DISPOE SOBRE A CONCESSAO DE BENEFICIOS PARA PAGAMENTO DE DEBITOS FISCAIS EM ATRASO, ESTABELECE NORMAS PARA SUA COBRANCA EXTRAJUDICIAL, E DA OUTRAS PROVIDENCIAS. (ANEXO EMENDA MODIFICATIVA 001, 003, 004, 005, 006; EMENDA ADITIVA 001, 003, 004, 005, 006, 007, 008, 009, 010, 011, 012, 013, 014, 015, 016, 017, 019, 020, 021, 022)
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 1
___________________________________________________________________________
PROJETO DE LEI Nº 0006/1999 EM 16 DE MARÇO DE 1999
DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS PARA PAGAMENTO DE DÉBITOS
FISCAIS EM ATRASO, ESTABELECE NORMAS PARA SUA COBRANÇA
EXTRAJUDICIAL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, POR SEUS
REPRESENTANTES LEGAIS, APROVA E, EU SANCIONO A PRESENTE LEI:
ART.1º OS CRÉDITOS DE NATUREZA TRIBUTÁRIA INSCRITOS EM DÍVIDA
ATIVA, CONSTITUÍDOS ATÉ 31 DE DEZEMBRO DE 1998 E QUE SE
ENCONTRAM EM FASE DE COBRANÇA ADMINISTRATIVA OU
JUDICIAL, PODERÃO SER PAGOS DE ACORDO COM OS SEGUINTES
CRITÉRIOS E BENEFÍCIOS:
I SE PAGOS EM ATÉ 60 (SESSENTA) DIAS A PARTIR DA
DATA DA PUBLICAÇÃO DESTA LEI, COM DESCONTO DE 10%
(DEZ) POR CENTO NA MULTA E DE 10% (DEZ) POR CENTO
NOS JUROS DEVIDOS;
II SE PAGOS PARCELADAMENTE, EM ATÉ 6 (SEIS)
PRESTAÇÕES MENSAIS E SUCESSIVAS, COM DESCONTO DE
3% (TRÊS) POR CENTO NA MULTA E DE 3% (TRÊS) POR
CENTO NOS JUROS DEVIDOS;
III SE PAGOS PARCELADAMENTE, EM ATÉ 3% (TRÊS)
PRESTAÇÕES MENSAIS E SUCESSIVAS, COM DESCONTO DE
6% (SEIS) POR CENTO NA MULTA E DE 6% (SEIS) POR
CENTO NOS JUROS DEVIDOS.
ART.2º PARA FINS DE PAGAMENTO DOS DÉBITOS FISCAIS NA FORMA DO
ART. 1º DESTA LEI, FICA O PODER EXECUTIVO, POR
INTERMÉDIO DA SECRETARIA DE FAZENDA, AUTORIZADO A
EMITIR BOLETOS DE COBRANÇA BANCÁRIA EM NOME DOS
CONTRIBUINTES EM DÉBITO.
ART.3º O BENEFÍCIO FISCAL PREVISTO NO INCISO I DO ART. 1º
INDEPENDE DA FORMALIZAÇÃO DE REQUERIMENTO POR PARTE DO
CONTRIBUINTE, CONSIDERANDO-SE AUTOMATICAMENTE CONCEDIDO
A PARTIR DA DATA DA PUBLICAÇÃO DESTA LEI.
PARÁGRAFO ÚNICO A COBRANÇA DO DÉBITO FISCAL ASSIM
REDUZIDO SE DARÁ POR INICIATIVA DO
PODER EXECUTIVO, NA FORMA DO ART. 2º
DESTA LEI, PELA QUAL O CONTRIBUINTE
SERÁ NOTIFICADO PARA EFETUAR O
PAGAMENTO À VISTA, SENDO-LHE TAMBÉM
FACULTADO INGRESSAR COM PEDIDO DE
PARCELAMENTO DO DÉBITO.
(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 2
___________________________________________________________________________
ART.4º O CONTRIBUINTE DEVERÁ REQUERER O PARCELAMENTO PREVISTO
NOS INCISOS II E III DO ART. 1º DESTA LEI,
IMPRETERIVELMENTE EM ATÉ 60 (SESSENTA) DIAS CONTADOS DA
DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
§ 1º OS REQUERIMENTOS DE PARCELAMENTO ADMINISTRATIVO
DOS DÉBITOS FISCAIS, ABRANGENDO AQUELES
RECLAMADOS EM QUALQUER FASE DE TRAMITAÇÃO DO
PROCESSO ADMINISTRATIVO OU JUDICIAL, DEVERÃO SER
PROTOCOLADOS NA SECRETARIA DE FAZENDA NO PRAZO
REFERIDO NO CAPUT, COM A INDICAÇÃO DO NÚMERO DE
PARCELAS DESEJADAS E DAS GARANTIAS OFERECIDAS,
QUE PODERÃO SER REPRESENTADAS POR HIPOTECA OU
CAUÇÃO DE NOTA PROMISSÓRIA AVALIZADA.
§ 2º A APRESENTAÇÃO DO REQUERIMENTO DE PARCELAMENTO
IMPORTA NA CONFISSÃO DA DÍVIDA E NÃO IMPLICA
OBRIGATORIEDADE DO SEU DEFERIMENTO.
§ 3º O DEFERIMENTO DO PEDIDO DE PARCELAMENTO, QUE
CORRESPONDERÁ À FORMALIZAÇÃO DO ACORDO COM O
CONTRIBUINTE, DEVERÁ ESTAR DEVIDAMENTE
FUNDAMENTADO PELA AUTORIADADE QUE O CONCEDEU.
ART.5º O SALDO DEVEDOR PARCELADO EM REAIS, SERÁ REPRESENTADO
EM UNIDADES EQUIVALENTES DE UFIR.
ART.6º OS DÉBITOS FISCAIS PARCELADOS, QUANDO NÃO PAGOS NA DATA
DOS RESPECTIVOS VENCIMENTOS, SERÃO ACRESCIDOS DE JUROS
DE MORA EQUIVALENTES A TAXA REFERENCIAL DO SISTEMA
ESPECIAL DE LIQUIDAÇÃO E CUSTÓDIA (SELIC), ACUMULADA
MENSALMENTE, E DE MULTA DIÁRIA DE 0,33% (ZERO VIRGULA
TRINTA E TRÊS) POR CENTO, LIMITADA A 20% (VINTE) POR
CENTO.
ART.7º O ATRASO SUPERIOR A 30 (TRINTA) DIAS NO PAGAMENTO DO
BOLETO DE COBRANÇA BANCÁRIA EMITIDO NA FORMA DOS ARTS
2º E 3º, OU COMO REPRESENTATIVO DAS PRESTAÇÕES OBJETO
DOS PARCELAMENTOS FORMALIZADOS, DETERMINARÁ O IMEDIATO
PROTESTO EXTRAJUDICIAL DO DÉBITO FISCAL.
PARÁGRAFO ÚNICO DECORRIDOS 30 (TRINTA) DIAS DO
PROTESTO, PERDURANDO O
INADIMPLEMENTO, O CONTRIBUINTE
PERDERÁ OS BENEFÍCIOS CONCEDIDOS POR
ESTA LEI, HIPÓTESE EM QUE SE EXIGIRÁ
O RECOLHIMENTO IMEDIATO DO SALDO
REMANESCENTE, DE UMA SÓ VEZ,
ACRESCIDOS DOS VALORES QUE HAVIAM
SIDO DISPENSADOS, DEVIDAMENTE
ATUALIZADOS E COM A APLICAÇÃO DOS
ACRÉSCIMOS MORATÓRIAS PREVISTOS NA
LEGISLAÇÃO.
(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 3
___________________________________________________________________________
ART.8º O DISPOSTO NESTA LEI NÃO SE APLICA AOS CRÉDITOS
TRIBUTÁRIOS LANÇADOS DE OFÍCIO, DECORRENTES DE
INFRAÇÕES PRATICADAS COM DOLO, FRAUDE OU SIMULAÇÃO, OU
DE ISENÇÃO OU IMUNIDADE CONCEDIDAS OU RECONHECIDAS EM
PROCESSOS EIVADOS DE VÍCIOS, NA FORMA DA LEGISLAÇÃO
PERTINENTE.
ART.9º A FRUIÇÃO DOS BENEFÍCIOS CONCEDIDOS POR ESTA LEI NÃO
CONFERE DIREITO À RESTITUIÇÃO OU COMPENSAÇÃO DE
IMPORTÂNCIA JÁ PAGA, A QUALQUER TÍTULO.
ART.10 PARA A REALIZAÇÃO DA COBRANÇA BANCÁRIA E DO
ENCAMINHAMENTO DO DÉBITO FISCAL PARA PROTESTO
EXTRAJUDICIAL, FICA O PODER EXECUTIVO AUTORIZADO A
CONTRATAR OS SERVIÇOS DO BANCO DO BRASIL S.A.
ART.11 FICA O PODER EXECUTIVO AUTORIZADO A CONCEDER ANISTIA,
ISENÇÕES, E OUTROS PARÂMETROS QUE ATENDERÃO A SOLUÇÃO
DOS CASOS ESTABELECIDOS COMO PROBLEMAS SOCIAIS.
ART.12 O PODER EXECUTIVO DEVERÁ EXPEDIR OS ATOS REGULAMENTARES
QUE SE FIZEREM NECESSÁRIOS À APLICAÇÃO DESTA LEI.
ART.13 ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO,
REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO FRIO, 16 DE MARÇO DE 1999.
MÁRCIO TRINDADE CORRÊA
PRESIDENTE
SILAS RODRIGUES BENTO
VICE-PRESIDENTE
EDUARDO CORRÊA KITA
1º SECRETÁRIO
BRAZ BENEDITO ARCANJO FILHO
2º SECRETÁRIO
J U S T I F I C A T I V A
MENSAGEM Nº 01/99, CABO FRIO, 8 DE MARÇO DE 1999.
EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE,
EXCELENTÍSSIMOS SENHORES VEREDORES,
(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 4
___________________________________________________________________________
POR INTERMÉDIO DA PRESENTE MENSAGEM, TENHO A HONRA DE
SUBMETER À ELEVADA E INDISPENSÁVEL APRECIAÇÃO DESSA CASA
LEGISLATIVA, O PROJETO DE LEI EM ANEXO, QUE "DISPÕE SOBRE A
CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS PARA PAGAMENTO DE DÉBITOS FISCAIS EM
ATRASO, ESTABELECE NORMAS PARA SUA COBRANÇA EXTRAJUDICIAL E DÁ
OUTRAS PROVIDÊNCIAS".
A MEDIDA ORA PROPOSTA SE JUSTIFICA, ANTE A NECESSIDADE DE
OBTENÇÃO PELO MUNICÍPIO DE RECURSOS FINANCEIROS PARA FAZER
FRENTE AOS COMPROMISSOS E PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS,
RECORRENDO-SE A TODAS AS FONTES FORMAIS DE ARRECADAÇÃO,
LEGALMENTE PREVISTAS, DENTRE AS QUAIS DESTACA-SE A COBRANÇA DA
DÍVIDA ATIVA, SEJA PELO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO
EXTRAJUDICIAL OU PELA VIA DO PROCESSO DE EXECUÇÃO JUDICIAL.
NO PLANO ADMINISTRATIVO, A CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS E
FACILIDADES FISCAIS VISA ESTIMULAR O CONTRIBUINTE A SALDAR SEUS
DÉBITOS EM ATRASO, ENSEJANDO A SUA REGULARIZAÇÃO PERANTE O
FISCO, AO MESMO TEMPO QUE PROPORCIONA SUBSTANCIAL ENTRADA DE
RECURSOS NOS COFRES MUNICIPAIS.
A DÍVIDA ATIVA, TRIBUTÁRIA OU NÃO, É UM DOS ELEMENTOS
COMPONENTES DA RENDA MUNICIPAL CUJA COBRANÇA NÃO PODE SER
DESPREZADA OU NEGLIGENCIADA, NÃO SÓ EM FACE DAS DISPOSIÇÕES
LEGAIS PERTINENTES, COMO TAMBÉM POR SER FATOR DE CAPTAÇÃO DE
DIVISAS E, SOBRETUDO, DE JUSTIÇA TRIBUTÁRIA PARA COM OS
CONTRIBUINTES QUE SE MANTÊM EM DIA COM A FAZENDA PÚBLICA.
NA ATUAL CONJUNTURA ECONÔMICA, QUANDO TANTO SE FALA EM
AJUSTE FISCAL, FAZ-SE IMPRESCINDÍVEL E INADIÁVEL AO GOVERNANTE
RECORRER AOS MEIOS E OPORTUNIDADES QUE POSSAM PROPORCIONAR O
AUMENTO DA ARRECADAÇÃO E O EQUILÍBRIO DAS CONTAS PÚBLICAS. PARA
TANTO, É PRECISO QUE SEJAM UTILIZADAS A ESTRUTURA E A
EXPERIÊNCIA DE ENTIDADES E MESMO DE EMPRESAS GABARITADAS AO
DESENVOLVIMENTO E EXECUÇÃO DE ATIVIDADES DE COBRANÇA DOS DÉBITOS
FISCAIS DOS CONTRIBUINTES INADIMPLENTES, POTENCIALMENTE APTOS A
SEREM NEGOCIADOS ADMINISTRATIVAMENTE, PARA, SOMENTE APÓS, SER
INTENTADA A COBRANÇA JUDICIAL DA DÍVIDA.
PARA ATINGIR O OBJETIVO ACIMA PROPOSTO, O MUNICÍPIO PODERÁ
UTILIZAR-SE DOS SERVIÇOS DO BANCO DO BRASIL, QUE ATRAVÉS DE SUA
ESTRUTURA ESPECIALIZADA E MEDIANTE CONTRATO, PROMOVERÁ A
COBRANÇA AMIGÁVEL DOS REFERIDOS DÉBITOS FISCAIS, VIABILIZANDO
ASSIM, O RECEBIMENTO DE SUBSTANCIAL VOLUME DOS RECURSOS ORIUNDOS
DA DÍVIDA ATIVA, ANTES QUE O INSTITUTO DA PRESCRIÇÃO QUINQUENAL
VENHA IMPOSSIBILITAR A PRETENSÃO DA FAZENDA PÚBLICA MUNICIPAL.
ESTAS, SENHOR PRESIDENTE E SENHORES VEREADORES, AS RAZÕES
QUE ME IMPELEM A COLOCAR DIANTE DESSA CASA DE LEIS A PRESENTE
PROPOSIÇÃO, ESPERANDO QUE A MESMA VENHA RECEBER DOS VALOROSOS
EDIS A MAIS ACURADA E OBJETIVA ANÁLISE.
APROVEITO A OPORTUNIDADE PARA RENOVAR A VOSSAS EXCELÊNCIAS
(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 5
___________________________________________________________________________
MINHAS AFIRMAÇÕES DE ADMIRAÇÃO E APREÇO.
ALAIR FRANCISCO CORRÊA
PREFEITO
AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR
VEREADOR MÁRCIO TRINDADE CORRÊA
DD. PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO
(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H