INCLUI NA GRADE CURRICULAR DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS O ENSINO DA ARTE DA DANÇA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
PROJETO DE LEI Nº 144/2018 EM, 02 DE AGOSTO DE 2018.
INCLUI NA GRADE CURRICULAR DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS O ENSINO DA ARTE DA DANÇA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS,
RESOLVE:
ART. 1º - FICA INCLUÍDO NA GRADE CURRICULAR DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DO CABO FRIO, O ENSINO DA ARTE DENOMINADA “DANÇA”.
PARAGRAFO ÚNICO - AS AULAS SERÃO PRÁTICAS.
ART. 2° - PARA CONSECUÇÃO DOS OBJETIVOS DESTA LEI, O PODER EXECUTIVO ATRAVÉS DA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEME, PODERÁ FIRMAR PARCERIA COM O SINDICATO DOS PROFISSIONAIS DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.
ART. 3º - AS DESPESAS DECORRENTES DA EXECUÇÃO DESTA LEI CORRERÃO POR CONTA DE DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIAS PRÓPRIAS, FICANDO O PODER EXECUTIVO AUTORIZADO A ABRIR CRÉDITOS SUPLEMENTARES.
ART. 4º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
SALA DAS SESSÕES, 02 DE AGOSTO DE 2018.
LETÍCIA DOS SANTOS JOTTA
VEREADORA - AUTOR
JUSTIFICATIVA:
A DANÇA, SENDO UMA EXPERIÊNCIA CORPORAL, POSSIBILITARÁ AOS ALUNOS NOVAS FORMAS DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO, LEVANDO-OS À DESCOBERTA DA SUA LINGUAGEM CORPORAL, QUE CONTRIBUIRÁ PARA O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. PALAVRAS CHAVES: DANÇA, HABILIDADE, SOCIALIZAÇÃO E PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM.
A DANÇA É UMA ARTE QUE SE CONSTITUI DE MOVIMENTOS RÍTMICOS, ENQUANTO LINGUAGEM ELA FAVORECE A EXPRESSÃO, CONSCIÊNCIA DO CORPO, CONHECIMENTO DE SI E DO MEIO, POSSIBILITANDO DESCOBERTAS, A SENSIBILIDADE, EMOÇÃO E ENVOLVENDO SÍMBOLOS. ELA ESTA PRESENTE EM TODAS AS CULTURAS, SENDO UMA FONTE DE INFORMAÇÃO E FORMAÇÃO DO SER HUMANO, AUXILIADO A CRIANÇA A CONSTRUIR SUA ALTO IMAGEM A CONHECER O MUNDO EM QUE VIVE, CONTRIBUINDO ASSIM PARA UMA IMAGEM SOCIAL.
E TENDO EM VISTA OS BENEFÍCIOS DA DANÇA PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA, BUSCOU-SE NESTE TRABALHO CONSTRUIR UMA RELAÇÃO ENTRE A DANÇA NO AMBIENTE ESCOLAR
ELA SE CONSTITUI DE MOVIMENTOS RÍTMICOS QUE ENVOLVEM TODAS AS PARTES DO CORPO, EM SINTONIA COM DIVERSOS ESTILOS DE MUSICA. É VIVENCIADA EM TODAS AS CULTUARAS, SENDO UMA DAS POUCAS ATIVIDADES NA QUAL O SER HUMANO SE ENCONTRA MAIS ÍNTEGRO-CORPO, MENTE E ESPÍRITO. PODEMOS DIZER QUE A DANÇA É UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO QUE EXPRESSA COMPREENSÕES INDIVIDUAIS E SOCIAIS DO MUNDO. A DANÇA COMO LINGUAGEM NA ESCOLA FAVORECE A EXPRESSÃO E CONSCIÊNCIA DO CORPO, SENDO QUE ESTE TRABALHO VISA A CONSCIÊNCIA CORPORAL, PROMOVENDO O RESPEITO E A VALORIZAÇÃO DAS POSSIBILIDADES DE DESCOBERTAS DE CADA PESSOA SOBRE SI MESMA, AO CONTATO COM O OUTRO E COM O GRUPO, ALÉM DISSO, A DANÇA PROPICIA AO INDIVIDUO, RITMO MUSICAL, NOÇÕES DE ESPAÇO TEMPORAL E DRAMATIZAÇÕES CRIATIVAS.
SENDO ASSIM, A DANÇA ENGLOBA VÁRIOS ASPECTOS, SENDO UM IMPORTANTE MEIO PARA SE ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NO AMBIENTE ESCOLAR. SENDO NECESSÁRIO PARA SE DESENVOLVER ESTA ARTE NO AMBIENTE ESCOLAR UMA PROPOSTA DA DANÇA COMO RECURSO FACILITADOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.