Informações da matéria
Autor: MAGDALA FURTADO
Data: 06/11/2023
Visualizações:
Ementa

DISPÕE SOBRE VETO TOTAL AO PROJETO DE LEI Nº 028/2023, DE AUTORIA DO VEREADOR DOUGLAS SERAFIM FELIZARDO, QUE INSTITUI A CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO. (OFÍCIO/GAPRE - CM Nº 327/2023)

Justificativa

PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO FRIO

REGIÃO DOS LAGOS - ESTADO DO RIO DE JANEIRO

GABINETE DA PREFEITA

CABO FRIO, 27 DE OUTUBRO DE 2023.

OFÍCIO/GAPRE - CM Nº 327/2023

AO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR

VEREADOR MIGUEL FORNACIARI ALENCAR

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO

CABO FRIO RJ.

SENHOR PRESIDENTE,

AO RESTITUIR A VOSSA EXCELÊNCIA O ORIGINAL DOS AUTÓGRAFOS DO PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO ILUSTRE VEREADOR DOUGLAS SERAFIM FELIZARDO QUE INSTITUI A CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, COMUNICO QUE RESOLVI VETAR TOTALMENTE O REFERIDO PROJETO, PELAS RAZÕES ESPECIFICADAS NO ANEXO.

VALHO-ME DO ENSEJO PARA REAFIRMAR A V.EXA. E SEUS DIGNOS PARES, MINHAS DEMONSTRAÇÕES DE ELEVADO APREÇO.

ATENCIOSAMENTE,

MAGDALA FURTADO

PREFEITA

ANEXO AO OFÍCIO/GAPRE - CM Nº 327/2023

RAZÕES DO VETO TOTAL OPOSTO AO PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO VEREADOR DOUGLAS SERAFIM FELIZARDO QUE INSTITUI A CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.

EMBORA RECONHECENDO O NOBRE INTENTO QUE POR CERTO NORTEOU O AUTOR DA PROPOSTA LEGISLATIVA, O FATO É QUE NÃO SE ENCONTRAM PRESENTES AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS À SUA CONVERSÃO EM LEI, ANTE SUA INCONSTITUCIONALIDADE, ILEGALIDADE E CONTRARIEDADE AO INTERESSE PÚBLICO, NA CONFORMIDADE DAS RAZÕES A SEGUIR EXPLICITADAS, PELO QUE, COM FUNDAMENTO NO § 1º DO ARTIGO 46 DALEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO, VETO INTEGRALMENTE O TEXTO ASSIM APROVADO.

INICIALMENTE, CUMPRE CONSIGNAR QUE, AO IMPOR AO EXECUTIVO O ENCARGO DE EXPEDIR NOVO DOCUMENTO OFICIAL, QUALQUER QUE SEJA O SEGMENTO AO QUAL SE DESTINA, INTERFERINDO DIRETAMENTE NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS DIVERSOS ÓRGÃOS INTEGRANTES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, A PROPOSITURA VIOLA O DISPOSTO NOS ARTIGOS 41 E 62 DA LEI MAIOR LOCAL, OS QUAIS, BASICAMENTE, RESERVAM AO PREFEITO, COM EXCLUSIVIDADE, A INICIATIVA DAS LEIS QUE DISPONHAM SOBRE ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E ATRIBUIÇÕES DE FUNÇÕES ÀS SECRETARIAS E A OUTROS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.

ESSA CIRCUNSTÂNCIA TORNA INCONSTITUCIONAL A MEDIDA PROPOSTA POR SE CONTRAPOR AO PRINCÍPIO DA INDEPENDÊNCIA E HARMONIA ENTRE OS PODERES, CONSOANTE ESTABELECIDO NO ARTIGO 2º DACONSTITUIÇÃO FEDERAL, IGUALMENTE PREVISTO NO ARTIGO 7º DACONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

COM EFEITO, A CRIAÇÃO DE UMA CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO EM ÂMBITO MUNICIPAL VOLTADA PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA É MATÉRIA QUE SE INSERE NO ÂMBITO DA DISCRICIONARIEDADE ADMINISTRATIVA QUE REMANESCE AO ADMINISTRADOR, QUE DECIDIRÁ SEGUNDO CRITÉRIOS CONSISTENTES DE RAZOABILIDADE A FIM DE CUMPRIR O DEVER DE ADOTAR A SOLUÇÃO MAIS ADEQUADA À SATISFAÇÃO DA FINALIDADE LEGAL.

OPORTUNO OBSERVAR QUE A ADOÇÃO DAS PROVIDÊNCIAS DESCRITAS NA PROPOSITURA, CERTAMENTE TRARIA DESPESAS PARA O ERÁRIO. A INSTITUIÇÃO DA CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO DEMANDARÁ DO PODER EXECUTIVO A DESTINAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS PARA A SUA CONFECÇÃO.

A GERAÇÃO DE DESPESA PÚBLICA SEM A CORRESPONDENTE PREVISÃO DE FONTE DE CUSTEIO REPRESENTA EXPRESSA VIOLAÇÃO AO ART. 16 DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, PORQUE, CONFORME DETERMINA O REFERIDO DIPLOMA, TODA GERAÇÃO DE DESPESA DEVE ESTAR ACOMPANHADA DA ESTIMATIVA DO IMPACTO ORÇAMENTÁRIO-FINANCEIRO NO EXERCÍCIO EM QUE DEVA ENTRAR EM VIGOR E NOS DOIS SUBSEQUENTES, ASSIM COMO DA DECLARAÇÃO DO ORDENADOR DE DESPESA DE QUE O AUMENTO TEM ADEQUAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA COM A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL E COMPATIBILIDADE COM O PLANO PLURIANUAL E COM A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS, PRESSUPOSTOS QUE NÃO FORAM OBSERVADOS.

NESSAS CONDIÇÕES, EXPLICITADOS OS ÓBICES QUE IMPEDEM A SANÇÃO DO TEXTO APROVADO, VEJO-ME NA CONTINGÊNCIA DE VETÁ-LO NA ÍNTEGRA, DEVOLVENDO O ASSUNTO AO REEXAME DESSA COLENDA CASA LEGISLATIVA.

MAGDALA FURTADO

PREFEITA


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
06/11/2023 09:00:00     CADASTRADO  CADASTRADO 
16/11/2023 09:00:02 0345ª (Tricentésima Quadragésima Quinta)Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 6º período (01/08/2023 A 31/12/2023) de 16 de Novembro de 2023. mais EXPEDIENTE  PAUTA  EXPEDIENTE 
16/11/2023 09:00:04     ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE 
09/01/2024 09:00:06     COMISSÃO DEVOLVE  PARECER FAVORÁVEL 
14/03/2024 09:00:08 0365ª (Tricentésima Sexagésima Quinta) Sessão ordinária da 16ª (Décima sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 7º período (01/02/2024 A 30/06/2024) de 14 de Março de 2024. mais ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA  PAUTA  ORDEM DO DIA 
18/03/2024 09:00:10 0366ª (Tricentésima Sexagésima Sexta) Sessão ordinária da 16ª (Décima sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 7º período (01/02/2024 A 30/06/2024) de 19 de Março de 2024. mais ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA  PAUTA  ORDEM DO DIA 
21/03/2024 09:00:12 0367ª (Tricentésima Sexagésima Sétima) Sessão ordinária da 16ª (Décima sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 7º período (01/02/2024 A 30/06/2024) de 21 de Março de mais ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA  PAUTA  ORDEM DO DIA 
26/03/2024 09:00:14 0368ª (Tricentésima Sexagésima Oitava) Sessão ordinária da 16ª (Décima sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 7º período (01/02/2024 A 30/06/2024) de 26 de Março de 2024. mais ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA  PAUTA  REPROVADO 
04/04/2024 09:00:16     OFÍCIO EXPEDIDO  TRAMITAÇÃO 
06/12/2024 09:00:18     OFÍCIO EXPEDIDO  TRAMITAÇÃO 

Sessão: 0368/2024 - ORDINÁRIA

Expediente: ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA

Fase: PAUTA

Situação: REPROVADO

Qual o seu nível de satisfação com essa página?