Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Informações da matéria
Autor: DAVI DOS SANTOS SOUZA
Data: 08/11/2023
Visualizações:
Ementa

ESTABELECE O MARCO REGULATÓRIO MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

A ECONOMIA SOLIDÁRIA TEM COMO PRINCIPAL ELEMENTO VISÍVEL AS COOPERATIVAS. ELAS CONTRIBUEM DIRETAMENTE PARA A GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA NO MUNICÍPIO, SENDO RESPONSÁVEIS, SOBRETUDO, PELA AUTODETERMINAÇÃO DE TRABALHADORES QUE, DE FORMA COLETIVA, SE ASSOCIAM PARA UM OBJETIVO EM COMUM. ELAS SE CARACTERIZAM PELA DINÂMICA HORIZONTAL EM SUAS RELAÇÕES DE TRABALHO, SEM UMA HIERARQUIA DE SUBORDINAÇÃO, SENDO OS COOPERADOS IGUALMENTE RESPONSÁVEIS PELAS DECISÕES DA CADEIA PRODUTIVA POR MEIO DE ASSEMBLEIAS E OUTROS INSTRUMENTOS DE DECISÃO DEMOCRÁTICA. NÃO OBSTANTE, TODA A RENDA OBTIDA ATRAVÉS DA COOPERATIVA É DISTRIBUÍDA PARA OS TRABALHADORES, HAVENDO UM CARÁTER DE PROPRIEDADE COLETIVA EM DETRIMENTO DA PROPRIEDADE INDIVIDUAL RECEPTORA DE TODO O LUCRO.
EM CABO FRIO, DIVERSAS COOPERATIVAS PADECEM NO ANONIMATO, SEM RECONHECIMENTO OU INCENTIVO DO PODER PÚBLICO. SENDO ASSIM, O MUNICÍPIO PERDE UM POTENCIAL DE PARCERIA QUE PODE ALAVANCAR INDICADORES DE RENDA, PROFISSIONALIZAÇÃO, SERVIÇOS E PRODUTOS. A DEFICIÊNCIA NO FORTALECIMENTO DESTA POLÍTICA PÚBLICA CONTRIBUI SOBREMANEIRA PARA O ACÚMULO DE CAPITAL DAS GRANDES EMPRESAS ESTABELECIDAS NO MUNICÍPIO, AGRAVANDO A DESIGUALDADE SOCIAL E FAVORECENDO A EVASÃO DE RECURSOS PARA FORA DA CIDADE. DE IGUAL IMPORTÂNCIA, GRUPOS DE TRABALHADORES SEM REPRESENTATIVIDADE FORMAL, COMO ENTREGADORES E MOTORISTAS DE APLICATIVO, AMARGAM A PRECARIZAÇÃO DE SEU TRABALHO. FRENTE A ESSA LACUNA, O MARCO REGULATÓRIO MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA PRETENDE SER A FUNDAÇÃO DE LUTA E GARANTIAS DE DIREITOS PARA AS DIVERSAS CLASSES E GRUPOS SOCIAIS QUE NELA SE ENQUADRAREM.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
07/11/2023 09:00:00     CADASTRADO  CADASTRADO 
08/11/2023 09:00:02     ARQUIVO PESQUISA  NADA CONSTA 
16/11/2023 09:00:04 0345ª (Tricentésima Quadragésima Quinta)Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 6º período (01/08/2023 A 31/12/2023) de 16 de Novembro de 2023. mais EXPEDIENTE  PAUTA  EXPEDIENTE 
16/11/2023 09:00:06     ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE 
09/01/2024 09:00:08     COMISSÃO DEVOLVE  PARECER FAVORÁVEL 
19/02/2024 09:00:10     ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE 
18/03/2024 09:00:12     COMISSÃO DEVOLVE  PARECER FAVORÁVEL 
02/04/2024 09:00:14 0369ª (Tricentésima Sexagésima Nona) Sessão Ordinária da 16ª (Décima sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 7º período (01/02/2024 A 30/06/2024) de 2 de Abril de 2024. mais ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS  PAUTA  ORDEM DO DIA 
09/04/2024 09:00:16 0371ª (Tricentésima Setuagésima Primeira ) Sessão Ordinária da 16ª (Décima sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 7º período (01/02/2024 A 30/06/2024) de 9 de Abril de 2024. mais ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS  PAUTA  ORDEM DO DIA 
11/04/2024 09:00:18 0372ª (Tricentésima Setuagésima Segunda) Sessão Ordinária da 16ª (Décima sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 7º período (01/02/2024 A 30/06/2024) de 11 de Abril de 2024. mais ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS  PAUTA  APROVADO 
11/04/2024 09:00:20     ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE 
03/05/2024 09:00:22     COMISSÃO DEVOLVE  PARECER FAVORÁVEL 
17/05/2024 09:00:24     OFÍCIO EXPEDIDO  TRAMITAÇÃO 
08/08/2024 09:00:26     OFÍCIO EXPEDIDO  TRAMITAÇÃO 
03/09/2024 09:00:28     OFÍCIO RECEBIDO  TRAMITAÇÃO 
29/11/2024 09:00:30     PUBLICADO  TRAMITAÇÃO 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

DAVI SOUZA

VEREADOR(A)

PP

Autor

Sessão: 0372/2024 - ORDINÁRIA

Expediente: ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Fase: PAUTA

Situação: APROVADO

Corpo da matéria

CAPÍTULO I
DISPOSIÇÕES GERAIS
ART. 1º O MARCO REGULATÓRIO MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA ESTABELECE DIRETRIZES E OBJETIVOS PARA O FORTALECIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE INICIATIVAS PARA:
I - AUTODETERMINAÇÃO DE TRABALHADORES COM VISTAS AO TRABALHO ASSOCIADO E COOPERATIVADO;
II – PROMOÇÃO DA INTEGRAÇÃO DE INICIATIVAS EM ECONOMIA SOLIDÁRIA AOS SISTEMAS MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL, AOS FUNDOS PÚBLICOS E ÀS DEMAIS INICIATIVAS CONGÊNERES.
ART. 2º CONSIDERA-SE ATIVIDADES DA ECONOMIA SOLIDÁRIA AQUELAS PROVENIENTES DO AGRUPAMENTO DE TRABALHADORES QUE SE ORGANIZAM PARA A COMERCIALIZAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS, DISTRIBUIÇÃO, CONSUMO E CRÉDITO, CONFORME ENQUADRAMENTO NA POLÍTICA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA, TENDO COMO PRINCÍPIOS:
I - A ADMINISTRAÇÃO AUTOGESTIONÁRIA, COOPERATIVA E DEMOCRÁTICA, CUJOS ATOS DECISÓRIOS OCORRAM POR MEIO DA PARTICIPAÇÃO DIRETA DE SEUS MEMBROS;
II – A DISTRIBUIÇÃO EQUITATIVA DA RENDA PROVENIENTE DA PRODUÇÃO COLETIVA, CONFORME ATO CONSTITUTIVO;
III - PRÁTICAS DE PREÇOS JUSTOS, CONFORME PRINCÍPIOS DO SISTEMA NACIONAL DE COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO;
PARÁGRAFO ÚNICO: SERÃO OBSERVADAS AS LEIS FEDERAIS
CAPÍTULO II
DA POLÍTICA MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
ART. 3º A POLÍTICA MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA CONSTITUI-SE INSTRUMENTO PELO QUAL O PODER PÚBLICO, COM A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA, FORMULARÁ E IMPLEMENTARÁ POLÍTICAS, PLANOS, PROGRAMAS E AÇÕES COM VISTAS AO FOMENTO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA.
ART. 4º SÃO INSTRUMENTOS DA POLÍTICA MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA, CONFORME REGULAMENTAÇÃO DO PODER EXECUTIVO:
I – CONSELHO MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA;
II – CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA;
III – COMITÊ GESTOR DE ECONOMIA SOLIDÁRIA;
IV – INCUBADORAS DE COOPERATIVAS DE NATUREZA PÚBLICA OU PRIVADA;
V – BANCOS COMUNITÁRIOS DE NATUREZA PÚBLICA OU PRIVADA;
VI – INTEGRAÇÃO DE ATIVIDADES EM ECONOMIA SOLIDÁRIA ÀS DEMAIS SECRETARIAS E ÓRGÃOS PÚBLICOS, COMO FEIRAS, MERCADOS, EVENTOS E CONGÊNERES.
ART. 5º SERÃO EMPREENDIDOS OS MEIOS NECESSÁRIOS PARA INTEGRAR A POLÍTICA MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AOS USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, BEM COMO DE PROGRAMAS DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA DE ÂMBITO FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL.
CAPÍTULO III
DA CELEBRAÇÃO DE INSTRUMENTOS JURÍDICOS COM COOPERATIVAS
ART. 5º A PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO FRIO FICA AUTORIZADA A CELEBRAR INSTRUMENTOS JURÍDICOS COM COOPERATIVAS, QUAIS SEJAM:
I – TERMO DE COOPERAÇÃO;
II – TERMO DE COLABORAÇÃO;
III – TERMO DE FOMENTO;
IV – CONVÊNIOS;
V – ACORDO DE PARCERIA;
VI – OUTROS, CONFORME A LEI Nº 13.019, DE 31 DE JULHO DE 2014.
ART. 6º A CELEBRAÇÃO DE INSTRUMENTOS JURÍDICOS ENTRE O PODER EXECUTIVO E AS COOPERATIVAS SERÃO ACOMPANHADAS POR COMITÊ GESTOR ESPECÍFICO, CONFORME REGULAMENTAÇÃO.
CAPÍTULO IV
DO BANCO COMUNITÁRIO POPULAR DE CABO FRIO
ART. 7º A PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO FRIO FICA AUTORIZADA A CELEBRAR INSTRUMENTOS JURÍDICOS DE PARCERIA PARA OPERACIONALIZAR O BANCO COMUNITÁRIO POPULAR DE CABO FRIO,CONFORME A LEI Nº 13.019, DE 31 DE JULHO DE 2014.
ART. 8º O BANCO COMUNITÁRIO POPULAR DE CABO FRIO FARÁ PARTE DO ECOSSISTEMA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA, CONSIDERANDO SEUS PRINCÍPIOS E OBJETIVOS, EM TODAS AS SUAS ATIVIDADES.
ART. 9º O PODER EXECUTIVO INTEGRARÁ OS PROGRAMAS DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA MUNICIPAIS AO BANCO COMUNITÁRIO POPULAR DE CABO FRIO.
ART. 10° - O PODER EXECUTIVO REGULAMENTARÁ A PRESENTE LEI NA FORMA DA LEGISLAÇÃO VIGENTE.
ART. 11º - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

© 2025 NPI Brasil. Todos os direitos reservados.