DISPÕE SOBRE DENOMINAÇÃO DE JOSÉ AUGUSUTO SARAIVA, RUA NA ILHA DA DRAGA, 1º DISTRITO.
PROJETO DE LEI Nº 060 DE 28 DE AGOSTO DE 1991.
DISPÕE SOBRE DENOMINAÇÃO DE JOSÉ AUGUSUTO SARAIVA, RUA NA ILHA DA DRAGA, 1º DISTRITO.
A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS,
R E S O L V E :
ART. 1º - PASSA A DENOMINAR-SE RUA JOSÉ AUGUSTO SARAIVA, A RUA LOCALIZADA NA ILHA DA DRAGA COM INÍCIO NO MERCADO DE PEIXE E TÉRMINO NO FINAL DA ILHA.
ART. 2º - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
ART. 3º - REVOGAM-SE AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.
SALA DAS SESSÕES, 28 DE AGOSTO DE 1991.
DIRLEI PEREIRA DA SILVA
VEREADOR - AUTOR
J U S T I F I C A T I V A
NO COMEÇO DOS ANOS 50, JOSÉ AUGUSTO SARAIVA, MORAVA BEM NO CANTO DA ILHA DA CONCEIÇÃO ONDE TINHA TAMBÉM O SEU PRÓPRIO ESTALEIRO.
A VIDA ALI ERA SIMPLES, CALMA, MAS SACRIFICADA, NO ENTANTO A NATUREZA REFLETIA TODO O SEU ENCANTO, DESDE O CANAL DE ÁGUAS LÍMPIDAS, QUE VINHAM E VOLTAVAM COM O MOVIMENTO DA MARÉ, O SILÊNCIO DAS EMBARCAÇÕES É VELA PASSANDO À FRENTE OU MESMO PARANDO À BEIRA DO CANAL PARA RECEBEREM CONSERTO NO ESTALEIRO.
JOSÉ AUGUSTO SARAIVA, SEMPRE SONHAVA EM CONSTRUIR UM BARCO QUE SE CHAMARIA "TENENTE SANTOS".
PASSAM DIAS E MESES DE LABUTA, COMEÇA ENTÃO A POR O SEU SONHO EM PRÁTICA, AOS POUCOS, IMPONENTE IA SURGINDO A FAMOSA TRAINEIRA, COMO UM TRABALHO DE UM CARINHOSO ARTESÃO QUE MOLDAVA O CASCO USANDO PEROBA DO CAMPO, MADEIRA DE LEI, MACIA E MALEÁVEL.
MANHÃ DE 1954; RADIANTE DOMINGO, CORDÕES DE COLORIDAS BANDEIRINHAS, CRIANÇAS CORRENDO AO SOM DAS MÚSICAS DA BANDA "SANTA HELENA", ERA UM DIA FESTIVO PARA TODA A CABO FRIO GENTE CHEGAVA ENTÃO DE TODOS OS LADOS PARA COMEMORAR SUA INAUGURAÇÃO, REALIZAVA-SE ASSIM O SONHO DE JOSÉ AUGUSTO SARAIVA, COM O 1º BARCO FABRICADO EM NOSSO MUNICÍPIO.