Informações da matéria
Autor: LEONARDO MENDES DE ABRANTES
Data: 06/04/2022
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Ementa

DISPÕE SOBRE A RELAÇÃO DE CONSUMO E A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE PREVENÇÃO DE DOENÇAS, PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR, PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO DA SAÚDE E DA QUALIDADE DE VIDA NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

A PROPOSIÇÃO TEM O OBJETIVO DE GARANTIR O DIREITO DO CONSUMIDOR EM CONSONÂNCIA COM O DIREITO DO LIVRE EXERCÍCIO PROFISSIONAL, NECESSÁRIO PARA CORRETA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE PREVENÇÃO DE DOENÇAS, PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR, PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO DA SAÚDE E DA QUALIDADE DE VIDA. DESSA FORMA, MELHORAR O ACESSO DA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO AO TRATAMENTO DO SEDENTARISMO E DA OBESIDADE, DOENÇAS CRÔNICAS DO SÉCULO, E AS QUAIS GERAM GRANDE PREJUÍZO SOCIAL E SIGNIFICATIVOS CUSTOS AO SISTEMA DE SAÚDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO.
ATUALMENTE, AS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS DE SAÚDE RELACIONADO AO BEM-ESTAR UTILIZAM-SE DE DIVERSAS FORMAS PARA LIMITAR E/OU CERCEAR O DIREITO DO CONSUMIDOR PODER INDICAR UM PROFISSIONAL DE CONFIANÇA PARA AUXILIAR NO TRATAMENTO E RECUPERAÇÃO DA SAÚDE E PARA OBTER UMA SEGUNDA OPINIÃO TÉCNICA EMITIDA POR PROFISSIONAL DE SUA PLENA CONFIANÇA.
O CERCEAMENTO DO DIREITO DO CONSUMIDOR AO ACOMPANHAMENTO DE PROFISSIONAL DE CONFIANÇA PELAS EMPRESAS E A OBRIGAÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO PROFISSIONAL INDICADO PELA PRESTADORA DO SERVIÇO SE CONFIGURA "VENDA CASADA". POIS, TAL SITUAÇÃO LIMITA A LIVRE ESCOLHA DO CLIENTE/ALUNO/PACIENTE À OFERTA RESTRITA DO QUADRO DE COLABORADORES DA EMPRESA, E QUE, MUITAS DAS VEZES, NÃO CONDIZ COM AS NECESSIDADES DO CONSUMIDOR, SEJA PELA AUSÊNCIA DE HORÁRIOS DISPONÍVEIS E QUE CONTEMPLEM UMA AGENDA COMPATÍVEL ENTRE AS PARTES, OU MESMO A INSUFICIENTE EXPERIÊNCIA OU AUSÊNCIA DE CONFIANÇA NO PROFISSIONAL.
CONSIDERANDO TAIS SITUAÇÕES RELATADAS, É POSSÍVEL PRESUMIR QUE OS ESTABELECIMENTOS QUE CERCEIAM A LIBERDADE DO CONSUMIDOR COM TAIS CONDUTAS RESTRITIVAS, AFRONTAM A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E O DIREITO À SAÚDE, CONFIGURANDO DESVIO DA FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA E O AGRAVO À DIVERSAS NORMAS CONSUMERISTAS.
AS EMPRESAS PRESTADORAS DOS SERVIÇOS DE PREVENÇÃO DE DOENÇAS, PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR, PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO DA SAÚDE E DA QUALIDADE DE VIDA, ALÉM DE POSSIBILITAR A ATUAÇÃO IRRESTRITA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, DEVE PROMOVER A DIVULGAÇÃO DESSE DIREITO, POR MEIO DO CONTRATO E DE AVISOS AO USUÁRIO, CONFORME PREVÊ O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.
A PROPOSIÇÃO NÃO TRATA DOS SERVIÇOS DE SAÚDE PRESTADOS PELOS MÉDICOS OU HOSPITAIS. POIS, A ÁREA MÉDICA OBSERVA O DIREITO AO LIVRE EXERCÍCIO PROFISSIONAL E O DIREITO À SEGUNDA OPINIÃO TÉCNICA DO MÉDICO, CONFORME REGULAMENTAÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA Nº 2217/2018.
CABE REGISTRAR QUE O LIVRE ACESSO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE AOS ESTABELECIMENTOS PRIVADOS NÃO OFENDE O DIREITO DO EMPREENDEDOR À PROPRIEDADE PRIVADA. ESTE É O ENTENDIMENTO QUE VEM SENDO CONSTRUÍDO POR DIVERSOS JULGADOS DO JUDICIÁRIO.
POR ESSES MOTIVOS, UM MEIO EFICAZ PARA O COMBATER OS ABUSOS PRATICADOS CONTRA OS DIREITOS DOS CONSUMIDORES DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO AOS SERVIÇOS DE PREVENÇÃO DE DOENÇAS, PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR, PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO DA SAÚDE E DA QUALIDADE DE VIDA É O ESTABELECIMENTO DE LEGISLAÇÃO DE REGULE E GARANTA ESSES DIREITOS.
DESSA FORMA, DEFENDO A APROVAÇÃO DESSE PROJETO DE LEI PELOS MEUS PARES.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
06/04/2022 09:00:00     ARQUIVO PESQUISA  NADA CONSTA 
12/04/2022 09:00:02 0208ª (Ducentésima Oitava) Sessão Ordinária da décima sexta legislatura (2021-2024) - 3º período (01/02/2022 À 15/07/2022) de 12 de Abril de 2022. mais EXPEDIENTE  PAUTA  EXPEDIENTE 
12/04/2022 09:00:04     ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE 
09/06/2022 09:00:06 0225ª (Ducentésima Vigésima quinta) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 3º período (01/02/2022 A 15/07/2022) de 9 de junho de 2022. mais ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA  PAUTA  ORDEM DO DIA 
09/06/2022 09:00:08     ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE 
20/06/2022 09:00:10     COMISSÃO DEVOLVE  PARECER FAVORÁVEL 
23/06/2022 09:00:12 0228ª (Ducentésima Vigésima Oitava) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 3º período (01/02/2022 A 15/07/2022) de 23 de Junho de 2022. mais ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS  PAUTA  ORDEM DO DIA 
23/06/2022 09:00:14     ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE 
15/07/2022 09:00:16     COMISSÃO DEVOLVE  PARECER FAVORÁVEL 
04/08/2022 09:00:18 0237ª (Ducentésima Trigésima Sétima) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 4º período (01/08/2022 A 31/12/2022) de 4 de Agosto de 2022. mais ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE REDAÇÃO FINAL  PAUTA  ORDEM DO DIA 
04/08/2022 09:00:20     1ª VOTAÇÃO  APROVADO 
05/09/2022 09:00:22     OFÍCIO RECEBIDO  TRAMITAÇÃO 
18/11/2022 09:00:24     OFÍCIO EXPEDIDO  TRAMITAÇÃO 
05/01/2023 09:00:26     ENVIADO AO ARQUIVO  PARA ARQUIVAMENTO 
04/12/2024 09:00:28     OFÍCIO EXPEDIDO  TRAMITAÇÃO 
17/02/2025 16:21:08     OFÍCIO RECEBIDO  TRAMITAÇÃO 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

LÉO MENDES

VEREADOR(A)

MDB

Autor

Corpo da matéria

ART. 1º - ESTA LEI DISCIPLINA A RELAÇÃO DE CONSUMO E A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE PREVENÇÃO DE DOENÇAS, PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR E PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO DA SAÚDE E DA QUALIDADE DE VIDA POR ENTIDADES PÚBLICAS OU PRIVADAS, DE CARÁTER FILANTRÓPICO OU NÃO, QUE ATUAM NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.

PARÁGRAFO ÚNICO. ESTA LEI NÃO SE APLICA À RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE DE QUE TRATA O CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA.

ART. 2º - TODO CONSUMIDOR DOS SERVIÇOS DE QUE TRATA ESTA LEI TEM DIREITO A:

I – PRESTAÇÃO DE SERVIÇO ADEQUADO AOS SEUS VALORES CULTURAIS;
II – UMA SEGUNDA OPINIÃO OU UM PARECER EMITIDO POR PROFISSIONAL DEVIDAMENTE HABILITADO E DE SUA CONFIANÇA;
III – SER ACOMPANHADO E ASSISTIDO POR PROFISSIONAL DE SUA CONFIANÇA.

§ 1º O PROFISSIONAL DE QUE TRATA ESTA LEI DEVE ESTAR ENQUADRADO NAS PROFISSÕES REGULAMENTADAS POR LEI E RELACIONADAS NAS CATEGORIAS DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE NÍVEL SUPERIOR ESTABELECIDAS PELO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE.

§ 2º PARA O EXERCÍCIO DOS DIREITOS PREVISTOS NO CAPUT, PODERÃO SER EXIGIDAS A APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTO COMPROBATÓRIO DA CONTRATAÇÃO DO PROFISSIONAL PARTICULAR JUNTO AO ESTABELECIMENTO E A APRESENTAÇÃO DE IDENTIDADE E CERTIDÃO DE REGULARIDADE PROFISSIONAL EMITIDA PELO RESPECTIVO CONSELHO DE CLASSE.

§ 3º AS ENTIDADES NÃO PODEM COBRAR CUSTO EXTRA DOS CONSUMIDORES.

§ 4º PODERÃO SER EXIGIDOS DOS PROFISSIONAIS PARTICULARES O CADASTRO PRÉVIO E A ANUÊNCIA A TERMO DE RESPONSABILIDADE PELOS SEUS ATOS PROFISSIONAIS PRATICADOS NO INTERIOR DO ESTABELECIMENTO.

ART. 3º - AS PRESTADORAS DOS SERVIÇOS DE QUE TRATA ESTA LEI FICAM OBRIGADAS A AFIXAR, EM LOCAL VISÍVEL, QUADRO INFORMATIVO COM OS SEGUINTES TERMOS: "O CONSUMIDOR PODERÁ SER ACOMPANHADO E ORIENTADO POR PROFISSIONAL DE SUA LIVRE ESCOLHA E CONFIANÇA, SEM CUSTO ADICIONAL PARA AS PARTES".

PARÁGRAFO ÚNICO. A INFORMAÇÃO DO CAPUT TAMBÉM DEVE CONSTAR, EXPRESSAMENTE, NO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO.

ART. 4º - A INOBSERVÂNCIA DOS PRECEITOS DESTA LEI SUJEITA O INFRATOR A SANÇÕES ADMINISTRATIVAS A SEREM APLICADAS PELOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DE PROTEÇÃO AO DIREITO DO CONSUMIDOR.

PARÁGRAFO ÚNICO. QUALQUER CONSUMIDOR OU PROFISSIONAL QUE TENHA SEU DIREITO LESADO PODE APRESENTAR DENÚNCIA AO ÓRGÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR, NA QUAL CONSTE:

I – DESCRIÇÃO DO FATO, CIRCUNSTÂNCIAS E ESTABELECIMENTO INFRATOR;
II – IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR, COM NOME COMPLETO, CÉDULA DE IDENTIDADE, CORREIO ELETRÔNICO, TELEFONE DE CONTATO, ENDEREÇO, ASSINATURA LEGAL E DEMAIS OBSERVAÇÕES PERTINENTES.

ART. 5º - O DESCUMPRIMENTO DA PRESENTE LEI SUJEITA O INFRATOR ÀS SEGUINTES PENALIDADES, APLICADAS ISOLADA OU CUMULATIVAMENTE, SEM PREJUÍZO DAS DEMAIS SANÇÕES CABÍVEIS:

I – ADVERTÊNCIA PELA INOBEDIÊNCIA AOS TERMOS DESTA LEI;
II – MULTA NO VALOR DE R$ 500,00 A R$ 5.000,00, CONSIDERANDO-SE A GRAVIDADE DA INFRAÇÃO E A CAPACIDADE ECONÔMICA DO INFRATOR, APLICADA EM DOBRO EM CASO DE REINCIDÊNCIA.

§ 1º CUMULATIVAMENTE ÀS PENALIDADES PREVISTAS NO CAPUT, I E II, O INFRATOR PODERÁ SER OBRIGADO A DEVOLVER, EM DOBRO, O VALOR COBRADO INDEVIDAMENTE.

§ 2º O VALOR DA MULTA SERÁ ATUALIZADO ANUALMENTE PELO ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR AMPLO – IPCA, APURADO PELO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE, ACUMULADO NO EXERCÍCIO ANTERIOR OU POR ÍNDICE EQUIVALENTE, EM CASO DE EXTINÇÃO DO IPCA.

ART. 6º - A FISCALIZAÇÃO DE QUE TRATA ESTA LEI PODERÁ SER REALIZADA POR FORÇA CONJUNTA ENTRE ÓRGÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E ENTIDADES DE FISCALIZAÇÃO DE REGULARIDADE PROFISSIONAL.

ART. 7º - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

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