Informações da matéria
Autor: THIAGO VASCONCELOS LEITE PINHEIRO
Data: 05/04/2022
Visualizações:
Ementa

DISPÕE SOBRE A NORMATIZAÇÃO DA LEI ESTADUAL Nº 6.613, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2013, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, DETERMINANDO A CRIAÇÃO DO LIVRO DE RECLAMAÇÕES EM TODOS OS ESTABELECIMENTOS DE FORNECIMENTO DE BENS OU PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.

Justificativa

O PRESENTE PROJETO QUE DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE LIVRO DE RECLAMAÇÕES EM TODOS OS ESTABELECIMENTOS DE FORNECIMENTO DE BENS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.

O REFERIDO PROJETO DE LEI VISA GARANTIR QUE O DIREITO DO CONSUMIDOR SEJA RESPEITADO, ATENDENDO OS PRINCÍPIOS DE VULNERABILIDADE DO CONSUMIDOR, TRANSPARÊNCIA E HARMONIA DAS RELAÇÕES DE COMERCIAIS.

A EXIGIBILIDADE DE LIVRO DE RECLAMAÇÕES NOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS, POSSIBILITAM, AINDA, UMA MAIOR FISCALIZAÇÃO DO PROCON E O CUMPRIMENTO DA LEI.

DIANTE DO EXPOSTO, CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DESTA PROPOSIÇÃO PARA OS CONSUMIDORES DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, SOLICITAMOS A ANÁLISE E APROVAÇÃO DO PRESENTE PROJETO PELOS MEMBROS DESTA CASA LEGISLATIVA.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
05/04/2022 09:00:00     ARQUIVO PESQUISA  NADA CONSTA 
12/04/2022 09:00:02 0208ª (Ducentésima Oitava) Sessão Ordinária da décima sexta legislatura (2021-2024) - 3º período (01/02/2022 À 15/07/2022) de 12 de Abril de 2022. mais EXPEDIENTE  PAUTA  EXPEDIENTE 
12/04/2022 09:00:04     ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE 
09/06/2022 09:00:06 0225ª (Ducentésima Vigésima quinta) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 3º período (01/02/2022 A 15/07/2022) de 9 de junho de 2022. mais ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA  PAUTA  ORDEM DO DIA 
09/06/2022 09:00:08     ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE 
02/08/2022 09:00:10     COMISSÃO DEVOLVE  PARECER FAVORÁVEL 
04/08/2022 09:00:12 0237ª (Ducentésima Trigésima Sétima) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 4º período (01/08/2022 A 31/12/2022) de 4 de Agosto de 2022. mais ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS  PAUTA  ORDEM DO DIA 
04/08/2022 09:00:14     ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE 
23/08/2022 09:00:16     COMISSÃO DEVOLVE  PARECER FAVORÁVEL 
25/08/2022 09:00:18 0243ª (Ducentésima Quadragésima Terceira) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 4º período (01/08/2022 A 31/12/2022 de 25 de Agosto de 2022. mais ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE REDAÇÃO FINAL  PAUTA  ORDEM DO DIA 
25/08/2022 09:00:20     1ª VOTAÇÃO  APROVADO 
02/09/2022 09:00:22     CONFIRMA RECEBIMENTO  TRAMITAÇÃO 
13/09/2022 09:00:24     OFÍCIO RECEBIDO  TRAMITAÇÃO 
17/11/2022 09:00:26     MATÉRIA VETADA  TRAMITAÇÃO 
05/01/2023 09:00:28     ENVIADO AO ARQUIVO  PARA ARQUIVAMENTO 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

THIAGO VASCONCELOS

VEREADOR(A)

AVANTE

Autor

THIAGO VASCONCELOS

VEREADOR(A)

AVANTE

Autor

Corpo da matéria

ART. 1º - ESTA LEI TEM O OBJETIVO DE NORMATIZAR O ATENDIMENTO À LEI ESTADUAL Nº 6.613/2013, QUE DETERMINA A CRIAÇÃO DO LIVRO DE RECLAMAÇÕES EM TODOS OS ESTABELECIMENTOS DE FORNECIMENTO DE BENS OU PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.

ART. 2º - O PRESENTE DIPLOMA VISA REFORÇAR OS PROCEDIMENTOS DE DEFESA DOS DIREITOS DOS CONSUMIDORES NO ÂMBITO MUNICIPAL, TORNANDO OBRIGATÓRIA A EXISTÊNCIA E DISPONIBILIZAÇÃO DO LIVRO DE RECLAMAÇÕES EM TODOS OS ESTABELECIMENTOS DE FORNECIMENTO DE BENS OU PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS SUJEITOS AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.

§ 1º SEM PREJUÍZO DO QUE DISPÕE A PRESENTE LEI, OS PRESTADORES DE SERVIÇOS PÚBLICOS CONCEDIDOS DEVEM DISPONIBILIZAR NO SEU SÍTIO DE INTERNET INSTRUMENTOS QUE PERMITAM AOS CONSUMIDORES REALIZAREM SUAS RECLAMAÇÕES.

§ 2º AS EXIGÊNCIAS DESSA LEI NÃO SE APLICAM AOS MICROEMPREENDORES INDIVIDUAIS - MEL, ÀS MICROEMPRESAS - ME E ÀS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP, ASSIM DEFINIDOS NA LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA.

ART. 3º - O FORNECEDOR DE BENS OU PRESTADOR DE SERVIÇOS É OBRIGADO A:

I - POSSUIR O LIVRO DE RECLAMAÇÕES NOS ESTABELECIMENTOS;
II - FACULTAR, IMEDIATA E GRATUITAMENTE, AO CONSUMIDOR O LIVRO DE RECLAMAÇÕES SEMPRE QUE LHE SEJA SOLICITADO;
III - AFIXAR NO SEU ESTABELECIMENTO, EM LOCAL BEM VISÍVEL E COM CARACTERES FACILMENTE LEGÍVEIS PELO CONSUMIDOR, UM LETREIRO COM A SEGUINTE INFORMAÇÃO: "ESTE ESTABELECIMENTO DISPÕE DO LIVRO DE RECLAMAÇÕES";
IV - MANTER, POR UM PERÍODO DE TRÊS ANOS, UM ARQUIVO ORGANIZADO DOS LIVROS DE RECLAMAÇÕES QUE TENHA ENCERRADO.

PARÁGRAFO ÚNICO - O LIVRO DE QUE SE TRATA A PRESENTE LEI PODERÁ SER FEITO EM QUALQUER GRÁFICA E DEVERÁ SER NUMERADO E REGISTRADO COM DATA NA PRIMEIRA FOLHA DA ABERTURA DO LIVRO.

ART. 4º - A RECLAMAÇÃO É FORMULADA ATRAVÉS DO PREENCHIMENTO DA FOLHA DE RECLAMAÇÃO, QUE SERÁ COMPOSTA POR 3 (TRÊS) VIAS, SENDO A 1ª VIA ENCAMINHADA AO ÓRGÃO FISCALIZADOR COMPETENTE, A 2ª VIA ENTREGUE AO CONSUMIDOR E A 3ª VIA QUE FAZ PARTE DO LIVRO DE RECLAMAÇÕES E DELE NÃO PODE SER RETIRADO, ONDE O CONSUMIDOR DEVE:

I - PREENCHER DE FORMA CORRETA E COMPLETA TODOS OS CAMPOS RELATIVOS À SUA IDENTIFICAÇÃO E ENDEREÇO;
II - DESCREVER DE FORMA CLARA E COMPLETA OS FATOS QUE MOTIVAM A RECLAMAÇÃO.

PARÁGRAFO ÚNICO. O FORNECEDOR DE BENS OU O PRESTADOR DE SERVIÇOS ESTÁ OBRIGADO A FORNECER TODOS OS ELEMENTOS NECESSÁRIOS AO CORRETO PREENCHIMENTO DOS CAMPOS.

ART. 5º - CASO O CONSUMIDOR SE ENCONTRE IMPOSSIBILITADO DE REGISTRAR A RECLAMAÇÃO, SEJA POR ANALFABETISMO, DEFICIÊNCIA FÍSICA OU VISUAL, PERMANENTE OU TRANSITÓRIA, OU POR QUALQUER OUTRA RAZÃO, O FORNECEDOR DEVERÁ, DESDE QUE SOLICITADO PELO INTERESSADO, REDIGIR A RECLAMAÇÃO NOS TERMOS INDICADOS PELO CLIENTE E SOMENTE FINALIZAR A RECLAMAÇÃO APÓS SUA ANUÊNCIA.

ART. 6º - O PODER EXECUTIVO DEVERÁ REGULAMENTAR AS SANÇÕES NO CASO DE DESCUMPRIMENTO DESTA LEI.

ART. 7º - ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?