DISPÕE SOBRE VETO TOTAL AO PROJETO DE LEI Nº 332/2021 DE AUTORIA DO VEREADOR JEAN CARLOS CORRÊA ESTEVÃO QUE DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DA INSTALAÇÃO DE UMA ÁREA QUE PERMITA O USO EMERGENCIAL PELOS VEÍCULOS DE RESGATE À VIDA, NAS PRAÇAS, ESPAÇOS PÚBLICOS E OBRAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO. (OFÍCIO/GAPRE Nº 33/2022)
Data | Sessão | Expediente | Fase | Situação |
---|---|---|---|---|
19/04/2022 09:00:00 | 0209ª (Ducentésima Nona) Sessão Ordinária da décima sexta legislatura (2021-2024) - 3º período (01/02/2022 À 15/07/2022) de 19 de Abril de 2022. mais | EXPEDIENTE | PAUTA | EXPEDIENTE |
19/04/2022 09:00:02 | ENVIADO À COMISSÃO | PARA ANÁLISE | ||
05/07/2022 09:00:04 | 0231ª (Ducentésima Trigésima Primeira) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 3º período (01/02/2022 A 15/07/2022) de 5 de Julho de 2022. mais | ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA | PAUTA | ORDEM DO DIA |
05/07/2022 09:00:06 | 1ª VOTAÇÃO | APROVADO |
CABO FRIO, 6 DE ABRIL DE 2022.
OFÍCIO/GAPRE - CM Nº 33/2022
AO
EXCELENTÍSSIMO SENHOR
VEREADOR MIGUEL FORNACIARI ALENCAR
PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO
CABO FRIO – RJ.
SENHOR PRESIDENTE,
AO RESTITUIR A VOSSA EXCELÊNCIA O ORIGINAL DOS AUTÓGRAFOS DO PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO ILUSTRE VEREADOR JEAN CARLOS CORRÊA ESTEVÃO QUE “DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DA INSTALAÇÃO DE UMA ÁREA QUE PERMITA O USO EMERGENCIAL PELOS VEÍCULOS DE RESGATE À VIDA, NAS PRAÇAS, ESPAÇOS PÚBLICOS E OBRAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO”, COMUNICO QUE RESOLVI VETAR TOTALMENTE O REFERIDO PROJETO, PELAS RAZÕES ESPECIFICADAS NO ANEXO.
VALHO-ME DO ENSEJO PARA REAFIRMAR A V.EXA. E SEUS DIGNOS PARES, MINHAS DEMONSTRAÇÕES DE ELEVADO APREÇO.
ATENCIOSAMENTE,
JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINO
PREFEITO
ANEXO AO OFÍCIO/GAPRE - CM Nº 33/2022
RAZÕES DO VETO TOTAL OPOSTO AO PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO VEREADOR JEAN CARLOS CORRÊA ESTEVÃO QUE “DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DA INSTALAÇÃO DE UMA ÁREA QUE PERMITA O USO EMERGENCIAL PELOS VEÍCULOS DE RESGATE À VIDA, NAS PRAÇAS, ESPAÇOS PÚBLICOS E OBRAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO”.
SEM EMBARGO DA ELOGIÁVEL INSPIRAÇÃO DESSA EGRÉGIA CASA DE LEIS, FUI LEVADO À CONTINGÊNCIA DE VETAR TOTALMENTE A PRESENTE PROPOSITURA, PELAS RAZÕES A SEGUIR EXPOSTAS.
REFERIDO PROJETO DE LEI DETERMINA QUE NOS PROJETOS DE CONSTRUÇÃO DE NOVAS PRAÇAS, ESPAÇOS PÚBLICOS, ORLAS OU OBRAS PÚBLICAS SEJA OBSERVADA A OBRIGATORIEDADE DE INSTALAÇÃO DE UMA ÁREA PLANA DE 15M X 15M, DEVIDAMENTE PAVIMENTADA, SEM INTERVENÇÕES LATERAIS OU OBSTÁCULOS, QUE PERMITA O USO EMERGENCIAL PELOS VEÍCULOS DE RESGATE À VIDA, PARA TRANSBORDO OU ASSISTÊNCIA IMEDIATA, EM OPERAÇÕES EMERGENCIAIS.
CONSTATA-SE O VÍCIO DE INICIATIVA DO TEXTO, EM ANÁLISE, QUANDO DETERMINA VERDADEIRA ORDEM AO CHEFE DO EXECUTIVO, PARA QUE INSTALE ÁREA PARA USO EMERGENCIAL PELOS VEÍCULOS DE RESGATE À VIDA EM TODAS AS PRAÇAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO. ASSIM RESTA VIOLADA A PRIVATIVIDADE DO CHEFE DO EXECUTIVO DE INICIAR O PROCESSO LEGISLATIVO NOS CASOS RELACIONADOS À COMPETÊNCIA CONSTITUCIONAL DE GERENCIAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DENTRO DA TRIPARTIÇÃO DOS PODERES.
VERIFICA-SE, POIS, QUE AS ALUDIDAS PREVISÕES CUIDAM DE IMPOR INCUMBÊNCIAS ESPECÍFICAS A DETERMINADOS ÓRGÃOS MUNICIPAIS, ASSIM COMO DE PRESCREVER AS AÇÕES PELAS QUAIS A PROPOSTA SERÁ IMPLEMENTADA.
DESSA FORMA, O AUTÓGRAFO DE LEI, EMBORA LOUVÁVEL O SEU OBJETO, CONTÉM VÍCIO DE INICIATIVA. O SISTEMA CONSTITUCIONAL BRASILEIRO SE ESTRUTUROU NO PRINCÍPIO DA TRIPARTIÇÃO DOS PODERES, NA FORMA DO ART. 2° DA CF/88, DE OBSERVÂNCIA OBRIGATÓRIA PELOS ESTADOS, DISTRITO FEDERAL E MUNICÍPIOS, TENDO SIDO DISTRIBUÍDAS FUNÇÕES TÍPICAS E ATÍPICAS AOS PODERES LEGISLATIVO, EXECUTIVO E JUDICIÁRIO, OS QUAIS, ENTRE SI, SÃO INDEPENDENTES E HARMÔNICOS.
A MESMA NORMA QUE INSTITUI A SEPARAÇÃO DOS PODERES PROÍBE INGERÊNCIAS INDEVIDAS DE UM PODER SOBRE OUTRO, DE FORMA A GARANTIR A JÁ REFERIDA HARMONIA, MOTIVO PELO QUAL A CONSTITUIÇÃO FEDERAL ESTABELECEU DETERMINADAS MATÉRIAS PARA AS QUAIS HÁ RESERVA DE INICIATIVA AO CHEFE DO PODER EXECUTIVO, POR DIZEREM RESPEITO A QUESTÕES DE ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E, ESPECIALMENTE, QUE ESTÃO SOB O CONTROLE E GERENCIAMENTO DO TITULAR DESSE PODER.
ASSIM SENDO, A PROPOSTA ACABA POR TRANSPOR OS LIMITES DO PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO DOS PODERES, VISTO QUE INTERFERE EM ATOS DE ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA QUE GERARÃO DESPESAS NÃO PROGRAMADAS PELO EXECUTIVO.
REGISTRA-SE, ASSIM, QUE PADECE DE INCONSTITUCIONALIDADE FORMAL, POR VÍCIO DE INICIATIVA, LEI MUNICIPAL QUE, RESULTANTE DE INICIATIVA PARLAMENTAR, IMPONHA POLÍTICAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS PARA O PODER EXECUTIVO.
O CASO DO AUTÓGRAFO DE LEI SOB ANÁLISE CRIA CLARAMENTE NOVA OBRIGAÇÃO PARA O PODER EXECUTIVO, IMPONDO NORMAS QUE DEVERÃO SER OBSERVADAS NOS PROJETOS DE CONSTRUÇÃO DE NOVAS PRAÇAS, ESPAÇOS PÚBLICOS, ORLAS OU OBRAS PÚBLICAS.
DE FATO, A FORMA DE SE DAR CUMPRIMENTO AS NORMAS INSTITUÍDAS PELA PROPOSITURA INSEREM-SE NO ÂMBITO DAS COMPETÊNCIAS PRÓPRIAS DO EXECUTIVO, QUE DEFINIRÁ, A SEU JUÍZO, OS MEIOS E PROCEDIMENTOS DE ORDEM ADMINISTRATIVA ADEQUADOS À FINALIDADE CONSTANTE DO ART. 1º DO PROJETO APROVADO, NÃO CABENDO SEU PREESTABELECIMENTO PELO LEGISLATIVO.
A IMPOSIÇÃO DE NOVOS DEVERES AOS ÓRGÃOS ADMINISTRATIVOS MUNICIPAIS CONSISTE EM ATO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA, QUE É MATÉRIA DE INICIATIVA PRIVATIVA DO PREFEITO.
ASSIM, O AUTÓGRAFO DE LEI SUBMETIDO À ANÁLISE VIOLOU OS LIMITES DE INICIATIVA DO PODER LEGISLATIVO, AFRONTANDO, DESTA FORMA, O PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO DOS PODERES.
CONCLUI-SE, AINDA, QUE HÁ A CRIAÇÃO DE UMA NOVA DESPESA PÚBLICA PARA A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, PRETENDENDO-SE OBRIGAR QUE O MUNICÍPIO ARQUE COM UMA NOVA CONTRAPARTIDA FRENTE AOS ESPAÇOS PÚBLICOS MUNICIPAIS.
COM O MÁXIMO RESPEITO AO PROJETO ORA APRESENTADO, NÃO PODEMOS DEIXAR DE MENCIONAR QUE O MESMO AFRONTA O ARTIGO 112, § 1º DA CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, O ARTIGO 61 § 1° INCISO IL, ALÍNEA "A" E "B" DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E AINDA O ARTIGO 62, VII DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL.
QUANDO O TEMA ENVOLVE A CRIAÇÃO, ESTRUTURAÇÃO E ATRIBUIÇOES DOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, A INICIATIVA HÁ DE SER DO EXECUTIVO POR IMPOSIÇÃO CONSTITUCIONAL, ASSIM, A RESERVA DE INICIATIVA CONFERIDA AO PREFEITO É IRRENUNCIÁVEL, TRAZENDO CONSIGO, EM CASO CONTRÁRIO, O DEVER DE VETAR A PROPOSTA EIVADA POR TAL INCONSTITUCIONALIDADE.
DESSA FORMA, EVIDENCIADA A INCONSTITUCIONALIDADE DO PROJETO DE LEI EM COMENTO, CABE-ME, POR MEIO DO VETO QUE ORA OPONHO, PROPICIAR A ESSE EGRÉGIO PODER A OPORTUNIDADE DE REAPRECIAR A MATÉRIA, NA CERTEZA DE QUE, CONHECENDO AS RAZÕES QUE ME MOTIVARAM A NEGAR SANÇÃO, REFORMULARÁ SEU POSICIONAMENTO.
JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINO
PREFEITO
Qual o seu nível de satisfação com essa página?