SOLICITA AO PODER EXECUTIVO PROVIDÊNCIAS JUNTO AO ÓRGÃO COMPETENTE PARA INSTITUIR O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE) COMO POLÍTICA INTERSETORIAL DA SAÚDE E DA EDUCAÇÃO, NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.
O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE), POLÍTICA INTERSETORIAL DA SAÚDE E DA EDUCAÇÃO, FOI INSTITUÍDO EM 2007 PELO DECRETO PRESIDENCIAL Nº 6.286, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2007. AS POLÍTICAS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO VOLTADAS ÀS CRIANÇAS, ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA SE UNEM PARA PROMOVER SAÚDE E EDUCAÇÃO INTEGRAL. A INTERSETORIALIDADE DAS REDES PÚBLICAS DE SAÚDE E DE EDUCAÇÃO E DAS DEMAIS REDES SOCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES DO PSE IMPLICA MAIS DO QUE OFERTAS DE SERVIÇOS NUM MESMO TERRITÓRIO, POIS DEVE PROPICIAR A SUSTENTABILIDADE DAS AÇÕES A PARTIR DA CONFORMAÇÃO DE REDES DE CORRESPONSABILIDADE. A ARTICULAÇÃO ENTRE ESCOLA E ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE É A BASE DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA. O PSE É UMA ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA E DA QUALIFICAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS.
A RESPONSABILIDADE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS) COM O TERRITÓRIO E SUA POPULAÇÃO É PERMANENTE, INCLUINDO A COMUNIDADE ESCOLAR. A ADESÃO AO PSE É UMA FORMA DE SISTEMATIZAR AS INTERVENÇÕES VOLTADAS A ESSE PÚBLICO NO ÂMBITO DAS REDES PÚBLICAS DE SAÚDE E DE EDUCAÇÃO. ESSA ADESÃO É UM COMPROMISSO ASSUMIDO PELAS SECRETARIAS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO COM A GARANTIA DA ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DOS ESTUDANTES E FORMAÇÃO INTEGRAL, POR MEIO DE AÇÕES DE PREVENÇÃO, PROMOÇÃO E ATENÇÃO À SAÚDE. ESSENCIALMENTE CONSISTE NA FORMALIZAÇÃO DESSAS SECRETARIAS NA PACTUAÇÃO A CADA DOIS ANOS DAS AÇÕES DO PROGRAMA A SEREM DESENVOLVIDAS NAS COMUNIDADES ESCOLAS DO TERRITÓRIO.
O MONITORAMENTO E A AVALIAÇÃO DEVEM SE TORNAR PRÁTICAS CULTURAIS NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE), POIS ALÉM DE SER UMA DIRETRIZ, TAMBÉM É UMA OPORTUNIDADE DE APERFEIÇOAMENTO DAS ATIVIDADES, AO ACOMPANHAR AS IMPLICAÇÕES PROPAGADAS NO TERRITÓRIO, E DE REORIENTAÇÃO DAS INTERVENÇÕES DO PROGRAMA. DIVERSAS SÃO AS POSSIBILIDADES QUE ENVOLVEM ESSAS PRÁTICAS NO PSE, DESDE O SIMPLES MONITORAMENTO DAS AÇÕES REALIZADAS, POR MEIO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE DISPONÍVEIS, ATÉ O DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS AVALIATIVOS MAIS COMPLEXOS. MONITORAR E AVALIAR NO ÂMBITO DO PSE É ATRIBUIR VALOR ÀS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E LEGITIMAR OS ESFORÇOS EMPREGADOS NA ATENÇÃO VOLTADA AOS ESTUDANTES.
Data | Sessão | Expediente | Fase | Situação |
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03/02/2025 09:00:00 | CADASTRADO | CADASTRADO | ||
04/02/2025 09:00:02 | ARQUIVO PESQUISA | NADA CONSTA | ||
06/02/2025 09:00:04 | 0443ª (Quadringentésima Quadragésima Terceira) Sessão ORDINÁRIA da 17ª (Décima Sétima) Legislatura (2025 - 2028) - 1º Período (01/01/2025 a 30/06/2025) de 6 de Fevereiro de 2025. mais | ORDEM DO DIA | PAUTA | ORDEM DO DIA |
06/02/2025 09:00:06 | OFÍCIO EXPEDIDO | TRAMITAÇÃO | ||
14/02/2025 11:53:49 | REPOSTA RECEBIDA | TRAMITAÇÃO |
O(A) VEREADOR(A) QUE ESTA SUBSCREVE, ATENDENDO TUDO MAIS O QUE DETERMINA O INTERESSE PÚBLICO, INDICA A DOUTA MESA, NA FORMA REGIMENTAL, O ENVIO DE EXPEDIENTE AO EXMº. SR. PREFEITO SOLICITANDO PROVIDÊNCIAS JUNTO AO ÓRGÃO COMPETENTE PARA INSTITUIR O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE), COMO POLITICA INTERSETORIAL DA SAÚDE E DA EDUCAÇÃO, EM CONFORMIDADE COM O DECRETO PRESIDENCIAL Nº 6.286, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2007, NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.
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