DISPÕE SOBRE O REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO E REVOGA AS RESOLUÇÕES QUE MENCIONA.
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIOPROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 21/2022.
DISPÕE SOBRE O REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO E REVOGA AS RESOLUÇÕES QUE MENCIONA.
A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, RESOLVE:
ART. 1º O REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO PASSA A VIGORAR NA CONFORMIDADE DO TEXTO ANEXO.
ART. 2º FICAM MANTIDAS AS NORMAS ADMINISTRATIVAS EM VIGOR, NO QUE NÃO CONTRARIE O ANEXO REGIMENTO E, CONVALIDADOS OS ATOS PRATICADOS PELA MESA NO PERÍODO DE 28 DE DEZEMBRO DE 1995, DATA DA PROMULGAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO ORA EM VIGOR, ATÉ O INÍCIO DA VIGÊNCIA DESTA RESOLUÇÃO.
ART. 3º ESTA RESOLUÇÃO ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
ART. 4º REVOGAM-SE AS RESOLUÇÕES Nº 392 DE 1995, N° 445 DE 1995, N° 704 DE 2002, N° 741 DE 2002, N° 749 DE 2002, N° 750 DE 2002, N° 751 DE 2002, N° 806 DE 2003, N° 807 DE 2003, N° 852 DE 2004, N° 853 DE 2004, N° 858 DE 2005, N° 859 DE 2005, N° 860 DE 2005, N° 861 DE 2005, N° 899 DE 2006, N° 1.082 DE 2010, N° 1.126 DE 2011, N° 1.127 DE 2011, N° 1.236 DE 2012, N° 1.237 DE 2012, N° 1.239/2012, N° N° 1.328 DE 2015, N° 1.370 DE 2016, N° 1.378 DE 2017, N° 1.417 DE 2017, N° 1.423/2017, N° 1.425 DE 2017, N° 1.426 DE 2017, N° 1.427 DE 2017, N° 1.466/2017, N° 1.471/2018, N° 1.473/2018, N° 1.529/2019, N° 1.530/2019, N° 1.580 DE 2020, N° 1.600 DE 2021, N° 1.601 DE 2021, N° 1.602 DE 2021, N° 1.603/2022, E DEMAIS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.
SALA DAS SESSÕES, 19 DE DEZEMBRO DE 2022.
MIGUEL FORNACIARI ALENCAR
PRESIDENTE
ALEXANDRA DOS SANTOS CODEÇO
1ª SECRETÁRIA
ADEIR NOVAES
2º SECRETÁRIO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIORESOLUÇÃO N° , DE DE DE 2022.
REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO
TÍTULO I
DA CÂMARA MUNICIPAL
CAPÍTULO I
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
ART. 1ºA CÂMARA MUNICIPAL É O PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO E COMPÕE-SE DE 17 (DEZESSETE) VEREADORES.
ART. 2º ACÂMARA MUNICIPAL TEM FUNÇÃO LEGISLATIVA, DE FISCALIZAÇÃO, CONTROLE, JULGAMENTO, ASSESSORAMENTO E DE ADMINISTRAÇÃO INTERNA, DE ACORDO COM A LEI ORGÂNICA MUNICIPAL E LEGISLAÇÃO PERTINENTE.
§ 1ºA CÂMARA MUNICIPAL EXERCERÁ AS FUNÇÕES REFERIDAS NESTE ARTIGO COM INDEPENDÊNCIA E HARMONIA EM RELAÇÃO AO PODER EXECUTIVO, DELIBERANDO SOBRE AS MATÉRIAS DE SUA COMPETÊNCIA, NA FORMA PREVISTA NESTE REGIMENTO.
§ 2ºNÃO SERÁ AUTORIZADA A PUBLICAÇÃO DE PRONUNCIAMENTOS QUE ENVOLVAM:
I~OFENSAS ÀS INSTITUIÇÕES NACIONAIS;
II~INCITAÇÕES QUE PREJUDIQUEM O BOM TRABALHO DA CÂMARA MUNICIPAL;
III~SUBVERSÃO DA ORDEM POLÍTICA OU SOCIAL;
IV~PRECONCEITO DE RAÇA, DE RELIGIÃO OU CLASSE;
V~CRIMES CONTRA A HONRA;
VI~INCENTIVO À PRÁTICA DE CRIMES DE QUALQUER NATUREZA.
ART. 3ºA CÂMARA MUNICIPAL TEM SUA SEDE LOCALIZADA NA AVENIDA ASSUNÇÃO, N° 760, CENTRO, NESTA CIDADE, ONDE SERÃO REALIZADAS AS SUAS ATIVIDADES INSTITUCIONAIS.
§ 1ºAS ATIVIDADES DA CÂMARA MUNICIPAL REALIZADAS FORA DA SUA SEDE SERÃO NULAS, EXCETO NOS SEGUINTES CASOS:
I~SESSÃO SOLENE;
II~REUNIÃO DE TRABALHO E AUDIÊNCIA PÚBLICA DE COMISSÃO.
§ 2ºA REALIZAÇÃO DE REUNIÃO DE TRABALHO E DE AUDIÊNCIA PÚBLICA DEPENDERÁ DE DELIBERAÇÃO DA MAIORIA DOS MEMBROS DE COMISSÃO.
§ 3ºIMPEDIDO O ACESSO AO RECINTO DA CÂMARA MUNICIPAL, A MESA DIRETORA DESIGNARÁ OUTRO LOCAL PARA A REALIZAÇÃO DE SUAS ATIVIDADES, ENQUANTO PERDURAR A SITUAÇÃO.
§ 4ºNA HIPÓTESE DO § 3º, AS AUTORIDADES LOCAIS SERÃO NOTIFICADAS DA MUDANÇA DA SEDE DA CÂMARA MUNICIPAL, COM DIVULGAÇÃO NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E POR MEIOS ELETRÔNICOS.
§ 5ºNA SEDE DA CÂMARA MUNICIPAL NÃO PODERÃO SER REALIZADOS ATOS ESTRANHOS AS SUAS ATIVIDADES INSTITUCIONAIS, SALVO SE HOUVER CEDÊNCIA DE SUAS DEPENDÊNCIAS PARA REUNIÕES CÍVICAS, EDUCATIVAS OU CULTURAIS, NÃO PODENDO TER FINS LUCRATIVOS.
§ 6°MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE PARTIDOS POLÍTICOS SOMENTE SERÁ ADMITIDO NO AMBIENTE INTERNO DO GABINETE DE VEREADOR.
ART. 4° A DIVULGAÇÃO DOS ATOS INSTITUCIONAIS DA CÂMARA SE DARÁ POR MEIO DE PUBLICAÇÃO EM ÓRGÃO OFICIAL DE IMPRENSA E PELOS SEUS CANAIS ELETRÔNICOS, ASSIM CONSIDERADOS:
I~SITE, CONSTITUÍDO COMO PORTAL DE TRANSPARÊNCIA E ACESSO PÚBLICO AS SUAS INFORMAÇÕES, DADOS E AÇÕES;
II~REDES SOCIAIS;
III~RÁDIO OU OUTRA MÍDIA A SER INSTITUÍDA EM CARÁTER OFICIAL.
PARÁGRAFO ÚNICO.A PUBLICIDADE E A DIVULGAÇÃO DOS ATOS, AÇÕES E INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS DA CÂMARA MUNICIPAL TERÃO CARÁTER INFORMATIVO, EDUCATIVO E DE ORIENTAÇÃO SOCIAL.
ART. 5ºQUALQUER CIDADÃO PODERÁ ASSISTIR ÀS ATIVIDADES INSTITUCIONAIS DA CÂMARA MUNICIPAL, NA PARTE DO RECINTO QUE LHE É RESERVADA, DESDE QUE:
I~ESTEJA ADEQUADAMENTE TRAJADO;
II~NÃO PORTE ARMAS;
III~CONSERVE-SE EM ATITUDE RESPEITOSA DURANTE OS TRABALHOS;
IV~NÃO MANIFESTE APOIO OU DESAPROVAÇÃO AO QUE SE PASSA NO PLENÁRIO;
V~NÃO INTERPELE QUALQUER VEREADOR, SALVO EM AUDIÊNCIAS E CONSULTAS PÚBLICAS.
ART. 6ºAS BANDEIRAS DO BRASIL, DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO DEVERÃO ESTAR HASTEADAS DE FORMA VISÍVEL E PROTOCOLAR DURANTE AS SESSÕES PLENÁRIAS DA CÂMARA MUNICIPAL.
CAPÍTULO II
DA LEGISLATURA
ART. 7º PARA OS EFEITOS REGIMENTAIS, A LEGISLATURA É DIVIDIDA EM 4 (QUATRO) SESSÕES LEGISLATIVAS.
§ 1º CADA SESSÃO LEGISLATIVA SERÁ CONTADA DE 1º DE FEVEREIRO A 15 DE JULHO E DE 1º DE AGOSTO A 30 DE DEZEMBRO.
§ 2º NO PRIMEIRO ANO DE CADA LEGISLATURA A SESSÃO LEGISLATIVA COMPREENDERÁ O PERÍODO DE 1º DE JANEIRO A 30 DE JUNHO E DE 1º DE AGOSTO A 30 DE DEZEMBRO.
CAPÍTULO III
DAS SESSÕES PREPARATÓRIAS E DE INSTALAÇÃO
SEÇÃO I
DA SESSÃO PREPARATÓRIA
ART. 8ºA CÂMARA MUNICIPAL REALIZARÁ ÀS 10H (DEZ HORAS) DO 5° (QUINTO) DIA ÚTIL DO MÊS DE DEZEMBRO QUE ANTECEDE O INÍCIO DE CADA LEGISLATURA, SESSÃO PREPARATÓRIA PARA A POSSE DOS NOVOS VEREADORES.
§ 1° CONCIDINDO O PRAZO ESTIPULADO NO CAPUT COM DIA DE SESSÃO ORDINÁRIA, SERÁ A SESSÃO PREPARATÓRIA REALIZADA NO PRIMEIRO DIA ÚTIL SUBSEQUENTE.
§ 2ºA CONVOCAÇÃO PARA A SESSÃO PREPARATÓRIA SERÁ FEITA PELO PRESIDENTE DA CÂMARA, QUE A PRESIDIRÁ.
§ 3ºNA SESSÃO PREPARATÓRIA SERÃO OBSERVADOS OS SEGUINTES PROCEDIMENTOS:
I~ENTREGA DO DIPLOMA ELEITORAL E DA DECLARAÇÃO DE BENS DOS VEREADORES ELEITOS, JUNTAMENTE COM A COMUNICAÇÃO DO NOME PARLAMENTAR QUE IRÁ ADOTAR E LEGENDA PARTIDÁRIA;
II~EXPLICAÇÃO SOBRE:
A)O FUNCIONAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL E DE SEUS SERVIÇOS INTERNOS;
B)O AMBIENTE DE TRABALHO PARLAMENTAR;
C)OS CARGOS E FUNÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL, COM A APRESENTAÇÃO DE SEUS RESPECTIVOS SERVIDORES TITULARES;
D)A SESSÃO DE POSSE;
III~ENTREGA, MEDIANTE PROTOCOLO, DE EXEMPLARES DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, DA CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, DA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO E DO REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL.
§ 4º O NOME PARLAMENTAR COMPOR-SE-Á, SALVO QUANDO, A JUÍZO DO PRESIDENTE, DEVAM SER EVITADAS CONFUSÕES, APENAS DE DOIS ELEMENTOS: UM PRENOME E O NOME; DOIS NOMES; OU DOIS PRENOMES.
§ 5ºA DECLARAÇÃO DE BENS REFERIDA NO INCISO I DO § 3º DEVE SER RENOVADA ANUALMENTE E NO FINAL DO MANDATO, MESMO HAVENDO REELEIÇÃO, PODENDO SER SUBSTITUÍDA POR CÓPIA DA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA DE PESSOA FÍSICA.
§ 6ºNO CASO DO INCISO II DO § 3º DESTE ARTIGO, AS ORIENTAÇÕES RELACIONADAS ÀS ATIVIDADES INSTITUCIONAIS DA CÂMARA E DOS VEREADORES PODERÃO SER DISPONIBILIZADAS SOB O FORMATO DE CAPACITAÇÃO CONTRATADA PARA ESTA FINALIDADE.
§ 7ºA LEGISLAÇÃO REFERIDA NO INCISO III DO § 3º PODERÁ SER DISPONIBILIZADA EM FORMATO ELETRÔNICO.
§ 8ºO VEREADOR ELEITO QUE NÃO COMPARECER NA SESSÃO PREPARATÓRIA DEVERÁ APRESENTAR JUSTIFICATIVA E PROTOCOLAR OS DOCUMENTOS REFERIDOS NO INCISO I DO § 3º DESTE ARTIGO ATÉ A SESSÃO DE POSSE.
§ 9° OS VEREADORES DESINCOMPATIBILIZAR-SE-ÃO PARA A POSSE.
SEÇÃO IIDA SESSÃO DE INSTALAÇÃO DA LEGISLATURA E POSSE
ART. 9°A INSTALAÇÃO DA LEGISLATURA E A POSSE DOS VEREADORES OCORRERÃO EM SESSÃO SOLENE NO DIA 1º DE JANEIRO DO PRIMEIRO ANO DO MANDATO, NA SEDE DA CÂMARA MUNICIPAL, ÀS 10 (DEZ) HORAS, COM QUALQUER NÚMERO DE VEREADORES, SOB A PRESIDÊNCIA DO VEREADOR MAIS VOTADO PELO POVO, ENTRE OS PRESENTES.
PARÁGRAFO ÚNICO.ABERTA A SESSÃO SOLENE, O PRESIDENTE ADOTARÁ AS SEGUINTES PROVIDÊNCIAS:
I~CONSTITUIRÁ, COM AUTORIDADES CONVIDADAS, A MESA DA SOLENIDADE;
II~CONVIDARÁ OS PRESENTES PARA A EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL BRASILEIRO;
III~CONVIDARÁ UM DOS VEREADORES PARA ATUAR COMO SECRETÁRIO DA SESSÃO;
IV~PROCLAMARÁ OS NOMES DOS VEREADORES DIPLOMADOS;
V~EXAMINARÁ E DECIDIRÁ SOBRE AS RECLAMAÇÕES ATINENTES À RELAÇÃO NOMINAL DE VEREADORES E AO OBJETO DA SESSÃO, SE FOR O CASO;
VI~TOMARÁ O COMPROMISSO SOLENE DOS VEREADORES E DECLARARÁ A RESPECTIVA POSSE, A PARTIR DAS SEGUINTES FORMALIDADES:
A)EM PÉ, JUNTAMENTE COM O VEREADOR CHAMADO PARA PRESTAR JURAMENTO, PROCLAMARÁ:
PROMETO EXERCER COM DEDICAÇÃO E LEALDADE O MEU MANDATO, CUMPRINDO E FAZENDO CUMPRIR A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA, A CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, A LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO E A LEGISLAÇÃO EM VIGOR, BEM COMO O REGIMENTO INTERNO DESTA CASA LEGISLATIVA, DEFENDENDO A JUSTIÇA SOCIAL, A PAZ E A IGUALDADE DE TRATAMENTO A TODOS OS CIDADÃOS."
B)APÓS O CHAMADO, O VEREADOR, SOB JURAMENTO, DECLARARÁ: “ASSIM O PROMETO”, PERMANECENDO OS DEMAIS VEREADORES SENTADOS E EM SILÊNCIO;
C)CONCLUÍDO O JURAMENTO, O VEREADOR ASSINARÁ O TERMO DE POSSE, QUE SERÁ LAVRADO EM ATA E DOCUMENTOS PRÓPRIOS;
VII~INSTALARÁ A LEGISLATURA, ABRINDO OS TRABALHOS PARLAMENTARES;
VIII~ENCERRADA A MANIFESTAÇÃO DOS VEREADORES, O PRESIDENTE SUSPENDERÁ A SESSÃO POR 15 (QUINZE) MINUTOS;
IX~RETOMADA A SESSÃO DE POSSE, HAVENDO A PRESENÇA DA MAIORIA ABSOLUTA DOS VEREADORES, O PRESIDENTE DARÁ INÍCIO AO PROCESSO DE POSSE DO PREFEITO E DO VICE-PREFEITO, SEGUINDO O MESMO RITO DA POSSE DOS VEREADORES E PRESTANDO O COMPROMISSO, NOS SEGUINTES TERMOS:
“PROMETO MANTER, DEFENDER, CUMPRIR E FAZER CUMPRIR A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, A CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E A LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO, OBSERVAR AS LEIS, E DESEMPENHAR COM LEALDADE O MANDATO QUE ME FOI CONFIADO, TRABALHANDO PELO PROGRESSO DO MUNICÍPIO, EXERCENDO O MEU MANDATO SOB A INSPIRAÇÃO DO PATRIOTISMO, DA LEALDADE, DA HONRA E DO BEM COMUM DO SEU POVO.
X~O PRESIDENTE CONCEDERÁ A PALAVRA AO PREFEITO E AO VICE-PREFEITO, PELO TEMPO DE 10 (DEZ) MINUTOS CADA, PARA O DISCURSO DE POSSE;
XI~EM SEGUIDA, CONVIDARÁ OS PRESENTES PARA A EXECUÇÃO DO HINO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, COM A CONSEQUENTE DECLARAÇÃO DE ENCERRAMENTO DA SESSÃO SOLENE, CONVOCANDO OS PARLAMENTARES PRESENTES PARA A SESSÃO DE ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA, A SER INICIADA EM 15 (QUINZE) MINUTOS.
TÍTULO II
DOS VEREADORES
CAPÍTULO I
DA POSSE
ART. 10. OS VEREADORES SÃO AGENTES POLÍTICOS ELEITOS PELO VOTO SECRETO E DIRETO, NO SISTEMA PARTIDÁRIO DE REPRESENTAÇÃO PROPORCIONAL E INVESTIDOS DO MANDATO LEGISLATIVO MUNICIPAL PARA UMA LEGISLATURA.
§ 1º OS VEREADORES SERÃO EMPOSSADOS PELA SUA PRESENÇA À SESSÃO SOLENE DE INSTALAÇÃO DA LEGISLATURA.
§ 2º OS VEREADORES DEVERÃO DESINCOMPATIBILIZAR-SE ANTES DA POSSE E APRESENTAR A DECLARAÇÃO DE BENS, QUE DEVE SER RENOVADA ANUALMENTE E NO FINAL DO MANDATO, MESMO HAVENDO REELEIÇÃO, PODENDO SER SUBSTITUÍDA POR CÓPIA DA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA DE PESSOA FÍSICA, A SER TRANSCRITA EM LIVRO PRÓPRIO, CONSTANDO DE ATA O SEU RESUMO E PUBLICADA NO SÍTIO ELETRÔNICO OFICIAL DA CÂMARA, NO PRAZO MÁXIMO DE 30 (TRINTA) DIAS.
ART. 11.O VEREADOR QUE NÃO TOMAR POSSE NA SESSÃO PREVISTA NO ART. 9° DEVERÁ FAZÊ-LO NO PRAZO DE ATÉ 15 (QUINZE) DIAS, SALVO COMPROVADO MOTIVO DE FORÇA MAIOR, QUE DEVERÁ SER ACEITO PELO PLENÁRIO.
§ 1ºO VEREADOR EMPOSSADO POSTERIORMENTE PRESTARÁ O COMPROMISSO EM SESSÃO ORDINÁRIA E JUNTO À MESA, EXCETO DURANTE PERÍODO DE RECESSO DA CÂMARA, QUANDO O FARÁ PERANTE O PRESIDENTE.
§ 2ºNÃO SERÁ CONSIDERADO INVESTIDO NO MANDATO DE VEREADOR QUEM DEIXAR DE PRESTAR O COMPROMISSO.
§ 3° A RECUSA DO VEREADOR ELEITO EM TOMAR POSSE IMPLICA NA RENÚNCIA TÁCITA DO MANDATO, CABENDO AO PRESIDENTE APÓS DECORRIDO O PRAZO DE 15 (QUINZE) DIAS, DECLARAR EXTINTO O MANDATO E CONVOCAR O RESPECTIVO SUPLENTE.
CAPÍTULO II
DAS COMPETÊNCIAS
ART. 12.COMPETE AO VEREADOR:
I~PARTICIPAR DAS DISCUSSÕES E DELIBERAÇÕES NAS SESSÕES PLENÁRIAS;
II~VOTAR NA ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA;
III~CONCORRER AOS CARGOS DA MESA DIRETORA;
IV~USAR DA PALAVRA EM SESSÃO PLENÁRIA, NAS REUNIÕES DE COMISSÃO E NAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS, NOS LIMITES ESTABELECIDOS NESTE REGIMENTO;
V~APRESENTAR PROPOSIÇÕES;
VI~COOPERAR COM A MESA PARA A ORDEM E EFICIÊNCIA DOS TRABALHOS;
VII~COMPOR AS COMISSÕES COMO TITULAR OU SUPLENTE, CONFORME INDICAÇÃO DO LÍDER DE SUA BANCADA;
VIII~EXIGIR O CUMPRIMENTO DESTE REGIMENTO INTERNO E USAR OS RECURSOS NELE PREVISTOS.
PARÁGRAFO ÚNICO.O SUPLENTE DE VEREADOR, QUANDO NO EXERCÍCIO DO CARGO, DISPORÁ DAS COMPETÊNCIAS PREVISTAS NESTE ARTIGO, EXCETO A CONTIDA NO INCISO III.
CAPÍTULO III
DOS DIREITOS E DEVERES DOS VEREADORES
SEÇÃO I
DOS DIREITOS
ART. 13.OS DIREITOS DO VEREADOR ESTÃO COMPREENDIDOS NO PLENO EXERCÍCIO DE SEU MANDATO, OBSERVADOS OS PRECEITOS PREVISTOS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, NAS NORMAS ESTABELECIDAS NA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO E NESTE REGIMENTO INTERNO.
ART. 14. O SERVIDOR PÚBLICO INVESTIDO NO MANDATO DE VEREADOR PODERÁ AFASTAR-SE DO CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO, SENDO-LHE FACULTADO OPTAR PELOS SEUS VENCIMENTOS OU PELA REMUNERAÇÃO DO MANDATO, SENDO SEU TEMPO DE SERVIÇO CONTADO PARA TODOS OS EFEITOS LEGAIS, EXCETO PARA PROMOÇÃO POR MERECIMENTO.
ART. 15. É ASSEGURADO AO VEREADOR:
I – PARTICIPAR DE TODAS AS DISCUSSÕES E VOTAR DELIBERAÇÕES DO PLENÁRIO, SALVO QUANDO TIVER INTERESSE NA MATÉRIA, DIRETA OU INDIRETAMENTE;
II – VOTAR NAS ELEIÇÕES DA MESA DIRETORA E DAS COMISSÕES PERMANENTES;
III – APRESENTAR PROPOSIÇÕES E SUGERIR MEDIDAS QUE VISEM AO INTERESSE COLETIVO, RESSALVADAS AS MATÉRIAS DE INICIATIVA EXCLUSIVA DO EXECUTIVO;
IV – CONCORRER AOS CARGOS DA MESA DIRETORA E DAS COMISSÕES PERMANENTES, SALVO IMPEDIMENTO LEGAL OU REGIMENTAL;
V – EXAMINAR, A TODO TEMPO, QUAISQUER DOCUMENTOS EM TRAMITAÇÃO OU EXISTENTES NO ARQUIVO DA CÂMARA;
VI – TER LIVRE ACESSO ÀS REPARTIÇÕES PÚBLICAS MUNICIPAIS, E ÁREAS SOB JURISDIÇÃO MUNICIPAL ONDE SE REGISTRE CONFLITO OU O INTERESSE PÚBLICO ESTEJA AMEAÇADO;
VII – DILIGENCIAR, INCLUSIVE COM ACESSOS A DOCUMENTOS, JUNTO AOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, INDIRETA E FUNDACIONAL, DEVENDO SER ATENDIDO PELOS RESPECTIVOS RESPONSÁVEIS, NA FORMA DA LEI.
SEÇÃO II
DOS DEVERES
ART. 16. SÃO DEVERES DO VEREADOR:
I - RESIDIR NO MUNICÍPIO;
II - COMPARECER À HORA REGIMENTAL, NOS DIAS DESIGNADOS PARA A ABERTURA DAS SESSÕES, NELAS PERMANECENDO ATÉ O SEU TÉRMINO;
III - VOTAR AS PROPOSIÇÕES SUBMETIDAS À DELIBERAÇÃO DA CÂMARA, SALVO QUANDO TIVER, ELE PRÓPRIO OU PARENTE AFIM OU CONSANGÜÍNEO ATÉ O 3º GRAU INCLUSIVE, INTERESSE MANIFESTO NA DELIBERAÇÃO, SOB PENA DE NULIDADE DA VOTAÇÃO QUANDO SEU VOTO FOR DECISIVO;
IV - DESEMPENHAR-SE DOS ENCARGOS QUE LHE FOREM COMETIDOS, SALVO MOTIVO JUSTO ALEGADO PERANTE O PRESIDENTE, A MESA OU A CÂMARA, CONFORME O CASO;
V - VOTAR NAS ELEIÇÕES DA MESA DIRETORA E DAS COMISSÕES PERMANENTES;
VI - COMPARECER ÀS REUNIÕES DAS COMISSÕES PERMANENTES E TEMPORÁRIAS DAS QUAIS SEJA INTEGRANTE, PRESTANDO INFORMAÇÕES, EMITINDO PARECERES NOS PROCESSOS A ELE DISTRIBUÍDOS, COM A OBSERVÂNCIA DOS PRAZOS REGIMENTAIS;
VII - PROPOR À CÂMARA TODAS AS MEDIDAS QUE JULGAR CONVENIENTES AOS INTERESSES DO MUNICÍPIO E À SEGURANÇA E AO BEM-ESTAR DOS MUNÍCIPES, BEM COMO IMPUGNAR AS QUE LHE PAREÇAM CONTRÁRIAS AO INTERESSE PÚBLICO;
VIII - COMUNICAR SUA FALTA OU AUSÊNCIA, QUANDO TIVER MOTIVO JUSTO PARA DEIXAR DE COMPARECER ÀS SESSÕES PLENÁRIAS OU ÀS REUNIÕES DAS COMISSÕES;
IX - OBSERVAR O DISPOSTO NO ART. 22 DA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO;
X~COMUNICAR À MESA DIRETORA A SUA AUSÊNCIA DO MUNICÍPIO DURANTE O PERÍODO DE RECESSO, ESPECIFICANDO COM DADOS QUE PERMITAM SUA LOCALIZAÇÃO;
XI~APRESENTAR-SE DEVIDAMENTE TRAJADO E PORTAR-SE COM RESPEITO E DECORO;
XII~DESINCOMPATIBILIZAR-SE, NOS TERMOS DESTE REGIMENTO, E FAZER, ATÉ A POSSE, ANUALMENTE E NO FINAL DO MANDATO, A DECLARAÇÃO PÚBLICA E ESCRITA DE BENS;
XIII - CONHECER E OBSERVAR A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, A CONSTITUIÇÃO ESTADUAL, A LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO, ESTE REGIMENTO INTERNO E DEMAIS NORMAS LEGAIS.
ART. 17. SEMPRE QUE QUALQUER VEREADOR COMETER EXCESSOS NO RECINTO DA CÂMARA MUNICIPAL OU DURANTE AS SESSÕES ORDINÁRIAS E EXTRAORDINÁRIAS, O PRESIDENTE CONHECERÁ DO FATO E ADOTARÁ AS SEGUINTES PROVIDÊNCIAS, CONFORME A GRAVIDADE DO ATO, OBSERVADA A COMPETÊNCIA DO CONSELHO DE ÉTICA E DECORO PARLAMENTAR:
I - ADVERTÊNCIA VERBAL;
II - CASSAÇÃO DA PALAVRA;
III - SUSPENSÃO DA SESSÃO, PARA ATENDIMENTO NA SALA DA PRESIDÊNCIA;
IV - ADVERTÊNCIA ESCRITA EM PLENÁRIO;
V – SUSPENSÃO DE PRERROGATIVAS REGIMENTAIS;
VI - SUSPENSÃO TEMPORÁRIA DO EXERCÍCIO DO MANDATO;
VII - PROPOSTA DE CASSAÇÃO DE MANDATO, DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO VIGENTE.
ART. 18. NO EXERCÍCIO DO MANDATO, AINDA QUE LICENCIADO, O VEREADOR ATENDERÁ ÀS PRESCRIÇÕES CONSTITUCIONAIS E REGIMENTAIS E ÀS CONTIDAS NO CÓDIGO DE ÉTICA E DECORO PARLAMENTAR, SUJEITANDO-SE ÀS MEDIDAS DISCIPLINARES NELAS PREVISTAS.
SEÇÃO IV
DA INVIOLABILIDADE E DOS IMPEDIMENTOS
ART. 19. O VEREADOR É INVIOLÁVEL POR SUAS OPINIÕES, PALAVRAS E VOTOS NO EXERCÍCIO DO MANDATO E NA CIRCUNSCRIÇÃO DO MUNICÍPIO.
§ 1º OS VEREADORES, DESDE A EXPEDIÇÃO DO DIPLOMA, SERÃO SUBMETIDOS A JULGAMENTO PERANTE O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
§ 2º A INCORPORAÇÃO ÀS FORÇAS ARMADAS DE VEREADOR, EMBORA MILITAR E AINDA QUE EM TEMPO DE GUERRA, DEPENDERÁ DE PRÉVIA LICENÇA DA CASA LEGISLATIVA.
§ 3º AS IMUNIDADES DOS VEREADORES SUBSISTIRÃO DURANTE O ESTADO DE SÍTIO, SÓ PODENDO SER SUSPENSAS MEDIANTE VOTO DE 2/3 (DOIS TERÇOS) DOS MEMBROS DA CASA, NO CASO DE ATOS PRATICADOS FORA DO RECINTO DA CÂMARA, QUE SEJAM INCOMPATÍVEIS COM A EXECUÇÃO DA MEDIDA.
§ 4º OS VEREADORES NÃO SERÃO OBRIGADOS A TESTEMUNHAR SOBRE INFORMAÇÕES RECEBIDAS OU PRESTADAS, EM RAZÃO DO EXERCÍCIO DO MANDATO, NEM SOBRE AS PESSOAS QUE LHES CONFIARAM OU DELES RECEBERAM INFORMAÇÕES.
§ 5º DESDE A EXPEDIÇÃO DO DIPLOMA, OS VEREADORES NÃO PODERÃO SER PRESOS, SALVO EM FLAGRANTE DE CRIME INAFIANÇÁVEL, SITUAÇÃO QUE TAMBÉM LHE IMPUTARÁ PERDA DO DIREITO AOS SUBSÍDIOS DE PARLAMENTAR DESDE QUE TRANSITADO EM JULGADO.
CAPÍTULO IV
DAS FALTAS E LICENÇAS
SEÇÃO I
DAS FALTAS
ART. 20. O COMPARECIMENTO EFETIVO DO VEREADOR À CASA SERÁ REGISTRADO DA SEGUINTE FORMA:
I - ÀS SESSÕES PLENÁRIAS, MEDIANTE REGISTRO NA LISTA DE PRESENÇA, ATÉ O INÍCIO DA ORDEM DO DIA, PERMANECENDO EM PLENÁRIO ATÉ O FINAL DOS TRABALHOS;
II - NAS COMISSÕES, PELO CONTROLE DE PRESENÇA ÀS REUNIÕES.
ART. 21. SERÁ ATRIBUÍDA FALTA AO VEREADOR QUE NÃO JUSTICAR PREVIAMENTE SUA AUSÊNCIA NAS SESSÕES PLENÁRIAS E NAS REUNIÕES DE COMISSÕES, SALVO COMPROVADO CASO FORTUITO OU DE FORÇA MAIOR.
§ 1º PARA EFEITO DE JUSTIFICAÇÃO DAS FALTAS, CONSIDERAM-SE CASO FORTUITOO EVENTO TOTALMENTE IMPREVISÍVEL E AFORÇA MAIORCOMO EVENTO PREVISÍVEL, MAS INEVITÁVEL.
§ 2º A JUSTIFICAÇÃO DAS FALTAS SERÁ FEITA POR OFÍCIO DEVIDAMENTE FUNDAMENTADO AO PRESIDENTE DA CÂMARA, QUE SERÁ LIDO NA SESSÃO PELO PRIMEIRO SECRETÁRIO.
SEÇÃO II
DAS LICENÇAS
ART. 22. O VEREADOR PODERÁ LICENCIAR-SE:
I~SEM DIREITO À REMUNERAÇÃO, PARA TRATAR DE ASSUNTO DE INTERESSE PARTICULAR, POR PRAZO DETERMINADO, NUNCA INFERIOR A 30 (TRINTA) DIAS, NEM SUPERIOR A 120 (CENTO E VINTE) DIAS, EM CADA SESSÃO LEGISLATIVA, NÃO PODENDO, EM QUALQUER CASO, REASSUMIR O EXERCÍCIO DO MANDATO, ANTES DO TÉRMINO DO PRAZO ASSINALADO PARA A LICENÇA;
II~COM DIREITO A OPTAR PELO SUBSÍDIO DE VEREADOR OU PELA REMUNERAÇÃO DO CARGO, QUANDO NOMEADO PARA A FUNÇÃO DE SECRETÁRIO MUNICIPAL OU DIRETOR DE ÓRGÃO DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA OU INDIRETA DO MUNICÍPIO, DO ESTADO OU DA UNIÃO, SENDO AUTOMATICAMENTE LICENCIADO;
III~COM DIREITO À REMUNERAÇÃO:
A) POR MOTIVO DE DOENÇA COMPROVADA;
B) EM FACE DE MATERNIDADE POR 180 (CENTO E OITENTA) DIAS OU PATERNIDADE POR 30 (TRINTA) DIAS;
C) NO CASO DE ADOÇÃO, NOS TERMOS DA ALÍNEA “B”;
D) POR MOTIVO DE FALECIMENTO DO CÔNJUGE OU COMPANHEIRO, DOS PAIS, DO PADRASTO OU MADRASTA, DOS FILHOS, DOS ENTEADOS, DO MENOR SOB GUARDA OU TUTELA, DOS IRMÃOS, DOS AVÓS, PELO PRAZO DE 3 (TRÊS) DIAS CONSECUTIVOS, EXCLUINDO-SE A DATA DE ÓBITO;
E) EM VIRTUDE DE CASAMENTO, NO PRAZO DE 8 (OITO) DIAS CONSECUTIVOS, EXCLUINDO-SE A DATA DE REALIZAÇÃO DA CERIMÔNIA; DEVENDO ESCOLHER, NOS CASOS EM QUE AS CERIMONIAS CIVIL E RELIGIOSA FOREM CELEBRADAS EM DATAS DISTINTAS, EM QUAL PERÍODO DESEJARÁ GOZAR A LICENÇA, SENDO FACULTADA A DIVISÃO DO PERÍODO.
IV - QUANDO A SERVIÇO OU EM MISSÃO DE REPRESENTAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL, OU PARA DESEMPENHAR MISSÕES TEMPORÁRIAS EM CARÁTER CULTURAL OU DE INTERESSE DO MUNICÍPIO.
§ 1º NO CASO DOS INCISOS II E III, A LICENÇA FAR-SE-Á ATRAVÉS DE COMUNICAÇÃO SUBSCRITA PELO VEREADOR E DIRIGIDA AO PRESIDENTE DA CÂMARA, QUE DELA DARÁ CONHECIMENTO IMEDIATO AO PLENÁRIO.
§ 2º NO CASO DOS INCISOS I E IV, A LICENÇA FAR-SE-Á ATRAVÉS DE REQUERIMENTO ESCRITO SUBMETIDO À DELIBERAÇÃO DO PLENÁRIO, QUE PODE SER REJEITADA PELO VOTO DE 2/3 (DOIS TERÇOS) DOS PRESENTES.
§ 3º QUANTO ÀS HIPÓTESES DE LICENÇAS PREVISTAS PELOS INCISOS III E IV, SERÃO OBSERVADOS OS SEGUINTES PRINCÍPIOS:
I - NO CASO DAS ALÍNEAS “A” E “B” DO INCISO III, A LICENÇA SERÁ POR PRAZO DETERMINADO, DEVENDO A COMUNICAÇÃO SER PREVIAMENTE INSTRUÍDA POR ATESTADO MÉDICO;
II - NO CASO DAS ALÍNEAS “C”, “D” E “E” DO INCISO III, A LICENÇA SERÁ CONCEDIDA, MEDIANTE A APRESENTAÇÃO DO RESPECTIVO DOCUMENTO COMPROBATÓRIO;
III - NO CASO DO INCISO IV, A LICENÇA SERÁ POR PRAZO DETERMINADO NÃO SUPERIOR A 120 (CENTO E VINTE) DIAS POR SESSÃO LEGISLATIVA.
§ 4° EXCETUADOS OS CASOS PREVISTOS NO INCISO III, É EXPRESSAMENTE VEDADA À REASSUNÇÃO DO VEREADOR ANTES DO TÉRMINO DO PERÍODO DE LICENÇA.
§ 5º O VEREADOR NÃO PODERÁ SE AUSENTAR DO MUNICÍPIO POR PERÍODO SUPERIOR A 15 (QUINZE) DIAS, NEM DO TERRITÓRIO NACIONAL POR QUALQUER PRAZO, SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL, SOB PENA DE PERDA DO CARGO OU DO MANDATO, OBSERVADO O SEGUINTE:
I - A DATA DA VIAGEM DEVERÁ SER COMUNICADA ATRAVÉS DE REQUERIMENTO ESCRITO E SUBMETIDO À DELIBERAÇÃO DO PLENÁRIO, COM ANTECEDÊNCIA MÍNIMA DE 10 (DEZ) DIAS;
II - O PRAZO DA AUSÊNCIA, NO ATO DA AUTORIZAÇÃO, SERÁ AVALIADO PELA MESA, PODENDO SER PRORROGADO A CRITÉRIO DA MESMA;
III - TRATANDO-SE DE EVENTO OFICIAL, DEVERÁ SER ENVIADO À MESA RELATÓRIO SOBRE OS RESULTADOS DA VIAGEM NO PRAZO DE 10 (DEZ) DIAS A PARTIR DA DATA DO RETORNO, SOB PENA DE INFRAÇÃO.
ART. 23. ENCONTRANDO-SE O VEREADOR IMPOSSIBILITADO FÍSICA OU MENTALMENTE DE SUBSCREVER COMUNICAÇÃO DE LICENÇA PARA TRATAMENTO DE SAÚDE, CABERÁ AO PRESIDENTE DA CÂMARA DECLARÁ-LO LICENCIADO, POR COMUNICAÇÃO ESCRITA, DEVIDAMENTE INSTRUÍDA POR ATESTADO MÉDICO.
ART. 24. É FACULTADO AO VEREADOR PRORROGAR O SEU TEMPO DE LICENÇA POR MEIO DE NOVO PEDIDO, EXCETUADOS NOS CASOS PREVISTOS NO INCISO III, ALÍNEAS “B”, “C”, “D” E “E” DO ART. 22 DESTE REGIMENTO.
CAPÍTULO V
DA CONVOCAÇÃO DE SUPLENTE
ART. 25. A MESA CONVOCARÁ, NO PRAZO DE 48 (QUARENTA E OITO HORAS), O SUPLENTE NOS CASOS DE:
I – VACÂNCIA DO CARGO;
II – AFASTAMENTO DO CARGO POR PRAZO SUPERIOR A 30 (TRINTA) DIAS;
III – AFASTAMENTO JUDICIAL.
ART. 26. O SUPLENTE CONVOCADO TOMARÁ POSSE EM ATÉ 10 (DEZ) DIAS, SALVO MOTIVO DE FORÇA MAIOR ACEITO PELA CÂMARA.
§ 1° ULTRAPASSADO O PRAZO MENCIONADO NO CAPUT, SERÁ CONVOCADO O SUPLENTE SEGUINTE.
§ 2° O SUPLENTE FARÁ JUS, QUANDO EM EXERCÍCIO, À REMUNERAÇÃO DO MANDATO.
§ 3ºO SUPLENTE DE VEREADOR CONVOCADO PARA O EXERCÍCIO DE MANDATO NA CÂMARA MUNICIPAL PRESTARÁ, NA PRIMEIRA VEZ QUE ASSUMIR O MANDATO, O JURAMENTO PREVISTO NO ART. 9° DESTE REGIMENTO, EM SESSÃO ORDINÁRIA E PERANTE A MESA, FICANDO DISPENSADO DE REPETI-LO NAS CONVOCAÇÕES SUBSEQUENTES.
ART. 27. O SUPLENTE, QUANDO CONVOCADO EM CARÁTER DE SUBSTITUIÇÃO, NÃO PODERÁ SER ESCOLHIDO PARA OS CARGOS DA MESA OU PARA PRESIDENTE OU VICE-PRESIDENTE DE COMISSÃO PERMANENTE.
ART. 28. OCORRENDO A VAGA MAIS DE 15 (QUINZE) MESES ANTES DO TÉRMINO DO MANDATO E NÃO HAVENDO SUPLENTE, O PRESIDENTE COMUNICARÁ O FATO À JUSTIÇA ELEITORAL PARA O EFEITO DO ART. 56, § 2º, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
CAPÍTULO VI
DOS LÍDERES E VICE-LIDERES
ART. 29. OS VEREADORES SÃO AGRUPADOS POR SUAS LEGENDAS PARTIDÁRIAS OU BLOCOS PARLAMENTARES, CABENDO-LHES ESCOLHER UM LÍDER, QUE OCASIONALMENTE PODE SER SUBSTITUÍDO POR UM VICE-LÍDER.
§ 1º A INDICAÇÃO DO LÍDER DEVERÁ SER FEITA PELAS REPRESENTAÇÕES PARTIDÁRIAS OU BLOCOS PARLAMENTARES E SERÁ COMUNICADA À MESA NO DIA SEGUINTE À ELEIÇÃO, EM DOCUMENTO SUBSCRITO PELA MAIORIA ABSOLUTA DOS SEUS MEMBROS.
§ 2º OS LÍDERES PERMANECERÃO NO EXERCÍCIO DE SUAS FUNÇÕES ATÉ QUE NOVA INDICAÇÃO VENHA A SER FEITA PELA RESPECTIVA REPRESENTAÇÃO, SENDO SUBSTITUÍDOS, OCASIONALMENTE, EM SUAS FALTAS, LICENÇAS OU IMPEDIMENTOS PELOS VICE-LÍDERES.
§ 3º AS LIDERANÇAS DOS PARTIDOS QUE SE COLIGAREM EM BLOCO PARLAMENTAR PERDEM SUAS ATRIBUIÇÕES E PRERROGATIVAS REGIMENTAIS.
ART. 30. O LÍDER, ALÉM DE OUTRAS ATRIBUIÇÕES REGIMENTAIS, TEM AS SEGUINTES PRERROGATIVAS:
I - FALAR PELA ORDEM, DIRIGIR À MESA COMUNICAÇÕES RELATIVAS À SUA BANCADA, PARTIDO OU BLOCO PARLAMENTAR QUANDO, PELA SUA RELEVÂNCIA E URGÊNCIA, INTERESSE AO CONHECIMENTO DA CÂMARA, OU, AINDA, PARA INDICAR, NOS IMPEDIMENTOS DE MEMBROS DE COMISSÕES PERTENCENTES À BANCADA, OS RESPECTIVOS SUBSTITUTOS;
II - ENCAMINHAR A VOTAÇÃO DE QUALQUER PROPOSIÇÃO SUJEITA À DELIBERAÇÃO DO PLENÁRIO, PARA ORIENTAR SUA BANCADA, POR TEMPO NÃO SUPERIOR A 1 (UM) MINUTO;
III - PARTICIPAR PESSOALMENTE, OU POR INTERMÉDIO DE SEUS VICE-LÍDERES, DOS TRABALHOS DAS COMISSÕES, SEM DIREITO A VOTO, MAS PODENDO REQUERER VERIFICAÇÃO DE VOTAÇÃO.
ART. 31. O PREFEITO, MEDIANTE OFÍCIO DIRIGIDO À MESA, PODERÁ INDICAR 1 (UM) VEREADOR PARA EXERCER A LIDERANÇA E MAIS 1 (UM) VEREADOR PARA EXERCER A VICE-LIDERANÇA DO GOVERNO.
CAPÍTULO VII
DOS SUBSÍDIOS
ART. 32. A MESA DIRETORA, ATÉ O DIA 31 DE MARÇO DA ÚLTIMA SESSÃO LEGISLATIVA DA LEGISLATURA, PROPORÁ PROJETO DE RESOLUÇÃO DISPONDO SOBRE A FIXAÇÃO DO SUBSÍDIO MENSAL DOS VEREADORES A VIGER NA LEGISLATURA SUBSEQUENTE, OBSERVADO O DISPOSTO NAS CONSTITUIÇÕES FEDERAL E ESTADUAL E NA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL, OBEDECIDOS OS LIMITES ALI INDICADOS, ACOMPANHADO DE JUSTIFICATIVA E DOS IMPACTOS FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO.
§ 1° O PROJETO DE RESOLUÇÃO DE QUE TRATA O CAPUT DISPORÁ SOBRE A FORMA DE REVISÃO GERAL ANUAL DOS SUBSÍDIOS.
§ 2° ASSEGURA-SE AO VEREADOR O DIREITO À GRATIFICAÇÃO NATALINA E AO ADICIONAL DE FÉRIAS.
ART. 33. O SUBSÍDIO DOS VEREADORES SOFRERÁ DESCONTO DE 1/40 (UM QUARENTA AVOS), QUANDO OCORRER FALTA INJUSTIFICADA, OBSERVADO O DISPOSTO NO ART. 22 DESTE REGIMENTO.
ART. 34.O VEREADOR QUE SE AFASTAR DO MUNICÍPIO A SERVIÇO OU EM REPRESENTAÇÃO DA CÂMARA TERÁ O RESSARCIMENTO DAS DESPESAS QUE FIZER EM RAZÃO DESTA INCUMBÊNCIA, OBSERVADAS AS REGRAS ESTABELECIDAS EM RESOLUÇÃO EDITADA PARA ESTA FINALIDADE.
CAPÍTULO VIII
DA EXTINÇÃO E PERDA DO MANDATO
ART. 35. AS VAGAS NA CÂMARA MUNICIPAL DAR-SE-ÃO POR EXTINÇÃO OU CASSAÇÃO DO MANDATO DE VEREADOR.
SEÇÃO I
DA EXTINÇÃO
ART. 36. EXTINGUE-SE OU DAR-SE-Á A PERDA DO MANDATO DO VEREADOR, ENTRE OUTROS, NOS SEGUINTES CASOS:
I - QUANDO OCORRER O FALECIMENTO;
II - QUANDO OCORRER À RENÚNCIA POR ESCRITO, ATRAVÉS DE OFÍCIO DIRIGIDO À CÂMARA;
III - QUANDO DEIXAR DE TOMAR POSSE, SEM MOTIVO JUSTO ACEITO PELA CÂMARA, DENTRO DO PRAZO DE 15 (QUINZE) DIAS;
IV – QUANDO NÃO FIXAR RESIDÊNCIA NO MUNICÍPIO.
§ 1° A EXTINÇÃO DO MANDATO SE TORNA EFETIVA PELA DECLARAÇÃO DO ATO OU FATO EXTINTO PELO PRESIDENTE, QUE O FARÁ CONSTAR DA ATA DE SESSÕES.
§ 2° A RENÚNCIA TORNA-SE IRRETRATÁVEL APÓS A COMUNICAÇÃO AO PRESIDENTE DA CÂMARA, LIDA EM PLENÁRIO, QUANDO, ENTÃO, REPUTAR-SE-Á ABERTA À VAGA.
SEÇÃO II
DA PERDA DO MANDATO
ART. 37. PERDERÁ O MANDATO O VEREADOR:
I - QUE INCORRER NAS INFRAÇÕES POLÍTICO-ADMINISTRATIVAS PREVISTAS NO ART. 67 DA LEI ORGÂNICA;
II - QUE DEIXAR DE COMPARECER, SEM JUSTIFICATIVA, EM CADA SESSÃO LEGISLATIVA, À TERÇA PARTE DAS SESSÕES ORDINÁRIAS, SALVO LICENÇA OU MISSÃO AUTORIZADA PELA CÂMARA;
III - QUE PERDER OU TIVER SUSPENSOS OS DIREITOS POLÍTICOS;
IV - QUANDO O DECRETAR A JUSTIÇA ELEITORAL, NOS CASOS PREVISTOS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL;
V - QUE SOFRER CONDENAÇÃO CRIMINAL EM SENTENÇA TRANSITADO EM JULGADO.
ART. 38. O PROCESSO DE CASSAÇÃO SERÁ INICIADO:
I - POR DENÚNCIA ESCRITA FEITA POR QUALQUER VEREADOR;
II - POR ATO DA MESA, EX-OFFICIO.
§ 1º SE O DENUNCIANTE FOR VEREADOR, FICARÁ IMPEDIDO DE VOTAR SOBRE A DENÚNCIA, PODENDO, TODAVIA, PRATICAR TODOS OS ATOS DE ACUSAÇÃO.
§ 2º DECORRIDOS 90 (NOVENTA) DIAS DA ACUSAÇÃO, O JULGAMENTO DEVERÁ SER CONCLUÍDO.
§ 3° SE NECESSÁRIO, O PRESIDENTE, POR DELIBERAÇÃO DO PLENÁRIO, PRORROGARÁ, POR PRAZO DETERMINADO, A INVESTIGAÇÃO E O JULGAMENTO DA REPRESENTAÇÃO OU DA DENÚNCIA.
ART. 39. A CÂMARA, ACOLHIDA A DENÚNCIA POR 2/3 (DOIS TERÇOS) DE SEUS MEMBROS, INICIARÁ O PROCESSO.
PARÁGRAFO ÚNICO. OS PROCESSOS DE PERDA DE MANDATO DECIDIDOS PELA CÂMARA OBEDECERÃO AOS PROCEDIMENTOS DA LEGISLAÇÃO EM VIGOR, ALÉM DA APLICAÇÃO DE OUTRAS PENALIDADES, ASSEGURADA A AMPLA DEFESA E O CONTRADITÓRIO.
ART. 40. CASSADO O MANDATO DO VEREADOR, A MESA EXPEDIRÁ O RESPECTIVO DECRETO LEGISLATIVO.
PARÁGRAFO ÚNICO. A PERDA DO MANDATO SE TORNA EFETIVA A PARTIR DA PUBLICAÇÃO DO DECRETO LEGISLATIVO DE CASSAÇÃO DO MANDATO, PROMULGADO PELO PRESIDENTE DA CÂMARA.
CAPÍTULO IX
DO GABINETE ITINERANTE
ART. 41. O GABINETE ITINERANTE DAR-SE-Á EM CARÁTER FACULTATIVO E DE OUVIDORIA PARLAMENTAR DESTINADO À POPULAÇÃO, COM PRÉVIA DIVULGAÇÃO DO LOCAL DE SUA REALIZAÇÃO E COM O OBJETIVO DE RECEBER SUGESTÕES DOS MUNÍCIPES ACERCA DE MELHORIAS COLETIVAS EM GERAL E PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSITURAS DESTINADAS AO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL.
PARÁGRAFO ÚNICO. A ATUAÇÃO PARLAMENTAR POR MEIO DO GABINETE ITINERANTE TAMBÉM RECEBERÁ SUGESTÕES DA COMUNIDADE PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE LEIS.
ART. 42. A REALIZAÇÃO DO GABINETE ITINERANTE É DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DO VEREADOR, SEM A GERAÇÃO DE QUAISQUER ÔNUS À CÂMARA, PODENDO SER REALIZADO EM PONTO FIXO DE ATENDIMENTO NOS BAIRROS, VILAS, DISTRITOS E COMUNIDADES.
ART. 43. ESTANDO O VEREADOR EM SUA ATUAÇÃO PARLAMENTAR NO GABINETE ITINERANTE OBEDECERÁ A TODAS AS PRERROGATIVAS CONTIDAS NA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO E NESTE REGIMENTO.
CAPÍTULO X
DO DECORO PARLAMENTAR
ART. 44. O VEREADOR QUE PRATICAR ATO CONTRÁRIO AO DECORO PARLAMENTAR OU QUE AFETE A DIGNIDADE DO MANDATO ESTARÁ SUJEITO ÀS PENALIDADES E AO PROCESSO DISCIPLINAR PREVISTOS NO CÓDIGO DE ÉTICA E DECORO PARLAMENTAR, QUE DEFINIRÁ TAMBÉM AS CONDUTAS PUNÍVEIS.
TÍTULO III
DOS ÓRGÃOS DA CÂMARA
CAPÍTULO I
DA MESA DIRETORA
SEÇÃO I
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
ART. 45. A MESA ELEITA, COM MANDATO DE 2 (DOIS) ANOS, PERMITIDA A RECONDUÇÃO PARA O MESMO CARGO NA ELEIÇÃO IMEDIATAMENTE SUBSEQUENTE, SERÁ COMPOSTA PELO PRESIDENTE, VICE-PRESIDENTE, PRIMEIRO SECRETÁRIO E SEGUNDO SECRETÁRIO.
§ 1° A RECONDUÇÃO DE QUE TRATA O CAPUT DESTE ARTIGO FICA LIMITADA A 2 (DOIS) MANDATOS CONSECUTIVOS NO MESMO CARGO E NUMA MESMA LEGISLATURA.
'A7 2º NÃO SE CONSIDERA RECONDUÇÃO A ELEIÇÃO PARA O MESMO CARGO EM LEGISLATURAS DIFERENTES, AINDA QUE SUCESSIVAS.
ART. 46. AS FUNÇÕES DOS MEMBROS DA MESA SOMENTE CESSARÃO:
I - PELA MORTE;
II - COM A POSSE DA NOVA MESA;
III - PELA RENÚNCIA, APRESENTADA POR ESCRITO;
IV - PELA DESTITUIÇÃO DO CARGO;
V - PELA PERDA DO MANDATO.
ART. 47. VAGO QUALQUER CARGO DA MESA A ELEIÇÃO RESPECTIVA DEVERÁ REALIZAR-SE NA FASE DO EXPEDIENTE DA PRIMEIRA SESSÃO SUBSEQUENTE À VAGA OCORRIDA OU EM SESSÃO EXTRAORDINÁRIA PARA ESSE FIM CONVOCADA.
§ 1º VAGA A PRESIDÊNCIA, ASSUMIRÁ A FUNÇÃO EM CARÁTER INTERINO, SUCESSIVAMENTE:
I - O VICE-PRESIDENTE;
II - O 1º SECRETÁRIO;
III - O 2º SECRETÁRIO;
IV - O VEREADOR MAIS VOTADO NAS ELEIÇÕES DENTRE OS PRESENTES.
§ 2º ATÉ QUE SE PROCEDA À ELEIÇÃO PREVISTA NESTE ARTIGO, O PRESIDENTE INTERINO FICARÁ INVESTIDO NA PLENITUDE DAS FUNÇÕES DO CARGO.
ART. 48. O PRESIDENTE DA CÂMARA NÃO PODERÁ FAZER PARTE DE NENHUMA COMISSÃO PERMANENTE.
PARÁGRAFO ÚNICO. EM COMISSÕES DE CARÁTER TEMPORÁRIO QUE TRATEM DE REGIMENTO INTERNO, LEI ORGÂNICA E LEIS COMPLEMENTARES NÃO SE APLICA O DISPOSTO NO CAPUT DESTE ARTIGO.
ART. 49. OS AUTÓGRAFOS DE LEI DEVERÃO SER ASSINADOS PELA MAIORIA DOS MEMBROS DA MESA.
SEÇÃO IIDA ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA NO INÍCIO DA LEGISLATURA
ART. 50.A SESSÃO DE ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA OCORRERÁ NO DIA 1º (PRIMEIRO) DE JANEIRO DO PRIMEIRO ANO DA LEGISLATURA, 15 (QUINZE) MINUTOS APÓS O ENCERRAMENTO DA SESSÃO DE POSSE PREVISTA NO ART. 9°, OBSERVADAS AS SEGUINTES EXIGÊNCIAS E FORMALIDADES:
I – PRESENÇA DA MAIORIA ABSOLUTA DOS VEREADORES;
II - A SESSÃO SERÁ ABERTA PELO VEREADOR MAIS VOTADO PELO POVO, DENTRE OS PRESENTES, QUE CONVIDARÁ UM DOS DEMAIS VEREADORES PARA ATUAR COMO SECRETÁRIO;
III - A ELEIÇÃO DA MESA SERÁ FEITA POR MEIO DE ESCRUTÍNIO ABERTO E PELO SISTEMA ELETRÔNICO, OU NA IMPOSSIBILIDADE DESTE, ATRAVÉS DE CÉDULA IMPRESSA COMPUTADORIZADA, COM A TOMADA NOMINAL DE VOTOS E MAIORIA SIMPLES, CARGO POR CARGO, OBEDECENDO-SE À ORDEM CONSTANTE DO ART. 45, CONSIDERANDO-SE AUTOMATICAMENTE EMPOSSADOS OS ELEITOS;
IV - ENQUANTO NÃO FOR ESCOLHIDO O PRESIDENTE, NÃO SE PROCEDERÁ À APURAÇÃO PARA OS DEMAIS CARGOS;
V - SE QUALQUER DOS CANDIDATOS NÃO ALCANÇAR A MAIORIA, PROCEDER-SE-Á A SEGUNDA VOTAÇÃO NOMINAL, AO QUAL SÓ CONCORRERÃO OS DOIS CANDIDATOS MAIS VOTADOS NA PRIMEIRA, PARA O CARGO EM VOTAÇÃO, CONSIDERANDO-SE ELEITO O QUE OBTIVER MAIORIA;
VI - SE OCORRER EMPATE, SERÁ CONSIDERADO ELEITO O MAIS VOTADO NAS ELEIÇÕES.
ART. 51. NÃO SENDO POSSÍVEL, POR QUALQUER MOTIVO, EFETIVAR-SE OU COMPLETAR-SE A ELEIÇÃO DA MESA NA PRIMEIRA SESSÃO PARA ESSE FIM CONVOCADA, O PRESIDENTE CONVOCARÁ SESSÃO PARA O DIA SEGUINTE E, SE NECESSÁRIO, PARA OS DIAS SUBSEQUENTES, ATÉ PLENA CONSECUÇÃO DESSE OBJETIVO.
ART. 52.O SUPLENTE DE VEREADOR, NO EXERCÍCIO TEMPORÁRIO DO CARGO, NÃO PODERÁ CONCORRER A CARGOS DA MESA DIRETORA.
ART. 53. ELEITA A MESA O ATO DE POSSE DEVERÁ SER PUBLICADO DENTRO DE 30 (TRINTA) DIAS NO SITE OFICIAL DA CÂMARA MUNICIPAL.
SEÇÃO III
DA ELEIÇÃO PARA RENOVAÇÃO DA MESA
ART. 54. A ELEIÇÃO PARA RENOVAÇÃO DA MESA DIRETORA SERÁ REALIZADA A PARTIR DO SEGUNDO SEMESTRE DO PRIMEIRO BIÊNIO, SENDO CONVOCADA ATRAVÉS DE REQUERIMENTO ASSINADO PELA MAIORIA ABSOLUTA DOS MEMBROS DA CÂMARA MUNICIPAL E A POSSE DOS ELEITOS DAR-SE-Á NO DIA 1º (PRIMEIRO) DE JANEIRO DO PRIMEIRO ANO DO SEGUNDO BIÊNIO.
ART. 55. OS MEMBROS DA MESA DIRETORA, SERÃO ELEITOS NA PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA OU EXTRAORDINÁRIA, APÓS APROVAÇÃO DE REQUERIMENTO PRÓPRIO, E NA HIPÓTESE DA FALTA DE QUORUM PARA VOTAÇÃO, FICA GARANTIDA SUA INCLUSÃO NA SESSÃO SEGUINTE, E ASSIM SUCESSIVAMENTE ATÉ QUE SE CONCLUA A ELEIÇÃO PARA RENOVAÇÃO DA MESA DIRETORA.
ART. 56. SERÃO MANTIDAS AS MESMAS EXIGÊNCIAS E FORMALIDADES PREVISTAS NOS INCISOS I A VI DO ART. 50 E ART. 51 DESTE REGIMENTO PARA A ELEIÇÃO DA MESA PARA O SEGUNDO BIÊNIO.
SEÇÃO IV
DAS ATRIBUIÇÕES DA MESA
ART. 57. À MESA COMPETE, DENTRE OUTRAS ATRIBUIÇÕES ESTABELECIDAS NA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL:
I - PROPOR À CÂMARA, ATRAVÉS DE PROJETO DE RESOLUÇÃO, A ALTERAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO;
II - DIRIGIR TODOS OS SERVIÇOS DA CÂMARA DURANTE AS SESSÕES LEGISLATIVAS E NOS SEUS INTERREGNOS;
III – CEDER O PLENÁRIO PARA MANIFESTAÇÕES CÍVICAS, EDUCATIVAS OU CULTURAIS, DESDE QUE FIQUE ASSEGURADO O RESPEITO AO DECORO DA CASA;
IV – CONSTITUIR COMISSÃO ESPECIAL, MEDIANTE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE RESOLUÇÃO;
V - PROPOR À CÂMARA, ATRAVÉS DE PROJETO DE LEI, A CRIAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E EXTINÇÃO DE CARGOS E FUNÇÕES RELATIVOS A SEUS SERVIÇOS, BEM COMO A FIXAÇÃO DOS VENCIMENTOS E CONCESSÃO DE QUAISQUER VANTAGENS AOS SEUS SERVIDORES;
VI - CONCEDER LICENÇA, APOSENTADORIA E VANTAGENS PREVISTAS EM LEI AOS SERVIDORES DA CASA, BEM COMO COLOCÁ-LOS EM DISPONIBILIDADE;
VII - PROPOR À CÂMARA A CONCESSÃO DE LICENÇA NOS TERMOS DA SOLICITAÇÃO;
VIII - AUTORIZAR A CONTRATAÇÃO DE PESSOAL;
IX - FIXAR OS LIMITES DAS COMPETÊNCIAS PARA AS AUTORIZAÇÕES DE DESPESAS;
X - ASSINAR OS AUTÓGRAFOS DOS PROJETOS APROVADOS;
XI - CONVOCAR SESSÕES EXTRAORDINÁRIAS;
XII - SOLICITAR AUTORIZAÇÃO AO PLENÁRIO PARA A REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA;
XIII - PROPOR À CÂMARA PROJETO DE RESOLUÇÃO QUE VISE CONCEDER A MEDALHA MAJOR BELEGARD;
XIV - PROMOVER A REGULAMENTAÇÃO PARA A ENTREGA DE DIPLOMAS;
XV - TOMAR AS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS À REGULARIDADE DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS;
XVI - DECLARAR A PERDA DO MANDATO DE VEREADOR, DE OFÍCIO OU MEDIANTE PROVOCAÇÃO DE QUALQUER DOS MEMBROS DA CÂMARA OU DE PARTIDO POLÍTICO NELA REPRESENTADO, NOS CASOS PREVISTOS NO ART. 70 DA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO, OBSERVADO O DISPOSTO NESTE REGIMENTO E NO CÓDIGO DE ÉTICA E DECORO PARLAMENTAR;
XVII - INSTALAR TRIBUNA POPULAR, NA FORMA DESTE REGIMENTO;
XVIII~ELABORAR O REGULAMENTO DOS SERVIÇOS INTERNOS;
XIX~APRESENTAR, NA ÚLTIMA SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA DA SESSÃO LEGISLATIVA, RELATÓRIO DOS TRABALHOS REALIZADOS, COM AS SUGESTÕES QUE ENTENDER CONVENIENTES;
XX~FIXAR DIRETRIZES PARA A DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA CÂMARA MUNICIPAL, INCLUSIVE COM O USO DE SEUS CANAIS ELETRÔNICOS DE COMUNICAÇÃO;
XXI~PROPOR AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE, POR INICIATIVA PRÓPRIA OU A REQUERIMENTO DE VEREADOR OU DE COMISSÃO, APÓS APROVADO EM PLENÁRIO;
XXII~DECIDIR SOBRE AS PROVIDÊNCIAS E ESTRUTURAÇÃO PARA O FUNCIONAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL, QUANDO SUAS ATIVIDADES FOREM REALIZADAS FORA DA SEDE;
XXIII~ELABORAR E DIVULGAR, MEDIANTE ATO, A DISCRIMINAÇÃO ANALÍTICA DAS DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS DA CÂMARA MUNICIPAL E O SEU CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO, BEM COMO ALTERÁ-LOS, QUANDO NECESSÁRIO, COMUNICANDO AO PREFEITO;
XXIV~APLICAR A PENALIDADE DE ADVERTÊNCIA ESCRITA OU A SUSPENSÃO DE PRERROGATIVAS REGIMENTAIS A VEREADOR, OBSERVADA A FORMA PREVISTA NO CÓDIGO DE ÉTICA E DECORO PARLAMENTAR;
XXV~PROPOR PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO QUE SUSPENDA A EXECUÇÃO DE NORMA JULGADA INCONSTITUCIONAL OU QUE EXORBITE O PODER REGULAMENTADOR DO PREFEITO;
XXVI~ELABORAR RELATÓRIOS DE GESTÃO FISCAL E DECIDIR SOBRE A TRANSPARÊNCIA DOS DADOS E DAS INFORMAÇÕES EXIGÍVEIS PELA LEGISLAÇÃO FEDERAL, PROVIDENCIANDO AS RESPECTIVAS PUBLICAÇÕES, INCLUSIVE EM MEIOS ELETRÔNICOS;
XXVII~PROMULGAR EMENDA À LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO E DETERMINAR A RESPECTIVA PUBLICAÇÃO;
XXVIII~DAR POSSE AO SUPLENTE DE VEREADOR, QUANDO CONVOCADO PARA O EXERCÍCIO DO MANDATO, NOS TERMOS PREVISTOS NESTE REGIMENTO;
XXIX~PROPOR, ATÉ 31 DE MARÇO DA ÚLTIMA SESSÃO LEGISLATIVA DA LEGISLATURA:
A)PROJETO DE LEI FIXANDO O VALOR DOS SUBSÍDIOS MENSAIS DO PREFEITO, DO VICE-PREFEITO E DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS PARA O MANDATO SUBSEQUENTE;
B)PROJETO DE RESOLUÇÃO FIXANDO O VALOR DO SUBSÍDIO MENSAL DOS VEREADORES PARA A LEGISLATURA SUBSEQUENTE.
XXX - SUPLEMENTAR, MEDIANTE PROJETO DE RESOLUÇÃO, AS DOTAÇÕES DO ORÇAMENTO DA CÂMARA, OBSERVADO O LIMITE DA AUTORIZAÇÃO CONSTANTE DA LEI ORÇAMENTÁRIA, DESDE QUE SEJAM PROVENIENTES DE ANULAÇÃO TOTAL OU PARCIAL DE SUAS DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS;
XXXI - APRESENTAR PROJETOS DE LEI QUE DISPONHAM SOBRE ABERTURA DE CRÉDITOS SUPLEMENTARES OU ESPECIAIS, ATRAVÉS DE ANULAÇÃO PARCIAL OU TOTAL DE DOTAÇÃO DA CÂMARA;
XXXII - PERMITIR SEJAM DIVULGADOS OS TRABALHOS DA CÂMARA NO PLENÁRIO OU NAS COMISSÕES, OBSERVANDO-SE O DISPOSTO NA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO, SEM ÔNUS PARA OS COFRES PÚBLICOS;
XXXIII - DETERMINAR ABERTURA DE SINDICÂNCIAS E INQUÉRITOS ADMINISTRATIVOS.
PARÁGRAFO ÚNICO.OS PROJETOS DE LEI E DE RESOLUÇÃO REFERIDOS NO INCISO XXIX OBSERVARÃO OS LIMITES CONSTITUCIONAIS APLICÁVEIS PARA A FIXAÇÃO DO VALOR DO SUBSÍDIO MENSAL, EM CADA CASO, E SERÃO ACOMPANHADOS DOS ESTUDOS DE IMPACTO ORÇAMENTÁRIO E FINANCEIRO.
SEÇÃO V
DO PRESIDENTE
ART. 58. O PRESIDENTE É O REPRESENTANTE LEGAL DA CÂMARA NAS RELAÇÕES EXTERNAS, CABENDO-LHE AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E DIRETIVAS DE TODAS AS ATIVIDADES INTERNAS DA CASA, A SUPERVISÃO DE SEUS TRABALHOS E DE SUA ORDEM, TUDO EM CONFORMIDADE COM A LEI ORGÂNICA E ESTE REGIMENTO.
ART. 59. SÃO ATRIBUIÇÕES DO PRESIDENTE, ALÉM DAS QUE ESTÃO EXPRESSAS NA LEI ORGÂNICA E NESTE REGIMENTO, OU DECORRAM DA NATUREZA DE SUAS FUNÇÕES E PRERROGATIVAS:
I - QUANTO ÀS SESSÕES:
A) CONVOCAR AS SESSÕES DA CÂMARA, NOS TERMOS DESTE REGIMENTO E RESOLUÇÕES;
B) ABRIR, PRESIDIR, SUSPENDER E ENCERRAR AS SESSÕES;
C) DAR CONHECIMENTO À CASA DA PAUTA DAS MATÉRIAS EM CONDIÇÕES DE FIGURAREM NA ORDEM DO DIA;
D) PASSAR A PRESIDÊNCIA A OUTRO VEREADOR, BEM COMO CONVIDAR QUALQUER DELES PARA SECRETARIÁ-LO, NA AUSÊNCIA DE MEMBROS DA MESA;
E) MANTER A ORDEM DOS TRABALHOS, INTERPRETAR E FAZER CUMPRIR O REGIMENTO INTERNO;
F) INTERPRETAR QUALQUER DISPOSITIVO DO REGIMENTO, COMPETINDO-LHE DECIDIR, CONCLUSIVAMENTE, SOBRE AS QUESTÕES DE ORDEM E AS RECLAMAÇÕES E, QUANDO OMISSO O REGIMENTO, ESTABELECER PRECEDENTES REGIMENTAIS, QUE SERÃO ANOTADOS PARA SOLUÇÃO DE CASOS ANÁLOGOS;
G) MANDAR PROCEDER À CHAMADA E À LEITURA DOS PAPÉIS E PROPOSIÇÕES;
H) TRANSMITIR AO PLENÁRIO, A QUALQUER MOMENTO, AS COMUNICAÇÕES QUE JULGAR CONVENIENTES;
I) CONCEDER OU NEGAR A PALAVRA AOS VEREADORES, ASSIM COMO AUTORIZÁ-LOS A FALAR DA BANCADA, NOS TERMOS REGIMENTAIS;
J) CONVIDAR O VEREADOR A DECLARAR, QUANDO FOR O CASO, SE VAI FALAR A FAVOR DA PROPOSIÇÃO OU CONTRA ELA;
K) INTERROMPER O ORADOR QUE SE DESVIAR DA QUESTÃO EM DEBATE, FALAR CONTRA O VENCIDO, OU FALAR SEM O RESPEITO DEVIDO À CÂMARA OU A QUALQUER DE SEUS MEMBROS E, EM GERAL, AOS CHEFES E MEMBROS DOS PODERES PÚBLICOS, ADVERTINDO-O, CHAMANDO-O À ORDEM E, EM CASO DE INSISTÊNCIA, CASSANDO-LHE A PALAVRA, PODENDO, AINDA, CONVIDAR O VEREADOR A RETIRAR-SE DO PLENÁRIO, SUSPENDER A SESSÃO, QUANDO NÃO ATENDIDO E AS CIRCUNSTÂNCIAS O EXIGIREM;
L) DETERMINAR O NÃO ASSENTAMENTO EM ATA DE DISCURSO OU APARTE QUE CONTENHA EXPRESSÕES OU PALAVRAS INADEQUADAS À LINGUAGEM PARLAMENTAR;
M) ADVERTIR O ORADOR OU APARTEANTE, QUANDO SE ESGOTAR O TEMPO A QUE TEM DIREITO, NÃO PERMITINDO QUE ULTRAPASSE O TEMPO REGIMENTAL;
N) ANUNCIAR A ORDEM DO DIA, O NÚMERO DE VEREADORES PRESENTES E SUBMETER À DISCUSSÃO E VOTAÇÃO AS MATÉRIAS A ISSO DESTINADAS;
O) ESTABELECER O PONTO DA QUESTÃO SOBRE O QUAL DEVA SER FEITA A VOTAÇÃO;
P) ANUNCIAR O RESULTADO DAS VOTAÇÕES;
Q) DESEMPENHAR AS VOTAÇÕES;
R) PROMULGAR AS RESOLUÇÕES DA CÂMARA, BEM COMO AS LEIS, NA HIPÓTESE DO § 7º DO ART. 46 DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL;
S) FAZER PUBLICAR AS EMENDAS À LEI ORGÂNICA, OS DECRETOS LEGISLATIVOS, AS RESOLUÇÕES E AS LEIS PROMULGADAS PELA CÂMARA;
T) AUTORIZAR A DIVULGAÇÃO DAS SESSÕES;
U) INDICAR OS VEREADORES QUE COMPORÃO COMISSÃO ESPECIAL, ASSEGURADO, TANTO QUANTO POSSÍVEL, A REPRESENTAÇÃO PROPORCIONAL DOS PARTIDOS OU DOS BLOCOS PARLAMENTARES.
II – QUANTO ÀS DISPOSIÇÕES:
A) DETERMINAR A RETIRADA DA PROPOSIÇÃO DA ORDEM DO DIA, NOS TERMOS DESTE REGIMENTO;
B) DESPACHAR REQUERIMENTOS;
C) DETERMINAR O SEU ARQUIVAMENTO, NOS TERMOS DESTE REGIMENTO;
D) DEVOLVER AO AUTOR A PROPOSIÇÃO DESDE QUE INCOMPLETA, MESMO QUE JÁ INCLUÍDA NA ORDEM DO DIA;
E) OBSERVAR E FAZER OBSERVAR OS PRAZOS REGIMENTAIS.
III - QUANTO ÀS COMISSÕES:
A) NOMEAR OU DESIGNAR, POR AUTORIZAÇÃO DA CÂMARA, COMISSÕES ESPECIAIS;
B) PREENCHER AS VAGAS VERIFICADAS NAS COMISSÕES.
IV - QUANTO ÀS REUNIÕES DA MESA:
A) PRESIDI-LAS;
B) TOMAR PARTE NAS DISCUSSÕES E DELIBERAÇÕES, COM DIREITO A VOTO E ASSINAR AS RESPECTIVAS ATAS E RESOLUÇÕES;
C) DISTRIBUIR A MATÉRIA QUE DEPENDA DE PARECER DA MESA.
V - QUANTO ÀS PUBLICAÇÕES:
A) DETERMINAR A PUBLICAÇÃO, EM ÓRGÃO DE IMPRENSA OFICIAL E NO SITE ELETRÔNICO OFICIAL DA CÂMARA MUNICIPAL, DE INFORMAÇÕES, NOTAS E DOCUMENTOS QUE DIGAM RESPEITO ÀS ATIVIDADES DA CÂMARA E DEVAM SER DIVULGADOS;
B) DETERMINAR A PUBLICAÇÃO DE ATOS DO PRESIDENTE ATRAVÉS DE AFIXAÇÃO EM QUADRO DE AVISOS E/OU NO SITE ELETRÔNICO OFICIAL DA CÂMARA MUNICIPAL.
VI - QUANTO ÀS ATIVIDADES E RELAÇÕES EXTERNAS DA CÂMARA:
A) MANTER, EM NOME DA CÂMARA MUNICIPAL, TODOS OS CONTATOS DE DIREITO COM O PREFEITO E DEMAIS AUTORIDADES E ÓRGÃOS PÚBLICOS;
B) ZELAR PELO PRESTÍGIO DA CÂMARA MUNICIPAL E PELOS DIREITOS, GARANTIAS E RESPEITO DEVIDOS AOS SEUS MEMBROS.
VII - COMPETE, AINDA, AO PRESIDENTE:
A) DAR POSSE AOS VEREADORES E CONVOCAR SEUS SUPLENTES EM CASO DE VAGA OU RENÚNCIA;
B) DECLARAR VACÂNCIA, NOS TERMOS DESTE REGIMENTO;
C) DETERMINAR O ARQUIVAMENTO OU DESARQUIVAMENTO DE DOCUMENTOS;
D) CONSTITUIR COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO, NOMEAR E DISPENSAR SEUS MEMBROS E RESPECTIVOS SUPLENTES;
E) EXERCER A CHEFIA DO EXECUTIVO MUNICIPAL, NOS CASOS PREVISTOS EM LEI;
F) JUSTIFICAR A AUSÊNCIA DE VEREADOR ÀS SESSÕES PLENÁRIAS, QUANDO MOTIVADA PELO DESEMPENHO DE SUAS FUNÇÕES EM COMISSÕES TEMPORÁRIAS OU EM CASO DE DOENÇA, MEDIANTE REQUERIMENTO DO INTERESSADO;
G) EXECUTAR AS DELIBERAÇÕES DO PLENÁRIO;
H) MANTER CORRESPONDÊNCIA OFICIAL DA CÂMARA NOS ASSUNTOS QUE LHE SÃO AFETOS;
I) SUPERINTENDER OS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS DA CÂMARA E ELABORAR SEU REGULAMENTO, INTERPRETANDO CONCLUSIVAMENTE, EM GRAU DE RECURSO, OS SEUS DISPOSITIVOS;
J) AUTORIZAR A DESPESA DA CÂMARA E O SEU PAGAMENTO, DENTRO DOS LIMITES DO ORÇAMENTO, OBSERVADAS AS DISPOSIÇÕES LEGAIS E REQUISITAR DO PODER EXECUTIVO O RESPECTIVO NUMERÁRIO, BEM COMO APLICAR AS DISPONIBILIDADES FINANCEIRAS NO MERCADO DE CAPITAIS;
K) JULGAR CONCORRÊNCIAS E DEMAIS LICITAÇÕES, PROCEDER SOBRE QUESTÕES ADMINISTRATIVAS, CONTÁBEIS, RECURSOS HUMANOS, CONTROLE INTERNO;
L) AUTORIZAR A CONTRATAÇÃO DE PESSOAL;
M) NOMEAR, PROMOVER, COMISSIONAR, CONCEDER LICENÇA E GRATIFICAÇÕES, APOSENTADORIA E VANTAGENS PREVISTAS EM LEI AOS SERVIDORES DA CASA, BEM COMO COLOCÁ-LOS EM DISPONIBILIDADE, EXONERAR, DEMITIR, APOSENTAR E PUNIR SERVIDORES DA CÂMARA MUNICIPAL, NOS TERMOS DA LEI;
N) DAR ANDAMENTO LEGAL AOS RECURSOS INTERPOSTOS CONTRA SEUS ATOS, DE MODO A GARANTIR O DIREITO DAS PARTES;
O) PROVIDENCIAR A EXPEDIÇÃO, NO PRAZO DE 20 (VINTE) DIAS, DAS CERTIDÕES QUE LHE FOREM SOLICITADAS, BEM COMO ATENDER ÀS REQUISIÇÕES JUDICIAIS;
P) DEVOLVER À TESOURARIA DO PODER EXECUTIVO O SALDO DE CAIXA EXISTENTE NA CÂMARA NO FINAL DO EXERCÍCIO;
Q) ENVIAR AO PODER EXECUTIVO AS CONTAS DO EXERCÍCIO ANTERIOR;
R) DESPACHAR TODA MATÉRIA DO EXPEDIENTE;
S) DAR CONHECIMENTO À CÂMARA, NA ÚLTIMA SESSÃO ORDINÁRIA DE CADA ANO, DA RESENHA DOS TRABALHOS REALIZADOS DURANTE A SESSÃO LEGISLATIVA.
§ 1º O PRESIDENTE PODERÁ OFERECER PROJETO, INDICAÇÃO OU REQUERIMENTO, SENDO VEDADO VOTAR, EXCETO EM CASO DE EMPATE, DE ESCRUTÍNIO SECRETO OU QUANDO A MATÉRIA EXIGIR, PARA SUA APROVAÇÃO, MAIORIA ABSOLUTA OU 2/3 (DOIS TERÇOS) DOS MEMBROS DA CASA.
§ 2° PARA TOMAR PARTE EM QUALQUER DISCUSSÃO, O PRESIDENTE TRANSMITIRÁ O CARGO ENQUANTO SE DEBATER A MATÉRIA QUE SE PROPÕE DISCUTIR.
ART. 60. NENHUM MEMBRO DA MESA OU VEREADOR PODERÁ PRESIDIR A SESSÃO DURANTE A DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DE MATÉRIA DE SUA AUTORIA.
PARÁGRAFO ÚNICO. A PROIBIÇÃO CONTIDA NO CAPUT NÃO SE ESTENDE ÀS PROPOSIÇÕES DE AUTORIA DA MESA OU DE COMISSÕES DA CÂMARA.
ART. 61. QUANDO O PRESIDENTE ESTIVER COM A PALAVRA, NO EXERCÍCIO DE SUAS FUNÇÕES, DURANTE AS SESSÕES PLENÁRIAS, NÃO PODERÁ SER INTERROMPIDO NEM APARTEADO.
ART. 62. PARA AUSENTAR-SE DO MUNICÍPIO POR PRAZO SUPERIOR A 15 (QUINZE) DIAS O PRESIDENTE DEVERÁ, NECESSARIAMENTE, LICENCIAR-SE, NA FORMA REGIMENTAL.
§ 1° NOS PERÍODOS DE RECESSO DA CÂMARA, A LICENÇA DO PRESIDENTE SE EFETIVARÁ MEDIANTE COMUNICAÇÃO ESCRITA, QUANDO O PRAZO FOR SUPERIOR A 15 (QUINZE) DIAS.
§ 2° O PRESIDENTE DA CÂMARA NÃO PODERÁ SE AUSENTAR DO TERRITÓRIO NACIONAL POR QUALQUER PRAZO, SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL, SOB PENA DE PERDA DO CARGO OU DO MANDATO.
ART. 63. SERÁ SEMPRE COMPUTADA, PARA EFEITO DE QUORUM, A PRESENÇA DO PRESIDENTE.
SEÇÃO VI
DO VICE-PRESIDENTE
ART. 64. CABE AO VICE-PRESIDENTE SUBSTITUIR O PRESIDENTE EM SUAS AUSÊNCIAS, LICENÇAS E IMPEDIMENTOS E AUXILIÁ-LO NO DESEMPENHO DE SUAS FUNÇÕES.
SEÇÃO VII
DOS SECRETÁRIOS
ART. 65. SÃO ATRIBUIÇÕES DO PRIMEIRO SECRETÁRIO:
I - FAZER A CHAMADA DOS VEREADORES NOS CASOS PREVISTOS NESTE REGIMENTO, CONTROLANDO A EXATIDÃO DO LIVRO DE PRESENÇA, ABRINDO E ENCERRANDO A LISTA DOS PRESENTES EM CADA SESSÃO;
II - LER A EMENTA DA ATA DA SESSÃO ANTERIOR, O EXPEDIENTE RECEBIDO, PROPOSIÇÕES E DEMAIS PAPÉIS DE INTERESSE DO PLENÁRIO;
III - FAZER INSCRIÇÃO DE ORADOR;
IV - SUPERINTENDER A REDAÇÃO DA ATA, ASSINANDO-A JUNTAMENTE COM O PRESIDENTE E O SEGUNDO SECRETÁRIO;
V - ASSINAR COM O PRESIDENTE OS AUTÓGRAFOS DE LEI.
ART. 66. COMPETE AO SEGUNDO SECRETÁRIO SUBSTITUIR O PRIMEIRO EM SUAS AUSÊNCIAS, LICENÇAS E IMPEDIMENTOS, BEM COMO AUXILIÁ-LO NO DESEMPENHO DE SUAS ATRIBUIÇÕES.
ART. 67. OS SECRETÁRIOS SUBSTITUIR-SE-ÃO CONFORME SUA NUMERAÇÃO ORDINAL E, ASSIM, SUBSTITUIRÃO O PRESIDENTE, NA FALTA DO VICE-PRESIDENTE.
SEÇÃO VIII
DA RENÚNCIA E DESTITUIÇÃO DA MESA
SUBSEÇÃO I
DA RENÚNCIA
ART. 68. A RENÚNCIA DO VEREADOR AO CARGO QUE OCUPA NA MESA DAR-SE-Á POR OFÍCIO A ELA DIRIGIDO E SE EFETIVARÁ, INDEPENDENTEMENTE DE DELIBERAÇÃO DO PLENÁRIO, A PARTIR DO MOMENTO QUE FOR LIDA EM SESSÃO.
PARÁGRAFO ÚNICO. EM CASO DE RENÚNCIA COLETIVA DE TODA A MESA, O OFÍCIO RESPECTIVO SERÁ LEVADO AO CONHECIMENTO DO PLENÁRIO.
SUBSEÇÃO II
DA DESTITUIÇÃO
ART. 69. O PROCESSO DE DESTITUIÇÃO TERÁ INÍCIO POR REPRESENTAÇÃO SUBSCRITA, NO MÍNIMO, POR 2/3 (DOIS TERÇOS) DOS MEMBROS DA CÂMARA, NECESSARIAMENTE LIDA EM PLENÁRIO, POR QUALQUER DE SEUS SIGNATÁRIOS, EM QUALQUER FASE DA SESSÃO, COM AMPLA E CIRCUNSTANCIADA FUNDAMENTAÇÃO SOBRE AS IRREGULARIDADES IMPUTADAS.
§ 1º OFERECIDA À REPRESENTAÇÃO, NOS TERMOS DESTE ARTIGO, SERÃO SORTEADOS 3 (TRÊS) VEREADORES, ENTRE OS DESIMPEDIDOS, PARA CONSTITUÍREM A COMISSÃO DE INVESTIGAÇÃO E PROCESSANTE, COM A FINALIDADE DE PROMOVER O PROCESSO DE DESTITUIÇÃO DOS MEMBROS DA MESA, NOS TERMOS DESTE REGIMENTO, QUE SE REUNIRÁ DENTRO DE 2 (DOIS) DIAS ÚTEIS, SOB A PRESIDÊNCIA DO MAIS IDOSO DE SEUS MEMBROS.
§ 2º INSTALADA A COMISSÃO DE INVESTIGAÇÃO E PROCESSANTE, O ACUSADO OU ACUSADOS SERÃO NOTIFICADOS DENTRO DE 3 (TRÊS) DIAS ÚTEIS, ABRINDO-SE-LHES O PRAZO DE 10 (DEZ) DIAS ÚTEIS PARA APRESENTAÇÃO, POR ESCRITO, DE DEFESA PRÉVIA, OBSERVADAS AS SEGUINTES NORMAS:
I - DEVERÁ SER ANEXADA À NOTIFICAÇÃO CÓPIA DA REPRESENTAÇÃO;
II - SE A DEFESA NÃO FOR APRESENTADA, O PRESIDENTE DA COMISSÃO NOMEARÁ DEFENSOR DATIVO PARA OFERECÊ-LA NO PRAZO DE 5 (CINCO) DIAS ÚTEIS;
III - APRESENTADA A DEFESA, A COMISSÃO DE INVESTIGAÇÃO E PROCESSANTE PROCEDERÁ ÀS DILIGÊNCIAS E À INSTRUÇÃO PROBATÓRIA QUE ENTENDER NECESSÁRIAS, EMITINDO, AO FINAL, SEU PARECER.
§ 3º O ACUSADO OU ACUSADOS PODERÃO ACOMPANHAR TODOS OS ATOS E DILIGÊNCIAS DA COMISSÃO DE INVESTIGAÇÃO E PROCESSANTE.
§ 4º A COMISSÃO DE INVESTIGAÇÃO E PROCESSANTE TERÁ O PRAZO MÁXIMO E IMPRORROGÁVEL DE 30 (TRINTA) DIAS PARA EMITIR E DAR PUBLICIDADE AO PARECER A QUE ALUDE O § 2º DESTE ARTIGO, O QUAL DEVERÁ CONCLUIR PELA IMPROCEDÊNCIA DAS ACUSAÇÕES, SE JULGÁ-LAS INFUNDADAS, OU, EM CASO CONTRÁRIO, POR PROJETO DE RESOLUÇÃO PROPONDO A DESTITUIÇÃO DO ACUSADO OU ACUSADOS.
§ 5ºA REPRESENTAÇÃO DE QUE TRATA ESTE ARTIGO, APÓS LEITURA DO PARECER DA COMISSÃO DE INVESTIGAÇÃO E PROCESSANTE, SERÁ COLOCADA EM DISCUSSÃO E VOTAÇÃO EM SESSÃO EXTRAORDINÁRIA, COM PAUTA ÚNICA, CONVOCADA EM ATÉ 5 (CINCO) DIAS APÓS O ENCERRAMENTO DO PRAZO DE QUE TRATA O § 4º.
§ 6ºPARA A DISCUSSÃO DA REPRESENTAÇÃO, OBSERVAR-SE-Á:
I~O AUTOR E O ACUSADO FARÃO OS PRONUNCIAMENTOS INICIAIS, PELO PRAZO DE 10 (DEZ) MINUTOS CADA UM;
II~CADA VEREADOR, QUERENDO, POR UMA ÚNICA VEZ, PODERÁ PRONUNCIAR-SE SOBRE AS MANIFESTAÇÕES DO AUTOR E DO ACUSADO, BEM COMO SOBRE O PROCESSO DE DESTITUIÇÃO, PELO PRAZO DE 5 (CINCO) MINUTOS;
III~APÓS A MANIFESTAÇÃO DOS VEREADORES, O AUTOR E O ACUSADO TERÃO 3 (TRÊS) MINUTOS CADA PARA OS PRONUNCIAMENTOS FINAIS;
IV~DURANTE AS MANIFESTAÇÕES DE QUE TRATA ESTE PARÁGRAFO NÃO SERÃO ADMITIDOS APARTES.
§ 7°ENCERRADA A DISCUSSÃO, PROCEDER-SE-Á A VOTAÇÃO, QUE SERÁ NOMINAL E ABERTA.
§ 8°ENCERRADA A VOTAÇÃO, SERÁ PROCLAMADO O RESULTADO COM O ARQUIVAMENTO DO PROCESSO OU COM A DECLARAÇÃO DE DESTITUIÇÃO DO CARGO CONTRA QUEM A REPRESENTAÇÃO FOI FORMULADA.
§ 9°DECIDIDA PELA DESTITUIÇÃO DE MEMBRO DE CARGO DA MESA DIRETORA, A RESOLUÇÃO SERÁ PUBLICADA E O CARGO SERÁ DECLARADO VAGO.
§ 10.O PROCESSO PREVISTO NESTE ARTIGO, INCLUSIVE A SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DE QUE TRATA O § 5°, NÃO PODERÁ SER CONDUZIDO PELO AUTOR DA REPRESENTAÇÃO OU PELO VEREADOR CONTRA QUEM ELA SE DIRIGE.
ART. 70.PARA O PREENCHIMENTO DOS CARGOS VAGOS NA MESA DIRETORA HAVERÁ ELEIÇÕES SUPLEMENTARES NA PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA SEGUINTE ÀQUELA NA QUAL SE VERIFICAR AS VAGAS, OBSERVADAS AS FORMALIDADES DOS ARTS. 50 A 55 DESTE REGIMENTO INTERNO.
CAPÍTULO II
DO CONSELHO DE ÉTICA E DECORO PARLAMENTAR
ART. 71. O CONSELHO DE ÉTICA E DECORO PARLAMENTAR É O ÓRGÃO DA CÂMARA MUNICIPAL COMPETENTE PARA EXAMINAR AS CONDUTAS PUNÍVEIS E PROPOR AS PENALIDADES APLICÁVEIS AOS VEREADORES SUBMETIDOS AO PROCESSO DISCIPLINAR PREVISTO NO CÓDIGO DE ÉTICA E DECORO PARLAMENTAR, QUE INTEGRA ESTE REGIMENTO.
§ 1º OS MEMBROS DO CONSELHO DE ÉTICA E DECORO PARLAMENTAR, EM NÚMERO DE 7 (SETE), SERÃO ELEITOS NA SESSÃO SEGUINTE, ORDINÁRIA OU EXTRAORDINÁRIA, À DA ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA, PARA UM PERÍODO DE 2 (DOIS) ANOS, MEDIANTE VOTAÇÃO POR ESCRUTÍNIO PÚBLICO, CONSIDERANDO-SE ELEITO, EM CASO DE EMPATE, O VEREADOR MAIS VOTADO NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS.
§ 2° APLICAM-SE AO FUNCIONAMENTO DO CONSELHO DE ÉTICA E DECORO PARLAMENTAR, DE FORMA SUBSIDIÁRIA E/OU ANÁLOGA, AS NORMAS CONTIDAS NOS ARTS. 74, 75, 76, 77, 79 E 80 DESTE REGIMENTO INTERNO.
CAPÍTULO III
DAS COMISSÕES
SEÇÃO I
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
ART. 72. AS COMISSÕES SERÃO:
I – PERMANENTES: AS QUE SUBSISTEM ATRAVÉS DA LEGISLATURA, DE CARÁTER TÉCNICO-LEGISLATIVO, QUE TÊM POR FINALIDADE APRECIAR OS ASSUNTOS OU PROPOSIÇÕES SUBMETIDAS AO SEU EXAME, ASSIM COMO EXERCER AS DEMAIS ATRIBUIÇÕES PREVISTAS NA LEI ORGÂNICA E NESTE REGIMENTO;
II – TEMPORÁRIAS: AS CRIADAS PARA APRECIAR ASSUNTO ESPECÍFICO, QUE SE EXTINGUEM QUANDO ATINGIDA A SUA FINALIDADE OU EXPIRADO SEU PRAZO DE DURAÇÃO, AO TÉRMINO DA LEGISLATURA, OU ANTES DELA.
PARÁGRAFO ÚNICO. APLICAM-SE A ESTAS COMISSÕES, NO QUE COUBEREM, AS DISPOSIÇÕES REGIMENTAIS RELATIVAS ÀS COMISSÕES PERMANENTES.
ART. 73. ASSEGURAR-SE-Á NAS COMISSÕES, TANTO QUANTO POSSÍVEL, A REPRESENTAÇÃO PROPORCIONAL DOS PARTIDOS OU DOS BLOCOS PARLAMENTARES QUE PARTICIPAM DA CÂMARA MUNICIPAL.
SEÇÃO II
DAS VAGAS, DOS IMPEDIMENTOS E DAS LICENÇAS
ART. 74. AS VAGAS DAS COMISSÕES VERIFICAR-SE-ÃO:
I - COM A RENÚNCIA;
II - COM A PERDA DO LUGAR.
ART. 75. A RENÚNCIA DE QUALQUER MEMBRO DA COMISSÃO SERÁ ATO ACABADO E DEFINITIVO, DESDE QUE MANIFESTADA, POR ESCRITO, À PRESIDÊNCIA.
ART. 76. OS MEMBROS DAS COMISSÕES PERMANENTES SERÃO DESTITUÍDOS CASO NÃO COMPAREÇAM A 5 (CINCO) REUNIÕES ORDINÁRIAS CONSECUTIVAS OU A 10 (DEZ) INTERCALADAS NUMA MESMA SESSÃO LEGISLATIVA, SALVO MOTIVO DE CASO FORTUITO OU DE FORÇA MAIOR COMUNICADO POR ESCRITO À COMISSÃO.
§ 1º A DESTITUIÇÃO DAR-SE-Á POR SIMPLES PETIÇÃO DE QUALQUER VEREADOR DIRIGIDA AO PRESIDENTE DA CÂMARA QUE, APÓS COMPROVAR A VERACIDADE DAS FALTAS, DECLARARÁ VAGO O CARGO NA COMISSÃO.
§ 2º NÃO SE APLICARÁ O DISPOSTO NESTE ARTIGO AO VEREADOR QUE COMUNICAR AO PRESIDENTE DA COMISSÃO AS RAZÕES DE SUA AUSÊNCIA PARA POSTERIOR JUSTIFICAÇÃO DAS FALTAS PERANTE O PRESIDENTE DA CÂMARA.
§ 3º O VEREADOR DESTITUÍDO NOS TERMOS DESTE ARTIGO NÃO PODERÁ SER DESIGNADO PARA INTEGRAR NENHUMA OUTRA COMISSÃO PERMANENTE ATÉ O FINAL DA SESSÃO LEGISLATIVA.
ART. 77. NO CASO DE VAGA, LICENÇA OU IMPEDIMENTO DE QUALQUER MEMBRO DAS COMISSÕES PERMANENTES, CABERÁ AO PRESIDENTE DA CÂMARA A DESIGNAÇÃO DO SUBSTITUTO, NO PRAZO DE 3 (TRÊS) DIAS, CONTADOS DA DATA DO RECEBIMENTO DA COMUNICAÇÃO DO PRESIDENTE DA COMISSÃO.
PARÁGRAFO ÚNICO. CESSARÁ A SUBSTITUIÇÃO TÃO LOGO QUE PARA O TITULAR CESSE OS MOTIVOS DO IMPEDIMENTO OU DA LICENÇA.
CAPÍTULO IV
DAS COMISSÕES PERMANENTES
SEÇÃO I
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
ART. 78. AS COMISSÕES PERMANENTES SÃO AS SEGUINTES:
I - COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA;
II - COMISSÃO DE FINANÇAS, ORÇAMENTO E ALIENAÇÃO;
III - COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E TUTELA COLETIVA;
IV - COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE;
V – COMISSÃO DE REDAÇÃO FINAL.
ART. 79. OS MEMBROS DAS COMISSÕES PERMANENTES, EM NÚMERO DE 4 (QUATRO), SERÃO ELEITOS NA SESSÃO SEGUINTE, ORDINÁRIA OU EXTRAORDINÁRIA, À DA ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA, PARA UM PERÍODO DE 2 (DOIS) ANOS, CONSIDERANDO-SE ELEITO, EM CASO DE EMPATE, O VEREADOR DO PARTIDO OU BLOCO PARLAMENTAR AINDA NÃO REPRESENTADO NA COMISSÃO OU VEREADOR AINDA NÃO ELEITO PARA NENHUMA COMISSÃO, OU FINALMENTE, O VEREADOR MAIS VOTADO NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS, SUCESSIVAMENTE.
§ 1º A ELEIÇÃO PARA O PERÍODO SEGUINTE FAR-SE-Á NA PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA OU EXTRAORDINÁRIA APÓS A RENOVAÇÃO DA MESA DIRETORA.
§ 2º FAR-SE-Á VOTAÇÃO EM SEPARADO PARA CADA COMISSÃO POR MEIO DE ESCRUTÍNIO ABERTO E PELO SISTEMA ELETRÔNICO, OU NA IMPOSSIBILIDADE DESTE, ATRAVÉS DE CÉDULA IMPRESSA COMPUTADORIZADA, COM INDICAÇÃO DOS NOMES DOS CANDIDATOS.
§ 3º NO ATO DA COMPOSIÇÃO DAS COMISSÕES PERMANENTES, FIGURARÁ SEMPRE O NOME DO VEREADOR EFETIVO, AINDA QUE LICENCIADO.
§ 4º OS SUPLENTES DE VEREADOR NÃO PODERÃO ASSUMIR A PRESIDÊNCIA OU VICE-PRESIDÊNCIA DAS COMISSÕES PERMANENTES.
§ 5º TODO VEREADOR DEVERÁ FAZER PARTE DE UMA COMISSÃO PERMANENTE, AINDA QUE SEM LEGENDA PARTIDÁRIA, OBSERVADO O IMPEDIMENTO DO ART. 48 DESTE REGIMENTO.
ART. 80. CONSTITUÍDAS AS COMISSÕES PERMANENTES, CADA UMA DELAS SE REUNIRÁ PARA, SOB A PRESIDÊNCIA DO MAIS IDOSO DE SEUS MEMBROS PRESENTES, PROCEDER À ELEIÇÃO DOS RESPECTIVOS PRESIDENTES E VICE-PRESIDENTES, RESPEITANDO, TANTO QUANTO POSSÍVEL, A PROPORCIONALIDADE PARTIDÁRIA.
§ 1º OCORRENDO EMPATE PARA QUALQUER DOS CARGOS, A DECISÃO SERÁ POR SORTEIO.
§ 2º APÓS A COMUNICAÇÃO DO RESULTADO EM PLENÁRIO, O PRESIDENTE ENVIARÁ À PUBLICAÇÃO, NO SITE OFICIAL DA CÂMARA MUNICIPAL, A COMPOSIÇÃO NOMINAL DE CADA COMISSÃO.
SEÇÃO II
DA COMPETÊNCIA DAS COMISSÕES PERMANENTES
ART. 81. ÀS COMISSÕES PERMANENTES, EM RAZÃO DA MATÉRIA DE SUA COMPETÊNCIA, CABE:
I - ESTUDAR PROPOSIÇÕES E OUTRAS MATÉRIAS SUBMETIDAS AO SEU EXAME:
A) DANDO-LHES PARECER, OFERECENDO-LHES, QUANDO FOR O CASO, SUBSTITUTIVOS OU EMENDAS;
B) APRESENTANDO RELATÓRIO CONCLUSIVO SOBRE AS AVERIGUAÇÕES E INQUÉRITOS.
II - PROMOVER ESTUDOS, PESQUISAS E INVESTIGAÇÕES SOBRE ASSUNTOS DE INTERESSE PÚBLICO;
III - TOMAR A INICIATIVA DE ELABORAÇÃO DE PROPOSIÇÕES LIGADAS A ASSUNTOS DE INTERESSE PÚBLICO OU DECORRENTES DE INDICAÇÃO DA CÂMARA OU DE DISPOSITIVOS REGIMENTAIS;
IV – CONVOCAR AUTORIDADES DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA, DIRETORES DE EMPRESAS PÚBLICAS, DE CONCESSIONÁRIAS E DE PERMISSIONÁRIAS PARA PRESTAREM, PESSOALMENTE, INFORMAÇÕES SOBRE MATÉRIA PREVIAMENTE DETERMINADA E DE SUA COMPETÊNCIA;
V - REALIZAR AUDIÊNCIAS PÚBLICAS;
VI - RECEBER PETIÇÕES, RECLAMAÇÕES, REPRESENTAÇÕES OU QUEIXAS DE ASSOCIAÇÕES E ENTIDADES COMUNITÁRIAS OU DE QUALQUER PESSOA CONTRA ATOS E OMISSÕES DE AUTORIDADES MUNICIPAIS OU ENTIDADES PÚBLICAS, ADOTANDO AS MEDIDAS PERTINENTES;
VII – FISCALIZAR OS ATOS DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA, EFETUANDO DILIGÊNCIAS, VISTORIAS E LEVANTAMENTOS NO LOCAL, EM ESPECIAL PARA VERIFICAR A REGULARIDADE, A EFICIÊNCIA E A EFICÁCIA DOS SEUS ÓRGÃOS NO CUMPRIMENTO DOS OBJETIVOS INSTITUCIONAIS;
VIII – COLHER O DEPOIMENTO DE QUALQUER AUTORIDADE OU CIDADÃO;
IX – ANALISAR PROGRAMAS DE OBRAS, PLANOS MUNICIPAIS, DISTRITAIS E SETORIAIS DE DESENVOLVIMENTO E SOBRE ELES EMITIR PARECER.
ART. 82. QUANTO ÀS COMISSÕES PERMANENTES, É COMPETÊNCIA ESPECÍFICA:
I - DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA (CCJ):
A) OPINAR SOBRE O ASPECTO CONSTITUCIONAL, LEGAL, JURÍDICO E REGIMENTAL DAS PROPOSIÇÕES, AS QUAIS NÃO PODERÃO TRAMITAR NA CÂMARA SEM O SEU PARECER;
B) DAR ENCAMINHAMENTO ÀS SUGESTÕES DE PROPOSIÇÕES ENCAMINHADAS POR ENTIDADES CIVIS, COMO SINDICATOS, ÓRGÃOS DE CLASSE, ASSOCIAÇÕES E ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS;
C) FISCALIZAR E ACOMPANHAR O CUMPRIMENTO DAS LEIS APROVADAS NO MUNICÍPIO;
D) PROMOVER ESTUDOS E DEBATES SOBRE TEMAS JURÍDICOS, ÉTICOS, SOCIAIS, DE INTERESSE DA COMUNIDADE;
E) ATENDER A PEDIDO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA ORIUNDO DA MESA E SOBRE QUALQUER PROPOSIÇÃO QUE ENVOLVA ELABORAÇÃO LEGISLATIVA OU CONSULTA;
F) DESINCUMBIR-SE DE OUTRAS ATRIBUIÇÕES QUE LHE CONFERE ESTE REGIMENTO.
II - DA COMISSÃO DE FINANÇAS, ORÇAMENTO E ALIENAÇÃO (CFOA):
A) EXAMINAR E EMITIR PARECER SOBRE OS ASSUNTOS DE NATUREZA ORÇAMENTÁRIA, AS PRESTAÇÕES DE CONTAS DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO E DA MESA DA CÂMARA DE VEREADORES, E, ESPECIALMENTE, SOBRE A PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA ANUAL, PLURIANUAL E OS CRÉDITOS ADICIONAIS;
B) EXAMINAR E EMITIR PARECER SOBRE OS PLANOS E PROGRAMAS MUNICIPAIS E SETORIAIS PREVISTOS NOS INSTRUMENTOS ORÇAMENTÁRIOS MUNICIPAIS E EXERCER O ACOMPANHAMENTO E A FISCALIZAÇÃO;
C) RECEBER AS EMENDAS À PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA DO MUNICÍPIO E SOBRE ELAS EMITIR PARECER;
D) ELABORAR A REDAÇÃO FINAL DO PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA;
E) OPINAR SOBRE PROPOSIÇÕES REFERENTES À MATÉRIA TRIBUTÁRIA, ABERTURA DE CRÉDITOS, EMPRÉSTIMOS PÚBLICOS, DÍVIDA PÚBLICA E OUTRAS QUE, DIRETA OU INDIRETAMENTE, ALTEREM A DESPESA OU A RECEITA DO MUNICÍPIO E ACARRETEM RESPONSABILIDADES PARA O ERÁRIO MUNICIPAL;
F) EXAMINAR E EMITIR PARECER SOBRE A CRIAÇÃO DE CARGOS PÚBLICOS;
G) EXAMINAR E EMITIR PARECER SOBRE A FIXAÇÃO OU AUMENTO DOS VENCIMENTOS DO FUNCIONALISMO MUNICIPAL;
H) EXAMINAR E EMITIR PARECER SOBRE A FIXAÇÃO DOS SUBSÍDIOS DO PREFEITO, VICE-PREFEITO, SECRETÁRIOS E VEREADORES;
I) DAR ENCAMINHAMENTO ÀS SUGESTÕES DE PROPOSIÇÕES ENCAMINHADAS POR ENTIDADES CIVIS, COMO SINDICATOS, ÓRGÃOS DE CLASSE, ASSOCIAÇÕES E ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS;
J) CONVOCAR AUTORIDADES DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA, DIRETORES DE EMPRESAS PÚBLICAS, DE CONCESSIONÁRIAS E DE PERMISSIONÁRIAS PARA PRESTAREM, PESSOALMENTE, INFORMAÇÕES SOBRE MATÉRIA PREVIAMENTE DETERMINADA E DE SUA COMPETÊNCIA;
K) REALIZAR AUDIÊNCIAS PÚBLICAS;
L) RECEBER PETIÇÕES, RECLAMAÇÕES, REPRESENTAÇÕES OU QUEIXAS DE ASSOCIAÇÕES E ENTIDADES COMUNITÁRIAS OU DE QUALQUER PESSOA CONTRA ATOS E OMISSÕES DE AUTORIDADES MUNICIPAIS OU ENTIDADES PÚBLICAS RELATIVAS À SUA ÁREA DE COMPETÊNCIA, ADOTANDO AS MEDIDAS PERTINENTES;
M) FISCALIZAR OS ATOS DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA, EFETUANDO DILIGÊNCIAS, VISTORIAS E LEVANTAMENTOS NO LOCAL, EM ESPECIAL PARA VERIFICAR A REGULARIDADE, A EFICIÊNCIA E A EFICÁCIA DOS SEUS ÓRGÃOS NO CUMPRIMENTO DOS OBJETIVOS INSTITUCIONAIS RELACIONADOS À SUA ÁREA DE COMPETÊNCIA;
N) EXAMINAR E EMITIR PARECER SOBRE ALIENAÇÃO E AQUISIÇÃO DE BENS PÚBLICOS DO PODER EXECUTIVO;
O) DESINCUMBIR-SE DE OUTRAS ATRIBUIÇÕES QUE LHE CONFERE ESTE REGIMENTO.
III - DA COMISSÃO PERMANENTE DE POLÍTICAS PÚBLICAS E TUTELA COLETIVA (CPPTC):
A) EXAMINAR E EMITIR PARECER SOBRE PROPOSIÇÕES RELATIVAS ÀS ÁREAS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, CULTURA, ESPORTES, LAZER, TURISMO, PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL, DIREITOS HUMANOS, DEFESA DO CONSUMIDOR E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO;
B) VIABILIZAR SUA REPRESENTAÇÃO NOS CONSELHOS MUNICIPAIS RELACIONADOS ÀS ÁREAS DA COMISSÃO;
C) PROMOVER DEBATES COM TODA A SOCIEDADE ORGANIZADA, OBJETIVANDO A FORMULAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS ADEQUADAS ÀS ÁREAS DE SUA COMPETÊNCIA;
D) FISCALIZAR OS ÓRGÃOS MUNICIPAIS AFETOS ÀS ÁREAS DE COMPETÊNCIA DA COMISSÃO E FORMULAR DIRECIONAMENTOS ADEQUADOS, CONFORME EXPECTATIVAS DA POPULAÇÃO RESIDENTE;
E) RECEBER NOTÍCIAS E QUEIXAS SOBRE OS SERVIÇOS RELATIVOS ÀS ÁREAS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, CULTURA, ESPORTES, LAZER, TURISMO, PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL, DIREITOS HUMANOS, DEFESA DO CONSUMIDOR E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, APURÁ-LAS E ENCAMINHA-LÁS AOS RESPECTIVOS CONSELHOS MUNICIPAIS E, QUANDO FOR O CASO, PROVOCAR A INICIATIVA DO MINISTÉRIO PÚBLICO OU DOS ÓRGÃOS COMPETENTES;
F) ESTUDAR E PROMOVER DEBATES SOBRE TODAS AS FORMAS DE POLUIÇÃO E, REALIZAR ESTUDOS SOBRE A PRESERVAÇÃO E AMPLIAÇÃO DAS ÁREAS VERDES DO MUNICÍPIO;
G) RECEBER PROPOSTAS DOS MUNÍCIPES, ATRAVÉS DO USO DE FERRAMENTAS VIRTUAIS, PARA OS FINS DE FORMULAÇÃO DE PROPOSIÇÕES LEGISLATIVAS;
H) DESINCUMBIR-SE DE OUTRAS ATRIBUIÇÕES QUE LHE CONFERE ESTE REGIMENTO.
IV - DA COMISSÃO PERMANENTE DE EDUCAÇÃO E SAÚDE (CES):
A) EXAMINAR E EMITIR PARECER SOBRE PROPOSIÇÕES RELATIVAS À EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL, PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL, PROGRAMAS E POLÍTICAS PÚBLICAS APLICADOS À EDUCAÇÃO, OFERECENDO-LHES, QUANDO FOR O CASO, SUBSTITUTIVOS, EMENDAS OU SUBEMENDAS;
B) EXAMINAR E EMITIR PARECER SOBRE PROPOSIÇÕES RELATIVAS À SAÚDE PÚBLICA, SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, VIGILÂNCIA SANITÁRIA, SAÚDE DE ANIMAIS, PROGRAMAS E POLÍTICAS PÚBLICAS APLICADOS À SAÚDE, OFERECENDO-LHES, QUANDO FOR O CASO, SUBSTITUTIVOS, EMENDAS OU SUBEMENDAS;
C) CONVOCAR AUTORIDADES DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA, DIRETORES DE EMPRESAS PÚBLICAS, DE CONCESSIONÁRIAS E DE PERMISSIONÁRIAS PARA PRESTAREM, PESSOALMENTE, INFORMAÇÕES SOBRE MATÉRIA PREVIAMENTE DETERMINADA E DE SUA COMPETÊNCIA;
D) REALIZAR AUDIÊNCIAS PÚBLICAS;
E) RECEBER PETIÇÕES, RECLAMAÇÕES, REPRESENTAÇÕES OU QUEIXAS DE ASSOCIAÇÕES E ENTIDADES COMUNITÁRIAS OU DE QUALQUER PESSOA CONTRA ATOS E OMISSÕES DE AUTORIDADES MUNICIPAIS OU ENTIDADES PÚBLICAS RELATIVAS À SUA ÁREA DE COMPETÊNCIA, ADOTANDO AS MEDIDAS PERTINENTES;
F) FISCALIZAR OS ATOS DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA, EFETUANDO DILIGÊNCIAS, VISTORIAS E LEVANTAMENTOS NO LOCAL, EM ESPECIAL PARA VERIFICAR A REGULARIDADE, A EFICIÊNCIA E A EFICÁCIA DOS SEUS ÓRGÃOS NO CUMPRIMENTO DOS OBJETIVOS INSTITUCIONAIS RELACIONADOS À SUA ÁREA DE COMPETÊNCIA;
G) DESINCUMBIR-SE DE OUTRAS ATRIBUIÇÕES QUE LHE CONFERE ESTE REGIMENTO.
V - DA COMISSÃO PERMANENTE DE REDAÇÃO FINAL: MANIFESTAR-SE SOBRE O ASPECTO REDACIONAL, GRAMÁTICAL, LÓGICO OU DE TÉCNI