DISPÕE SOBRE DENOMINAÇÃO DE ADEMAR DE OLIVEIRA SIDACO, RUA NO BAIRRO BRAGA - 1º DISTRITO.
PROJETO DE LEI Nº 027 DE 18 DE JUNHO DE 1990.
DISPÕE SOBRE DENOMINAÇÃO DE ADEMAR DE OLIVEIRA SIDACO, RUA NO BAIRRO BRAGA - 1º DISTRITO.
A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS,
R E S O L V E :
ART. 1º - DENOMINA RUA ADEMAR DE OLIVEIRA SIDACO A ATUAL RUA 5, COM INÍCIO NA AVENIDA TEIXEIRA E SOUZA E FINAL NA RUA JOÃO ANTÔNIO ROCHA, ANTIGA RUA 14, BAIRRO BRAGA, 1º DISTRITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.
ART. 2º - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
ART. 3º - REVOGAM-SE AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.
SALA DAS SESSÕES, 18 DE JUNHO DE 1990.
DIRLEI PEREIRA DA SILVA
VEREADOR - AUTOR
J U S T I F I C A T I V A
ADEMAR DE OLIVEIRA SIDACO É NATURAL DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO NESTE ESTADO, NASCIDO A 4 DE MAIO DE 1912, NO BAIRRO DE VILA IZABEL.
VIVEU ADEMAR DE OLIVEIRA SIDACO PARTE DE SUA VIDA EM SÃO GONÇALO, PRÓSPERO MUNICÍPIO DESTE ESTADO, ONDE A FAMÍLIA DE SIDACO É MUITO CONHECIDA.
NA DÉCADA DE 40, COMO FUNCIONÁRIO PÚBLICO ESTADUAL SERVINDO NO D.E.R., VEIO PARA CABO FRIO. TEVE DESTACADA ATUAÇÃO NO TRAÇADO DA ESTRADA CABO FRIO-ARRAIAL DO CABO, VENCENDO OBSTÁCULOS DE TERRENO ARENOSO E ALAGADIÇO DA CHAMADA RESTINGA, E COLABORANDO TAMBÉM NO TRAÇADO DA ADUTORA JATUNAIBA-CABO FRIO, E QUANDO DA SUA EXTENSÃO PARA ARRAIAL DO CABO, FACE AO SEU AMPLO CONHECIMENTO DA TOPOGRAFIA LOCAL.
EXERCEU NA CIA SALINAS PERYNAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS LIGADAS A CONSTRUÇÃO DE TANQUES E RESERVATÓRIOS PARA A PRODUÇÃO DE SAL.
ASSESSOR TÉCNICO JUNTO AO GOVERNO DO ESTADO, NO TEMPO DO GOVERNADOR MIGUEL COUTO FILHO, PRESTOU AINDA RELEVANTES SERVIÇOS A VÁRIOS MUNICÍPIOS FLUMINENSES, NA ABERTURA DE ESTRADAS E FAZENDO LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO QUE SERVIRAM PARA A CONSTRUÇÃO DE OBRAS DE PORTE, A NÍVEL ESTADUAL, EM CUJA ESFERA GRANGEOU SÓLIDAS AMIZADES, PELO MODO AFÁVEL, DISTINTO E ATENCIOSO COMO TRATAVA A TODOS.
PATRIOTA, DE ELEVADOS SENTIMENTOS CÍVICOS, PARTICIPOU DA INAUGURAÇÃO DA COMPANHIA NACIONAL DE ÁLCALIS E TORNOU-SE UM DOS FUNDADORES DA FABRICA NACIONAL DE MOTORES.
DIZIA SEMPRE AOS SEUS ÍNTIMOS QUE AMAVA CABO FRIO MAIS DO QUE A SUA PRÓPRIA TERRA NATAL. INTEGROU-SE AO SEU MEIO SOCIAL, CONSTRUINDO SÓLIDAS AMIZADES, COMO PROSADOR INTELIGENTE, PESSOA GENEROSA, CATIVANTE, SERVINDO À COMUNIDADE, ATUANDO JUNTO A MUNICIPALIDADE PARA A CRIAÇÃO DOS BAIRROS BRAGA E NAUTILUS I E II, ONDE FIXOU RESIDÊNCIA.
CASADO COM D. IZAURA MARQUES EM 1938, COM A QUAL TEVE QUATRO FILHOS, DANDO A TODOS PROFISSÃO DE GRAU SUPERIOR:
MARIZA, PROFESSORA PÚBLICA QUE RESIDE EM CABO FRIO DESDE 1973; MAURI, VETERINÁRIO, FALECIDO EM 1985; MAURO, ECONOMISTA E MARCIO, ENGENHEIRO, AMBOS RESIDENTES EM NITERÓI.
EIS, EM SÍNTESE, DADOS BIOGRÁFICOS DE ADMAR DE OLIVEIRA SIDACO - FIGURA HUMANA, SENSÍVEL, PROFUNDO CONHECEDOR DO MUNICÍPIO, A MERECER POIS A HOMENAGEM PÓSTUMA DE TER O SEU NOME LEVADO A CONSIDERAÇÃO DA EGRÉGIA CÂMARA MUNICIPAL, ETERNIZANDO SUA MEMÓRIA E SEU AMOR A CABO FRIO.
SALA DAS SESSÕES, 18 DE JUNHO DE 1990.
DIRLEI PEREIRA DA SILVA
VEREADOR - AUTOR