INDICAÇÃO : 0039/2025

Informações da matéria
Autor: PAULO BRIZIO DA CUNHA
Data: 07/01/2025
Visualizações:
Ementa

SOLICITA AO PODER EXECUTIVO A CRIAÇÃO DE UM CENTRO DE IDIOMAS, NO BAIRRO JARDIM ESPERANÇA, COM O OBJETIVO DE PROMOVER A EDUCAÇÃO, A INCLUSÃO SOCIAL E OPORTUNIDADE DE EMPREGO.

Justificativa

A PRESENTE INDICAÇÃO TEM COMO OBJETIVO A CRIAÇÃO DE UM CENTRO DE IDIOMAS NO BAIRRO JARDIM ESPERANÇA PROMOVENDO A EDUCAÇÃO, A INCLUSÃO SOCIAL E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ESSENCIAIS PARA A COMUNIDADE, ALÉM DE OPORTUNIDADES DE EMPREGO. ABAIXO ESTÃO ALGUMAS SUGESTÕES E ORIENTAÇÕES PARA O PLANEJAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DESSE PROJETO:
1. OBJETIVO PRINCIPAL
• OFERECER CURSOS GRATUITOS DE IDIOMAS PARA A POPULAÇÃO DO BAIRRO, COM FOCO EM IDIOMAS COMO INGLÊS, ESPANHOL, FRANCÊS, ENTRE OUTROS, ATENDENDO DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS E NÍVEIS DE APRENDIZAGEM.
2. LOCALIZAÇÃO
• ESCOLHA DO LOCAL: O CENTRO DEVE ESTAR LOCALIZADO EM UMA ÁREA DE FÁCIL ACESSO, PREFERENCIALMENTE EM UM PRÉDIO PÚBLICO OU EM PARCERIA COM ESCOLAS, CENTROS COMUNITÁRIOS OU OUTROS ESPAÇOS JÁ FREQUENTADOS PELA POPULAÇÃO.
• ACESSIBILIDADE: CERTIFIQUE-SE DE QUE O LOCAL É ACESSÍVEL A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E COM TRANSPORTE PÚBLICO PRÓXIMO.
3. PÚBLICO-ALVO
• DIVERSIDADE DE IDADES: OFERECER CURSOS PARA DIFERENTES IDADES (JOVENS, ADULTOS E IDOSOS).
• INCLUSÃO SOCIAL: FOCAR EM GRUPOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL, COMO PESSOAS EM SITUAÇÃO DE DESEMPREGO OU BAIXA RENDA, IMIGRANTES OU REFUGIADOS.
• CLASSES ESPECIAIS: INCLUIR CURSOS VOLTADOS PARA CRIANÇAS, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E OUTROS GRUPOS QUE POSSAM SE BENEFICIAR DE MÉTODOS DE ENSINO DIFERENCIADOS.
4. CURRÍCULO E METODOLOGIA
• CURSOS INICIAIS E AVANÇADOS: OFERECER CURSOS BÁSICOS PARA INICIANTES E INTERMEDIÁRIOS/AVANÇADOS, DE ACORDO COM O NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ALUNOS.
• AULAS INTERATIVAS: UTILIZAR MÉTODOS INOVADORES E DINÂMICOS, COMO GAMIFICAÇÃO, MÚSICAS, VÍDEOS E JOGOS EDUCATIVOS PARA INCENTIVAR O APRENDIZADO.
• TECNOLOGIA: CASO POSSÍVEL, INCLUIR RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO PLATAFORMAS DE E-LEARNING OU APPS EDUCATIVOS, QUE COMPLEMENTEM O ENSINO PRESENCIAL.
5. RECRUTAMENTO DE PROFESSORES
• PROFESSORES VOLUNTÁRIOS OU ESTAGIÁRIOS: PARCERIAS COM UNIVERSIDADES PODEM PERMITIR QUE ESTUDANTES DE LETRAS OU ÁREAS CORRELATAS ATUEM COMO VOLUNTÁRIOS OU ESTAGIÁRIOS, CONTRIBUINDO COM O ENSINO E ADQUIRINDO EXPERIÊNCIA.
• PROFESSORES QUALIFICADOS: TENTE GARANTIR QUE AO MENOS ALGUNS PROFESSORES TENHAM QUALIFICAÇÃO NA ÁREA DE ENSINO DE IDIOMAS (POR EXEMPLO, FLUÊNCIA E CERTIFICAÇÃO EM ENSINO DE IDIOMAS).
6. INFRAESTRUTURA E MATERIAIS
• ESPAÇO CONFORTÁVEL E BEM EQUIPADO: DISPONIBILIZE SALAS DE AULA COM RECURSOS COMO COMPUTADORES, PROJETORES E MATERIAIS DIDÁTICOS (LIVROS, CDS, MATERIAIS DIGITAIS).
• AMBIENTE ACONCHEGANTE: CRIE UM AMBIENTE AGRADÁVEL QUE ESTIMULE A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ALUNOS, COM ÁREAS DE CONVIVÊNCIA E TROCA DE EXPERIÊNCIAS.
CONCLUSÃO
A CRIAÇÃO DE UM CENTRO DE IDIOMAS NO BAIRRO JARDIM ESPERANÇA PODE REPRESENTAR UMA GRANDE TRANSFORMAÇÃO PARA A COMUNIDADE, PROMOVENDO MAIS OPORTUNIDADES DE EMPREGO, INTERCÂMBIO CULTURAL E CRESCIMENTO PESSOAL. COM O APOIO DE PARCERIAS ESTRATÉGICAS, RECURSOS ADEQUADOS E UMA GESTÃO EFICIENTE, ESSE PROJETO TEM O POTENCIAL DE IMPACTAR POSITIVAMENTE MUITAS VIDAS.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
07/01/2025 09:00:00     CADASTRADO  CADASTRADO 
07/01/2025 09:00:02     ARQUIVO PESQUISA  NADA CONSTA 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

PAULO DA PAULANA

1º SECRETÁRIO

PL

Autor

Corpo da matéria

O(A) VEREADOR(A) QUE ESTA SUBSCREVE, ATENDENDO TUDO MAIS O QUE DETERMINA O INTERESSE PÚBLICO, INDICA A DOUTA MESA, NA FORMA REGIMENTAL, O ENVIO DE EXPEDIENTE AO EXMO. SR. PREFEITO SOLICITANDO A CRIAÇÃO DE UM CENTRO DE IDIOMAS, NO BAIRRO JARDIM ESPERANÇA COM O FITO DE PROMOVER A EDUCAÇÃO, A INCLUSÃO SOCIAL, O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ESSENCIAIS PARA A COMUNIDADE E UMA MAIOR OPORTUNIDADE DE EMPREGO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?