DISPÕE SOBRE VETO TOTAL AO PROJETO DE LEI Nº 098/2022 DE AUTORIA DO VEREADOR JOSIAS ROCHA MEDEIROS QUE DISPÕE SOBRE A INSTALAÇÃO DE DISPOSITIVOS DE ENERGIA ELÉTRICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. (OFÍCIO/GAPRE - CM Nº 257/2023).;
Data | Sessão | Expediente | Fase | Situação |
---|---|---|---|---|
17/10/2023 09:00:00 | CADASTRADO | CADASTRADO | ||
19/10/2023 09:00:02 | 0340ª (Tricentésima Quadragésima) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 6º período (01/08/2023 A 31/12/2023) de 19 de Outubro de 2023. mais | EXPEDIENTE | PAUTA | EXPEDIENTE |
19/10/2023 09:00:04 | ENVIADO À COMISSÃO | PARA ANÁLISE | ||
09/01/2024 09:00:06 | COMISSÃO DEVOLVE | PARECER FAVORÁVEL | ||
27/02/2024 09:00:08 | 0360ª (Tricentésima Sexagésima) Sessão ordinária da 16ª (Décima sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 7º período (01/02/2024 A 30/06/2024) de 27 de Fevereiro de 2024. mais | ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA | PAUTA | REPROVADO |
29/02/2024 09:00:10 | OFÍCIO EXPEDIDO | TRAMITAÇÃO | ||
06/12/2024 09:00:12 | OFÍCIO EXPEDIDO | TRAMITAÇÃO |
OFÍCIO/GAPRE - CM Nº 257/2023
AO
EXCELENTÍSSIMO SENHOR
VEREADOR MIGUEL FORNACIARI ALENCAR
PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO
CABO FRIO – RJ.
SENHOR PRESIDENTE,
AO RESTITUIR A VOSSA EXCELÊNCIA O ORIGINAL DOS AUTÓGRAFOS DO PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO ILUSTRE VEREADOR JOSIAS ROCHA MEDEIROS QUE “DISPÕE SOBRE A INSTALAÇÃO DE DISPOSITIVOS DE ENERGIA ELÉTRICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”, COMUNICO QUE RESOLVI VETAR TOTALMENTE O REFERIDO PROJETO, PELAS RAZÕES ESPECIFICADAS NO ANEXO.
VALHO-ME DO ENSEJO PARA REAFIRMAR A V.EXA. E SEUS DIGNOS PARES, MINHAS DEMONSTRAÇÕES DE ELEVADO APREÇO.
ATENCIOSAMENTE,
MAGDALA FURTADO
PREFEITA
ANEXO AO OFÍCIO/GAPRE - CM Nº 257/2023
RAZÕES DO VETO TOTAL OPOSTO AO PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO VEREADOR JOSIAS ROCHA MEDEIROS QUE “DISPÕE SOBRE A INSTALAÇÃO DE DISPOSITIVOS DE ENERGIA ELÉTRICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
MUITO EMBORA RECONHEÇA COMO LOUVÁVEL OBJETIVO ALMEJADO PELA PROPOSIÇÃO EM QUESTÃO, SOU COMPELIDA A EXERCER O PODER DE VETO, NA FORMA DO ART. 46 DA LEI ORGÂNICA, MEDIANTE OS FATOS E FUNDAMENTOS A SEGUIR EXPOSTOS.
A PROPOSIÇÃO DE LEI DISPÕE QUE OS DISPOSITIVOS MEDIDORES DE ENERGIA ELÉTRICA DEVERÃO SER INSTALADOS EM LOCAIS VISÍVEIS E DE FÁCIL ACESSO DOS CONSUMIDORES, DETERMINANDO QUE OS CUSTOS DA INSTALAÇÃO, SUBSTITUIÇÃO OU TRANSFERÊNCIA DOS MEDIDORES DE CONSUMO SÃO DE RESPONSABILIDADE DA CONCESSIONÁRIA, SOB PENA DE APLICAÇÃO DE MULTA DIÁRIA.
ESCLARECE-SE QUE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL ATRIBUI À UNIÃO A COMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA PARA EXPLORAR DIRETAMENTE OU MEDIANTE AUTORIZAÇÃO, CONCESSÃO OU PERMISSÃO OS SERVIÇOS E INSTALAÇÕES DE ENERGIA ELÉTRICA, NOS TERMOS DO ART. 21, XII, ALÍNEA “B”. COMPETE IGUALMENTE À UNIÃO, DE FORMA PRIVATIVA, LEGISLAR SOBRE ENERGIA ELÉTRICA, NA FORMA DO ART. 22, IV.
ACRESCENTA-SE, AINDA, QUE O ART. 175, PARÁGRAFO ÚNICO, INCISO II, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL RESERVA AO LEGISLADOR ORDINÁRIO A DISCIPLINA DOS “DIREITOS DOS USUÁRIOS”. ESSA DETERMINAÇÃO, ATUALMENTE, ENCONTRA-SE MATERIALIZADA NA LEI FEDERAL Nº 13.460/2017, QUE DISPÕE SOBRE PARTICIPAÇÃO, PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DO USUÁRIO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E CUJO ART. 1º, § 2º, INCISOS I E II, RESSALTA QUE A APLICAÇÃO DA LEI NÃO AFASTA A NECESSIDADE DE CUMPRIMENTO DO DISPOSTO EM NORMAS REGULAMENTADORAS ESPECÍFICAS, QUANDO SE TRATAR DE SERVIÇO OU ATIVIDADE SUJEITOS A REGULAÇÃO OU SUPERVISÃO.
PORTANTO, OS ESTADOS-MEMBROS E OS MUNICÍPIOS NÃO TEM COMPETÊNCIA PARA LEGISLAR SOBRE NORMAS APLICÁVEIS AOS PRESTADORES DE SERVIÇOS DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, NO QUE DIZ RESPEITO A ASPECTOS CONTRATUAIS REFERENTES À CONCESSÃO FEDERAL, SOB PENA DE INVASÃO DOS MISTERES DA UNIÃO.
ADEMAIS, O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL TEM AFASTADO INTERPRETAÇÕES QUE INCLUAM NA COMPETÊNCIA CONCORRENTE, SOB O ARGUMENTO DE TRATAR DE DIREITO DO CONSUMIDOR (ART. 24, V, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL), NORMAS DE OUTROS ENTES FEDERATIVOS QUE INTERFIRAM NA RELAÇÃO ENTRE O PODER CONCEDENTE (NO CASO, A UNIÃO) E A RESPECTIVA CONCESSIONÁRIA. SOB ESSE ASPECTO, O STF ENTENDE NÃO HÁ QUE SE FALAR EM COMPETÊNCIA CONCORRENTE PARA LEGISLAR, AINDA QUE A NORMATIZAÇÃO DIGA RESPEITO AOS USUÁRIOS/CONSUMIDORES DESSES SERVIÇOS.
A PROPOSITURA AO IMPOR A CONCESSIONÁRIA ÔNUS NÃO PREVISTO PELO PODER CONCEDENTE, INTERFERE NA REGULAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO, IMPACTANDO NA EQUAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA DO CONTRATO DE CONCESSÃO. DA MESMA FORMA, AO INSTITUIR SANÇÕES ADMINISTRATIVAS À CONCESSIONÁRIA, O PROJETO DE LEI ACABA INTERFERINDO NA PRÓPRIA POLÍTICA TARIFÁRIA QUE É MATÉRIA DE COMPETÊNCIA DA UNIÃO, ESPECIALMENTE DA ANEEL.
DESSE MODO, NÃO PODE PROSPERAR O PROJETO DE LEI EM TELA, FACE À INCONGRUÊNCIA DIANTE DOS PRECEITOS DE ORDEM CONSTITUCIONAL E LEGAL ORA APONTADOS, O QUE LHE RETIRA A POSSIBILIDADE DE SER TRANSFORMADO EM LEI, MEDIANTE SANÇÃO DO EXECUTIVO, E DE PRODUZIR OS EFEITOS LEGAIS ESPERADOS.
MAGDALA FURTADO
PREFEITA
Qual o seu nível de satisfação com essa página?