PROJETO DE LEI : 0048/2025

Informações da matéria
Autor: VANDERLEI RODRIGUES BENTO NETO
Data: 20/02/2025
Visualizações:
Ementa

DISPÕE SOBRE A DESTINAÇÃO DE PERCENTUAL DA ARRECADAÇÃO DO ISS AO FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PARA ATENDIMENTO DE USUÁRIOS DE ÁLCOOL E DROGAS.

Justificativa

O PRESENTE PROJETO DE LEI VISA ESTABELECER UMA FONTE DE FINANCIAMENTO SUSTENTÁVEL PARA A ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPECIALMENTE NO ATENDIMENTO A USUÁRIOS DE ÁLCOOL E DROGAS. A DEPENDÊNCIA QUÍMICA É UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA E SOCIAL QUE EXIGE POLÍTICAS EFICAZES DE PREVENÇÃO, TRATAMENTO E REINSERÇÃO SOCIAL, CONFORME PRECONIZADO PELA LEI FEDERAL Nº 11.343/2006 (LEI DE DROGAS) E PELO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (SUAS).

A DESTINAÇÃO DE PARTE DA ARRECADAÇÃO DO ISS AO FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PERMITE A ESTRUTURAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS, GARANTINDO O ATENDIMENTO INTEGRAL E HUMANIZADO A PESSOAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE DECORRENTE DO USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS. ADEMAIS, ESSA INICIATIVA ESTÁ ALINHADA AOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA (ART. 1º, III, DA CF/88) E DA ASSISTÊNCIA SOCIAL COMO DIREITO DO CIDADÃO E DEVER DO ESTADO (ART. 203 DA CF/88).

ESTUDOS INDICAM QUE PROGRAMAS DE TRATAMENTO E REINSERÇÃO SOCIAL REDUZAM SIGNIFICATIVAMENTE OS IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA, PROMOVENDO A REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA, DO DESEMPREGO E DA SOBRECARGA NOS SISTEMAS DE SAÚDE E SEGURANÇA PÚBLICA. DESSA FORMA, AO GARANTIR RECURSOS ESPECÍFICOS PARA TAIS POLÍTICAS, O MUNICÍPIO CUMPRE SEU PAPEL DE AGENTE PROMOTOR DO BEM-ESTAR SOCIAL E DA INCLUSÃO CIDADÃ.

DIANTE DO EXPOSTO, SOLICITAMOS A APROVAÇÃO DESTE PROJETO DE LEI PARA FORTALECER AS AÇÕES MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA, GARANTINDO UMA RESPOSTA EFETIVA E HUMANIZADA A ESSA DEMANDA URGENTE DA SOCIEDADE.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
16/02/2025 18:34:49     CADASTRADO  CADASTRADO 
20/02/2025 11:51:00     ARQUIVO PESQUISA  NADA CONSTA 
24/02/2025 11:21:15     ENVIADO AO PROCURADOR  PARA ANÁLISE 
27/02/2025 12:02:30     ENVIADO AO VEREADOR  PARA CORREÇÃO 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

VANDERLEI BENTO

VICE-PRESIDENTE

UNIÃO

Autor

Corpo da matéria

ART. 1º FICA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL AUTORIZADO A DESTINAR UM PERCENTUAL DA ARRECADAÇÃO DO IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA (ISS) AO FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (FMAS), A SER DEFINIDO POR REGULAMENTAÇÃO PRÓPRIA.

ART. 2º OS RECURSOS TRANSFERIDOS AO FMAS, CONFORME O DISPOSTO NESTA LEI, TERÃO DESTINAÇÃO PRIORITÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS AO TRATAMENTO, RECUPERAÇÃO E REINSERÇÃO SOCIAL DE USUÁRIOS DE ÁLCOOL E DROGAS.

ART. 3º O PERCENTUAL A SER DESTINADO AO FMAS, BEM COMO OS CRITÉRIOS E FORMAS DE APLICAÇÃO DOS RECURSOS, SERÃO ESTABELECIDOS POR DECRETO DO PODER EXECUTIVO, RESPEITANDO OS PRINCÍPIOS DA TRANSPARÊNCIA E DO CONTROLE SOCIAL.

ART. 4º O CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SERÁ RESPONSÁVEL POR ACOMPANHAR A EXECUÇÃO DOS RECURSOS DESTINADOS PELO FMAS, ZELANDO PELA CORRETA APLICAÇÃO DAS VERBAS CONFORME OS OBJETIVOS DESTA LEI.

ART. 5º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?