VETO: 0053/2018

Informações da matéria
Autor: ADRIANO GUILHERME DE TEVES MORENO
Data: 03/10/2018
Visualizações:
Ementa

DISPÕE SOBRE VETO PARCIAL OPOSTO AO PROJETO DE LEI Nº 118/2017 DE AUTORIA DA SENHORA VEREADORA ALEXANDRA DOS SANTOS CODEÇO QUE INSTITUI A SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PROTEÇÃO DOS DIREITOS DOS ANIMAIS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
03/10/2018 09:00:00 APRESENTAÇÃO  TRAMITAÇÃO   
04/10/2018 09:00:02 PAUTA  144ª (CENTÉSIMA QUADRAGÉSIMA QUARTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 15ª (DÉCIMA QUINTA) LEGISLATURA (2017 - 2020) - 29ª PERÍODO (01/01/2017 À 31/12/2018) DE 4 DE OUTUBRO DE 2018 - EXPEDIENTE  mais EXPEDIENTE   
05/10/2018 09:00:04 ENVIADO À COMISSÃO 
RELATOR: GUILHERME AARÃO QUINTAS MOREIRA
COMISSÃO: COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA
PARA ANÁLISE  RECEBIDO POR JÉSSICA 
09/04/2019 09:00:06 COMISSÃO DEVOLVE 
COMISSÃO: COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA
PARECER FAVORÁVEL  09/04/19 - CCJ DEVOLVE COM PARECER FAVORÁVEL 
09/04/2019 09:00:08 PAUTA  017ª (DÉCIMA SÉTIMA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 15ª (DÉCIMA QUINTA) LEGISLATURA (2017 - 2020) - 30ª PERÍODO (01/01/2019 À 31/12/2020) DE 9 DE ABRIL DE 2019 - ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA  mais ORDEM DO DIA   
09/04/2019 09:00:10 1ª VOTAÇÃO  017ª (DÉCIMA SÉTIMA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 15ª (DÉCIMA QUINTA) LEGISLATURA (2017 - 2020) - 30ª PERÍODO (01/01/2019 À 31/12/2020) DE 9 DE ABRIL DE 2019 -   mais APROVADO   
10/04/2019 09:00:12 OFÍCIO EXPEDIDO  TRAMITAÇÃO  10/04/2019 - OFÍCIO EXPEDIDO Nº 067/2019 E AUTÓGRAFO PARA ASSINATURA DO PRESIDENTE E SECRETÁRIOS. 
29/04/2019 09:00:14 OFÍCIO RECEBIDO  TRAMITAÇÃO  RECEBIDO POR LEIDIMAR DA S. MENDES 
09/05/2019 09:00:16 ENVIADO AO ARQUIVO  PARA ARQUIVAMENTO  MEMORANDO Nº 24/2019. 
Corpo da matéria

RAZÕES DO VETO PARCIAL OPOSTO AO PROJETO DE LEI DE AUTORIA DA SENHORA VEREADORA ALEXANDRA DOS SANTOS CODEÇO QUE “INSTITUI A SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PROTEÇÃO DOS DIREITOS DOS ANIMAIS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.”.

NÃO OBSTANTE OS INEGÁVEIS MÉRITOS DO PROJETO, NÃO ME FOI POSSÍVEL CONCEDER-LHE SANÇÃO INTEGRAL, PELOS MOTIVOS ADIANTE EXPOSADOS.

A PROPOSITURA SE COADUNA COM A POLÍTICA VOLTADA À PROTEÇÃO DOS DIREITOS DOS ANIMAIS, DE MODO QUE OUTRA NÃO PODERIA SER A DELIBERAÇÃO DESTA CHEFIA DO EXECUTIVO SENÃO O SEU ACOLHIMENTO, À EXCEÇÃO DO DISPOSTO NO ARTIGO 5º DO TEXTO APROVADO, IN VERBIS:

“ART. 5° FICA O PODER EXECUTIVO AUTORIZADO A CONCEDER INCENTIVO FISCAL À EMPRESA DO SETOR ANIMAL, COM ESTABELECIMENTO SITUADO NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, QUE INTENSIFIQUE A PRODUÇÃO CONSCIENTIZAÇÃO ACERCA DOS DIREITOS DOS ANIMAIS, ATRAVÉS DE DOAÇÃO OU PATROCÍNIO, DESTINADO AO ESTABELECIMENTO DA PROGRAMAÇÃO DA CAMPANHA INSTITUÍDA PELA PRESENTE LEI.”

A REDAÇÃO DO DISPOSITIVO, COMO SE VÊ, NÃO DEFINE OS CONTORNOS MÍNIMOS NECESSÁRIOS À SUA INTERPRETAÇÃO E APLICAÇÃO, CONTENDO EXPRESSÕES VAGAS E GENÉRICAS, SEM APONTAR SEQUER O TRIBUTO SOBRE O QUAL RECAIRIA O INCENTIVO OU O LIMITE QUANTITATIVO A QUE ESTARIA ADSTRITO.

DESSA FORMA, A PREVISÃO EM COMENTO DESATENDE O CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL, QUE ESTABELECE A INTERPRETAÇÃO LITERAL DA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA QUE DISPONHA SOBRE A EXCLUSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO E A OUTORGA DE ISENÇÃO (ARTIGO 111, INCISOS I E II).

ALÉM DISSO, A ISENÇÃO DE TRIBUTOS DEVE DECORRER DE LEI QUE ESPECIFIQUE AS CONDIÇÕES E OS REQUISITOS EXIGIDOS PARA A SUA CONCESSÃO, OS TRIBUTOS A QUE SE APLICA E, SENDO O CASO, O PRAZO DE SUA DURAÇÃO (ARTIGO 167), LEMBRANDO, A PROPÓSITO, QUE OS BENEFÍCIOS FISCAIS ESTÃO SUJEITO À MESMA DISCIPLINA DA ISENÇÃO.

O ARTIGO 5º SE CONTRAPÕE, AINDA, AO MANDAMENTO VEICULADO NO § 6º DO ARTIGO 150 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, SEGUNDO O QUAL QUALQUER SUBSÍDIO, ISENÇÃO, REDUÇÃO DE BASE DE CÁLCULO, CONCESSÃO DE CRÉDITO PRESUMIDO, ANISTIA OU REMISSÃO, RELATIVOS A IMPOSTOS, TAXAS OU CONTRIBUIÇÕES SÓ PODERÁ SER CONCEDIDO MEDIANTE LEI ESPECÍFICA QUE REGULE EXCLUSIVAMENTE ESSAS MATÉRIAS OU O CORRESPONDENTE TRIBUTO OU CONTRIBUIÇÃO.

FINALMENTE, A AUSÊNCIA DA ESTIMATIVA DO IMPACTO ORÇAMENTÁRIO-FINANCEIRO DECORRENTE DA RENÚNCIA DE RECEITA INVIABILIZA A DEMONSTRAÇÃO DE TER SIDO CONSIDERADA NA ESTIMATIVA DA RECEITA DA LEI ORÇAMENTÁRIA E DE QUE NÃO AFETARÁ AS METAS PREVISTAS NA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS, BEM COMO A INDICAÇÃO DAS RESPECTIVAS MEDIDAS DE COMPENSAÇÃO, EM DESACORDO COM A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL.

ESSAS, PORTANTO, SENHOR PRESIDENTE, AS RAZÕES QUE ME LEVARAM A VETAR O DISPOSITIVO ACIMA MENCIONADO DO PROJETO DE LEI EM TELA, AS QUAIS ORA SUBMETO À ELEVADA APRECIAÇÃO DOS SENHORES MEMBROS DA CÂMARA MUNICIPAL.



ADRIANO GUILHERME DE TEVES MORENO
PREFEITO

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
Req_0053_2018_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON