INDICAÇÃO : 0282/2025

Informações da matéria
Autor: LUIS GERALDO SIMAS DE AZEVEDO
Data: 04/02/2025
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Ementa

SOLICITA AO PODER EXECUTIVO PROVIDÊNCIAS JUNTO AO ÓRGÃO COMPETENTE PARA PROCEDER O TESTE PADRÃO DE ACUIDADE VISUAL COM SENSO CROMÁTICO, NOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, UTILIZANDO DAS FIGURAS ISHIHARA PARA O DIAGNÓSTCO DO DALTONISMO.

Justificativa

CONSIDERANDO QUE O DALTONISMO É UMA CONDIÇÃO DE VISÃO CARACTERIZADA PELA DIFICULDADE OU INCAPACIDADE DE DISTINGUIR ALGUMAS CORES, AFETANDO DIRETAMENTE A QUALIDADE DE VIDA E A APRENDIZAGEM DOS INDIVÍDUOS;

CONSIDERANDO QUE, CONFORME DADOS DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS), ESTIMA-SE QUE APROXIMADAMENTE 8% DA POPULAÇÃO MASCULINA E 0,5% DA POPULAÇÃO FEMININA APRESENTEM ALGUM GRAU DE DALTONISMO, SENDO UMA CONDIÇÃO GENÉTICA MAIS COMUM EM HOMENS;

CONSIDERANDO QUE A IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DO DALTONISMO É ESSENCIAL PARA QUE SEJAM OFERECIDAS ALTERNATIVAS ADEQUADAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE MINIMIZEM OS IMPACTOS DESSA CONDIÇÃO NA VIDA ESCOLAR DOS ALUNOS;

CONSIDERANDO QUE O TESTE DE ISHIHARA É UMA DAS FERRAMENTAS MAIS EFICAZES PARA O DIAGNÓSTICO DO GRAU E TIPO DE DALTONISMO, PERMITINDO QUE OS EDUCADORES IDENTIFIQUEM OS ALUNOS QUE POSSAM TER DIFICULDADES EM IDENTIFICAR CORES E, ASSIM, PROPORCIONAR O SUPORTE ADEQUADO NO AMBIENTE ESCOLAR;

CONSIDERANDO QUE A REALIZAÇÃO DO TESTE DE ISHIHARA NO INÍCIO DA TRAJETÓRIA ESCOLAR, ESPECIALMENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL, É UMA MEDIDA PREVENTIVA E DE INCLUSÃO, CONTRIBUINDO PARA QUE OS ALUNOS COM DALTONISMO SEJAM ACOMPANHADOS DE MANEIRA ADEQUADA E NÃO APRESENTEM DIFICULDADES DE APRENDIZADO DESNECESSÁRIAS;

REQUER-SE A INCLUSÃO DA REALIZAÇÃO DO TESTE DE ISHIHARA NO PROCESSO DE TRIAGEM VISUAL NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, COMO PARTE DAS AVALIAÇÕES PERIÓDICAS DE SAÚDE VISUAL, A FIM DE IDENTIFICAR PRECOCEMENTE ALUNOS COM DALTONISMO E OFERECER SUPORTE PEDAGÓGICO, ADAPTANDO O ENSINO PARA ATENDER ÀS SUAS NECESSIDADES DE MANEIRA INCLUSIVA E EFICAZ.

A MEDIDA VISA NÃO SÓ DIAGNOSTICAR A CONDIÇÃO, MAS TAMBÉM PROMOVER A CONSCIENTIZAÇÃO ENTRE EDUCADORES, PAIS E ALUNOS SOBRE O DALTONISMO, FAVORECENDO UM AMBIENTE EDUCACIONAL MAIS INCLUSIVO E IGUALITÁRIO PARA TODOS OS ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.

TERMOS EM QUE, PEDE DEFERIMENTO.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
03/02/2025 09:00:00     CADASTRADO  CADASTRADO 
04/02/2025 09:00:02     ARQUIVO PESQUISA  NADA CONSTA 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

LUIS GERALDO

VEREADOR(A)

REP

Autor

Corpo da matéria

O(A) VEREADOR(A) QUE ESTA SUBSCREVE, ATENDENDO TUDO MAIS O QUE DETERMINA O INTERESSE PÚBLICO, INDICA A DOUTA MESA, NA FORMA REGIMENTAL, O ENVIO DE EXPEDIENTE AO EXMº. SR. PREFEITO SOLICITANDO PROVIDÊNCIAS JUNTO AO ÓRGÃO COMPETENTE PARA PROCEDER O TESTE PADRÃO DE ACUIDADE VISUAL COM SENSO CROMÁTICO NOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, UTILIZANDO AS FIGURAS ISHIHARA, PARA O DIAGNÓSTICO DO DALTONISMO.

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