DETERMINA O MONITORAMENTO DE VÍDEO NOS LOCAIS ONDE SE EXECUTAM PROCEDIMENTOS DE SAÚDE COM SEDAÇÃO DE PACIENTES, ESTABELECE CRITÉRIOS, TIPIFICA A CONDUTA DE EXPOSIÇÃO NÃO AUTORIZADA DAS IMAGENS PRODUZIDAS E CRIA CANAL EXCLUSIVO PARA APRESENTAÇÃO DE DENÚNCIAS.
ESTA PROPOSIÇÃO CRIA MECANISMOS PARA PREVENIR E COIBIR OS DANOS FÍSICO E MORAL E A VIOLAÇÃO À DIGNIDADE HUMANA, DECORRENTES DA EXPOSIÇÃO DE PACIENTES À VIOLÊNCIA, EM ESPECIAL AO ABUSO SEXUAL, QUANDO SOB SEDAÇÃO NOS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE.
RECENTEMENTE, COMOVEU O BRASIL A DENÚNCIA CONTRA UM PROFISSIONAL DE SAÚDE QUE ABUSAVA DE SUAS PACIENTES NA OCASIÃO DO PARTO E FOI
PRESO APENAS EM RAZÃO DA INICIATIVA DE OUTROS PROFISSIONAIS DE INSTALAR UMA CÂMERA E FILMAR UM DOS ATOS. NO PASSADO MAIS DISTANTE, OUTRO PROFISSIONAL FOI ACUSADO POR EXTENSO ROL DE MULHERES, DE SUBMETÊ-LAS À VIOLÊNCIA SEXUAL DURANTE PROCEDIMENTOS DE REPRODUÇÃO HUMANA EM CLÍNICA PARTICULAR.
HÁ ANOS O NOTICIÁRIO TEM EXPOSTO CASOS DE ABUSOS SEXUAIS COMETIDOS CONTRA PACIENTES EM CLÍNICAS E HOSPITAIS PÚBLICOS E PRIVADOS,
COMUMENTE EM CIRCUNSTÂNCIAS NAS QUAIS AS VÍTIMAS SE ENCONTRAM DESPROVIDAS DE CONDIÇÕES DE DEFESA, PELO EMPREGO DE MEDICAÇÃO SEDATIVA. OS AUTORES DOS DELITOS EXIBEM, EM ALGUNS CASOS, O PERFIL CONTUMAZ NA REALIZAÇÃO DOS CRIMES, DADA A DIFICULDADE EM SE OBTER PROVAS MATERIAIS, O QUE PRODUZ SENSAÇÃO DE IMPUNIDADE. QUANDO E SE EVENTUALMENTE DESCOBERTOS, JÁ É EXTENSO O ROL DE VÍTIMAS.
ESTE PROJETO DE LEI OBJETIVA TRAZER UMA FERRAMENTA DE BAIXO OU NENHUM CUSTO PARA AS UNIDADES DE SAÚDE SE PRECAVEREM DA OCORRÊNCIA DE
ABUSOS SEXUAIS E OUTRAS VIOLÊNCIAS CONTRA PACIENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE. O MONITORAMENTO DE VÍDEO JÁ É REALIDADE EM DIVERSOS TIPOS DE SERVIÇOS E ESTABELECIMENTOS E JÁ SE PROVOU UM IMPORTANTE ALIADO NA PREVENÇÃO E NA SOLUÇÃO DE CRIMES. AINDA ASSIM, ESTA PROPOSIÇÃO PERMITE QUE, COMO EXCEÇÃO, OS PACIENTES DISPENSEM FORMALMENTE A PROTEÇÃO DO VIDEOMONITORAMENTO, NOS CASOS ESPECIAIS EM QUE, PODENDO AVALIAR OS RISCOS À SUA PRIVACIDADE E A CONFIANÇA NO PROFISSIONAL, ASSIM O DESEJAREM.
CONFORME SE DEPREENDE PELA LEITURA DOS SEUS DISPOSITIVOS, O NORMATIVO PRODUZIDO NÃO CRIA FERRAMENTA PARA AVALIAR A CORREÇÃO DE
PROCEDIMENTOS TÉCNICOS CONDUZIDOS POR PROFISSIONAIS DE SAÚDE, MAS INSTRUMENTO PARA COIBIR E ELUCIDAR DESVIOS DE CONDUTA DE CARÁTER DOLOSO, COM IMPLICAÇÕES PENAIS E ADMINISTRATIVAS.
FINALMENTE, PARA ATENDER AOS OBJETIVOS PROPOSTOS, O PRESENTE TEXTO CONVERGE COM OS FUNDAMENTOS TRAZIDOS NO BOJO DA LEI 13.709/2018 (LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS), TAIS COMO O DA DIGNIDADE, DO RESPEITO À PRIVACIDADE E DO SIGILO. E, AINDA ASSIM, ENQUADRA-SE NOS REQUISITOS DE "PROTEÇÃO DA INCOLUMIDADE FÍSICA" E "TUTELA DA SAÚDE, EXCLUSIVAMENTE EM PROCEDIMENTOS REALIZADOS POR PROFISSIONAIS DE SAÚDE", EXPRESSOS NAQUELE MESMO DIPLOMA. PELOS MOTIVOS ACIMA EXPOSTOS VENHO PEDIR A APROVAÇÃO DOS NOBRES PARES ANTE ESTE PROJETO .
Data | Sessão | Expediente | Fase | Situação |
---|---|---|---|---|
05/10/2022 09:00:00 | ARQUIVO PESQUISA | NADA CONSTA | ||
06/10/2022 09:00:02 | 0255ª (Ducentésima Quinquagésima Quinta) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024)- 4º período (01/08/2022 A 31/12/2022) de 6 de Outubro de 2022. mais | EXPEDIENTE | PAUTA | EXPEDIENTE |
06/10/2022 09:00:04 | ENVIADO À COMISSÃO | PARA ANÁLISE | ||
21/03/2023 09:00:06 | COMISSÃO DEVOLVE | PARECER CONTRÁRIO | ||
23/03/2023 09:00:08 | 0289ª (Ducentésima Octogésima Nona) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 5º período (01/02/2023 A 15/07/2023) de 23 de Março de 2023. mais | ORDEM DO DIA - PARECER CONTRÁRIO DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA | PAUTA | ORDEM DO DIA |
ART. 1º - É OBRIGATÓRIO O MONITORAMENTO POR CÂMERA DE VÍDEO EM RECINTOS DE SAÚDE PÚBLICOS E PRIVADOS ONDE FOREM REALIZADOS PROCEDIMENTOS QUE PROMOVAM A SEDAÇÃO DE PACIENTES;
§ 1º EXCETUAM-SE DA OBRIGATORIEDADE OS CASOS EM QUE O PACIENTE OU O SEU RESPONSÁVEL LEGAL SE MANIFESTAREM FORMALMENTE PELA DISPENSA DO MONITORAMENTO;
§ 2º AS IMAGENS DO MONITORAMENTO DE VÍDEO DEVERÃO REGISTRAR DE FORMA AMPLA O PACIENTE SUBMETIDO AO PROCEDIMENTO DE SAÚDE, E NÃO APENAS PARTE DO SEU CORPO, INICIANDO-SE A GRAVAÇÃO NO ATO DA SEDAÇÃO E TERMINANDO APÓS A PASSAGEM DOS SEUS EFEITOS OU QUANDO DA ENTREGA DO PACIENTE AO ACOMPANHANTE;
§ 3º PARA A REALIZAÇÃO DO MONITORAMENTO, PODERÁ SER EMPREGADO QUALQUER EQUIPAMENTO, FIXO OU MÓVEL, CAPAZ DE GRAVAR EM VÍDEO, INSTALADO NA UNIDADE DE SAÚDE OU DISPONIBILIZADO QUANDO DO PROCEDIMENTO;
§ 4º O ARQUIVO DE VÍDEO PRODUZIDO DEVERÁ, APÓS O TÉRMINO DO PROCEDIMENTO DE SAÚDE, SER ENTREGUE AO PACIENTE, SEU RESPONSÁVEL LEGAL OU PESSOA POR ELE INDICADA, QUE ASSINARÁ O RESPECTIVO TERMO DE RECEBIMENTO;
§ 5º APÓS A ENTREGA DO ARQUIVO CONTENDO AS IMAGENS, A GRAVAÇÃO DEVERÁ SER APAGADA DO EQUIPAMENTO ONDE FOI PRODUZIDA, CASO NÃO TENHA SIDO UTILIZADO EQUIPAMENTO FORNECIDO PELO PRÓPRIO PACIENTE OU SEU RESPONSÁVEL.
ART. 2º - A FILMAGEM OU FOTOGRAFIA DE PACIENTES NOS RECINTOS DE SAÚDE PÚBLICA E PRIVADA, EM SITUAÇÕES OUTRAS QUE NÃO A ESPECIFICADA NESTA LEI, É PROCEDIMENTO VEDADO, SÓ PODENDO SER REALIZADA POR SOLICITAÇÃO FORMAL DO PACIENTE OU DO SEU RESPONSÁVEL LEGAL.
§ 1º APÓS O FIM DO PROCEDIMENTO DE SAÚDE, APLICA-SE À SITUAÇÃO DESCRITA NO CAPUT, A MESMA DETERMINAÇÃO CONTIDA NOS §§ 4O E 5º DO ART. 1º.
ART. 3º - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
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