DISPOE SOBRE AS MEDIDAS DE CONSERVACAO DA LIMPEZA PUBLICA, ESTABELECE PENALIDADES, E DA OUTRAS PROVIDENCIAS.
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 1
___________________________________________________________________________
PROJETO DE LEI Nº 0042/1998 EM 26 DE NOVEMBRO DE 1998
DISPÕE SOBRE AS MEDIDAS DE CONSERVAÇÃO DA LIMPEZA PÚBLICA,
ESTABELECE PENALIDADES, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO NO USO DE SUAS
ATRIBUIÇÕES LEGAIS,
R E S O L V E :
CAPÍTULO I
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
ART.1º ESTA LEI REGULA OS PROCEDIMENTOS DE MANUTENÇÃO DA
LIMPEZA PÚBLICA E CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE URBANO
NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, E A APLICAÇÃO DE PENALIDADES
ADMINISTRATIVAS PELAS INFRAÇÕES DECORRENTES.
ART.2º AS ATIVIDADES DE LIMPEZA PÚBLICA, COMO PARTE DAS
OBRIGAÇÕES DO GOVERNO MUNICIPAL PARA A MANUTENÇÃO DA
HIGIENE E SALUBRIDADE PÚBLICAS, RESULTAM DA CONJUGAÇÃO
DE ESFORÇOS DO PODER PÚBLICO E DA COLETIVIDADE VISANDO
A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE
EQUILIBRADO.
ART.3º TODOS SÃO OBRIGADOS À OBSERVÂNCIA DOS PRECEITOS DESTA
LEI QUANTO AOS PROCEDIMENTOS E MEDIDAS DESTINADOS À
CONSERVAÇÃO DA LIMPEZA PÚBLICA.
SEÇÃO I
DOS ATOS LESIVOS À LIMPEZA PÚBLICA
ART.4º CONSTITUEM ATOS LESIVOS À CONSERVAÇÃO DA LIMPEZA
PÚBLICA:
I DEPOSITAR OU LANÇAR PAPÉIS, LATAS, GARRAFAS,
RESTOS OU DETRITOS DE QUALQUER NATUREZA, FORA DOS
RECIPIENTES APROPRIADOS, EM VIAS, CALÇADAS,
PRAÇAS E DEMAIS LOGRADOUROS PÚBLICOS, CAUSANDO
DANOS À CONSERVAÇÃO DA LIMPEZA PÚBLICA URBANA;
(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 2
___________________________________________________________________________
II DEPOSITAR, LANÇAR OU ATIRAR, EM QUAISQUER ÁREAS
PÚBLICAS OU TERRENOS, EDIFICADOS OU NÃO, RESÍDUOS
SÓLIDOS DE QUALQUER NATUREZA, INCLUSIVE RESTOS DE
DEMOLIÇÃO OU DESMONTE;
III EFETUAR, POR QUALQUER MEIO; PINTURA, INSCRIÇÃO,
RABISCOS OU SÍMBOLOS, CONHECIDOS COMO "PICHAÇÃO";
EM MUROS, PAREDES OU FACHADAS DE PRÉDIOS PÚBLICOS
OU PARTICULARES, BEM COMO EM MONUMENTOS E PLACAS
INDICATIVAS DE VIAS E LOGRADOUROS PÚBLICOS,
CAUSANDO DANOS À ESTÉTICA E À LIMPEZA URBANA;
IV SUJAR LOGRADOUROS OU VIAS PÚBLICAS, EM
DECORRÊNCIA DE OBRAS, DESMATAMENTO, PODA DE
ÁRVORES OU ARBUSTOS;
V DEPOSITAR, LANÇAR OU ATIRAR EM BUEIROS, RIACHOS,
CÓRREGOS, RIOS, LAGOAS, DUNAS, ÁGUAS
SUPERFICIAIS, MANGUEZAIS, OU ÀS SUAS MARGENS,
RESÍDUOS DE QUALQUER NATUREZA QUE CAUSEM PREJUÍZO
À LIMPEZA URBANA OU AO MEIO AMBIENTE.
SEÇÃO II
DAS OBRIGAÇÕES PARA COM A LIMPEZA PÚBLICA
ART.5º OS HABITANTES OU OCUPANTES DE IMÓVEIS RESIDENCIAIS E
NÃO RESIDENCIAIS, FICAM OBRIGADOS A ACONDICIONAR O LIXO
DOMÉSTICO EM SACOS PLÁSTICOS E COLOCÁ-LO SOMENTE NOS
LOCAIS PREDETERMINADOS PARA A COLETA DOMICILIAR,
CONFORME CALENDÁRIO DIVULGADO PELO ÓRGÃO COMPETENTE.
ART.6º OS MERCADOS, SUPERMERCADOS, AÇOUGUES, AVIÁRIOS,
PEIXARIAS E ESTABELECIMENTOS SIMILARES DEVERÃO
ACONDICIONAR O LIXO PRODUZIDO EM SACOS PLÁSTICOS
MANUFATURADOS PARA ESTE FIM, DISPONDO-OS NOS LOCAIS
PREDETERMINADOS PARA O SEU RECOLHIMENTO.
ART.7º OS BARES, RESTAURANTES, LANCHONETES, PADARIAS E OUTROS
ESTABELECIMENTOS DE VENDA DE ALIMENTOS PARA CONSUMO
IMEDIATO SERÃO DOTADOS DE RECIPIENTES DE LIXO,
COLOCADOS EM LOCAIS VISÍVEIS E DE FÁCIL ACESSO AO
PÚBLICO EM GERAL.
(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 3
___________________________________________________________________________
ART.8º NAS FEIRAS LIVRES INSTALADAS EM VIAS OU LOGRADOUROS
PÚBLICOS, ONDE SEJAM COMERCIALIZADOS GÊNEROS
ALIMENTÍCIOS, PRODUTOS HORTIFRUTIGRANGEIROS OU OUTROS
INSUMOS DE INTERESSE DO ABASTECIMENTO PÚBLICO, É
OBRIGATÓRIA A COLOCAÇÃO DE RECIPIENTES DE RECOLHIMENTO
DE LIXO, EM LOCAL VISÍVEL E ACESSÍVEL AO PÚBLICO, EM
QUANTIDADE PROPORCIONAL ÀS UNIDADES INSTALADAS.
ART.9º OS ARTEFATOS UTILIZADOS POR VENDEDORES AMBULANTES E OS
VEÍCULOS DE QUALQUER ESPÉCIE DESTINADOS À VENDA DE
ALIMENTOS DE CONSUMO IMEDIATO, DEVERÃO TER RECIPIENTE
DE LIXO NELES FIXADOS, OU COLOCADOS EM SUPORTE ADAPTADO
À SUA ESTRUTURA, CONFORME O CASO.
ART.10 TODAS AS EMPRESAS QUE COMERCIALIZEM AGROTÓXICOS E
PRODUTOS FITO-SANITÁRIOS TERÃO RESPONSABILIDADE SOBRE
OS RESÍDUOS POR ELES PRODUZIDOS, DESDE A SUA
COMERCIALIZAÇÃO OU MANUSEAMENTO, ADOTANDO AS PRECAUÇÕES
QUANTO À ESTOCAGEM E TRANSPORTE.
SEÇÃO III
DAS AÇÕES DE CARÁTER EDUCATIVO
ART.11 OS ÓRGÃOS E ENTIDADES GOVERNAMENTAIS DO MUNICÍPIO, EM
CONJUNTO COM A SOCIEDADE ORGANIZADA, DESENVOLVERÃO
POLÍTICAS DE AÇÕES DIVERSAS QUE VISEM À CONSCIENTIZAÇÃO
DA POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ADOÇÃO DE HÁBITOS
CORRETOS QUANTO À CONSERVAÇÃO DA LIMPEZA URBANA, COMO
ITEM ESSENCIAL DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.
PARÁGRAFO ÚNICO PARA CUMPRIMENTO DO DISPOSTO NESTE
ARTIGO, O PODER EXECUTIVO ADOTARÁ
MEDIDAS DESTINADAS A:
I REALIZAR, REGULARMENTE,
PROGRAMAS DE LIMPEZA URBANA
PRIORIZANDO MUTIRÕES EM BAIRROS
E ÁREAS DA CIDADE, E
LOCALIDADES ESPECÍFICAS DO
MUNICÍPIO;
II PROMOVER PERIODICAMENTE
CAMPANHAS EDUCATIVAS ATRAVÉS
DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE
MASSA;
(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 4
___________________________________________________________________________
III REALIZAR PALESTRAS E VISITAS À
ESCOLAS, PROMOVER MOSTRAS
ITINERANTES, APRESENTAR
AUDIOVISUAIS, EDITAR FOLHETOS E
CARTILHAS EXPLICATIVAS,
DESTACANDO O VALOR SOCIAL DA
PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
URBANO;
IV DESENVOLVER PROGRAMAS DE
INFORMAÇÃO, ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO
FORMAL E INFORMAL, SOBRE
MATERIAIS RECICLÁVEIS E
MATERIAIS BIODEGRADÁVEIS;
V CELEBRAR CONVÊNIOS COM
ENTIDADES PÚBLICAS OU PRIVADAS
OBJETIVANDO A VIABILIZAÇÃO DAS
DISPOSIÇÕES PREVISTAS NESTE
ARTIGO.
SEÇÃO IV
DA COLETA, TRANSPORTE E DESTINAÇÃO DO LIXO
ART.12 A COLETA REGULAR, O TRANSPORTE E A DESTINAÇÃO FINAL DO
LIXO ORDINÁRIO DOMICILIAR SÃO ATRIBUIÇÕES DO ÓRGÃO
COMPETENTE DA PREFEITURA, QUE PODERÁ EXECUTÁ-LAS
DIRETAMENTE OU ATRAVÉS DE EMPRESA CONTRATADA.
PARÁGRAFO ÚNICO DEFINE-SE COMO LIXO ORDINÁRIO, PARA
FINS DE COLETA REGULAR, OS RESÍDUOS
SÓLIDOS OU PATOSOS PRODUZIDOS EM
IMÓVEIS RESIDENCIAIS OU NÃO, QUE
POSSAM SER ACONDICIONADOS EM SACOS OU
RECIPIENTES PLÁSTICOS.
ART.13 AS EMPRESAS PRIVADAS TRANSPORTADORAS DE LIXO ESPECIAL
DEVERÃO ESTAR CADASTRADAS JUNTO AO ÓRGÃO COMPETENTE DA
PREFEITURA COM ATRIBUIÇÕES DE SERVIÇO DE LIMPEZA
URBANA, QUE DEFINIRÁ PREVIAMENTE AS ÁREAS PRÓPRIAS PARA
O DEPÓSITO OU SUA DESTINAÇÃO FINAL.
§ 1º DEFINE-SE COMO LIXO ESPECIAL OS RESÍDUOS SÓLIDOS
OU PASTOSOS QUE POR SUA NATUREZA, COMPOSIÇÃO,
PESO OU VOLUME, NECESSITAM DE TRANSPORTE E
CUIDADOS ESPECÍFICOS.
(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 5
___________________________________________________________________________
§ 2º O ACONDICIONAMENTO, O RECOLHIMENTO, O TRANSPORTE
E O DESTINO FINAL DO LIXO HOSPITALAR SERÃO
OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA, DE ACORDO
COM AS NORMAS SANITÁRIAS E AMBIENTAIS
APLICÁVEIS.
ART.14 FICA PROIBIDO NO TERRITÓRIO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO,
O TRANSPORTE E O DEPÓSITO OU QUALQUER FORMA DE
DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS QUE TENHAM SUA ORIGEM NA
UTILIZAÇÃO DE ENERGIA NUCLEAR, BEM COMO DE RESÍDUOS
TÓXICOS OU RADIOATÍVOS.
SEÇÃO V
DA FISCALIZAÇÃO
ART.15 SERÃO CONSIDERADOS AGENTES PÚBLICOS, A SERVIÇO DA
VIGILÂNCIA AMBIENTAL, OS SERVIDORES PÚBLICOS EFETIVOS,
DO QUADRO DE PESSOAL PARTE PERMANENTE DA PREFEITURA
MUNICIPAL DE CABO FRIO, QUE EXERÇAM O CARGO DE FISCAL,
PARA ATENDER O QUE PRESCREVE O PRESENTE DISPOSITIVO
LEGAL, NO QUE TANGE À FISCALIZAÇÃO DAS NORMAS E
APLICAÇÕES DE PENALIDADES AOS INFRATORES DA PRESENTE
LEI. 1
CAPÍTULO II
DAS INFRAÇÕES E DA RESPONSABILIDADE
SEÇÃO I
ART.16 CONSIDERA-SE INFRAÇÃO A INOBSERVÂNCIA DO DISPOSTO NESTA
LEI, NAS DEMAIS NORMAS LEGAIS E NAS DISPOSIÇÕES
REGULAMENTADORAS DESTINADAS À PROMOÇÃO, PRESERVAÇÃO,
MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DA LIMPEZA PÚBLICA.
PARÁGRAFO ÚNICO RESPONDE PELA INFRAÇÃO QUEM POR AÇÃO
OU OMISSÃO LHE DEU CAUSA, OU
CONCORREU PARA SUA PRÁTICA, OU DELA
SE BENEFICIOU.
ART.17 A AUTORIDADE PÚBLICA MUNICIPAL OU O AGENTE FISCALIZADOR
QUE TIVER CIÊNCIA DE OCORRÊNCIA DE INFRAÇÃO É OBRIGADO
A PROMOVER A SUA APURAÇÃO IMEDIATA, ATRAVÉS DE PROCESSO
ADMINISTRATIVO PRÓPRIO, SOB PENA DE SE TORNAR
CO-RESPONSÁVEL.
(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H
1 - EMO:0005-98 EM 05/01/1999.
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 6
___________________________________________________________________________
SEÇÃO II
DAS PENALIDADES
ART.18 SEM PREJUÍZO DAS DEMAIS SANÇÕES LEGAIS CABÍVEIS, AS
INFRAÇÕES ÀS NORMAS DESTA LEI SERÃO PUNIDAS COM AS
SEGUINTES PENALIDADES:
I NOTIFICAÇÃO PRELIMINAR;
II MULTA.
§ 1º A NOTIFICAÇÃO PRELIMINAR SERÁ APLICADA COM
FIXAÇÃO DE PRAZO PARA QUE SEJA CORRIGIDA A
IRREGULARIDADE VERIFICADA.
§ 2º A MULTA PODERÁ SER EXPEDIDA IMEDIATAMENTE,
ATRAVÉS DA LAVRATURA DO AUTO DE INFRAÇÃO, NOS
CASOS DE INFRAÇÕES GRAVES OU GRAVÍSSIMAS,
INFRAÇÕES COM CARÁTER DE DANO IRREPARÁVEL OU
QUANDO DA REINCIDÊNCIA DE INFRAÇÕES LEVES.
ART.19 AS PENALIDADES PREVISTAS NESTA LEI SERÃO IMPOSTAS PELO
ÓRGÃO COMPETENTE DA PREFEITURA COM ATRIBUIÇÕES DE
SERVIÇO DE LIMPEZA URBANA.
ART.20 AS INFRAÇÕES PUNIDAS COM MULTA CLASSIFICAM-SE, DE
ACORDO COM A SUA GRAVIDADE, EM TRÊS CATEGORIAS:
I INFRAÇÃO LEVE: AQUELA CUJO DANO DECORRENTE SEJA
DE PEQUENO SIGNIFICADO PARA A LIMPEZA PÚBLICA E
PARA A CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E DO
PATRIMÔNIO PÚBLICO: MULTA NO VALOR DE R$ 50,00
(CINQUENTA REAIS) A R$ 200,00 (DUZENTOS REAIS);
II INFRAÇÃO GRAVE: AQUELA CUJO DANO DECORRENTE SEJA
DE GRANDE IMPACTO E PREJUÍZO PARA A LIMPEZA
PÚBLICA, PARA A CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E DO
PATRIMÔNIO PÚBLICO: MULTA NO VALOR DE R$ 300,00
(TREZENTOS REAIS) A R$ 800,00 (OITOCENTOS
REAIS).
(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 7
___________________________________________________________________________
III INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA: AQUELA CUJO DANO DECORRENTE
PRODUZA GRANDE IMPACTO E LESÕES IRREVERSÍVEIS E
DE DIFÍCIL REPARAÇÃO PARA A CONSERVAÇÃO DA
LIMPEZA PÚBLICA, DO MEIO AMBIENTE E DO PATRIMÔNIO
PÚBLICO: MULTA NO VALOR DE R$ 900,00 (NOVECENTOS
REAIS) E R$ 2.000,00 (DOIS MIL REAIS).
§ 1º EM CASO DE REINCIDÊNCIA, AS MULTAS SERÃO
APLICADAS EM DOBRO.
§ 2º QUANDO O INFRATOR PRATICAR, SIMULTANEAMENTE,
DUAS OU MAIS INFRAÇÕES, SERÁ APLICADA A
PENALIDADE PREVISTA PARA A INFRAÇÃO DE MAIOR
GRAVIDADE,
§ 3º FICA ESTIPULADA A MULTA DE R$ 80,00 (OITENTA
REAIS) PARA A INFRAÇÃO DECORRENTE DA CONDUTA DE
ATIRAR NA VIA PÚBLICA, DE DENTRO DE VEÍCULO DE
QUALQUER ESPÉCIE, LIXO, DETRITO OU SUBSTÂNCIA DE
QUALQUER NATUREZA, SENDO CONSIDERADO RESPONSÁVEL
O PROPRIETÁRIO OU O CONDUTOR DO VEÍCULO.
SEÇÃO III
DO PROCESSO ADMINISTRATIVO
ART.21 O PROCESSO LEGAL ADMINISTRATIVO PARA A APLICAÇÃO DE
PENALIDADE PREVISTA NESTA LEI, SERÁ INICIADO COM A
LAVRATURA PELA AUTORIDADE OU AGENTE FISCALIZADOR QUE
HOUVER CONSTATADO O FATO, DE AUTO DE INFRAÇÃO, DO QUAL
CONSTARÁ:
I NOME DO INFRATOR, SEU ENDEREÇO, BEM COMO, OS
DEMAIS ELEMENTOS NECESSÁRIOS À SUA
IDENTIFICAÇÃO;
II LOCAL, DATA E HORA DO COMETIMENTO DA INFRAÇÃO;
III DESCRIÇÃO DA INFRAÇÃO E MENSÃO DO DISPOSITIVOS
LEGAL OU REGULAMENTAR TRANSGREDIDO;
(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 8
___________________________________________________________________________
IV PENALIDADE A QUE ESTÁ SUJEITO O INFRATOR E O
RESPECTIVO PRECEITO LEGAL QUE AUTORIZA A SUA
IMPOSIÇÃO;
V CIÊNCIA DO AUTUADO;
VI ASSINATURA DO AUTUADO OU SEU REPRESENTANTE, E NO
CASO DE AUSÊNCIA OU RECUSA, DE DUAS TESTEMUNHAS;
VII PRAZO PARA O RECOLHIMENTO DA MULTA, QUANDO
APLICADA, CASO O INFRATOR ABDIQUE DO DIREITO DE
DEFESA.
ART.22 AS EVENTUAIS OMISSÕES OU INCORREÇÕES NA LAVRATURA DO
AUTO DE INFRAÇÃO NÃO ACARRETARÃO NULIDADE DO MESMO
QUANDO DO PROCESSO CONSTAREM OS ELEMENTOS NECESSÁRIOS À
IDENTIFICAÇÃO DA INFRAÇÃO E DO INFRATOR.
ART.23 O INFRATOR SERÁ NOTIFICADO PARA CIÊNCIA DA INFRAÇÃO.
I PESSOALMENTE;
II POR VIA POSTAL;
III POR EDITAL, SE ESTIVER EM LUGAR INCERTO OU NÃO
SABIDO.
§ 1º SE O INFRATOR FOR NOTIFICADO PESSOALMENTE E SE
RECUSAR A EXARAR CIÊNCIA, DEVERÁ ESSA
CIRCUNSTÂNCIA SER MENCIONADA EXPRESSAMENTE PELA
AUTORIDADE OU AGENTE FISCAL QUE EFETUOU A
NOTIFICAÇÃO.
§ 2º O EDITAL REFERIDO NO INCISO III DESTE ARTIGO,
DESDE QUE SE JUSTIFIQUE ECONOMICAMENTE, SERÁ
PUBLICADO POR DUAS VEZES EM JORNAL DE CIRCULAÇÃO
LOCAL, CONSIDERANDO-SE EFETIVADA A NOTIFICAÇÃO
15 (QUINZE) DIAS APÓS A PRIMEIRA PUBLICAÇÃO.
SEÇÃO IV
DOS RECURSOS
(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 9
___________________________________________________________________________
ART.24 O INFRATOR PODERÁ OFERECER DEFESA OU IMPUGNAÇÃO DO AUTO
DE INFRAÇÃO NO PRAZO DE 10(DEZ) DIAS, CONTADOS DA
CIÊNCIA DA AUTUAÇÃO.
§ 1º NO CASO DE IMPOSIÇÃO DA PENALIDADE DE MULTA, SE
O INFRATOR ABDICAR DO DIREITO DE DEFESA OU
RECURSO, PODERÁ RECOLHÊ-LA COM REDUÇÃO DE 50%
(CINQUENTA POR CENTO) DO VALOR, NO PRAZO DE
10(DEZ) DIAS ÚTEIS A CONTAR DA EXPEDIÇÃO DO AUTO
DE INFRAÇÃO.
§ 2º APRESENTADA A DEFESA OU IMPUGNAÇÃO, AS RAZÕES DO
RECORRENTE, JUNTAMENTE COM A CÓPIA DO AUTO DE
INFRAÇÃO SERÃO SUBMETIDOS À COMISSÃO REVISORA DE
INFRAÇÕES, COMPOSTA DE 03 (TRÊS) MEMBROS, CRIADA
NA FORMA DO DECRETO REGULAMENTADOR.
§ 3º OS AUTOS DO PROCEDIMENTO RECURSAL SERÃO
SUBMETIDOS À AUTORIDADE MUNICIPAL A QUE ESTIVER
DIRETAMENTE SUBORDINADO O ÓRGÃO COM ATRIBUIÇÕES
DE SERVIÇO DE LIMPEZA URBANA, PARA JULGAMENTO E
DECISÃO DEFINITIVOS, A QUAL, NA CONDIÇÃO DE
ÚLTIMA INSTÂNCIA ADMINISTRATIVA DECIDIRÁ NO
PRAZO DE 5 (CINCO) DIAS.
ART.25 O RECURSO INTERPOSTO À DECISÃO NÃO DEFINITIVA TERÁ
EFEITO SUSPENSIVO RELATIVAMENTE AO PAGAMENTO DA MULTA,
NÃO IMPEDINDO QUE O RECORRENTE, A QUALQUER TEMPO, QUITE
O RESPECTIVO DÉBITO, PONDO FIM AO PROCESSO.
ART.26 ESGOTADA A INSTÂNCIA RECURSAL ADMINISTRATIVA; E HAVENDO
MULTA PENDENTE, O INFRATOR SERÁ NOTIFICADO PARA EFETUAR
O PAGAMENTO NO PRAZO DE 5 (CINCO) DIAS, CONTADOS DA
DATA DO RECEBIMENTO DA NOTIFICAÇÃO.
§ 1º A NOTIFICAÇÃO PARA PAGAMENTO DA MULTA SERÁ FEITA
MEDIANTE REGISTRO POSTAL, OU POR MEIO DE EDITAL
PUBLICADO NA IMPRENSA, SE NÃO LOCALIZADO O
INFRATOR.
§ 2º O NÃO RECOLHIMENTO DA MULTA DENTRO DO PRAZO
FIXADO NESTE ARTIGO IMPLICARÁ NA INSCRIÇÃO DO
DÉBITO NA DÍVIDA ATIVA, PARA COBRANÇA JUDICIAL
NA FORMA DA LEI.
CAPÍTULO III
DISPOSIÇÕES FINAIS
ART.27 O PODER EXECUTIVO, NO PRAZO DE 30(TRINTA) DIAS ACONTAR
DA PUBLICAÇÃO DESTA LEI, EXPEDIRÁ A SUA REGULAMENTAÇÃO
(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 10
___________________________________________________________________________
MEDIANTE DECRETO, QUE PODERÁ ESTABELECER:
I GRADAÇÃO DO VALOR DA MULTA EM RELAÇÃO À CADA
CATEGORIA DE INFRAÇÃO;
II CORRESPONDÊNCIA PARA OS VALORES DAS MULTAS EM
QUANTIDADE DE UFIR.
ART.28 ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO,
REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO FRIO, 26 DE NOVEMBRO DE 1998.
MÁRCIO TRINDADE CORRÊA
PRESIDENTE
SILAS RODRIGUES BENTO
VICE-PRESIDENTE
EDUARDO CORRÊA KITA
1º SECRETÁRIO
BRAZ BENEDITO ARCANJO FILHO
2º SECRETÁRIO
J U S T I F I C A T I V A
MENSAGEM Nº 006/98. CABO FRIO, 19 DE NOVEMBRO DE 1998.
EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE,
EXCELENTÍSSIMOS SENHORORES VEREADORES,
POR INTERMÉDIO DA PRESENTE MENSAGEM, TENHO A HONRA DE
ENCAMINHAR À ESSA EGRÉGIA CASA LEGISLATIVA, PARA A ELEVADA E
INDISPENSÁVEL APRECIAÇÃO, O PROJETO DE LEI ANEXO, QUE "DISPÕE
SOBRE AS MEDIDAS DE CONSERVAÇÃO DA LIMPEZA PÚBLICA, ESTABELECE
PENALIDADES, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".
A PROPOSIÇÃO EM TELA, FUNDAMENTA-SE NA NECESSIDADE DE DOTAR
O MUNICÍPIO DE CABO FRIO DE UMA LEGISLAÇÃO ESPECIFICA SOBRE
CONSERVAÇÃO DA LIMPEZA PÚBLICA URBANA, ATENDENDO ASSIM, ÀS
IMPLICAÇÕES DECORRENTES DO CRESCIMENTO DA URBE E AOS RECLAMOS DA
POPULAÇÃO, CONSIDERANDO-SE, AINDA, AS INJUÇÕES E REFLEXOS DO
INCREMENTO DA ATIVIDADE TURÍSTICA, CUJO DESENVOLVIMENTO TEM SIDO
(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO 11
___________________________________________________________________________
O OBJETIVO PRIMORDIAL DO MEU GOVERNO.
CABO FRIO, PELAS SUAS BELEZAS NATURAIS, IMPORTÂNCIA
HISTÓRICA E OUTRAS POTENCIALIDADES, ACHA-SE INCLUÍDO ENTRE OS
PRINCIPAIS POLOS DE ATRAÇÃO TURÍSTICA DO PAÍS, MERECENDO, EM
FUNÇÃO DISSO, O RECONHECIMENTO DA EMBRATUR, COM A CLASSIFICAÇÃO
DE MUNICÍPIO DE PRIORIDADE TURÍSTICA.
PELAS NORMAS E PARÂMETROS ADOTADOS POR AQUELE INSTITUTO
ESPECIALIZADO, OS MUNICÍPIOS ASSIM CONSIDERADOS DEVEM POSSUIR
INSTRUMENTOS ADEQUADOS PARA A CORRETA GESTÃO E ORDENAMENTO DA
QUESTÃO DA LIMPEZA URBANA, COMO REQUISITO ESSENCIAL PARA A
MANUTENÇÃO DO STATUS ALCANÇADO, DENTRO DO PARADIGMA DO PROJETO
"ONDE TEM LIXO NÃO TEM TURISTA", EM FASE DE CONSOLIDAÇÃO EM
DIVERSAS CAPITAIS E OUTRAS CIDADES BRASILEIRAS.
PELAS RAZÕES ACIMA EXPOSTAS, É QUE ENTENDO SER OPORTUNA A
APRESENTAÇÃO DO PROJETO EM APREÇO, NA CERTEZA DE QUE A MATÉRIA
RECEBERÁ O INTEGRTAL APOIO DESSA VALOROSA EDILIDADE.
VALHO-ME DO ENSEJO , PARA REAFIRMAR AOS ILUSTRES MEMBROS
DESSA NOBRE CASA, MINHAS DEMONSTRAÇÕES DE DISTINTA CONSIDERAÇÃO
E APREÇO.
ALAIR FRANCISCO CORRÊA
PREFEITO
AO
EXCELENTÍSSIMO SENHOR
VEREADOR WALDIR MAURÍCIO DE AGUIAR NETO
D.D. PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO
(S18HREF. A 28/01/2005______________________________________________________________________________________________________________NLF (S10H