SUSTA OS EFEITOS DOS AVISOS DE CHAMAMENTO PÚBLICO N° 001/2024 E N° 002/2024, DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE.
Na data de 16 de janeiro de 2024, foram publicados no Diário Oficial do Município, Edição 854, Caderno I, os Avisos de Chamamento Público n° 001/2024 e n° 002/2024, da Secretaria Municipal de Saúde, com a finalidade de celebrar parceria com organizações da sociedade civil para o gerenciamento, operacionalização e execução das ações e serviços de saúde, no âmbito dos Hospitais Municipais São José Operário, da Criança, Otime Cardoso, Tamoios e da Mulher e das Unidades de Pronto Atendimento – UPA Tamoios e UPA Burle, respectivamente.
Os Avisos de Chamamento Público n° 001/2024 e n° 002/2024, da Secretaria Municipal de Saúde, invocam como fundamentação legal o Decreto Municipal n° 7204/2023 e a Lei Federal n° 13019/2014.
A União ao editar a Lei Federal n° 13.019/2014, legislou dentro do estrito cumprimento de sua competência concorrente, qual seja, a de instituir normas de predominante interesse geral e nacional, frise-se, competência esta somente atribuída à União, aos Estados e ao Distrito Federal, conforme estabelecido no art. 24 da Constituição Federal.
Cabe mencionar que, conforme dispõe o art. 30 da CF, compete aos Municípios suplementar a legislação federal e estadual, no que couber.
Cumpre mencionar ainda, que a Lei n° 13.019/2014 conferiu aos Municípios, em seu art. 88, §2°, a discricionariedade para, por ato administrativo local, implantar as parcerias entre a administração pública e organizações da sociedade civil.
Resta claro, que a Administração Pública valendo-se da competência prevista no art. 30 da CF e do permissivo previsto no art. 88, §2° da Lei Federal n° 13.019/2014, editou e publicou o Decreto n° 7204/2023, que como dito em sua ementa: “Regulamenta a Lei Federal n° 13.019, de 31 de julho de 2014, para dispor sobre regras e procedimentos de regime jurídico das parcerias celebradas entre a Administração Pública Municipal e as organizações da sociedade civil.”
Entretanto, faz-se imprescindível repisar, que o Decreto retromencionado tem por escopo tão-somente regulamentar a Lei Federal n° 13.019/2014, para dispor sobre regras e procedimentos de regime jurídico das parcerias celebradas entre a Administração Pública Municipal e as organizações da sociedade civil.
Mister destacar, que o Poder Executivo visando, de igual modo, regulamentar a Lei Federal n° 13.019/2014, editou e publicou a Lei n° 3.636, de 24 de novembro de 2022, plenamente em vigor, que dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais, no âmbito do Município de Cabo Frio.
Consoante estabelece o art. 5° e seus §§1° e 2° da Lei n° 3.636/2022:
“Art. 5° Para os efeitos desta Lei, entende-se por contrato de gestão o instrumento firmado entre o Poder Executivo e a entidade qualificada como organização social, com vistas à formação de parceria entre as partes para fomento e execução de atividades relativas à área da saúde.”
“§ 1° A celebração de contrato de gestão depende de autorização legal especifica e individualizada”. (grifei)
§ 2° Em cumprimento do disposto no §1°, fica o Poder Executivo autorizado a celebrar contrato de gestão junto à entidade qualificada como organização social (OS) para o gerenciamento, a operacionalização e a execução das ações e dos serviços na área de saúde assistencial e não assistencial no âmbito da Unidade de Pronto Atendimento de Tamoios (UPA II).”
Diante do exposto, ao serem editados e publicados os Avisos de Chamamento Público n° 001/2024 e n° 002/2024 da Secretaria Municipal de Saúde, é indubitável que a Administração violou a determinação legal acima reproduzida, posto que a autorização legislativa para a formalização de parceria com OS refere-se especificamente à Unidade de Pronto Atendimento de Tamoios (UPA II).
Não há margem para dúvida que o conteúdo dos Avisos de Chamamento Público n° 001/2024 e n° 002/2024 editados pela Secretaria Municipal de Saúde, adentraram na esfera de competência do Poder Legislativo ao tratar de matéria que só poderia ser constituída por lei.
Não obstante a Lei Federal n° 13.019/2014 não prever a exigência de lei autorizativa para a formalização de parceria com OS, por tratar-se de assunto de interesse local, deve prevalecer à legislação municipal vigente.
Convém ressaltar, por oportuno, que consoante previsto no art. 10, inciso XVII, da Lei Federal n° 8.429, de 2 de junho de 1992, alterada pela Lei Federal n° 14.230 de 2021 – Lei de Improbidade Administrativa:
Lei Federal n° 8.429/1992
“Art. 10 Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão dolosa, que enseje, efetiva e comprovadamente, perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta Lei, e notadamente:
.............................................................
XVIII - celebrar parcerias da administração pública com entidades privadas sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie;” (grifei)
Nós, os Edis desta Câmara, recebemos dos cidadãos não só o poder de representação política e competência para legislar, mas, também, o mandato para fiscalizar os órgãos e agentes do Executivo, respeitados nesse processo de fiscalização, os limites materiais e as exigências formais estabelecidas pela Constituição Federal e a Lei Orgânica Municipal.
Desse modo, não resta outra saída a esta Casa senão revogar os efeitos dos Avisos de Chamamento Público n° 001/2024 e n° 002/2024, da Secretaria Municipal de Saúde, por meio deste Decreto Legislativo, cujo ato é irrenunciável e fundamental para que este Poder exerça em plenitude a sua função fiscalizatória.
| Data | Fase | Vinculação | Situação | Observação |
|---|---|---|---|---|
| 05/02/2024 09:00:00 | CADASTRADO | CADASTRADO | ||
| 06/02/2024 09:00:02 | PAUTA | 0356ª (TRICENTÉSIMA QUINQUAGÉSIMA SEXTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 16ª (DÉCIMA SEXTA) LEGISLATURA (2021 - 2024) - 7º PERÍODO (01/02/2024 A 30/06/2024) DE 6 DE FEVEREIRO DE 2024. - EXPEDIENTE mais | APROVADO | TRAMITADO PELO PRESIDENTE - DECRETO LEGISLATIVO Nº 044/2024 - PUBLICADO NO JORNAL O REGIONAL - EDIÇÃO Nº 1.298 - ANO XXIII - DATA: 08/02/2024 |
| 06/02/2024 09:00:04 | REQUERIMENTO DE URGÊNCIA | TRAMITAÇÃO | REQUERIMENTO DE URGÊNCIA Nº 010/2024 | |
| 07/02/2024 09:00:06 | OFÍCIO EXPEDIDO | TRAMITAÇÃO | OFP Nº 009/2024 - RECEBIDO NA PREFEITURA EM 09/2/2024, POR RENATA NOGUEIRA DE ARAÚJO |
PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 01 /2024.
SUSTA OS EFEITOS DOS AVISOS DE CHAMAMENTO PÚBLICO N° 001/2024 E N° 002/2024, DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE.
A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS,
RESOLVE:
ART. 1º FICAM SUSTADOS OS EFEITOS DOS AVISOS DE CHAMAMENTO PÚBLICO N° 001/2024 E N° 002/2024, DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, COM A FINALIDADE DE CELEBRAR PARCERIA COM ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL PARA O GERENCIAMENTO, OPERACIONALIZAÇÃO E EXECUÇÃO DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE, NO ÂMBITO DOS HOSPITAIS MUNICIPAIS SÃO JOSÉ OPERÁRIO, DA CRIANÇA, OTIME CARDOSO, TAMOIOS E DA MULHER E DAS UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO – UPA TAMOIOS E UPA BURLE.
ART. 2º TODOS OS ATOS PRATICADOS COM BASE NOS AVISOS DE CHAMAMENTO PÚBLICO N° 001/2024 E N° 002/2024, DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, SÃO NULOS DE PLENO DIREITO.
ART. 3º ESTE DECRETO LEGISLATIVO ENTRA EM VIGOR NA DATA DA SUA PUBLICAÇÃO.
ART. 4º REVOGAM-SE TODAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.
SALA DAS SESSÕES, 05 DE FEVEREIRO DE 2024.
JUSTIFICATIVA:
NA DATA DE 16 DE JANEIRO DE 2024, FORAM PUBLICADOS NO DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO, EDIÇÃO 854, CADERNO I, OS AVISOS DE CHAMAMENTO PÚBLICO N° 001/2024 E N° 002/2024, DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, COM A FINALIDADE DE CELEBRAR PARCERIA COM ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL PARA O GERENCIAMENTO, OPERACIONALIZAÇÃO E EXECUÇÃO DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE, NO ÂMBITO DOS HOSPITAIS MUNICIPAIS SÃO JOSÉ OPERÁRIO, DA CRIANÇA, OTIME CARDOSO, TAMOIOS E DA MULHER E DAS UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO – UPA TAMOIOS E UPA BURLE, RESPECTIVAMENTE.
OS AVISOS DE CHAMAMENTO PÚBLICO N° 001/2024 E N° 002/2024, DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, INVOCAM COMO FUNDAMENTAÇÃO LEGAL O DECRETO MUNICIPAL N° 7204/2023 E A LEI FEDERAL N° 13019/2014.
A UNIÃO AO EDITAR A LEI FEDERAL N° 13.019/2014, LEGISLOU DENTRO DO ESTRITO CUMPRIMENTO DE SUA COMPETÊNCIA CONCORRENTE, QUAL SEJA, A DE INSTITUIR NORMAS DE PREDOMINANTE INTERESSE GERAL E NACIONAL, FRISE-SE, COMPETÊNCIA ESTA SOMENTE ATRIBUÍDA À UNIÃO, AOS ESTADOS E AO DISTRITO FEDERAL, CONFORME ESTABELECIDO NO ART. 24 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
CABE MENCIONAR QUE, CONFORME DISPÕE O ART. 30 DA CF, COMPETE AOS MUNICÍPIOS SUPLEMENTAR A LEGISLAÇÃO FEDERAL E ESTADUAL, NO QUE COUBER.
CUMPRE MENCIONAR AINDA, QUE A LEI N° 13.019/2014 CONFERIU AOS MUNICÍPIOS, EM SEU ART. 88, §2°, A DISCRICIONARIEDADE PARA, POR ATO ADMINISTRATIVO LOCAL, IMPLANTAR AS PARCERIAS ENTRE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL.
RESTA CLARO, QUE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA VALENDO-SE DA COMPETÊNCIA PREVISTA NO ART. 30 DA CF E DO PERMISSIVO PREVISTO NO ART. 88, §2° DA LEI FEDERAL N° 13.019/2014, EDITOU E PUBLICOU O DECRETO N° 7204/2023, QUE COMO DITO EM SUA EMENTA: “REGULAMENTA A LEI FEDERAL N° 13.019, DE 31 DE JULHO DE 2014, PARA DISPOR SOBRE REGRAS E PROCEDIMENTOS DE REGIME JURÍDICO DAS PARCERIAS CELEBRADAS ENTRE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL E AS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL.”
ENTRETANTO, FAZ-SE IMPRESCINDÍVEL REPISAR, QUE O DECRETO RETROMENCIONADO TEM POR ESCOPO TÃO-SOMENTE REGULAMENTAR A LEI FEDERAL N° 13.019/2014, PARA DISPOR SOBRE REGRAS E PROCEDIMENTOS DE REGIME JURÍDICO DAS PARCERIAS CELEBRADAS ENTRE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL E AS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL.
MISTER DESTACAR, QUE O PODER EXECUTIVO VISANDO, DE IGUAL MODO, REGULAMENTAR A LEI FEDERAL N° 13.019/2014, EDITOU E PUBLICOU A LEI N° 3.636, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2022, PLENAMENTE EM VIGOR, QUE DISPÕE SOBRE A QUALIFICAÇÃO DE ENTIDADES COMO ORGANIZAÇÕES SOCIAIS, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.
CONSOANTE ESTABELECE O ART. 5° E SEUS §§1° E 2° DA LEI N° 3.636/2022:
“ART. 5° PARA OS EFEITOS DESTA LEI, ENTENDE-SE POR CONTRATO DE GESTÃO O INSTRUMENTO FIRMADO ENTRE O PODER EXECUTIVO E A ENTIDADE QUALIFICADA COMO ORGANIZAÇÃO SOCIAL, COM VISTAS À FORMAÇÃO DE PARCERIA ENTRE AS PARTES PARA FOMENTO E EXECUÇÃO DE ATIVIDADES RELATIVAS À ÁREA DA SAÚDE.”
“§ 1° A CELEBRAÇÃO DE CONTRATO DE GESTÃO DEPENDE DE AUTORIZAÇÃO LEGAL ESPECIFICA E INDIVIDUALIZADA”. (GRIFEI)
§ 2° EM CUMPRIMENTO DO DISPOSTO NO §1°, FICA O PODER EXECUTIVO AUTORIZADO A CELEBRAR CONTRATO DE GESTÃO JUNTO À ENTIDADE QUALIFICADA COMO ORGANIZAÇÃO SOCIAL (OS) PARA O GERENCIAMENTO, A OPERACIONALIZAÇÃO E A EXECUÇÃO DAS AÇÕES E DOS SERVIÇOS NA ÁREA DE SAÚDE ASSISTENCIAL E NÃO ASSISTENCIAL NO ÂMBITO DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DE TAMOIOS (UPA II).”
DIANTE DO EXPOSTO, AO SEREM EDITADOS E PUBLICADOS OS AVISOS DE CHAMAMENTO PÚBLICO N° 001/2024 E N° 002/2024 DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, É INDUBITÁVEL QUE A ADMINISTRAÇÃO VIOLOU A DETERMINAÇÃO LEGAL ACIMA REPRODUZIDA, POSTO QUE A AUTORIZAÇÃO LEGISLATIVA PARA A FORMALIZAÇÃO DE PARCERIA COM OS REFERE-SE ESPECIFICAMENTE À UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DE TAMOIOS (UPA II).
NÃO HÁ MARGEM PARA DÚVIDA QUE O CONTEÚDO DOS AVISOS DE CHAMAMENTO PÚBLICO N° 001/2024 E N° 002/2024 EDITADOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, ADENTRARAM NA ESFERA DE COMPETÊNCIA DO PODER LEGISLATIVO AO TRATAR DE MATÉRIA QUE SÓ PODERIA SER CONSTITUÍDA POR LEI.
NÃO OBSTANTE A LEI FEDERAL N° 13.019/2014 NÃO PREVER A EXIGÊNCIA DE LEI AUTORIZATIVA PARA A FORMALIZAÇÃO DE PARCERIA COM OS, POR TRATAR-SE DE ASSUNTO DE INTERESSE LOCAL, DEVE PREVALECER À LEGISLAÇÃO MUNICIPAL VIGENTE.
CONVÉM RESSALTAR, POR OPORTUNO, QUE CONSOANTE PREVISTO NO ART. 10, INCISO XVII, DA LEI FEDERAL N° 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992, ALTERADA PELA LEI FEDERAL N° 14.230 DE 2021 – LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA:
LEI FEDERAL N° 8.429/1992
“ART. 10 CONSTITUI ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA QUE CAUSA LESÃO AO ERÁRIO QUALQUER AÇÃO OU OMISSÃO DOLOSA, QUE ENSEJE, EFETIVA E COMPROVADAMENTE, PERDA PATRIMONIAL, DESVIO, APROPRIAÇÃO, MALBARATAMENTO OU DILAPIDAÇÃO DOS BENS OU HAVERES DAS ENTIDADES REFERIDAS NO ART. 1º DESTA LEI, E NOTADAMENTE:
.............................................................
XVIII - CELEBRAR PARCERIAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COM ENTIDADES PRIVADAS SEM A OBSERVÂNCIA DAS FORMALIDADES LEGAIS OU REGULAMENTARES APLICÁVEIS À ESPÉCIE;” (GRIFEI)
NÓS, OS EDIS DESTA CÂMARA, RECEBEMOS DOS CIDADÃOS NÃO SÓ O PODER DE REPRESENTAÇÃO POLÍTICA E COMPETÊNCIA PARA LEGISLAR, MAS, TAMBÉM, O MANDATO PARA FISCALIZAR OS ÓRGÃOS E AGENTES DO EXECUTIVO, RESPEITADOS NESSE PROCESSO DE FISCALIZAÇÃO, OS LIMITES MATERIAIS E AS EXIGÊNCIAS FORMAIS ESTABELECIDAS PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E A LEI ORGÂNICA MUNICIPAL.
DESSE MODO, NÃO RESTA OUTRA SAÍDA A ESTA CASA SENÃO REVOGAR OS EFEITOS DOS AVISOS DE CHAMAMENTO PÚBLICO N° 001/2024 E N° 002/2024, DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, POR MEIO DESTE DECRETO LEGISLATIVO, CUJO ATO É IRRENUNCIÁVEL E FUNDAMENTAL PARA QUE ESTE PODER EXERÇA EM PLENITUDE A SUA FUNÇÃO FISCALIZATÓRIA.
Qual o seu nível de satisfação com essa página?