Informações da matéria
Autor: ANDRÉ LUIZ LOBO FILHO
Data: 11/06/2025
Visualizações:
Ementa

CRIA O PROGRAMA "ILUMINE EM AZUL", VOLTADO À INCLUSÃO SENSORIAL DE ESTUDANTES NEURODIVERGENTES NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CABO FRIO.

Justificativa

O PRESENTE PROJETO DE LEI VISA INSTITUIR, NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, O PROGRAMA "ILUMINE EM AZUL", COM FOCO NA INCLUSÃO SENSORIAL DE ESTUDANTES NEURODIVERGENTES, ESPECIALMENTE AQUELES DIAGNOSTICADOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). A PROPOSTA PREVÊ A SUBSTITUIÇÃO DAS SIRENES TRADICIONAIS NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL POR SINALIZAÇÕES MAIS ADEQUADAS, COMO MÚSICA AMBIENTE SUAVE E ILUMINAÇÃO EM TOM AZUL.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação Observação
09/06/2025 09:48:43     CADASTRADO  CADASTRADO   
09/06/2025 10:48:32     ARQUIVO PESQUISA  NADA CONSTA   
12/06/2025 11:58:22 0475ª (Quadringentésima Septuagésima Quinta) Sessão Ordinária da 17ª (décima Sétima) Legislatura (2025 - 2028) - 1º Período (01/01/2025 a 30/06/2025) de 12 de Junho de 2025. mais EXPEDIENTE  PAUTA  EXPEDIENTE   
12/06/2025 14:02:45     ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

ANDRÉ JACARÉ

VEREADOR(A)

PSB

Autor

Corpo da matéria

ART. 1º - FICA INSTITUÍDO, NO ÂMBITO DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CABO FRIO, O PROGRAMA "ILUMINE EM AZUL", COM O OBJETIVO DE PROMOVER A INCLUSÃO SENSORIAL DE ESTUDANTES NEURODIVERGENTES, ESPECIALMENTE AQUELES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), POR MEIO DA ADOÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AMBIENTAIS MAIS ACESSÍVEIS.

ART. 2º - O PROGRAMA CONSISTE NA SUBSTITUIÇÃO GRADUAL DOS SINAIS SONOROS CONVENCIONAIS, COMO SIRENES ESCOLARES, POR ALTERNATIVAS SENSORIAIS MENOS IMPACTANTES, TAIS COMO:

I MÚSICA AMBIENTE SUAVE, DE CURTA DURAÇÃO, EM VOLUME MODERADO;

II SINALIZAÇÃO LUMINOSA EM TOM AZUL, DE BAIXA INTENSIDADE, POSICIONADA EM LOCAIS ESTRATÉGICOS DA ESCOLA.

ART. 3º - A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA SERÁ REALIZADA DE FORMA GRADUAL E ADAPTADA À REALIDADE DE CADA UNIDADE ESCOLAR, RESPEITANDO OS LIMITES ORÇAMENTÁRIOS E TÉCNICOS DO MUNICÍPIO.

§1º TERÃO PRIORIDADE AS ESCOLAS QUE:

I ATENDAM ALUNOS COM TEA OU OUTRAS CONDIÇÕES DE NEURODIVERGÊNCIA DEVIDAMENTE CADASTRADAS PELA EQUIPE PEDAGÓGICA E DE APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO;

II DESENVOLVAM PROJETOS OU PRÁTICAS VOLTADAS À EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ACESSIBILIDADE E BEM-ESTAR SENSORIAL.

§2º A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEVERÁ OFERECER CAPACITAÇÃO CONTINUADA AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE OS FUNDAMENTOS DA NEURODIVERSIDADE E A IMPORTÂNCIA DA AMBIÊNCIA SENSORIAL INCLUSIVA.

ART. 4º - A EXECUÇÃO DO PROGRAMA PODERÁ SER ARTICULADA COM OUTRAS AÇÕES DE ACESSIBILIDADE SENSORIAL, INCLUINDO, QUANDO NECESSÁRIO, A DISPONIBILIZAÇÃO DE ABAFADORES DE RUÍDO OU OUTROS RECURSOS DE APOIO INDIVIDUAL AOS ALUNOS.

ART. 5º - AS DESPESAS DECORRENTES DA APLICAÇÃO DESTA LEI CORRERÃO POR CONTA DAS DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS PRÓPRIAS, PODENDO SER SUPLEMENTADAS, SE NECESSÁRIO.

ART. 6º - O PODER EXECUTIVO PODERÁ REGULAMENTAR ESTA LEI NO QUE COUBER, NO PRAZO DE ATÉ 90 (NOVENTA) DIAS A PARTIR DA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

ART. 7º - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
PLE_0156_2025_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON