DISPÕE SOBRE DENOMINAÇÃO DE FLOR DA PASSAGEM, TRAVESSA NO BAIRRO PASSAGEM, 1º DISTRITO.
PROJETO DE LEI Nº 064 DE 30 DE AGOSTO DE 1991.
DISPÕE SOBRE DENOMINAÇÃO DE FLOR DA PASSAGEM, TRAVESSA NO BAIRRO PASSAGEM, 1º DISTRITO.
A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS,
R E S O L V E :
ART. 1º - FICA DENOMINADO TRAVESSA FLOR DA PASSAGEM, A VIA PÚBLICA LOCALIZADA COM INÍCIO NA RUA BARÃO DO RIO BRANCO, PASSANDO PELOS FUNDOS DA CASA DE PROPRIEDADE DO SENHOR DR. MAGALHÃES PINTO E TERMINA NA PRAÇA DE SÃO BENEDITO, NO BAIRRO DA PASSAGEM.
ART. 2º - ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
ART. 3º - REVOGAM-SE AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.
SALA DAS SESSÕES, 30 DE AGOSTO DE 1991.
DIRLEI PEREIRA DA SILVA
VEREADOR - AUTOR
J U S T I F I C A T I V A
FLOR DA PASSAGEM - (HISTÓRICO) - O BLOCO CARNAVALESCO FLOR DA PASSAGEM, APESAR DE TER SIDO FUNDADO A 31 DE MARÇO DE 1.984, TEM RAÍZES QUE DATAM DO INÍCIO DO SÉCULO.
NO ANO DE 1907 EXISTIA NA PASSAGEM UM RANCHO CARNAVALESCO, QUE ERA POR FAMÍLIAS DA PASSAGEM E UMA DE SUAS FIGURAS EXPONENCIAIS ERA JOÃO SANTO CARRIÇO, PAI DO NOSSO QUERIDO POETA VICTORINO CARRIÇO. O ANTIGO RANCHO FLOR DA PASSAGEM CONCORREU SETE ANOS SEGUIDOS, CONSAGROU-SE CAMPEÃO TODAS AS VEZES QUE SAIU ÀS RUAS E DEPOIS DISSOLVEU-SE, POIS NAQUELA ÉPOCA SÓ ERA PERMITIDO AOS RANCHOS CONCORRER SETE VEZES. A SUA PRINCIPAL CARACTERÍSTICA ERA SEU ENORME ESTANDARTE AZUL E BRANCO COM LETRAS DOURADAS. UM FATO CURIOSO DA ÉPOCA ERA QUE TODAS AS VEZES QUE OS BLOCOS (RANCHOS) SE ENCONTRAVAM NAS IMEDIAÇÕES DA PRAÇA DA BANDEIRA HAVIA ATÉ MORTES COM O ENCONTRO DESTES RANCHOS QUE ERAM RIVAIS, ENTRE ELES, O GIRASSOL E A JARDINEIRA. TODO O PREPARO PARA O CARNAVAL ERA FEITO EM SIGILO ABSOLUTO, POIS UM NÃO PODIA SABER COMO ESTAVA SENDO PREPARADO O ESTANDARTE DO OUTRO, ALGUNS ESTANDARTES PRINCIPALMENTE DA FLOR DA PASSAGEM OS MARÍTIMOS MANDAVAM CONFECCIONAR NO RIO DE JANEIRO E VINHA TRANSPORTADO DE BARCO ATÉ O CAIS DA PASSAGEM ONDE TODA COMUNIDADE ESPERAVA ANSIOSA PELA SUA CHEGADA, CADA ESTANDARTE CHEGAVA A TER DOIS METROS DE CUMPRIMENTO E SÓ OS HOMENS PODIAM CARREGÁ-LO NOS DIAS DE DESFILES. HOJE A SEDE DO RANCHO FLOR DA PASSAGEM NÃO EXISTE MAIS, EM SEU LUGAR ENCONTRA-SE UMA CASA DE VERANISTAS E A ÚNICA LEMBRANÇA QUE NOS RESTOU DE UMA ÉPOCA QUE INFELIZMENTE NÓS NÃO PODEREMOS ALCANÇAR, É UMA PAREDE FEITA EM ÓLEO DE BALEIA NUMA DAS RUAS DO BAIRRO CUJO O SEU PISO AINDA PERDURA INTACTO, POIS FOI CONSTRUÍDO TODA EM PEDRA LASCADA.
NÃO PODEMOS FALAR DO ATUAL FLOR DA PASSAGEM SEM NOS DETERMOS UM POUCO NO ANTIGO E SEM FALARMOS TAMBÉM DO NOSSO BAIRRO TAL FORMA OS TRÊS ESTÃO INTERLIGADOS. A PASSAGEM É UM BAIRRO ÚNICO EM CABO FRIO, COM SEU CASARIO COLONIAL E SUA IGREJA SECULAR. DEVIDO ÀS ORIGENS DO NOSSO BLOCO E DO NOSSO BAIRRO; O FLOR DA PASSAGEM TEM SEMPRE DADO VALOR A CULTURA POPULAR E A HISTÓRIA DE CABO FRIO.
SALA DAS SESSÕES, 30 DE AGOSTO DE 1991.
DIRLEI PEREIRA DA SILVA
VEREADOR - AUTOR