PROJETO DE LEI : 0041/2025

Informações da matéria
Autor: ANDRÉ LUIZ LOBO FILHO
Data: 12/02/2025
Visualizações:
Ementa

INSTITUI O PROGRAMA DE BEBEDOUROS PÚBLICOS E ACESSO AO DIREITO À ÁGUA PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL NA CIDADE DE CABO FRIO.

Justificativa

O PRESENTE PROJETO DE LEI VISA A IMPLANTAÇÃO DE BEBEDOUROS PARA MITIGAÇÃO DOS IMPACTOS CLIMÁTICOS SOBRE OS AMBULANTES, TRABALHADORES DE APLICATIVOS E ENTREGADORES, TRABALHADORES DO TRANSPORTE PÚBLICO, NA CIDADE DE CABO FRIO VISA A GARANTIA DE ÁGUA POTÁVEL, DIREITO HUMANO, MÍNIMO VITAL E ESSENCIAL À VIDA.

AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS DOS ÚLTIMOS ANOS, INTENSIFICADAS PELA AÇÃO HUMANA, GERAM IMPLICAÇÕES NA CONDIÇÃO DE SAÚDE PARA AMBULANTES, PESSOAS IDOSAS, ETC. PORTANTO, É UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA.

A PROPOSTA TEM FINALIDADE PÚBLICA E RESPEITA FUNDAMENTALMENTE O DIREITO À DIGNIDADE HUMANA E A RESPONSABILIDADE DO PODER PÚBLICO EM GARANTIR O ACESSO A BENS E SERVIÇOS A TODAS CIDADÃS E CIDADÃOS, SEM PRECONCEITO OU DISTINÇÃO.

SENDO INSTALADOS EM FRENTE AOS EQUIPAMENTOS DO MUNICÍPIO JÁ EXISTENTES NA CIDADE, O ABASTECIMENTO DOS BEBEDOUROS SERÁ ORIUNDO DO MESMO SISTEMA QUE FORNECE ÁGUA NAS ÁREAS INTERNAS DESTE ESPAÇO PÚBLICO.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
22/01/2025 09:00:00     CADASTRADO  CADASTRADO 
03/02/2025 09:00:02     ARQUIVO PESQUISA  NADA CONSTA 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

ANDRÉ JACARÉ

VEREADOR(A)

PSB

Autor

Corpo da matéria

ART. 1º CRIA O PROGRAMA DE BEBEDOUROS PÚBLICOS, COM O OBJETIVO DE MITIGAR OS IMPACTOS CLIMÁTICOS SOBRE A SAÚDE DE AMBULANTES, TRABALHADORES DE APLICATIVOS, E ENTREGADORES, TRABALHADORES DE TRANSPORTES PÚBLICOS E PESSOAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA NA CIDADE DE CABO FRIO.

ART. 2º OS BEBEDOUROS SERÃO INSTALADOS NAS ÁREAS EXTERNAS DE EQUIPAMENTOS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.

PARÁGRAFO ÚNICO. A DISTRIBUIÇÃO DOS BEBEDOUROS PÚBLICOS DENTRO DOS BAIRROS DEVERÁ OBSERVAR PRIORITARIAMENTE OS CENTROS COMERCIAIS E/OU LOCAIS DE MAIOR CIRCULAÇÃO DE PÚBLICO.

ART. 3º O FORNECIMENTO DE ÁGUA NOS BEBEDOUROS DESTE PROGRAMA SE DARÁ DE FORMA ACESSÍVEL, CONTÍNUA, SEGURA E POTÁVEL PARA CONSUMO HUMANO.

ART. 4º AS DESPESAS DECORRENTES DA EXECUÇÃO DESTA LEI CORRERÃO POR CONTA DE DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA PRÓPRIA.

ART. 5º ATO DO PODER PÚBLICO REGULAMENTARÁ ESTA LEI.

ART. 6º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?