTO,

VISANDO À JUSTA REMUNERAÇÃO DO

CAPITAL INVESTIDO, AO EQUILÍBRIO

ECONÔMICO-FINANCEIRO DO CONTRATO E À

MODICIDADE TARIFÁRIA.

ART.4º A CONCESSÃO DE OBRA E SERVIÇO PÚBLICO E A PERMISSÃO DE

SERVIÇO PÚBLICO, SUBORDINADAS À EXISTÊNCIA DE INTERESSE

PÚBLICO, IMPORTAM NA PERMANENTE FISCALIZAÇÀO DO PODER

CONCEDENTE OU PERMITENTE.

ART.5º TODA A CONCESSÃO OU PERMISSÃO DE SERVIÇO PÚBLICO DEVERÁ

SER PRECEDIDA DE DECRETO DO PODER EXECUTIVO OU, NAS

HIPÓTESES PREVISTA NESTA LEI, POR ATO EDITADO PELO

PODER CONCEDENTE OU PERMITENTE, PUBLICADO PREVIAMENTE

AO EDITAL DE LICITAÇÃO, QUE JUSTIFIQUE A CONVENIÊNCIA

DE SUA OUTORGA, INDIQUE AS DIRETRIZES BÁSICAS PARA O

REGULAMENTO DO SERVIÇO E DA RESPECTIVA CONCORRÊNCIA E

CARACTERIZE SEU OBJETO, ÁREA E PRAZO.

PARÁGRAFO ÚNICO A OUTORGA DE CONCESSÃO OU DE

PERMISSÃO DE SERVIÇO PÚBLICO, NÃO

TERÁ CARÁTER DE EXCLUSIVIDADE, SALVO

NO CASO DE INVIABILIDADE TÉCNICA OU

ECONÔMICA JUSTIFICADA NO ATO A QUE SE

REFERE O CAPUT DESTE ARTIGO.

ART.6º A CONCESSÃO OU PERMISSÃO DE SERVIÇO PÚBLICO DE

TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS SERÁ FORMALIZADA

MEDIANTE CONTRATO, MANTIDAS AUTOMATICAMENTE, PELO PRAZO

DE QUINZE ANOS, PRORROGÁVEL UMA ÚNICA VEZ, AS ATUAIS

PERMISSÕES E AUTORIZAÇÕES.

PARÁGRAFO ÚNICO APLICA-SE ÀS PERMISSÕES, NO QUE

(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 3

___________________________________________________________________________

COUBER, O DISPOSTO NESTA LEI.

CAPÍTULO II

DO SERVIÇO ADEQUADO

ART.7º TODA CONCESSÃO OU PERMISSÃO PRESUPÕE A PRESTAÇÃO DE

SERVIÇO ADEQUADO AO PLENO ATENDIMENTO DOS USUÁRIOS,

CONFORME ESTABELECIDO NESTA LEI, NAS NORMAS PERTINENTES

E NO RESPECTIVO CONTRATO.

§ 1º SERVIÇO ADEQUADO É O QUE SATISFAZ AS CONDIÇÕES

DE REGULARIDADE, CONTINUIDADE, EFICIÊNCIA,

SEGURANÇA, ATUALIDADE, GENERALIDADE, CORTESIA NA

SUA PRESTAÇÃO E MODICIDADE DAS TARIFAS.

§ 2º A ATUALIDADE COMPREENDE A MODERNIDADE DAS

TÉCNICAS, DO EQUIPAMENTO E DAS INSTALAÇÕES E A

SUA CONSERVAÇÃO, BEM COMO A MELHORIA E EXPANSÃO

DO SERVIÇO.

§ 3º NÃO SE CARACTERIZA COMO DESCONTINUIDADE DO

SERVIÇO A SUA INTERRUPÇÃO EM SITUAÇÃO DE

EMERGÊNCIA OU APÓS PRÉVIO AVISO, QUANDO MOTIVADA

POR RAZÕES DE ORDEM TÉCNICA OU DE SEGURANÇA DAS

INSTALAÇÕES, RESULTANTES DE CASO FORTUITO E

FORÇA MAIOR, DESDE QUE OBSERVADAS AS NORMAS

REGULAMENTARES DO SERVIÇO EDITADAS PELO PODER

CONCEDENTE OU PERMITENTE.

CAPÍTULO III

DOS DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS USUÁRIOS

ART.8º SÃO DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS USUÁRIOS:

I RECEBER SERVIÇO ADEQUADO;

II RECEBER DO PODER CONCEDENTE E DA CONCESSIONÁRIA

INFORMAÇÕES PARA A DEFESA DE INTERESSES

INDIVIDUAIS OU COLETIVOS;

III OBTER E UTILIZAR O SERVIÇO, COM LIBERDADE DE

ESCOLHA, OBSERVADAS AS NORMAS DO PODER

CONCEDENTE;

IV LEVAR AO CONHECIMENTO DO PODER PÚBLICO E DA

(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 4

___________________________________________________________________________

CONCESSIONÁRIA AS IRREGULARIDADES DE QUE TENHAM

CONHECIMENTO, REFERENTES AO SERVIÇO PRESTADO;

V COMUNICAR ÀS AUTORIDADES COMPETENTES OS ATOS

ILÍCITOS PRATICADOS PELA CONCESSIONÁRIA NA

PRESTAÇÃO DO SERVIÇO;

VI CONTRIBUIR PARA A PERMANÊNCIA DAS BOAS CONDIÇÕES

DOS BENS PÚBLICOS ATRAVÉS DOS QUAIS LHES SÃO

PRESTADOS OS SERVIÇOS.

CAPÍTULO IV

DA POLÍTICA TARIFÁRIA

ART.9º A POLÍTICA TARIFÁRIA SERÁ SEMPRE DITADA BUSCANDO

HARMONIZAR A EXIGÊNCIA DA PRESTAÇÃO E MANUTENÇÃO DO

SERVIÇO ADEQUADO COM A JUSTA REMUNERAÇÃO DA

CONCESSIONÁRIA OU PERMISSIONÁRIA.

ART.10 A TARIFA DO SERVIÇO PÚBLICO CONCEDIDO OU PERMITIDO SERÁ

FIXADO PELO PREÇO DA PROPOSTA VENCEDORA DA LICITAÇÃO E

PRESERVADA PELAS REGRAS DE REVISÃO PREVISTAS NESTA LEI,

NO EDITAL E NO CONTRATO.

§ 1º OS CONTRATOS DEVERÃO PREVER MECANISMOS DE

REAJUSTE E REVISÃO DAS TARIFAS, A FIM DE

MANTER-SE O EQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO,

CABENDO A DECISÃO FINAL QUANTO À REVISÃO DOS

SERVIÇOS EM GERAL AO PREFEITO DO MUNICÍPIO.

§ 2º RESSALVADOS OS IMPOSTOS SOBRE A RENDA, A

CRIAÇÃO, ALTERAÇÃO OU EXTINÇÃO DE QUAISQUER

TRIBUTOS OU ENCARGOS LEGAIS, APÓS A APRESENTAÇÃO

DA PROPOSTA, QUANDO COMPROVADA A REPERCUSSÃO

SOBRE O CUSTO DO SERVIÇO, IMPLICARÁ A REVISÃO DA

TARIFA, PARA MAIS OU PARA MENOS, CONFORME O

CASO.

§ 3º HAVENDO ALTERAÇÃO UNILATERAL DO CONTRATO QUE

AFETE O SEU INICIAL EQUILÍBRIO

ECONÔMICO-FINANCEIRO, O PODER CONCEDENTE DEVERÁ

RESTABELECÊ-LO, CONCOMITANTEMENTE À ALTERAÇÃO.

ART.11 SOMENTE SERÁ ADMITIDA A OUTORGA DE SUBSÍDIOS PELO PODER

CONCEDENTE OU PERMITENTE QUANDO, COMPROVADAMENTE, A

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CARÁTER ESSENCIAL FOR

ECONOMICAMENTE INVIÁVEL, E DESDE QUE OBSERVADO O

SEGUINTE:

(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 5

___________________________________________________________________________

I A COMPROVAÇÃO MENCIONADA NO CAPUT DESTE ARTIGO

DAR-SE-Á ATRAVÉS DE PARECER TÉCNICO-FINANCEIRO

FUNDAMENTADO EXARADO PELO ÓRGÃO COMPETENTE DO

PODER EXCECUTIVO, QUE DEVERÁ DEMONSTRAR,

CABALMENTE, A INVIABILIDADE DA CONCESSÃO SEM A

OUTORGA DO SUBSÍDIO E INDICAR A SUA QUANTIFICAÇÃO

MÁXIMA EXIGIDA, SENDO SUBMETIDO À APROVAÇÃO DO

PREFEITO MUNICIPAL.

II A POSSIBILIDADE DE OUTORGA DE SUBSÍDIO DEPENDERÁ

DE PRÉVIA AUTORIZAÇÃO LEGISLATIVA, DEVENDO O

PODER EXECUTIVO CONSIGNAR NOS ORÇAMENTOS ANUAIS

DO MUNICÍPIO, DURANTE O PRAZO TOTAL DE CONCESSÃO

DO BENEFÍCIO, DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS SUFICIENTES

À COBERTURA DAS OBRIGAÇÕES ASSUMIDAS;

III O SUBSÍDIO NÃO PODERÁ IMPORTAR EM GARANTIA DE

RECEITA MÍNIMA À CONCEASSIONÁRIA OU

PERMISSIONÁRIA, VISANDO, EXCLUSIVAMENTE, A

ASSEGURAR A JUSTA REMUNERAÇÃO DA CONCESSIONÁRIA

OU PERMISSIONÁRIA E A MODICIDADE DA TARIFA PAA O

USUÁRIO, SEM ELIMINAR O RISCO PELA EXPLORAÇÃO DA

CONCESSÃO OU PERMISSÃO;

IV É VEDADA A OUTORGA DE SUBSÍDIO NÃO PREVISTO NO

EDITAL E QUE SE ESTENDA POR PERÍODO SUPERIOR AO

ESTABELECIDO NO CONTRATO DE CONCESSÃO OU

PERMISSÃO.

ART.12 NO ATENDIMENTO ÀS PECULIARIDADES DO SERVIÇO PÚBLICO,

PODERÁ O PODER CONCEDENTE PREVER, EM FAVOR DA

CONCESSIONÁRIA OU PERMISSIONÁRIA, NO EDITAL DE

LICITAÇÃO, A POSSIBILIDADE DE EXPLORAÇÃO DE OUTRAS

FONTES DE RECEITAS ALTERNATIVAS, COMPLEMENTARES,

ACESSÓRIAS OU DE PROJETOS ASSOCIADOS, COM OU SEM

EXCLUSIVIDADE, SEMPRE COM VISTAS A FAVORECER A

MODICIDADE DAS TARIFAS, OBSERVADO O DISPOSTO NO ARTIGO

18, § 6º, INCISO II, DESTA LEI.

ART.13 O SUBSÍDIO A QUE SE REFERE O ART. 11 E AS FONTES DE

RECEITA PREVISTAS NO ART. 12 SERÃO OBRIGATORIAMENTE

CONSIDERADOS PARA A AFERIÇÃO DA EQUAÇÃO INICIAL

DEFINIDORA DO EQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO DO

CONTRATO.

ART.14 AS TARIFAS PODERÃO SER DIFERENCIADAS EM FUNÇÃO DAS

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS E DOS CUSTOS ESPECÍFICOS

PROVENIENTES DO ATENDIMENTO A DISTINTOS SEGMENTOS DE

(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 6

___________________________________________________________________________

USUÁRIOS.

ART.15 A CONCESSÃO DE GRATUIDADE E O SEU EXERCÍCIO EM SERVIÇO

PÚBLICO, PRESTADO DE FORMA INDIRETA, FICAM SUBORDINADOS

AO SEU AUTOMÁTICO E IMEDIATO CUSTEIO, PRESERVANDO,

DESSE MODO, O EQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO DO

CONTRATO.

ART.16 A GRATUIDADE EM SERVIÇO PÚBLICO, PRESTADO DE FORMA

INDIRETA, SEMPRE EXECUTADA DE FORMA MENOS ONEROSA PARA

A DELEGATÁRIA, SERÁ EXERCIDA NOS SERVIÇOS PÚBLICOS

REGULARES OU CONVENCIONAIS, SALVO SE INEXISTIR OFERTA

DESSES SERVIÇOS, QUANDO ENTÃO PODERÁ SER EXERCIDA NOS

SERVIÇOS ESPECIAIS.

CAPÍTULO V

DA LICITAÇÃO

ART.17 TODA CONCESSÃO DE SERVIÇO PÚBLICO E TODA PERMISSÃO DE

SERVIÇO PÚBLICO SERÁ OBJETO DE PRÉVIA LICITAÇÃO, NOS

TERMOS DA LEGISLAÇÃO PRÓPRIA E DESTA LEI, COM

OBSERVÂNCIA DOS PRINCÍPIOS DA LEGALIDADE, PUBLICIDADE,

RAZOABILIDADE, COMPETITIVIDADE, IGUALDADE, DO

JULGAMENTO POR CRITÉRIOS OBJETIVOS E DA VINCULAÇÃO AO

INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO.

ART.18 SERÁ ADOTADO UM DOS SEGUINTES TIPOS DE LICITAÇÃO,

PREVIAMENTE ESTABELECIDO NO EDITAL:

I O MENOR VALOR DA TARIFA DO SERVIÇO A SER

PRESTADO;

II A MAIOR OFERTA, NOS CASOS DE PAGAMENTO AO PODER

CONCEDENTE OU PERMITENTE, PELA OUTORGA DA

CONCESSÃO OU PERMISSÃO;

III A COMBINAÇÃO DOS TIPOS REFERIDOS NOS INCISOS I E

II DESTE ARTIGO;

IV MELHOR PROPOSTA TÉCNICA, COM O VALOR DA TARIFA

FIXADO NO EDITAL;

V MELHOR PROPOSTA EM RAZÃO DA COMBINAÇÃO DE

PROPOSTA TÉCNICA E DE OFERTA DE PAGAMENTO PELA

OUTORGA; OU

VI MELHOR OFERTA DE PAGAMENTO PELA OUTORGA APÓS

QUALIFICAÇÃO DE PROPOSTAS TÉCNICAS.

(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 7

___________________________________________________________________________

§ 1º ENTENDE-SE POR MENOR TARIFA, NO CASO DE ADOÇÃO

DO TIPO DE LICITAÇÃO MENCIONADO NO INCISO I, O

MENOR DESEMBOLSO PELO USUÁRIO E/OU PELO PODER

CONCEDENTE OU PERMITENTE, A TÍTULO DE MENOR

SUBSÍDIO.

§ 2º ENTENDE-SE POR MELHOR OFERTA DE PAGAMENTO O

MAIOR VALOR OFERECIDO AO PODER CONCEDENTE OU

PERMITENTE, NA HIPÓTESE DE SUBSÍDIO MÍNIMO,

AQUELA EM QUE A PROPOSTA OFERTE AS MELHORES

CONDIÇÕES FINANCEIRAS PARA O CUMPRIMENTO DAS

OBRIGAÇÕES DO PODER CONCEDENTE OU PERMITENTE.

§ 3º QUANDO ADOTADO O TIPO DE LICITAÇÃO PREVISTO NO

INCISO III O EDITAL DEVERÁ PREVER REGRAS E

FÓRMULAS PRECISAS PARA AVALIAÇÃO

ECONÔMICO-FINANCEIRA.

§ 4º NOS CASOS DE ADOÇÃO DOS TIPOS DE LICITAÇÃO

MENCIONADOS NOS INCISOS IV, V E VI, O EDITAL

CONTERÁ PARÂMETROS E EXIGÊNCIAS PARA FORMULAÇÃO

DE PROPOSTAS TÉCNICAS, PARA FINS DE JULGAMENTO

TÉCNICO, NA HIPÓTESE DOS INCISOS IV E V, E, NA

HIPÓTESE DO INCISO VI, COMO REQUISITO DE

QUALIFICAÇÃO TÉCNICA, QUE SERÁ OBJETO DE

AVALIAÇÃO MÍNIMA, PARA EFEITO DE SUA ACEITAÇÃO

OU NÃO, NA FASE DE HABILITAÇÃO.

§ 5º NO CASO DE PREVISÃO DE SUBSÍDIOS SERÁ

CONSIDERADO COMO PARÂMETRO DE DESIGUALAÇÃO O

CRONOGRAMA DE REDUÇÃO OFERECIDO PELA LICITANTE

QUE RESULTE EM MAIOR ECONOMIA PARA O ERÁRIO

MUNICIPAL.

§ 6º SERÃO DESCLASSIFICADAS AS PROPOSTAS QUE:

I FOREM MANIFESTAMENTE INEXEQUÍVEIS OU

FINANCEIRAMENTE INCOMPATÍVEIS COM OS

OBJETIVOS DA LICITAÇÃO;

II NECESSITEM, PARA SUA VIABILIZAÇÃO, DE

VANTAGENS OU SUBSÍDIOS QUE NÃO ESTEJAM

PREVIAMENTE AUTORIZADOS EM LEI, PREVISTOS

NO EDITAL E À DISPOSIÇÃO DE TODOS OS

CONCORRENTES;

III QUANDO DE ENTIDADE ESTATAL ALHEIA À ESFERA

POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO PODER

CONCEDENTE OU PERMITENTE, NECESSITE DE

VANTAGENS OU SUBSÍDIOS DO PODER PÚBLICO

(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 8

___________________________________________________________________________

CONTROLADOR DA REFERIDA ENTIDADE;

IV COTAREM VALORES SIMBÓLICOS, IRRISÓRIOS OU

IGUAIS A ZERO;

V NÃO ATENDEREM ÀS EXIGÊNCIAS DO EDITAL;

VI CONTIVEREM VANTAGEM OU PREÇO BASEADO EM

OFERTAS DOS DEMAIS LICITANTES.

ART.19 O EDITAL DE LICITAÇÃO SERÁ ELABORADO PELO PODER

CONCEDENTE OU PERMITENTE, OBSERVADOS OS CRITÉRIOS E AS

NORMAS GERAIS DA LEGISLAÇÃO PRÓPRIA SOBRE LICITAÇÕES E

CONTRATOS, E CONTERÁ ESPECIALMENTE:

I O OBJETO, METAS E PRAZO DA CONCESSÃO OU

PERMISSÃO;

II A DESCRIÇÃO DAS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS À

PRESTAÇÃO ADEQUADA DO SERVIÇO;

III OS PRAZOS PARA RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS,

JULGAMENTO DA LICITAÇÃO E ASSINATURA DO

CONTRATO;

IV PRAZO, LOCAL E HORÁRIO EM QUE SERÃO FORNECIDOS

AOS INTERESSADOS, OS DADOS, ESTUDOS E PROJETOS

NECESSÁRIOS À ELABORAÇÃO DOS ORÇAMENTOS E

APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS;

V OS CRITÉRIOS E A RELAÇÃO DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS

PARA A AFERIÇÃO DA CAPACIDADE TÉCNICA, DA

IDONEIDADE FINANCEIRA E DA REGULARIDADE JURÍDICA

E FISCAL;

VI AS POSSÍVEIS FONTES DE RECEITAS ALTERNATIVAS,

COMPLEMENTARES OU ACESSÓRIAS, BEM COMO AS

PROVENIENTES DE PROJETOS ASSOCIADOS E A EVENTUAL

OUTORGA DE SUBSÍDIO;

VII OS DIREITOS E OBRIGAÇÕES DO PODER CONCEDENTE OU

PERMITENTE E DA CONCESSIONÁRIA OU PERMISSIONÁRIA

EM RELAÇÃO A ALTERAÇÕES E EXPANSÕES A SEREM

REALIZADAS NO FUTURO, PARA GARANTIR A

CONTINUIDADE DA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO;

VIII OS CRITÉRIOS DE REAJUSTE E REVISÃO DA TARIFA;

IX OS CRITÉRIOS, INDICADORES, FÓRMULAS E PARÂMETROS

A SEREM UTILIZADOS NO JULGAMENTO TÉCNICO E

ECONÔMICO-FINANCEIRO DA PROPOSTA, PARA FINS DE

(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 9

___________________________________________________________________________

HABILITAÇÃO OU CLASSIFICAÇÃO;

X AS CONDIÇÕES DE LIDERANÇA DA EMPRESA

RESPONSÁVEL, NA HIPÓTESE EM QUE FOR PERMITIDA A

PARTICIPAÇÃO DE EMPRESAS EM CONSÓRCIO;

XI O PRAZO FIXADO PELO PODER CONCEDENTE OU

PERMITENTE PARA A VALIDADE DAS PROPOSTAS;

XII NOS CASOS DE CONCESSÃO, A MINUTA DO RESPECTIVO

CONTRATO, QUE CONTERÁ AS CLÁUSULAS ESSENCIAIS

REFERIDAS NO ART. 24 DESTA LEI, QUANDO

APLICÁVEIS;

XIII NOS CASOS DE PERMISSÃO, OS TERMOS DO CONTRATO DE

ADESÃO A SER FIRMADO.

ART.20 QUANDO PERMITIDA, NA LICITAÇÃO, A PARTICIPAÇÃO DE

EMPRESAS EM CONSÓRCIO, OBSERVAR-SE-ÃO AS SEGUINTES

NORMAS:

I COMPROVAÇÃO DE COMPROMISSO, PÚBLICO OU

PARTICULAR, DE CONSTITUIÇÃO DE CONSÓRCIO,

SUBSCRITO PELAS CONSORCIADAS;

II INDICAÇÃO DA EMPRESA RESPONSÁVEL PELO CONSÓRCIO;

III APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS NOS INCISOS

V E XIII DO ARTIGO ANTERIOR POR PARTE DE CADA

CONSORCIADA;

IV IMPEDIMENTO DE PARTICIPAÇÃO DE EMPRESAS

CONSORCIADAS NA MESMA LICITAÇÃO POR INTERMÉDIO DE

MAIS DE UM CONSÓRCIO OU ISOLADAMENTE.

§ 1º O LICITANTE VENCEDOR FICA OBRIGADO A PROMOVER,

ANTES DA CELEBRAÇÃO DO CONTRATO, A CONSTITUIÇÃO

E REGISTRO DO CONSÓRCIO, NOS TERMOS DO

COMPROMISSO REFERIDO NO INCISO I DESTE ARTIGO.

§ 2º A EMPRESA LÍDER DO CONSÓRCIO É A RESPONSÁVEL

PERANTE O PODER CONCEDENTE OU PERMITENTE PELO

CUMPRIMENTO DO CONTRATO, SEM PREJUÍZO DA

RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA DAS DEMAIS

CONSORCIADAS.

ART.21 É FACULTADO AO PODER CONCEDENTE OU PERMITENTE, DESDE

QUE PREVISTO NO EDITAL, NO INTERESSE DO SERVIÇO A SER

CONCEDIDO OU PERMITIDO, DETERMINAR QUE O LICITANTE

VENCEDOR, NO CASO DE CONSÓRCIO, SE CONSTITUA EM EMPRESA

ANTES DA CELEBRAÇÃO DO CONTRATO, COM SEU OBJETO SOCIAL

(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 10

___________________________________________________________________________

RESTRITO À EXPLORAÇÃO DA CONCESSÃO OU PERMISSÃO.

ART.22 NAS LICITAÇÕES PARA CONCESSÃO E PERMISSÃO DE SERVIÇOS

PÚBLICOS, OU AUTORES OU RESPONSÁVEIS ECONOMICAMENTE

PELOS PROJETOS BÁSICOS E EXECUTIVO PODEM PARTICIPAR,

DIRETA OU INDIRETAMENTE, DA LICITAÇÃO OU DA EXECUÇÃO DE

OBRAS OU SERVIÇOS.

ART.23 É ASSEGURADA A QUALQUER PESSOA A OBTENÇÃO DE CERTIDÃO

SOBRE ATOS, CONTRATOS, DECISÕES OU PARECERES RELATIVOS

À LICITAÇÃO OU ÀS PRÓPRIAS CONCESSÕES.

CAPÍTULO VI

DO CONTRATO

ART.24 SÃO CLÁUSULAS ESSENCIAIS DO CONTRATO AS RELATIVAS:

I AO OBJETO, À ÁREA E O PRAZO DA CONCESSÃO OU DA

PERMISSÃO;

II AO MODO, FORMA E CONDIÇÕES DE PRESTAÇÃO DO

SERVIÇO;

III AOS CRITÉRIOS, INDICADORES, FÓRMULAS E

PARÂMETROS PRECISOS DEFINIDORES DA QUALIDADE DO

SERVIÇO, E PERIODICIDADE DE SUA AFERIÇÃO PELO

PODER CONCEDENTE OU PERMITENTE;

IV AO PREÇO DO SERVIÇO E AOS CRITÉRIOS E

PROCEDIMENTOS PARA O REAJUSTE E A REVISÃO DAS

TARIFAS;

V AOS DIREITOS, GARANTIAS E OBRIGAÇÕES DO PODER

CONCEDENTE OU PERMITENTE E DA CONCESSIONÁRIA OU

PERMISSIONÁRIA, INCLUSIVE OS RELACIONADOS ÀS

PREVISÍVEIS NECESSIDADES DE FUTURA ALTERAÇÃO E

EXPANSÃO DO SERVIÇO E CONSEQUENTE MORDENIZAÇÃO,

APERFEIÇOAMENTO E AMPLIAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS E

DAS INSTALAÇÕES;

VI AOS DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS PARA

OBTENÇÃO E UTILIZAÇÃO DO SERVIÇO;

VII À FORMA DE FISCALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES, DOS

EQUIPAMENTOS, DOS MÉTODOS E PRÁTICAS DE EXECUÇÃO

DO SERVIÇO, BEM COMO A INDICAÇÃO DOS ÓRGÃOS

COMPETENTES PARA EXERCÊ-LA;

VIII ÀS PENALIDADES CONTRATUAIS E ADMINISTRATIVAS A

QUE SE SUJEITA A CONCESSIONÁRIA OU

PERMISSIONÁRIA E SUA FORMA DE APLICAÇÃO.

(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 11

___________________________________________________________________________

IX AOS CASOS DE EXTINÇÃO DE CONCESSÃO OU

PERMISSÃO;

X AOS CRITÉRIOS PARA O CÁLCULO E A FORMA DE

PAGAMENTO DAS INDENIZAÇÕES DEVIDAS À

CONCESSIONÁRIA, QUANDO FOR O CASO;

XI ÀS CONDIÇÕES PARA PRORROGAÇÃO DO CONTRATO;

XII À OBRIGATORIEDADE, FORMA E PERIODICIDADE DA

PRESTAÇÀO DE CONTAS DA CONCESSIONÁRIA AO PODER

CONCEDENTE OU PERMITENTE;

XIII À EXIGÊNCIA DA PUBLICAÇÃO DE DEMONSTRAÇÕES

FINANCEIRAS PERIÓDICAS DA CONCESSIONÁRIA OU

PERMISSIONÁRIA; E

XIV AO FORO E AO MODO AMIGÁVEL DE SOLUÇÃO DAS

DIVERGÊNCIAS CONTRATUAIS.

PARÁGRAFO ÚNICO AS CLÁUSULAS OBRIGATÓRIAS ENUMERADAS

NESTE ARTIGO NÃO EXCLUEM OUTRAS

PECULIARES AO OBJETO DA CONCESSÃO OU

PERMISSÃO.

ART.25 OS CONTRATOS RELATIVOS À CONCESSÃO DE SERVIÇO PÚBLICO

PRECEDIDO DA EXECUÇÃO DE OBRA PÚBLICA E OS DE OBRA

PÚBLICA DEVERÃO, ADICIONALMENTE:

I ESTIPULAR OS CRONOGRAMAS FISICO-FINANCEIROS DE

EXECUÇÃO DAS OBRAS VINCULADAS À CONCESSÃO; E

II EXIGIR GARANTIA DO FIEL CUMPRIMENTO, PELA

CONCESSIONÁRIA, DAS OBRIGAÇÕES RELATIVAS ÀS OBRAS

VINCULADAS À CONCESSÃO.

ART.26 O CONTRATO DE CONCESSÃO OU PERMISSÃO REGE-SE POR ESTA

LEI E PELOS PRECEITOS DO DIREITO PÚBLICO,

APLICANDO-SE-LHE SUPLETIVAMENTE AS DISPOSIÇÕES CABÍVEIS

DO DIREITO PRIVADO.

ART.27 INCUMBE À CONCESSIONÁRIA OU PERMISSIONÁRIA A EXECUÇÃO

DO SERVIÇO CONCEDIDO OU PERMITIDO, CABENDO-LHE

RESPONDER POR TODOS OS PREJUÍZOS CAUSADOS AO PODER

CONCEDENTE OU PERMITENTE, AOS USUÁRIOS OU A TERCEIROS,

SEM QUE A FISCALIZAÇÃO EXERCIDA PELA ENTIDADE OU ÓRGÃO

(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 12

___________________________________________________________________________

COMPETENTE EXCLUA OU ATENUE ESSA RESPONSABILIDADE.

§ 1º SEM PREJUÍZO DA RESPONSABILIDADE A QUE SE REFERE

ESTE ARTIGO, A CONCESSIONÁRIA OU PERMISSIONÁRIA

PODERÁ CONTRATAR COM TERCEIROS O DESENVOLVIMENTO

DE ATIVIDADES INERENTES, ACESSÓRIOS OU

COMPLETAMENTARES AO SERVIÇO CONCEDIDO, BEM COMO

A IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS ASSOCIADOS.

§ 2º OS CONTRATOS CELEBRADOS ENTRE A CONCESSIONÁRIA E

OS TERCEIROS A QUE SE REFERE O PARÁGRAFO

ANTERIOR REGER-SE-ÃO PELO DIREITO PRIVADO, NÃO

SE ESTABELECENDO QUALQUER RELAÇÃO JURÍDICA ENTRE

OS TERCEIROS E O PODER CONCEDENTE OU

PERMITENTE.

§ 3º A EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES CONTRATADAS COM

TERCEIROS PRESSUPÕE O CUMPRIMENTO DAS NORMAS

REGULAMENTARES DA MODALIDADE DO SERVIÇO

CONCEDIDO.

ART.28 É ADMITIDA A SUBCONCESSÃO PARCIAL, NOS TERMOS PREVISTOS

NO CONTRATO DE CONCESSÃO, DESDE QUE EXPRESSAMENTE

AUTORIZADA PELO PODER CONCEDENTE.

§ 1º A OUTORGA DE SUBCONCESSÃO SERÁ SEMPRE PRECEDIDA

DE CONCORRÊNCIA PROVIDA PELO PODER CONCEDENTE.

§ 2º O SUBCONCESSIONÁRIO SE SUB-ROGARÁ EM TODOS OS

DIREITOS E OBRIGAÇÕES DA SUBCONCEDENTE DENTRO

DOS LIMITES DA SUBCONCESSÃO.

ART.29 A TRANSFERÊNCIA DE CONCESSÃO, OU DO CONTROLE SOCIETÁRIO

DA CONCESSIONÁRIA OU PERMISSIONÁRIA COM PRÉVIA ANUÊNCIA

DO PODER CONCEDENTE OU PERMITENTE IMPLICARÁ A

CADUCIDADE DA CONCESSÃO OU PERMISSÃO.

PARÁGRAFO ÚNICO PARA FINS DE OBTENÇÃO DA ANUÊNCIA DE

QUE TRATA O CAPUT DESTE ARTIGO O

PRETENDENTE DEVERÁ:

I ATENDER ÀS EXIGÊNCIAS DE

CAPACIDADE TÉCNICA, IDONEIDADE

FINANCEIRA E REGULARIDADE

JURÍDICA E FISCAL NECESSÁRIAS À

ASSUNÇÃO DO SERVIÇO.

II COMPROMETER-SE A CUMPRIR TODAS

(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 13

___________________________________________________________________________

AS CLÁUSULAS DO CONTRATO EM

VIGOR;

III NO CASO DE SERVIÇOS PÚBLICOS E

DE OBRA PÚBLICA, QUE NECESSITEM

DE INVESTIMENTOS DA

CONCESSIONÁRIA OU

PERMISSIONÁRIA, COMPROVAR DE

QUE DISPÕE OU DISPORÁ DE

RECURSOS PRÓPRIOS OU DE

TERCEIROS E GARANTIAS PARA

EXECUTAR AS OBRAS OU SERVIÇOS;

ART.30 NOS CONTRATOS DE FINANCIAMENTO, AS CONCESSIONÁRIAS OU

PERMISSIONÁRIA PODERÃO OFERECER EM GARANTIA OS DIREITOS

EMERGENTES DA CONCESSÃO, ATÉ O LIMITE QUE NÃO

COMPROMETA A OPERACIONALIZAÇÃO E A CONTINUIDADE DA

PRESTAÇÃO DO SERVIÇO.

CAPÍTULO VII

DOS ENCARGOS DO PODER CONCEDENTE

ART.31 INCUMBE AO PODER CONCEDENTE OU PERMITENTE:

I REGULAMENTAR O SERVIÇO CONCEDIDO OU PERMITIDO E

FISCALIZAR PERMANENTEMENTE A SUA PRESTAÇÃO;

II APLICAR AS PENALIDADES REGULAMENTARES E

CONTRATUAIS;

III INTERVIR NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO, NOS CASOS E

CONDIÇÕES PREVISTOS EM LEI;

IV EXTINGUIR A CONCESSÃO OU PERMISSÃO, NOS CASOS

PREVISTOS NESTA LEI E NA FORMA PREVISTA NO

CONTRATO;

V HOMOLOGAR REAJUSTES E PROCEDER À REVISÃO DAS

TARIFAS NA FORMA DESTA LEI, DAS NORMAS

PERTINENTES E DO CONTRATO;

VI CUMPRIR E FAZER CUMPRIR AS DISPOSIÇÕES

REGULAMENTARES DO SERVIÇO E AS CLÁUSULAS

CONTRATUAIS DA CONCESSÃO OU PERMISSÃO;

VII ZELAR PELA BOA QUALIDADE DO SERVIÇO, RECEBER,

APURAR E SOLUCIONAR QUEIXAS E RECLAMAÇÕES DOS

USUÁRIOS, QUE SERÃO CIENTIFICADOS, EM ATÉ TRINTA

(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 14

___________________________________________________________________________

DIAS, DAS PROVIDÊNCIAS TOMADAS;

VIII DECLARAR DE UTILIDADE PÚBLICA OS BENS

NECESSÁRIOS À EXECUÇÃO DO SERVIÇO OU OBRA

PÚBLICA, PROMOVENDO AS DESAPROPRIAÇÕES,

DIRETAMENTE OU MEDIANTE OUTORGA DE PODERES À

CONCESSIONÁRIA OU PERMISSIONÁRIA, CASO EM QUE

SERÁ DESTA A RESPONSABILIDADE PELAS

INDENIZAÇÕES;

IX DECLARAR DE NECESSIDADE OU UTILIDADE PÚBLICA,

PARA FINS DE INSTITUIÇÃO DE SERVIDÃO

ADMINISTRATIVA, OS BENS NECESSÁRIOS À EXECUÇÃO

DE SERVIÇO OU OBRA PÚBLICA, PROMOVENDO-A

DIRETAMENTE OU MEDIANTE OUTORGA DE PODERES À

CONCESSIONÁRIA OU PERMISSIONÁRIA, CASO EM QUE

SERÁ DESTA A RESPONSABILIDADE PELAS INDENIZAÇÕES

CABÍVEIS;

X ESTIMULAR O AUMENTO DA QUALIDADE, PRODUTIVIDADE,

PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E CONSERVAÇÃO;

XI INCENTIVAR A COMPETITIVIDADE; E

XII GARANTIR A PLENA EXECUÇÃO DA CONCESSÃO OU

PERMISSÃO.

ART.32 NO EXERCÍCIO DA FISCALIZAÇÃO, O PODER CONCEDENTE OU

PERMITENTE TERÁ ACESSO AOS DADOS RELATIVOS À

ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE, RECURSOS TÉCNICOS,

ECONÔMICOS E FINANCEIROS DA CONCESSIONÁRIA OU

PERMISSIONÁRIA.

PARÁGRAFO ÚNICO A FISCALIZAÇÃO DO SERVIÇO SERÁ FEITA

PELOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO

MUNICIPAL, DESIGNADOS PELO PREFEITO

PARA TAL FIM.

CAPÍTULO VIII

DAS OBRIGAÇÕES DA CONCESSIONÁRIA OU PERMISSIONÁRIA

ART.33 INCUMBE À CONCESSIONÁRIA OU PERMISSIONÁRIA:

I PRESTAR SERVIÇO ADEQUADO, NA FORMA PREVISTA

NESTA LEI, NAS NORMAS TÉCNICAS APLICÁVEIS E NO

CONTRATO;

II MANTER EM DIA O INVENTÁRIO E O REGISTRO DOS BENS

(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 15

___________________________________________________________________________

VINCULADOS À CONCESSÃO OU PERMISSÃO;

III PRESTAR CONTAS DA GESTÃO DO SERVIÇO AO PODER

CONCEDENTE OU PERMITENTE E AOS USUÁRIOS, NOS

TERMOS DEFINIDOS NO CONTRATO;

IV CUMPRIR E FAZER CUMPRIR AS NORMAS DO SERVIÇO E

AS CLÁUSULAS CONTRATUAIS DA CONCESSÃO OU

PERMISSÃO;

V PERMITIR AOS ENCARREGADOS DA FISCALIZAÇÃO LIVRE

ACESSO, EM QUALQUER ÉPOCA, ÀS OBRAS, AOS

EQUIPAMENTOS E ÀS INSTALAÇÕES INTEGRANTES DO

SERVIÇO, BEM COMO A SEUS REGISTROS CONTÁBEIS;

VI PROMOVER AS DESAPROPRIAÇÕES E CONSTITUIR

SERVIDÕES AUTORIZADAS PELO PODER CONCEDENTE OU

PERMITENTE, CONFORME PREVISTO NO EDITAL E NO

CONTRATO;

VII ZELAR PELA INTEGRIDADE DOS BENS VINCULADOS À

PRESTAÇÃO DO SERVIÇO, BEM COMO SEGURÁ-LOS

ADEQUADAMENTE; E

VIII CAPTAR, APLICAR E GERIR OS RECURSOS FINANCEIROS

NECESSÁRIOS À PRESTAÇÃO DO SERVIÇO.

PARÁGRAFO ÚNICO AS CONTRATAÇÕES, INCLUSIVE DE

MÃO-DE-OBRA, FEITAS PELA

CONCESSIONÁRIA OU PERMISSIONÁRIA

SERÃO REGIDAS PELAS DISPOSIÇÕES DE

DIREITO PRIVADO E PELA LEGISLAÇÃO

TRABALHISTA, NÃO SE ESTABELECENDO

QUALQUER RELAÇÃO ENTRE OS TERCEIROS

CONTRATADOS PELA CONCESSIONÁRIA OU

PERMISSIONÁRIA E O PODER CONCEDENTE

OU PERMITENTE.

CAPÍTULO IX

DA INTERVENÇÃO

ART.34 OBSERVADO O PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO E DA AMPLA

DEFESA, OBSERVANDO O PODER CONCEDENTE OU PERMITENTE,

IRREGULARIDADES NA EXECUÇÃO DO CONTRATO DE CONCESSÃO OU

PERMISSÃO, CUJA GRAVIDADE NÃO ENSEJE A CASSAÇÃO DA

MESMA, NELA INTERVIRÁ, PARA CORRIGIR AS IRREGULARIDADES

ENCONTRADAS.

ART.35 DECLARADA A INTERVENÇÃO, O PODER CONCEDENTE OU

PERMITENTE DEVERÁ, NO PRAZO DE 30 (TRINTA DIAS),

INSTAURAR PROCESSO ADMINISTRATIVO PARA COMPROVAR AS

CAUSAS DETERMINANTES DA MEDIDA E APURAR

(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 16

___________________________________________________________________________

RESPONSABILIDADES, NELE ASSEGURADO O DIREITO DE AMPLA

DEFESA.

§ 1º SE FICAR COMPROVADO QUE A INTERVENÇÃO NÃO

OBSERVOU OS PRESSUPOSTOS LEGAIS E REGULAMENTARES

SERÁ DECLARADA SUA NULIDADE, DEVENDO O SERVIÇO

SER IMEDIATAMENTE DEVOLVIDO À CONCESSIONÁRIA OU

PERMISSIONÁRIA SEM PREJUÍZO DE SEU DIREITO À

INDENIZAÇÃO.

§ 2º O PROCESSO ADMINISTRATIVO A QUE SE REFERE O

CAPUT DESTE ARTIGO DEVERÁ SER CONCLUÍDO NO PRAZO

DE ATÉ 180 (CENTO E OITENTA DIAS), SOB PENA DE

CONSIDERAR-SE INVÁLIDA A INTERVENÇÃO E PEREMPTO

O PROCESSO.

ART.36 CESSADA A INTERVENÇÃO, SE NÃO FOR EXTINTA A CONCESSÃO

OU PERMISSÃO, A ADMINISTRAÇÃO DO SERVIÇO SERÁ DEVOLVIDA

À CONCESSIONÁRIA OU PERMISSIONÁRIA, PRECEDIDA DE

PRESTAÇÃO DE CONTAS PELO INTERVENTOR, QUE RESPONDERÁ

PELOS ATOS PRATICADOS DURANTE A SUA GESTÃO.

CAPÍTULO X

DA EXTINÇÃO DA CONCESSÃO OU PERMISSÃO

ART.37 EXTINGUE-SE A CONCESSÃO OU PERMISSÃO POR:

I ADVENTO DO TERMO CONTRATUAL;

II ENCAMPAÇÃO;

III CADUCIDADE;

IV RESCISÃO;

V ANULAÇÃO; E

VI FALÊNCIA OU EXTINÇÃO DA EMPRESA CONCESSIONÁRIA OU

PERMISSIONÁRIA.

§ 1º EXTINTA A CONCESSÃO OU PERMISSÃO, RETORNAM,

QUANDO FOR O CASO, TODOS OS BENS CONTRATUALMENTE

CONSIDERADOS REVERSÍVEIS, DIREITOS E PRIVILÉGIOS

TRANSFERIDOS ÀS CONCESSIONÁRIAS OU

PERMISSIONÁRIAS, CONFORME PREVISTO NO EDITAL E

ESTABELECIDO NO CONTRATO, DESDE QUE OBSERVADAS

AS REGRAS CONTIDAS NESTA LEI, EM ESPECIAL A

(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 17

___________________________________________________________________________

CONTIDA NO INCISCO X DO ART. 24.

§ 2º EXTINTA A CONCESSÃO OU PERMISSÃO, HAVERÁ A

IMEDIATA ASSUNÇÃO DO SERVIÇO PELO PODER

CONCEDENTE OU PERMITENTE, PROCEDENDO-SE AOS

LEVANTAMENTOS, AVALIAÇÕES E LIQUIDAÇÕES

NECESSÁRIOS.

§ 3º A ASSUNÇÃO DO SERVIÇO AUTORIZA A OCUPAÇÃO DAS

INSTALAÇÕES E A UTILIZAÇÃO, PELO PODER

CONCEDENTE OU PERMITENTE, DE TODOS OS BENS

CONTRATUALMENTE CONSIDERADOS REVERSÍVEIS, DESDE

QUE OBSERVADAS AS REGRAS CONTIDAS NESTA LEI, EM

ESPECIAL NO INCISO X DO ART. 24.

§ 4º NOS CASOS PREVISTOS NOS INCISOS I E II DESTE

ARTIGO, O PODER CONCEDENTE OU PERMITENTE, DESDE

QUE HAJA LEI AUTORIZATIVA A ANTECIPAR A EXTINÇÃO

DA CONCESSÃO OU PERMISSÃO, PROCEDERÁ O

LEVANTAMENTO E AVALIAÇÕES NECESSÁRIAS À

DETERMINAÇÃO DA INDENIZAÇÃO QUE SERÁ DEVIDA À

CONCESSIONÁRIA OU PERMISSIONÁRIA, A ELA

ASSEGURADO O DEVIDO PROCESSO LEGAL.

ART.38 CONSIDERA-SE ENCAMPAÇÃO A RETOMADA DO SERVIÇO PELO

PODER CONCEDENTE OU PERMITENTE DURANTE O PRAZO DA

CONCESSÃO OU PERMISSÃO, POR MOTIVO DE INTERESSE PÚBLICO

E MEDIANTE LEI AUTORIZATIVA, E APÓS PRÉVIOS E JUSTO

PAGAMENTO DA INDENIZAÇÃO, EM DINHEIRO, NA FORMA DO

ARTIGO ANTERIOR.

ART.39 A INEXECUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DO CONTRATO ACARRETARÁ, A

CRITÉRIO DO PODER CONCEDENTE OU PERMITENTE, A

DECLARAÇÃO DE CADUCIDADE DA CONCESSÃO OU PERMISSÃO A

APLICAÇÃO DAS SANÇÕES CONTRATUAIS, RESPEITADAS AS

DISPOSIÇÕES DESTE ARTIGO, DOS ARTS. 24 E 25 E AS NORMAS

CONVENCIONAIS ENTRE AS PARTES.

§ 1º A CADUCIDADE DA CONCESSÃO PODERÁ SER DECLARADA

PELO PODER CONCEDENTE OU PERMITENTE QUANDO:

I O SERVIÇO ESTIVER SENDO PRESTADO DE FORMA

INADEQUADA OU DEFICIENTE, TENDO POR BASE

AS NORMAS, CRITÉRIOS, INDICADORES E

PARÂMETROS DEFINIDORES DA QUALIDADE DO

SERVIÇO;

II A CONCESSIONÁRIA OU PERMISSIONÁRIA

DESCUMPRIR CLÁUSULAS CONTRATUAIS OU

DISPOSIÇÕES LEGAIS OU REGULAMENTARES

CONCERNENTES À CONCESSÃO OU PERMISSÃO;

(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 18

___________________________________________________________________________

III A CONCESSIONÁRIA OU PERMISSIONÁRIA

PARALISAR O SERVIÇO OU CONCORRER PARA

TANTO, RESSALVADAS AS HIPÓTESES

DECORRENTES DE CASO FORTUITO OU FORÇA

MAIOR;

IV A CONCESSIONÁRIA OU PERMISSIONÁRIA PERDER

AS CONDIÇÕES ECONÔMICAS, TÉCNICAS OU

OPERACIONAIS PARA MANTER A ADEQUADA

PRESTAÇÃO DO SERVIÇO CONCEDIDO;

V A CONCESSIONÁRIA OU PERMISSIONÁRIA NÃO

CUMPRIR AS PENALIDADES IMPOSTAS POR

INFRAÇÕES, NOS DEVIDOS PRAZOS;

VI A CONCESSIONÁRIA OU PERMISSIONÁRIA NÃO

ATENDER A INTIMAÇÃO DO PODER CONCEDENTE OU

PERMITENTE NO SENTIDO DE REGULARIZAR A

PRESTAÇÀO DE SERVIÇO; E

VII A CONCESSIONÁRIA OU PERMISSIONÁRIA FOR

CONDENADA EM SENTENÇA TRANSITADA EM

JULGADO POR SONEGAÇÃO DE TRIBUTOS,

INCLUSIVE CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS.

§ 2º A DECLARAÇÃO DA CADUCIDADE DA CONCESSÃO OU

PERMISSÃO DEVERÁ SER PRECEDIDA DA VERIFICAÇÃO DA

INADIMPLÊNCIA DA CONCESSIONÁRIA OU

PERMISSIONÁRIA EM PROCESSO ADMINISTRATIVO,

ASSEGURADO O DIREITO DE AMPLA DEFESA.

§ 3º NÃO SERÁ INSTAURADO PROCESSO ADMINISTRATIVO DE

INADIMPLÊNCIA ANTES DE COMUNICADOS À

CONCESSIONÁRIA OU PERMISSIONÁRIA,

DETALHADAMENTE, OS DESCUMPRIMENTOS CONTRATUAIS

REFERIDOS NO § 1º DESTE ARTIGO, DANDO-LHE UM

PRAZO PARA CORRIGIR AS FALHAS E TRANSGRESSÕES

APONTADAS E PARA O ENQUADRAMENTO, NOS TERMOS

CONTRATUAIS.

§ 4º INSTAURADO O PROCESSO ADMINISTRATIVO E

COMPROVADA A INADIMPLÊNCIA, A CADUCIDADE SERÁ

DECLARADA POR DECRETO DO PODER CONCEDENTE OU

PERMITENTE, INDEPENDENTEMENTE DE INDENIZAÇÃO

PRÉVIA, CALCULADA NO DECURSO DO PROCESSO.

§ 5º A INDENIZAÇÃO DE QUE TRATA O PARÁGRAFO ANTERIOR

SERÁ DEVIDA NA FORMA DESTA LEI E DO CONTRATO,

DESCONTADO O VALOR DAS MULTAS CONTRATUAIS E DOS

DANOS CAUSADOS PELA CONCESSIONÁRIA OU

PERMISSIONÁRIA.

(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 19

___________________________________________________________________________

§ 6º DECLARADA A CADUCIDADE, NÃO RESULTARÁ PARA O

PODER CONCEDENTE OU PERMITENTE QUALQUER ESPÉCIE

DE RESPONSABILIDADE EM RELAÇÃO AOS ENCARGOS,

ÔNUS, OBRIGAÇÕES OU COMPROMISSOS COM TERCEIROS

OU COM EMPREGADOS DA CONCESSIONÁRIA OU

PERMISSIONÁRIA.

ART.40 O CONTRATO DE CONCESSÃO OU PERMISSÃO PODERÁ SER

RESCINDIDO POR INICIATIVA DA CONCESSIONÁRIA OU

PERMISSIONÁRIA, NO CASO DE DESCUMPRIMENTO DAS NORMAS

CONTRATUAIS PELO PODER CONCEDENTE OU PERMITENTE,

MEDIANTE AÇÃO JUDICIAL ESPECIALMENTE INTENTADA PARA

ESSE FIM.

PARÁGRAFO ÚNICO NA HIPÓTESE PREVISTA NO CAPUT DESTE

ARTIGO, OS SERVIÇOS PRESTADOS PELA

CONCESSIONÁRIA OU PERMISSIONÁRIA NÃO

PODERÃO SER INTERROMPIDOS OU

PARALISADOS, ATÉ A DECISÃO JUDICIAL

TRANSITADA EM JULGADO.

CAPÍTULO XI

DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

ART.41 AS CONCESSÕES OU PERMISSÕES DE SERVIÇO PÚBLICO

OUTORGADAS ANTERIORMENTE À ENTRADA EM VIGOR DESTA LEI

CONSIDERAM-SE VÁLIDAS PELO PRAZO FIXADO NO CONTRATO OU

NO ATO DE OUTORGA.

§ 1º VENCIDO O PRAZO DA CONCESSÃO OU PERMISSÃO, O

PODER CONCEDENTE OU PERMITENTE PROCEDERÁ A SUA

LICITAÇÃO, NOS TERMOS DESTA LEI.

§ 2º AS CONCESSÕES OU PERMISSÕES EM CARÁTER PRECÁRIO,

AS QUE ESTIVEREM COM PRAZO VENCIDO, PERMANECERÃO

VÁLIDAS PELO PRAZO NECESSÁRIO À REALIZAÇÃO DOS

LEVANTAMENTOS E AVALIAÇÕES INDISPENSÁVEIS À

ORGANIZAÇÃO AS LICITAÇÕES QUE PRECEDERÃO A

OUTORGA DAS CONCESSÕES OU PERMISSÕES QUE AS

SUBSTITUIRÃO, PRAZO ESSE QUE NÃO SERÁ INFERIOR A

120 (CENTO E VINTE) MESES, CONTADOS DA DATA DA

PUBLICAÇÃO DESTA LEI.

§ 3º AS CONCESSÕES OU PERMISSÕES QUE POR FORÇA DE LEI

ANTERIOR TENHAM SIDO OUTORGADAS POR PRAZO

INTETERMINADO, VIGORARÃO, A CONTAR DA PUBLICAÇÃO

DESTA LEI, POR 25 (VINTE E CINCO ANOS),

(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 20

___________________________________________________________________________

ADMITINDO-SE UMA RENOVAÇÃO POR IGUAL PRAZO.

ART.42 O PREFEITO DO MUNICÍPIO, NOS CASOS PREVISTOS NO ARTIGO

ANTERIOR, PODERÁ, ALÉM DAS CONDIÇÕES ESTABELECIDAS

NESTA LEI, INSTITUIR A OBRIGAÇÃO DA CONCESSIONÁRIA OU

PERMISSIONÁRIA, DE PROVER OS EQUIPAMENTOS DE USO GERAL

OU ESPECIAL, DESTINADOS AO MELHOR CONFORTO E SEGURANÇA

DOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS CONCEDIDOS OU PERMITIDOS.

ART.43 CONSIDERA-SE USURPAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO, A REALIZAÇÃO

POR PARTICULAR, DE SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL, SEM A

AUTORIZAÇÃO, CONCESSÃO OU PERMISSÃO DO PODER PÚBLICO

COMPETENTE, SUJEITANDO-SE O INFRATOR, ÀS PENAS DE

ADVERTÊNCIA, MULTA EQUIVALENTE AO VALOR DE ATÉ 700

UFIR, E NO CASO DE REINCIDÊNCIA, A APREENSÃO DOS BENS

UTILIZADOS EM TAL PRÁTICA, NA FORMA DO REGULAMENTO A

SER EDITADO PELO PREFEITO DO MUNICÍPIO, POR DECRETO.

ART.44 ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO,

REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO FRIO, 30 DE MARÇO DE 1999.

MÁRCIO TRINDADE CORRÊA

PRESIDENTE

SILAS RODRIGUES BENTO

VICE-PRESIDENTE

EDUARDO CORRÊA KITA

1º SECRETÁRIO

BRAZ BENEDITO ARCANJO FILHO

2º SECRETÁRIO

J U S T I F I C A T I V A

MENSAGEM Nº 02/99 CABO FRIO, 24 DE MARÇO DE 1999.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE,

EXCELENTÍSSIMO SENHORES VEREADORES,

(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 21

___________________________________________________________________________

TEM A PRESENTE A PRECÍPUA FINALIDADE DE ENCAMINHAR A ESSA

COLENDA CASA LEGISLATIVA, O INCLUSO PROJETO DE LEI QUE VERSA

SOBRE REGIME DE CONCESSÃO DE SERVIÇOS E DE OBRAS PÚBLICAS E DE

PERMISSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS NA ESFERA JURISDICIONAL DESTE

MUNICÍPIO.

A MATÉRIA EM PAUTA VISA REGULAR, DE MODO ESPECIAL, A

SISTEMÁTICA DE PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS

DESTINADOS À POPULAÇÃO, CUJA IMPORTÂNCIA ENCERRA, HODIERNAMENTE,

UMA DAS MAIORES PREOCUPAÇÕES DAQUELES QUE PERQUIREM UMA MELHOR

DINAMIZAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO.

INDUBITÁVEL, ILUSTRES VEREADORES, QUE A ESSENCIALIDADE

DESSES SERVIÇOS, CONFRONTADOS AOS NOVOS PADRÕES DE ATUAÇÃO

INSERIDOS PELA ECONOMIA GLOBALIZADA, APONTAM PARA A NECESSIDADE

MAIOR DE SE MODERNIZAR A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA BUSCA

PERMANENTE DE ADEQUAÇÃO DOS SEUS PARÂMETROS AO ATENDIMENTO DO

BEM COMUM, QUE A TODO MOMENTO EXIGE CADA VEZ MAIS RAPIDEZ,

MODICIDADE EFICIÊNCIA NA QUALIDADE DE SUA PRESTAÇÃO.

NESSA VERTENTE, COMO BENS SOCIAIS DIRIGIDOS DIRETAMENTE AO

BEM ESTAR DAA COLETIVIDADE, TAIS SERVIÇOS MERECEM A ESPECIAL

ATENÇÃO DE TODA A CLASSE POLÍTICA, NOTADAMENTE DOS ATUAIS

GOVERNANTES, AOS QUAIS INCUMBE ELABORAR AS NORMAS QUE COMPÕEM O

DIREITO LOCAL, OBJETIVAMENTE ATENDER ÀS DISPOSIÇÕES

CONSTITUCIONAIS PERTINENTES, BEM COMO AO ORDENAMENTO JURÍDICO

MUNICIPAL CONSUBSTANCIO NAS DETERMINAÇÕES DA LEI ORGÂNICA

MUNICIPAL.

ESTAS SÃO, NOBRES E CULTOS LEGISLADORES, AS RAZÕES QUE

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
30/03/1999 09:00:00 REQUERIMENTO DE URGÊNCIA  TRAMITAÇÃO  Histórico: Requerimento de Urgência - Complemento: N. 02299 - Observação: - Comissão: 
30/03/1999 09:00:02 APRESENTAÇÃO  TRAMITAÇÃO  Histórico: APRES. DO PROJ./NUMERAçAO - Complemento: PLE:0007-99 - Observação: - Comissão: 
31/03/1999 09:00:06 ENVIADO AO PREFEITO  TRAMITAÇÃO  Histórico: Encaminhado ao Prefeito - Complemento: OFP N. 02899 - Observação: - Comissão: 
Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
PLE_0007_1999_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON