OFÍCIO/GAPRE-CM Nº 137/2018 - DISPÕE SOBRE VETO TOTAL AO PROJETO DE LE Nº 253/2017 DE AUTORIA DA VEREADORA LETÍCIA JOTTA, QUE INSTITUI A SEMANA DA VALORIZAÇÃO DA FAMÍLIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.
Data | Sessão | Expediente | Fase | Situação |
---|---|---|---|---|
06/02/2019 09:00:00 | APRESENTAÇÃO | TRAMITAÇÃO | ||
07/02/2019 09:00:02 | 02ª (Segunda) Sessão Ordinária da 15ª (Décima Quinta) Legislatura (2017 - 2020) - 29ª Período (01/01/2017 à 31/12/2018) de 7 de Fevereiro de 2019 mais | EXPEDIENTE | PAUTA | EXPEDIENTE |
07/02/2019 09:00:04 | PRESIDENTE ENCAMINHA À COMISSÃO | PARA ANÁLISE | ||
11/02/2019 09:00:06 | ENVIADO À COMISSÃO | PARA ANÁLISE | ||
28/05/2019 09:00:08 | COMISSÃO DEVOLVE | PARECER CONTRÁRIO | ||
28/05/2019 09:00:10 | 029ª (Vigésima Nona) Sessão Ordinária da 15ª (Décima Quinta) Legislatura (2017 - 2020) - 30ª Período (01/01/2019 à 31/12/2020) de 28 de Maio de 2019 mais | ORDEM DO DIA - PARECER CONTRÁRIO DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA | PAUTA | ORDEM DO DIA |
28/05/2019 09:00:12 | 029ª (Vigésima Nona) Sessão Ordinária da 15ª (Décima Quinta) Legislatura (2017 - 2020) - 30ª Período (01/01/2019 à 31/12/2020) de 28 de Maio de 2019 mais | ORDEM DO DIA - PARECER CONTRÁRIO DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA | 1ª VOTAÇÃO | APROVADO |
04/06/2019 09:00:14 | ENVIADO AO PREFEITO | PARA SANÇÃO |
CABO FRIO, 17 DE DEZEMBRO DE 2018.
OFÍCIO/GAPRE - CM Nº 137/2018
AO
EXCELENTÍSSIMO SENHOR
VEREADOR ACHILLES ALMEIDA BARRETO NETO
PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO
CABO FRIO – RJ.
ASSUNTO: ENCAMINHAMENTO DAS RAZÕES DE VETO
SENHOR PRESIDENTE,
AO RESTITUIR A VOSSA EXCELÊNCIA O ORIGINAL DOS AUTÓGRAFOS DO PROJETO DE LEI DE AUTORIA DA ILUSTRE VEREADORA LETÍCIA DOS SANTOS JOTTA, APROVADO NA SEÇÃO ORDINÁRIA DO DIA 22 DE NOVEMBRO DE 2018, QUE “INSTITUI A SEMANA DA VALORIZAÇÃO DA FAMÍLIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO”, COMUNICO QUE RESOLVI VETAR TOTALMENTE O REFERIDO PROJETO, PELAS RAZÕES A SEGUIR ESPECIFICADAS.
VALHO-ME DO ENSEJO PARA REAFIRMAR A V.EXA. E SEUS DIGNOS PARES, MINHAS DEMONSTRAÇÕES DE ELEVADO APREÇO.
ATENCIOSAMENTE,
ADRIANO GUILHERME DE TEVES MORENO
PREFEITO
RAZÕES DO VETO TOTAL OPOSTO AO PROJETO DE LEI DE AUTORIA DA SENHORA VEREADORA LETÍCIA DOS SANTOS JOTTA QUE “INSTITUI A SEMANA DA VALORIZAÇÃO DA FAMÍLIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO”.
MUITO EMBORA LOUVÁVEL A INTENÇÃO DO LEGISLADOR, A PRESENTE PROPOSIÇÃO ACABA POR DESBORDAR DA COMPETÊNCIA LEGISLATIVA CONFERIDA AO PODER LEGIFERANTE DA CÂMARA MUNICIPAL, CONFORME PASSO A EXPOR.
A PROPOSITURA PRETENDE INCLUIR NO CALENDÁRIO ESCOLAR DAS UNIDADES DE ENSINO DA REDE MUNICIPAL A REALIZAÇÃO DE PALESTRAS, CONCURSOS DE REDAÇÃO, PROMOÇÃO DE PEÇAS TEATRAIS, BEM COMO A CONFECÇÃO DE MURAIS ALUSIVOS À IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA.
A ESSE RESPEITO, CONVÉM CONSIGNAR QUE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, PROCLAMANDO O CUNHO NACIONAL DA EDUCAÇÃO, OUTORGA, EM CARÁTER PRIVATIVO, À UNIÃO, DE ACORDO COM A PARTILHA CONSTITUCIONAL DE COMPETÊNCIAS, A ATRIBUIÇÃO DE DEFINIR AS DIRETRIZES E BASES A SEREM OBSERVADAS PELOS SISTEMAS DE ENSINO, EM TODOS OS SEUS NÍVEIS E MODALIDADES (ART. 22, INCISO XXIV).
POR OUTRO LADO, RESERVOU-SE AOS ESTADOS COMPETÊNCIA CONCORRENTE PARA LEGISLAR SOBRE O TEMA (ARTIGO 24, INCISO IX, §§ 1º E 2º, DA CF/88) E AOS MUNICÍPIOS A POSSIBILIDADE DE LEGISLAR SOBRE ASSUNTOS DE INTERESSE LOCAL E SUPLEMENTAR A LEGISLAÇÃO FEDERAL E ESTADUAL NO QUE COUBER (ART. 30, I E II, DA CF/88).
COM BASE NESSE PANORAMA CONSTITUCIONAL DO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO, FOI EDITADA A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, LEI FEDERAL Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996, QUE ESTABELECE ASPECTOS FUNDAMENTAIS A SEREM OBSERVADOS PELA UNIÃO, ESTADOS, DISTRITO FEDERAL E MUNICÍPIOS NESSA MATÉRIA.
OCORRE QUE ESSE DIPLOMA NACIONAL CUIDA DE ASPECTOS GERAIS, HAVENDO ESPAÇO PARA QUE OS DEMAIS ENTES FEDERATIVOS ALÉM DA UNIÃO, OU SEJA, ESTADOS, DISTRITO FEDERAL E MUNICÍPIOS, RESPEITADOS OS PARÂMETROS MÍNIMOS ESTABELECIDOS NO PLANO FEDERAL, INCREMENTEM OS RESPECTIVOS SISTEMAS DE ENSINO, INCLUSIVE NA PERSPECTIVA CURRICULAR, ATENDENDO A PECULIARIDADES REGIONAIS.
NADA OBSTANTE, NÃO RESTA QUALQUER DÚVIDA DE QUE A DEFINIÇÃO DA GRADE CURRICULAR É MATÉRIA QUE SE INSERE NO ÂMBITO DA GESTÃO ADMINISTRATIVA, SENDO MANIFESTAMENTE ESTRANHA À ATIVIDADE PARLAMENTAR.
CABE AOS ÓRGÃOS TÉCNICOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO QUE INTEGRAM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, EM CADA UMA DAS ESFERAS FEDERATIVAS DEFINIREM OS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CURRICULARES DO ENSINO, RESPEITADOS OS PARÂMETROS MÍNIMOS ESTABELECIDOS NA GESTÃO ADMINISTRATIVA DA EDUCAÇÃO NO PLANO NACIONAL.
ASSIM, FICA CLARO QUE O PROJETO DE LEI EM VERTENTE INVADIU, INDEVIDAMENTE, ESFERA QUE É PRÓPRIA DA ATIVIDADE DO ADMINISTRADOR PÚBLICO, VIOLANDO O PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO DE PODERES.
POR ÚLTIMO, OPORTUNO OBSERVAR QUE A ADOÇÃO DAS PROVIDÊNCIAS DESCRITAS NA PROPOSITURA, CERTAMENTE TRARIA DESPESAS PARA O ERÁRIO, UMA VEZ QUE O EXECUTIVO TERIA DE DISPOR DE RECURSOS PARA ARCAR COM OS CUSTOS DA SEMANA DA VALORIZAÇÃO DA FAMÍLIA.
A GERAÇÃO DE DESPESA PÚBLICA SEM A CORRESPONDENTE PREVISÃO DE FONTE DE CUSTEIO REPRESENTA EXPRESSA VIOLAÇÃO AO ART. 16 DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, PORQUE, CONFORME DETERMINA O REFERIDO DIPLOMA, TODA GERAÇÃO DE DESPESA DEVE ESTAR ACOMPANHADA DA ESTIMATIVA DO IMPACTO ORÇAMENTÁRIO-FINANCEIRO NO EXERCÍCIO EM QUE DEVA ENTRAR EM VIGOR E NOS DOIS SUBSEQUENTES, ASSIM COMO DA DECLARAÇÃO DO ORDENADOR DE DESPESA DE QUE O AUMENTO TEM ADEQUAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA COM A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL E COMPATIBILIDADE COM O PLANO PLURIANUAL E COM A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS, PRESSUPOSTOS QUE NÃO FORAM OBSERVADOS.
DESSE MODO, NÃO PODE PROSPERAR O PROJETO DE LEI EM TELA, FACE À INCONGRUÊNCIA DIANTE DOS PRECEITOS DE ORDEM CONSTITUCIONAL E LEGAL ORA APONTADOS, O QUE LHE RETIRA A POSSIBILIDADE DE SER TRANSFORMADO EM LEI, MEDIANTE SANÇÃO DO EXECUTIVO, E DE PRODUZIR OS EFEITOS LEGAIS ESPERADOS.
SÃO ESTES, SENHORES VEREADORES, OS ARGUMENTOS DE ORDEM CONSTITUCIONAL E LEGAL QUE ESTÃO A RECLAMAR A OPOSIÇÃO DO VETO TOTAL AO PROJETO, SEM EMBARGO DOS ELEVADOS PROPÓSITOS QUE O INSPIRARAM.
ADRIANO GUILHERME DE TEVES MORENO
PREFEITO
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