Informações da matéria
Autor: LEONARDO MENDES DE ABRANTES
Data: 23/03/2023
Visualizações:
Ementa

CRIA O PROGRAMA MUNICIPAL DE COMBATE À COMERCIALIZAÇÃO E CIRCULAÇÃO DE OURO DE ORIGEM ILEGAL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

O PAÍS ASSISTE ESTARRECIDO ÀS CONSEQUÊNCIAS DO GARIMPO ILEGAL NA RESERVA YANOMAMI. CRIANÇAS E IDOSOS DESNUTRIDOS, A PROLIFERAÇÃO DA MALÁRIA E DE OUTRAS DOENÇAS, DENÚNCIAS DE ESTUPRO REITERADO DE MENINAS E MULHERES, O MEIO AMBIENTE DESTRUÍDO, TRAZENDO A FOME COMO CONSEQUÊNCIA. UMA TRAGÉDIA CAUSADA PELO GARIMPO ILEGAL DE OURO.
O OURO QUE TRAZ RIQUEZA PARA POUCOS, PARA OS YANOMAMI É UM FLAGELO. UM POVO INDÍGENA CUJA TRAGÉDIA SE TORNOU A PARTE MAIS VISÍVEL DE UM PROBLEMA ESPRAIADO POR OUTROS TANTOS TERRITÓRIOS NA REGIÃO AMAZÔNICA QUE, PELAS SUAS PRÓPRIAS CARACTERÍSTICAS, DIFICULTA A FISCALIZAÇÃO E O COMBATE AO GARIMPO.
PORÉM, O OURO EXTRAÍDO DA AMAZÔNIA NÃO FICA LÁ. É COLOCADO EM UMA CADEIA DE COMERCIALIZAÇÃO E CIRCULAÇÃO, SEJA COMO MERCADORIA, SEJA COMO ATIVO FINANCEIRO E VAI PARAR NAS JOALHERIAS, NO MERCADO FINANCEIRO, É CONTRABANDEADO E VOLTA IMPORTADO. TUDO DE MANEIRA FRAUDULENTA.
O PRESENTE PROJETO DE LEI PARTE DA COMPREENSÃO DE QUE O ESTRANGULAMENTO DO MERCADO DE OURO ILEGAL É FUNDAMENTAL PARA QUE A TRAGÉDIA QUE SE ABATEU SOBRE OS YANOMAMI NÃO SE REPITA. A CÂMARA DE VEREADORES DE CABO FRIO, LOCALIZADA A MILHARES DE QUILÔMETROS DA AMAZÔNIA, PODE DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO, CASSANDO O ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO DE EMPRESAS CONDENADAS POR COMÉRCIO E CIRCULAÇÃO DE OURO ILEGAL.
APROVANDO O PRESENTE PROJETO DE LEI, A CÂMARA, EM NOME DO POVO, DEMONSTRARÁ, DE FORMA MUITO NÍTIDA, QUE A POPULAÇÃO DA NOSSA CIDADE REJEITA AQUELES, CUJA GANÂNCIA DESTRÓI A FLORESTA E AS CONDIÇÕES DE VIDA DOS POVOS ORIGINÁRIOS.
POR ISSO, PEÇO AOS MEUS PARES, A APROVAÇÃO DO PRESENTE PROJETO DE LEI.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
08/03/2023 09:00:00     ARQUIVO PESQUISA  NADA CONSTA 
30/03/2023 09:00:02 0291ª (Ducentésima Nonagésima Primeira) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 5º período (01/02/2023 A 15/07/2023) de 30 de Março de 2023 mais EXPEDIENTE  PAUTA  EXPEDIENTE 
30/03/2023 09:00:04     ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE 
05/06/2023 09:00:06     COMISSÃO DEVOLVE  PARECER FAVORÁVEL 
06/06/2023 09:00:08 0309ª (Tricentésima Nona) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 5º período (01/02/2023 A 15/07/2023) de 6 de Junho de 2023. mais ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA  PAUTA  APROVADO 
06/06/2023 09:00:10     ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE 
04/08/2023 09:00:12     COMISSÃO DEVOLVE  PARECER FAVORÁVEL 
08/08/2023 09:00:14 0322ª (Tricentésima Vigésima Segunda) Sessão Ordinária da 16ª (décima sexta) Legislatura (2021/2024)- 6º período (01/08/2023 A 31/12/2023) de 8 de Agosto de 2023. mais ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS  PAUTA  APROVADO 
08/08/2023 09:00:16     ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE 
14/09/2023 09:00:18     COMISSÃO DEVOLVE  PARECER FAVORÁVEL 
03/10/2023 09:00:20 0336ª (Tricentésima Trigésima Sexta) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 6º período (01/08/2023 A 31/12/2023) de 3 de Outubro de 2023. mais ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE REDAÇÃO FINAL  PAUTA  APROVADO 
31/10/2023 09:00:22     LEI SANCIONADA  TRAMITAÇÃO 
07/11/2023 09:00:24     OFÍCIO RECEBIDO  TRAMITAÇÃO 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

LÉO MENDES

VEREADOR(A)

MDB

Autor

Sessão: 0336/2023 - ORDINÁRIA

Expediente: ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE REDAÇÃO FINAL

Fase: PAUTA

Situação: APROVADO

Sessão: 0322/2023 - ORDINÁRIA

Expediente: ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Fase: PAUTA

Situação: APROVADO

Sessão: 0309/2023 - ORDINÁRIA

Expediente: ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA

Fase: PAUTA

Situação: APROVADO

Corpo da matéria

ART. 1° - FICA CRIADO O PROGRAMA MUNICIPAL DE COMBATE À COMERCIALIZAÇÃO E CIRCULAÇÃO DE OURO DE ORIGEM ILEGAL, QUE TEM POR OBJETIVO ERRADICAR A COMERCIALIZAÇÃO E CIRCULAÇÃO DE OURO DE ORIGEM ILEGAL, CONSCIENTIZAR OS CONSUMIDORES E SANCIONAR ADMINISTRATIVAMENTE AQUELES QUE VENHAM A SER CONDENADOS POR ILICITUDES RELACIONADAS AO OURO ILEGAL.

ART. 2° PARA EFEITO DESTA LEI, CONSIDERA-SE OURO DE ORIGEM ILEGAL AQUELE EXTRAÍDO:
I – EM TERRAS INDÍGENAS DEMARCADAS;
II – DE LAVRAS QUE NÃO POSSUAM AS LICENÇAS PREVISTAS PELA LEGISLAÇÃO FEDERAL;
III - DE LAVRAS QUE, AINDA QUE POSSUAM AS LICENÇAS PREVISTAS PELA LEGISLAÇÃO FEDERAL, CAUSEM IMPACTOS DESPROPORCIONAIS AO MEIO AMBIENTE OU DANOS À SAÚDE DE POPULAÇÕES INDÍGENAS, RIBEIRINHAS, RURAIS OU URBANAS; E
IV – DE MANEIRA QUE VIOLE DIREITOS DIFUSOS, COLETIVOS OU INDIVIDUAIS HOMOGÊNEOS DAS POPULAÇÕES QUE VIVEM NOS ESTADOS EM QUE SE DÁ A LAVRA.

PARÁGRAFO ÚNICO. EQUIPARA-SE AO OURO DE ORIGEM ILEGAL:
I – AQUELE QUE, EMBORA DE ORIGEM LEGAL, TIVER SUA DOCUMENTAÇÃO UTILIZADA PARA DAR APARÊNCIA DE LEGALIDADE A OUTRO OURO, CUJA EXTRAÇÃO INCORRA NAS HIPÓTESES DOS INCISOS I A IV DO CAPUT; E
II – AQUELE CUJA ATIVIDADE DE LAVRA, EMBORA LEGAL, TENHA UTILIZADO RECURSOS FINANCEIROS DE ORIGEM ILÍCITA, OU TENHA SERVIDO À LAVAGEM DE DINHEIRO.

ART. 3º - ESTA LEI SE APLICA A QUALQUER PESSOA JURÍDICA, QUE POR AÇÃO OU OMISSÃO DE SEUS EMPREGADOS, REPRESENTANTES, DIRIGENTES OU FORNECEDORES PRATICAREM, PERMITIREM OU CONCORREREM PARA COMERCIALIZAÇÃO OU CIRCULAÇÃO DE OURO ILEGAL, SEJA NA CADEIA DE COMÉRCIO DO OURO MERCADORIA, OU NA CADEIA DE CIRCULAÇÃO DE OURO ATIVO FINANCEIRO.

ART. 4° - AS PESSOAS JURÍDICAS QUE VENHAM A SER CONDENADAS EM QUALQUER PARTE DO TERRITÓRIO NACIONAL, DE FORMA IRRECORRÍVEL, POR ILÍCITOS CIVIS, PENAIS OU ADMINISTRATIVOS, EM PROCESSOS QUE TENHAM COMO FUNDAMENTOS FÁTICOS A COMERCIALIZAÇÃO OU CIRCULAÇÃO DE OURO ILEGAL, ESTARÃO SUJEITAS CUMULATIVAMENTE ÀS SANÇÕES DE:
I - CASSAÇÃO DO ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO;
II – INABILITAÇÃO PARA CONTRATAR COM O PODER PÚBLICO MUNICIPAL;
III – INABILITAÇÃO PARA O ACESSO A CRÉDITOS CONCEDIDOS PELO MUNICÍPIO, SEJA POR MEIO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, DIRETA OU INDIRETA, CONVÊNIOS OU CONTRATOS MANTIDOS PELO MUNICÍPIO E INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS, OU A PROGRAMAS DE INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO INSTITUÍDOS OU MANTIDOS PELO MUNICÍPIO;
IV – VEDAÇÃO DE OBTENÇÃO OU MANUTENÇÃO DE BENEFÍCIOS FISCAIS DE QUALQUER NATUREZA.

PARÁGRAFO ÚNICO. INCORREM NAS MESMAS SANÇÕES AS PESSOAS JURÍDICAS CUJOS DIRIGENTES, PREPOSTOS, CONTROLADORA OU CONTROLADAS TENHAM SIDO CONDENADAS NA FORMA DO CAPUT.

ART. 5° - O PODER EXECUTIVO REGULAMENTARÁ ESTA LEI, OBSERVANDO OS SEGUINTES ASPECTOS:
I - MECANISMO DE RECEBIMENTO DE DENÚNCIAS OU REPRESENTAÇÕES FUNDADAS NESTA LEI, LEGITIMADO QUALQUER CIDADÃO;
II – ESTABELECIMENTO DE CONVÊNIOS COM O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL E MINISTÉRIOS PÚBLICOS ESTADUAIS PARA RECEBIMENTO DE INFORMAÇÕES PROCESSUAIS; E
III – APLICAÇÃO DAS PUNIÇÕES COMO RESULTADO DE PROCESSO ADMINISTRATIVO EM QUE SE GARANTA A AMPLA DEFESA, O CONTRADITÓRIO E A RAZOÁVEL DURAÇÃO DO PROCESSO.

ART. 6º - O PODER PÚBLICO PROMOVERÁ CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE OS PREJUÍZOS CAUSADOS ÀS PESSOAS E AO MEIO AMBIENTE PELA COMERCIALIZAÇÃO E CIRCULAÇÃO DE OURO ILEGAL.

ART. 7º - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?