INSTITUI O FUNDO MUNICIPAL DE COMBATE À FOME NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
O PRESENTE PROJETO DE LEI TEM COMO OBJETIVO GARANTIR UMA FERRAMENTA QUE CONCRETIZE UMA POLÍTICA MUNICIPAL DE COMBATE À FOME EM CABO FRIO.
UMA VEZ QUE É AÇÃO IMPRETERÍVEL DO MUNICÍPIO GARANTIR O DIREITO À ALIMENTAÇÃO E À SEGURANÇA ALIMENTAR NUTRICIONAL, ASSEGURANDO AUTONOMIA E SOBERANIA DAS FAMÍLIAS NA PRODUÇÃO, ESCOLHA E CONSUMO DOS ALIMENTOS, A CRIAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE COMBATE À FOME SE MOSTRA FERRAMENTA ESSENCIAL PARA O SEU CUMPRIMENTO. OS RECURSOS QUE VIRÃO A SER MANTIDOS PELO FUNDO PROPOSTO NESTE PROJETO DE LEI ESTARÃO SUBMETIDOS ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E SUBSÍDIOS GOVERNAMENTAIS DE ENFRENTAMENTO À POBREZA, QUE DEVEM CONSIDERAR A DISTRIBUIÇÃO E CONSUMO DE ALIMENTOS PARA TODA A POPULAÇÃO, ESPECIALMENTE APÓS A GRAVE CRISE DE INSEGURANÇA ALIMENTAR APROFUNDADA EM TODO O BRASIL A PARTIR DA PANDEMIA DE COVID-19.
A PNAD (PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS) APONTOU QUE A INSEGURANÇA ALIMENTAR MODERADA AFETA PELO MENOS 11,5% DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS, ENQUANTO A GRAVE ESTÁ PRESENTE EM 9% DOS LARES. JÁ SÃO 49,6 MILHÕES DE BRASILEIROS EM SITUAÇÃO DE INSEGURANÇA ALIMENTAR. CONFORME A FAO, ONU E OMS, ENTRE 2014 E 2020, DOBROU O NÚMERO DE BRASILEIROS EM SITUAÇÃO DE INSEGURANÇA ALIMENTAR. VOLTAMOS AO CHAMADO MAPA DA FOME, COM PATAMARES SEMELHANTES A 2004.
PARA QUE SE TENHA UMA IDEIA, DURANTE A PANDEMIA, 13,6% DOS ADULTOS BRASILEIROS DEIXARAM DE FAZER SEQUER UMA REFEIÇÃO NO DIA EM ALGUM MOMENTO DA PANDEMIA.
E O QUE É AINDA MAIS GRAVE, CONFORME O IBGE, APENAS UMA EM CADA QUATRO CRIANÇAS CONSEGUE REALIZAR AS TRÊS REFEIÇÕES BÁSICAS DIÁRIAS.
O DIREITO À ALIMENTAÇÃO ESTÁ NO ARTIGO 6º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E ATENDE A TRATADOS INTERNACIONAIS DOS QUAIS O BRASIL É SIGNATÁRIO. O ARTIGO 3º, INCISOS I E IV, REFORÇA AINDA QUE SÃO OBJETIVOS FUNDAMENTAIS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL CONSTRUIR UMA SOCIEDADE LIVRE, JUSTA E SOLIDÁRIA, E PROMOVER O BEM DE TODOS, SEM PRECONCEITOS DE ORIGEM, RAÇA, COR, IDADE E QUAISQUER OUTRAS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO. JÁ NO ARTIGO 30, INCISO I, A CONSTITUIÇÃO FEDERAL APONTA QUE COMPETE AOS MUNICÍPIOS LEGISLAR SOBRE ASSUNTOS DE INTERESSE LOCAL. E A FOME DA NOSSA POPULAÇÃO CERTAMENTE É UM TEMA LOCAL QUE EXIGE PRIORIDADE MÁXIMA.
PRECISAMOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE GARANTAM FORMA QUALIFICADA, O ACESSO DA SOCIEDADE CIVIL ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS. CIENTE DE QUE O FUNDO MUNICIPAL DE COMBATE À FOME ATENDE AOS OBJETIVOS VITAL DE SOBREVIVÊNCIA, CONTO COM O APOIO
DOS PARES PARA APROVAÇÃO DESTE PROJETO DE LEI.
Data | Fase | Vinculação | Situação | Observação |
---|---|---|---|---|
14/03/2022 09:00:00 | ARQUIVO PESQUISA | NADA CONSTA | ||
15/03/2022 09:00:02 | PAUTA | 0200ª (DUCENTÉSIMA) SESSÃO ORDINÁRIA DA DÉCIMA SEXTA LEGISLATURA (2021-2024) - 3º PERÍODO (01/02/2022 À 15/07/2022 DE 15 DE MARÇO DE 2022. - EXPEDIENTE mais | EXPEDIENTE | |
15/03/2022 09:00:04 | MÁTERIA RECOLHIDA | TRAMITAÇÃO | FALTA DE QUORUM | |
17/03/2022 09:00:06 | PAUTA | 0201ª (DUCENTÉSIMA PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DA DÉCIMA SEXTA LEGISLATURA (2021-2024) - 3º PERÍODO (01/02/2022 À 15/07/2022 DE 17 DE MARÇO DE 2022. - EXPEDIENTE mais | EXPEDIENTE | |
17/03/2022 09:00:08 | ENVIADO À COMISSÃO | PARA ANÁLISE | CCJ - VEREADOR LEONARDO MENDES DE ABRANTES | |
21/09/2022 09:00:10 | COMISSÃO DEVOLVE | PARECER FAVORÁVEL | ||
22/09/2022 09:00:12 | PAUTA | 0251ª (DUCENTÉSIMA QUINQUAGÉSIMA PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 16ª (DÉCIMA SEXTA) LEGISLATURA (2021 - 2024)- 4º PERÍODO (01/08/2022 A 31/12/2022) DE 22 DE SETEMBRO DE 2022. - ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA mais | APROVADO | TRAMITADO PELO PRESIDENTE |
22/09/2022 09:00:14 | ENVIADO À COMISSÃO | PARA ANÁLISE | CPP - VEREADOR DOUGLAS SERAFIM FELIZARDO | |
20/12/2022 09:00:16 | COMISSÃO DEVOLVE | PARECER FAVORÁVEL | ||
02/03/2023 09:00:18 | PAUTA | 0283ª (DUCENTÉSIMA OCTOGÉSIMA TERCEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 16ª (DÉCIMA SEXTA) LEGISLATURA (2021 - 2024) - 5º PERÍODO (01/02/2023 A 15/07/2023) DE 2 DE MARÇO DE 2023. - ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS mais | APROVADO | TRAMITADO PELO PRESIDENTE |
02/03/2023 09:00:20 | ENVIADO À COMISSÃO | RELATOR: JEAN CARLOS CORRÊA ESTEVÃOCOMISSÃO: COMISSÃO DE REDAÇÃO FINAL | PARA ANÁLISE | |
17/04/2023 09:00:22 | COMISSÃO DEVOLVE | RELATOR: JEAN CARLOS CORRÊA ESTEVÃOCOMISSÃO: COMISSÃO DE REDAÇÃO FINAL | PARECER FAVORÁVEL | |
27/04/2023 09:00:24 | PAUTA | 0298ª (DUCENTÉSIMA NONAGÉSIMA OITAVA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 16ª (DÉCIMA SEXTA) LEGISLATURA (2021 - 2024) - 5º PERÍODO (01/02/2023 A 15/07/2023) DE 27 DE ABRIL DE 2023. - ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE REDAÇÃO FINAL mais | APROVADO | TRAMITADO PELO PRESIDENTE - VOTAÇÃO EM LOTE |
08/05/2023 09:00:26 | ENVIADO AO PREFEITO | PARA SANÇÃO | OFP Nº 067/2023 - RECEBIDO NA PREFEITURA EM 17/05/2023, POR RENATA NOGUEIRA DE ARAÚJO | |
12/06/2023 09:00:28 | OFÍCIO RECEBIDO | TRAMITAÇÃO | OFÍCIO/GAPRE - CM Nº 169/2023 - VETO Nº 118/2023 | |
22/02/2024 09:00:30 | VETO REJEITADO | TRAMITAÇÃO | OFP 019/24 - INFORMA REJEIÇÃO DO VETO | |
04/12/2024 09:00:32 | OFÍCIO EXPEDIDO | TRAMITAÇÃO | OFP Nº 189/2024 - SOLICITA NUMERAÇÃO PARA PROMULGAÇÃO - RECEBIDO NA PREFEITURA EM 13/12/2024, POR MÁRCIO LEAL LEITE. | |
13/02/2025 16:40:48 | OFÍCIO RECEBIDO | TRAMITAÇÃO | OFÍCIO/GAPRE - CM Nº 2/2025 - LEI Nº 4.273 DE 03/01/205. | |
14/03/2025 14:40:54 | LEI PROMULGADA | TRAMITAÇÃO | PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DO LEGISLATIVO N° 24 DE 14/03/25. |
ART. 1º - FICA INSTITUÍDO, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, O FUNDO MUNICIPAL DE COMBATE À FOME, COM O OBJETIVO DE VIABILIZAR À POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO O ACESSO A NÍVEIS DIGNOS DE SUBSISTÊNCIA, NUTRIÇÃO E SEGURANÇA ALIMENTAR.
PARÁGRAFO ÚNICO. OS RECURSOS DO FUNDO MUNICIPAL DE COMBATE À FOME DEVEM SER APLICADOS ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE EM PROGRAMAS E AÇÕES DE GARANTIA À NUTRIÇÃO E À SEGURANÇA ALIMENTAR, DIRIGIDAS PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA, INCLUINDO AÇÕES DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE E AÇÕES DE INCENTIVO À AGRICULTURA FAMILIAR.
ART. 2º - COMPÕEM O FUNDO MUNICIPAL DE COMBATE À FOME:
I - DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS ESPECÍFICAS;
II - DOAÇÕES, AUXÍLIOS, SUBVENÇÕES E LEGADOS, DE QUALQUER NATUREZA, DE PESSOAS FÍSICAS OU JURÍDICAS DO PAÍS OU DO EXTERIOR; E
III - OUTRAS RECEITAS, A SEREM DEFINIDAS EM REGULAMENTO.
§ 1º OS RECURSOS DO FUNDO MUNICIPAL DE COMBATE À FOME NÃO PODERÃO SER UTILIZADOS EM FINALIDADE DIVERSA DA PREVISTA NESTA LEI, NEM SERÃO OBJETO DE REMANEJAMENTO, TRANSPOSIÇÃO OU TRANSFERÊNCIA.
§ 2º É VEDADA A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DO FUNDO MUNICIPAL DE COMBATE À FOME PARA REMUNERAÇÃO DE PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS.
ART. 3º - A DISCIPLINA SOBRE VINCULAÇÃO, FONTES DE RECURSOS, APLICAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO DE RECURSOS, GESTÃO, FUNCIONAMENTO, PRESTAÇÃO DE CONTAS E OUTROS PROCEDIMENTOS NECESSÁRIO AO FUNDO MUNICIPAL DE COMBATE À FOME SERÁ ESTABELECIDA EM REGULAMENTO.
ART. 4° - AS DESPESAS DECORRENTES DA EXECUÇÃO DESTA LEI CORRERÃO POR CONTA DE DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS PRÓPRIAS, SUPLEMENTADAS, SE NECESSÁRIO.
ART. 5º - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR APÓS UM ANO DA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
Qual o seu nível de satisfação com essa página?