PROJETO DE LEI : 0105/2022

Informações da matéria
Autor: DOUGLAS SERAFIM FELIZARDO
Data: 14/03/2022
Visualizações:
Ementa

INSTITUI O FUNDO MUNICIPAL DE COMBATE À FOME NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

O PRESENTE PROJETO DE LEI TEM COMO OBJETIVO GARANTIR UMA FERRAMENTA QUE CONCRETIZE UMA POLÍTICA MUNICIPAL DE COMBATE À FOME EM CABO FRIO.
UMA VEZ QUE É AÇÃO IMPRETERÍVEL DO MUNICÍPIO GARANTIR O DIREITO À ALIMENTAÇÃO E À SEGURANÇA ALIMENTAR NUTRICIONAL, ASSEGURANDO AUTONOMIA E SOBERANIA DAS FAMÍLIAS NA PRODUÇÃO, ESCOLHA E CONSUMO DOS ALIMENTOS, A CRIAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE COMBATE À FOME SE MOSTRA FERRAMENTA ESSENCIAL PARA O SEU CUMPRIMENTO. OS RECURSOS QUE VIRÃO A SER MANTIDOS PELO FUNDO PROPOSTO NESTE PROJETO DE LEI ESTARÃO SUBMETIDOS ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E SUBSÍDIOS GOVERNAMENTAIS DE ENFRENTAMENTO À POBREZA, QUE DEVEM CONSIDERAR A DISTRIBUIÇÃO E CONSUMO DE ALIMENTOS PARA TODA A POPULAÇÃO, ESPECIALMENTE APÓS A GRAVE CRISE DE INSEGURANÇA ALIMENTAR APROFUNDADA EM TODO O BRASIL A PARTIR DA PANDEMIA DE COVID-19.
A PNAD (PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS) APONTOU QUE A INSEGURANÇA ALIMENTAR MODERADA AFETA PELO MENOS 11,5% DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS, ENQUANTO A GRAVE ESTÁ PRESENTE EM 9% DOS LARES. JÁ SÃO 49,6 MILHÕES DE BRASILEIROS EM SITUAÇÃO DE INSEGURANÇA ALIMENTAR. CONFORME A FAO, ONU E OMS, ENTRE 2014 E 2020, DOBROU O NÚMERO DE BRASILEIROS EM SITUAÇÃO DE INSEGURANÇA ALIMENTAR. VOLTAMOS AO CHAMADO MAPA DA FOME, COM PATAMARES SEMELHANTES A 2004.
PARA QUE SE TENHA UMA IDEIA, DURANTE A PANDEMIA, 13,6% DOS ADULTOS BRASILEIROS DEIXARAM DE FAZER SEQUER UMA REFEIÇÃO NO DIA EM ALGUM MOMENTO DA PANDEMIA.
E O QUE É AINDA MAIS GRAVE, CONFORME O IBGE, APENAS UMA EM CADA QUATRO CRIANÇAS CONSEGUE REALIZAR AS TRÊS REFEIÇÕES BÁSICAS DIÁRIAS.
O DIREITO À ALIMENTAÇÃO ESTÁ NO ARTIGO 6º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E ATENDE A TRATADOS INTERNACIONAIS DOS QUAIS O BRASIL É SIGNATÁRIO. O ARTIGO 3º, INCISOS I E IV, REFORÇA AINDA QUE SÃO OBJETIVOS FUNDAMENTAIS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL CONSTRUIR UMA SOCIEDADE LIVRE, JUSTA E SOLIDÁRIA, E PROMOVER O BEM DE TODOS, SEM PRECONCEITOS DE ORIGEM, RAÇA, COR, IDADE E QUAISQUER OUTRAS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO. JÁ NO ARTIGO 30, INCISO I, A CONSTITUIÇÃO FEDERAL APONTA QUE COMPETE AOS MUNICÍPIOS LEGISLAR SOBRE ASSUNTOS DE INTERESSE LOCAL. E A FOME DA NOSSA POPULAÇÃO CERTAMENTE É UM TEMA LOCAL QUE EXIGE PRIORIDADE MÁXIMA.
PRECISAMOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE GARANTAM FORMA QUALIFICADA, O ACESSO DA SOCIEDADE CIVIL ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS. CIENTE DE QUE O FUNDO MUNICIPAL DE COMBATE À FOME ATENDE AOS OBJETIVOS VITAL DE SOBREVIVÊNCIA, CONTO COM O APOIO
DOS PARES PARA APROVAÇÃO DESTE PROJETO DE LEI.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
14/03/2022 09:00:00 ARQUIVO PESQUISA  NADA CONSTA   
15/03/2022 09:00:02 PAUTA  0200ª (DUCENTÉSIMA) SESSÃO ORDINÁRIA DA DÉCIMA SEXTA LEGISLATURA (2021-2024) - 3º PERÍODO (01/02/2022 À 15/07/2022 DE 15 DE MARÇO DE 2022. - EXPEDIENTE  mais EXPEDIENTE   
15/03/2022 09:00:04 MÁTERIA RECOLHIDA  TRAMITAÇÃO  FALTA DE QUORUM 
17/03/2022 09:00:06 PAUTA  0201ª (DUCENTÉSIMA PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DA DÉCIMA SEXTA LEGISLATURA (2021-2024) - 3º PERÍODO (01/02/2022 À 15/07/2022 DE 17 DE MARÇO DE 2022. - EXPEDIENTE  mais EXPEDIENTE   
17/03/2022 09:00:08 ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE  CCJ - VEREADOR LEONARDO MENDES DE ABRANTES 
21/09/2022 09:00:10 COMISSÃO DEVOLVE  PARECER FAVORÁVEL   
22/09/2022 09:00:12 PAUTA  0251ª (DUCENTÉSIMA QUINQUAGÉSIMA PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 16ª (DÉCIMA SEXTA) LEGISLATURA (2021 - 2024)- 4º PERÍODO (01/08/2022 A 31/12/2022) DE 22 DE SETEMBRO DE 2022. - ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA  mais APROVADO  TRAMITADO PELO PRESIDENTE 
22/09/2022 09:00:14 ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE  CPP - VEREADOR DOUGLAS SERAFIM FELIZARDO 
20/12/2022 09:00:16 COMISSÃO DEVOLVE  PARECER FAVORÁVEL   
02/03/2023 09:00:18 PAUTA  0283ª (DUCENTÉSIMA OCTOGÉSIMA TERCEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 16ª (DÉCIMA SEXTA) LEGISLATURA (2021 - 2024) - 5º PERÍODO (01/02/2023 A 15/07/2023) DE 2 DE MARÇO DE 2023. - ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS  mais APROVADO  TRAMITADO PELO PRESIDENTE 
02/03/2023 09:00:20 ENVIADO À COMISSÃO 
RELATOR: JEAN CARLOS CORRÊA ESTEVÃO
COMISSÃO: COMISSÃO DE REDAÇÃO FINAL
PARA ANÁLISE   
17/04/2023 09:00:22 COMISSÃO DEVOLVE 
RELATOR: JEAN CARLOS CORRÊA ESTEVÃO
COMISSÃO: COMISSÃO DE REDAÇÃO FINAL
PARECER FAVORÁVEL   
27/04/2023 09:00:24 PAUTA  0298ª (DUCENTÉSIMA NONAGÉSIMA OITAVA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 16ª (DÉCIMA SEXTA) LEGISLATURA (2021 - 2024) - 5º PERÍODO (01/02/2023 A 15/07/2023) DE 27 DE ABRIL DE 2023. - ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE REDAÇÃO FINAL  mais APROVADO  TRAMITADO PELO PRESIDENTE - VOTAÇÃO EM LOTE 
08/05/2023 09:00:26 ENVIADO AO PREFEITO  PARA SANÇÃO  OFP Nº 067/2023 - RECEBIDO NA PREFEITURA EM 17/05/2023, POR RENATA NOGUEIRA DE ARAÚJO 
12/06/2023 09:00:28 OFÍCIO RECEBIDO  TRAMITAÇÃO  OFÍCIO/GAPRE - CM Nº 169/2023 - VETO Nº 118/2023 
22/02/2024 09:00:30 VETO REJEITADO  TRAMITAÇÃO  OFP 019/24 - INFORMA REJEIÇÃO DO VETO 
04/12/2024 09:00:32 OFÍCIO EXPEDIDO  TRAMITAÇÃO  OFP Nº 189/2024 - SOLICITA NUMERAÇÃO PARA PROMULGAÇÃO - RECEBIDO NA PREFEITURA EM 13/12/2024, POR MÁRCIO LEAL LEITE. 
13/02/2025 16:40:48 OFÍCIO RECEBIDO  TRAMITAÇÃO  OFÍCIO/GAPRE - CM Nº 2/2025 - LEI Nº 4.273 DE 03/01/205. 
14/03/2025 14:40:54 LEI PROMULGADA  TRAMITAÇÃO  PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DO LEGISLATIVO N° 24 DE 14/03/25. 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

DOUGLAS FELIZARDO

VEREADOR(A)

AVANTE

Autor

Sessão: 0298/2023 - ORDINÁRIA

Expediente: ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE REDAÇÃO FINAL

Fase: PAUTA

Situação: APROVADO

Sessão: 0283/2023 - ORDINÁRIA

Expediente: ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Fase: PAUTA

Situação: APROVADO

Sessão: 0251/2022 - ORDINÁRIA

Expediente: ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA

Fase: PAUTA

Situação: APROVADO

Corpo da matéria

ART. 1º - FICA INSTITUÍDO, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, O FUNDO MUNICIPAL DE COMBATE À FOME, COM O OBJETIVO DE VIABILIZAR À POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO O ACESSO A NÍVEIS DIGNOS DE SUBSISTÊNCIA, NUTRIÇÃO E SEGURANÇA ALIMENTAR.

PARÁGRAFO ÚNICO. OS RECURSOS DO FUNDO MUNICIPAL DE COMBATE À FOME DEVEM SER APLICADOS ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE EM PROGRAMAS E AÇÕES DE GARANTIA À NUTRIÇÃO E À SEGURANÇA ALIMENTAR, DIRIGIDAS PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA, INCLUINDO AÇÕES DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE E AÇÕES DE INCENTIVO À AGRICULTURA FAMILIAR.

ART. 2º - COMPÕEM O FUNDO MUNICIPAL DE COMBATE À FOME:
I - DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS ESPECÍFICAS;
II - DOAÇÕES, AUXÍLIOS, SUBVENÇÕES E LEGADOS, DE QUALQUER NATUREZA, DE PESSOAS FÍSICAS OU JURÍDICAS DO PAÍS OU DO EXTERIOR; E
III - OUTRAS RECEITAS, A SEREM DEFINIDAS EM REGULAMENTO.
§ 1º OS RECURSOS DO FUNDO MUNICIPAL DE COMBATE À FOME NÃO PODERÃO SER UTILIZADOS EM FINALIDADE DIVERSA DA PREVISTA NESTA LEI, NEM SERÃO OBJETO DE REMANEJAMENTO, TRANSPOSIÇÃO OU TRANSFERÊNCIA.
§ 2º É VEDADA A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DO FUNDO MUNICIPAL DE COMBATE À FOME PARA REMUNERAÇÃO DE PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS.

ART. 3º - A DISCIPLINA SOBRE VINCULAÇÃO, FONTES DE RECURSOS, APLICAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO DE RECURSOS, GESTÃO, FUNCIONAMENTO, PRESTAÇÃO DE CONTAS E OUTROS PROCEDIMENTOS NECESSÁRIO AO FUNDO MUNICIPAL DE COMBATE À FOME SERÁ ESTABELECIDA EM REGULAMENTO.

ART. 4° - AS DESPESAS DECORRENTES DA EXECUÇÃO DESTA LEI CORRERÃO POR CONTA DE DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS PRÓPRIAS, SUPLEMENTADAS, SE NECESSÁRIO.

ART. 5º - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR APÓS UM ANO DA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
PLE_0105_2022_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON