DISPÕE SOBRE A NORMATIZAÇÃO DA LEI ESTADUAL Nº 6.613, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2013, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, DETERMINANDO A CRIAÇÃO DO LIVRO DE RECLAMAÇÕES EM TODOS OS ESTABELECIMENTOS DE FORNECIMENTO DE BENS OU PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.
O PRESENTE PROJETO QUE DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE LIVRO DE RECLAMAÇÕES EM TODOS OS ESTABELECIMENTOS DE FORNECIMENTO DE BENS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.
O REFERIDO PROJETO DE LEI VISA GARANTIR QUE O DIREITO DO CONSUMIDOR SEJA RESPEITADO, ATENDENDO OS PRINCÍPIOS DE VULNERABILIDADE DO CONSUMIDOR, TRANSPARÊNCIA E HARMONIA DAS RELAÇÕES DE COMERCIAIS.
A EXIGIBILIDADE DE LIVRO DE RECLAMAÇÕES NOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS, POSSIBILITAM, AINDA, UMA MAIOR FISCALIZAÇÃO DO PROCON E O CUMPRIMENTO DA LEI.
DIANTE DO EXPOSTO, CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DESTA PROPOSIÇÃO PARA OS CONSUMIDORES DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, SOLICITAMOS A ANÁLISE E APROVAÇÃO DO PRESENTE PROJETO PELOS MEMBROS DESTA CASA LEGISLATIVA.
Data | Fase | Vinculação | Situação | Observação |
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05/04/2022 09:00:00 | ARQUIVO PESQUISA | NADA CONSTA | ||
12/04/2022 09:00:02 | PAUTA | 0208ª (DUCENTÉSIMA OITAVA) SESSÃO ORDINÁRIA DA DÉCIMA SEXTA LEGISLATURA (2021-2024) - 3º PERÍODO (01/02/2022 À 15/07/2022) DE 12 DE ABRIL DE 2022. - EXPEDIENTE mais | EXPEDIENTE | |
12/04/2022 09:00:04 | ENVIADO À COMISSÃO | PARA ANÁLISE | C.C.J.= VEREADOR LEONARDO MENDES DE ABRANTES. | |
09/06/2022 09:00:06 | PAUTA | 0225ª (DUCENTÉSIMA VIGÉSIMA QUINTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 16ª (DÉCIMA SEXTA) LEGISLATURA (2021 - 2024) - 3º PERÍODO (01/02/2022 A 15/07/2022) DE 9 DE JUNHO DE 2022. - ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA mais | ORDEM DO DIA | |
09/06/2022 09:00:08 | ENVIADO À COMISSÃO | PARA ANÁLISE | CPP - VEREADOR DOUGLAS SERAFIM FELIZARDO | |
02/08/2022 09:00:10 | COMISSÃO DEVOLVE | PARECER FAVORÁVEL | ||
04/08/2022 09:00:12 | PAUTA | 0237ª (DUCENTÉSIMA TRIGÉSIMA SÉTIMA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 16ª (DÉCIMA SEXTA) LEGISLATURA (2021 - 2024) - 4º PERÍODO (01/08/2022 A 31/12/2022) DE 4 DE AGOSTO DE 2022. - ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS mais | ORDEM DO DIA | |
04/08/2022 09:00:14 | ENVIADO À COMISSÃO | COMISSÃO: COMISSÃO DE REDAÇÃO FINAL | PARA ANÁLISE | CRF - VEREADOR JEAN CARLOS CORRÊA ESTEVÃO |
23/08/2022 09:00:16 | COMISSÃO DEVOLVE | PARECER FAVORÁVEL | ||
25/08/2022 09:00:18 | PAUTA | 0243ª (DUCENTÉSIMA QUADRAGÉSIMA TERCEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 16ª (DÉCIMA SEXTA) LEGISLATURA (2021 - 2024) - 4º PERÍODO (01/08/2022 A 31/12/2022 DE 25 DE AGOSTO DE 2022. - ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE REDAÇÃO FINAL mais | ORDEM DO DIA | |
25/08/2022 09:00:20 | 1ª VOTAÇÃO | APROVADO | OFP Nº 192/2022 | |
02/09/2022 09:00:22 | CONFIRMA RECEBIMENTO | TRAMITAÇÃO | RECEBIDO EM 01.09.2022. POR JUCILENE DA SILVA BARBOSA | |
13/09/2022 09:00:24 | OFÍCIO RECEBIDO | TRAMITAÇÃO | OFÍCIO/GAPRE - CM Nº 330/2022 - ENCAMINHA VETO Nº 227/2022 | |
17/11/2022 09:00:26 | MATÉRIA VETADA | TRAMITAÇÃO | ||
05/01/2023 09:00:28 | ENVIADO AO ARQUIVO | PARA ARQUIVAMENTO |
ART. 1º - ESTA LEI TEM O OBJETIVO DE NORMATIZAR O ATENDIMENTO À LEI ESTADUAL Nº 6.613/2013, QUE DETERMINA A CRIAÇÃO DO LIVRO DE RECLAMAÇÕES EM TODOS OS ESTABELECIMENTOS DE FORNECIMENTO DE BENS OU PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.
ART. 2º - O PRESENTE DIPLOMA VISA REFORÇAR OS PROCEDIMENTOS DE DEFESA DOS DIREITOS DOS CONSUMIDORES NO ÂMBITO MUNICIPAL, TORNANDO OBRIGATÓRIA A EXISTÊNCIA E DISPONIBILIZAÇÃO DO LIVRO DE RECLAMAÇÕES EM TODOS OS ESTABELECIMENTOS DE FORNECIMENTO DE BENS OU PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS SUJEITOS AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.
§ 1º SEM PREJUÍZO DO QUE DISPÕE A PRESENTE LEI, OS PRESTADORES DE SERVIÇOS PÚBLICOS CONCEDIDOS DEVEM DISPONIBILIZAR NO SEU SÍTIO DE INTERNET INSTRUMENTOS QUE PERMITAM AOS CONSUMIDORES REALIZAREM SUAS RECLAMAÇÕES.
§ 2º AS EXIGÊNCIAS DESSA LEI NÃO SE APLICAM AOS MICROEMPREENDORES INDIVIDUAIS - MEL, ÀS MICROEMPRESAS - ME E ÀS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP, ASSIM DEFINIDOS NA LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA.
ART. 3º - O FORNECEDOR DE BENS OU PRESTADOR DE SERVIÇOS É OBRIGADO A:
I - POSSUIR O LIVRO DE RECLAMAÇÕES NOS ESTABELECIMENTOS;
II - FACULTAR, IMEDIATA E GRATUITAMENTE, AO CONSUMIDOR O LIVRO DE RECLAMAÇÕES SEMPRE QUE LHE SEJA SOLICITADO;
III - AFIXAR NO SEU ESTABELECIMENTO, EM LOCAL BEM VISÍVEL E COM CARACTERES FACILMENTE LEGÍVEIS PELO CONSUMIDOR, UM LETREIRO COM A SEGUINTE INFORMAÇÃO: "ESTE ESTABELECIMENTO DISPÕE DO LIVRO DE RECLAMAÇÕES";
IV - MANTER, POR UM PERÍODO DE TRÊS ANOS, UM ARQUIVO ORGANIZADO DOS LIVROS DE RECLAMAÇÕES QUE TENHA ENCERRADO.
PARÁGRAFO ÚNICO - O LIVRO DE QUE SE TRATA A PRESENTE LEI PODERÁ SER FEITO EM QUALQUER GRÁFICA E DEVERÁ SER NUMERADO E REGISTRADO COM DATA NA PRIMEIRA FOLHA DA ABERTURA DO LIVRO.
ART. 4º - A RECLAMAÇÃO É FORMULADA ATRAVÉS DO PREENCHIMENTO DA FOLHA DE RECLAMAÇÃO, QUE SERÁ COMPOSTA POR 3 (TRÊS) VIAS, SENDO A 1ª VIA ENCAMINHADA AO ÓRGÃO FISCALIZADOR COMPETENTE, A 2ª VIA ENTREGUE AO CONSUMIDOR E A 3ª VIA QUE FAZ PARTE DO LIVRO DE RECLAMAÇÕES E DELE NÃO PODE SER RETIRADO, ONDE O CONSUMIDOR DEVE:
I - PREENCHER DE FORMA CORRETA E COMPLETA TODOS OS CAMPOS RELATIVOS À SUA IDENTIFICAÇÃO E ENDEREÇO;
II - DESCREVER DE FORMA CLARA E COMPLETA OS FATOS QUE MOTIVAM A RECLAMAÇÃO.
PARÁGRAFO ÚNICO. O FORNECEDOR DE BENS OU O PRESTADOR DE SERVIÇOS ESTÁ OBRIGADO A FORNECER TODOS OS ELEMENTOS NECESSÁRIOS AO CORRETO PREENCHIMENTO DOS CAMPOS.
ART. 5º - CASO O CONSUMIDOR SE ENCONTRE IMPOSSIBILITADO DE REGISTRAR A RECLAMAÇÃO, SEJA POR ANALFABETISMO, DEFICIÊNCIA FÍSICA OU VISUAL, PERMANENTE OU TRANSITÓRIA, OU POR QUALQUER OUTRA RAZÃO, O FORNECEDOR DEVERÁ, DESDE QUE SOLICITADO PELO INTERESSADO, REDIGIR A RECLAMAÇÃO NOS TERMOS INDICADOS PELO CLIENTE E SOMENTE FINALIZAR A RECLAMAÇÃO APÓS SUA ANUÊNCIA.
ART. 6º - O PODER EXECUTIVO DEVERÁ REGULAMENTAR AS SANÇÕES NO CASO DE DESCUMPRIMENTO DESTA LEI.
ART. 7º - ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.
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