VETO TOTAL OPOSTO AO PROJETO DE LEI Nº 129/2017 DE AUTORIA DA VEREADORA ALEXANDRA DOS SANTOS CODEÇO, QUE DISPÕE SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO CEGONHA NO MUNICÍPIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. OFÍCIO GAPRE CM Nº 62/1028.
Data | Fase | Vinculação | Situação | Observação |
---|---|---|---|---|
26/07/2018 09:00:00 | PAUTA | 124ª (CENTÉSIMA VIGÉSIMA QUARTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 15ª (DÉCIMA QUINTA) LEGISLATURA (2017 - 2020) - 29ª PERÍODO (01/01/2017 À 31/12/2018) DE 26 DE JULHO DE 2018 - EXPEDIENTE mais | EXPEDIENTE | |
27/07/2018 09:00:02 | ENVIADO À COMISSÃO | RELATOR: GUILHERME AARÃO QUINTAS MOREIRACOMISSÃO: COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA | PARA ANÁLISE | |
21/02/2019 09:00:04 | PAUTA | 06ª (SEXTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 15ª (DÉCIMA QUINTA) LEGISLATURA (2017 - 2020) - 30ª PERÍODO (01/01/2019 À 31/12/2020) DE 21 DE FEVEREIRO DE 2019 - ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA mais RELATOR: GUILHERME AARÃO QUINTAS MOREIRACOMISSÃO: COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA | ORDEM DO DIA | |
21/02/2019 09:00:06 | COMISSÃO DEVOLVE | PARECER FAVORÁVEL | 21/02/2019 - COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DEVOLVE COM PARECER FAVORÁVEL | |
21/02/2019 09:00:08 | 1ª VOTAÇÃO | 06ª (SEXTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 15ª (DÉCIMA QUINTA) LEGISLATURA (2017 - 2020) - 30ª PERÍODO (01/01/2019 À 31/12/2020) DE 21 DE FEVEREIRO DE 2019 - mais | APROVADO | 21/02/2019 - APROVADO PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. |
22/02/2019 09:00:10 | OFÍCIO EXPEDIDO | TRAMITAÇÃO | 22/02/2019 - OFÍCIO EXPEDIDO AO PREFEITO Nº 026/2019 | |
26/02/2019 09:00:12 | ENVIADO AO PREFEITO | PARA CIÊNCIA | 26/02/2019 - ENVIADO AO PREFEITO PARA CIÊNCIA - RECEBIDO POR MÔNICA SAMPAIO M. BESSIMO | |
27/02/2019 09:00:14 | ENVIADO AO ARQUIVO | PARA ARQUIVAMENTO |
VETO Nº 040/2018.
RAZÕES DO VETO TOTAL OPOSTO AO PROJETO DE LEI DE AUTORIA DA SENHORA VEREADORA ALEXANDRA DOS SANTOS CODEÇO QUE “DISPÕE SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO CEGONHA NO MUNICÍPIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
EMBORA RECONHECENDO OS MERITÓRIOS PROPÓSITOS QUE INSPIRARAM A SUA AUTORA, O PROJETO APROVADO NÃO REÚNE CONDIÇÕES DE SER CONVERTIDO EM LEI, NA CONFORMIDADE DAS RAZÕES A SEGUIR ADUZIDAS.
ISTO PORQUE A PROPOSITURA PADECE DOS VÍCIOS DE INCONSTITUCIONALIDADE E ILEGALIDADE, AO DISPOR SOBRE MATÉRIA QUE REFOGE À INICIATIVA LEGISLATIVA DO VEREADOR.
COM EFEITO, INCUMBE AO CHEFE DO PODER EXECUTIVO DEFLAGRAR PROCESSO LEGISLATIVO RELACIONADO COM A ELABORAÇÃO DE NORMAS QUE DISPONHAM SOBRE CRIAÇÃO, ESTRUTURAÇÃO E ATRIBUIÇÃO DE ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO MUNICÍPIO.
O PROJETO, ORIUNDO DE INICIATIVA PARLAMENTAR, TENCIONA ESTABELECER NOVAS ATRIBUIÇÕES PARA ÓRGÃOS PÚBLICOS MUNICIPAIS, EM ESPECIAL PARA AS SECRETARIAS DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL, RECAINDO EM INCONSTITUCIONALIDADE, UMA VEZ QUE INFRINGE O ART. 61, § 1º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E O ART. 57 DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL.
SOB OUTRO ENFOQUE, O PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO DE PODERES, PREVISTO NO ART. 2º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, É CONCEBIDO PELA IDEIA DE QUE O EXECUTIVO, O LEGISLATIVO E O JUDICIÁRIO COEXISTIRÃO HARMONIOSA E INDEPENDENTEMENTE EM UM SISTEMA DE FREIOS E CONTRAPESOS.
A PROPOSTA NORMATIVA CONTEMPLA PRECEITO CUJO CONTEÚDO INVADE A AUTONOMIA DO PODER EXECUTIVO PARA DISPOR SOBRE A ALÇADA DOS CORRESPONDENTES ÓRGÃOS PÚBLICOS, VIOLANDO, CONSEQUENTEMENTE, A NORMA CONSTITUCIONAL.
ADEMAIS, O ORDENAMENTO JURÍDICO VEDA, EM PROPOSIÇÃO NORMATIVA DE INICIATIVA DO PREFEITO, A CRIAÇÃO DE ÔNUS FINANCEIRO POR PARTE DO PODER LEGISLATIVO, RESSALVADAS AS PROPOSIÇÕES DE LEIS ORÇAMENTÁRIAS, DAS QUAIS DEVE CONSTAR, ENTRE OUTRAS EXIGÊNCIAS, A INDICAÇÃO DA CORRESPONDENTE FONTE DE CUSTEIO PARA FAZER FRENTE AO AUMENTO DA DESPESA GERADA.
A PROPOSIÇÃO, ORIGINÁRIA DO PARLAMENTE E NÃO TENDO ÍNDOLE ORÇAMENTÁRIA, INSTITUI UMA AÇÃO GOVERNAMENTAL QUE ENSEJA A GERAÇÃO DE ENCARGOS FINANCEIROS, INCORRENDO ASSIM EM INCONSTITUCIONALIDADE MATERIAL.
DESSE MODO, NÃO PODE PROSPERAR O PROJETO DE LEI EM TELA, FACE À INCONGRUÊNCIA DIANTE DOS PRECEITOS DE ORDEM CONSTITUCIONAL E LEGAL ORA APONTADOS, O QUE LHE RETIRA A POSSIBILIDADE DE SER TRANSFORMADO EM LEI, MEDIANTE SANÇÃO DO EXECUTIVO, E DE PRODUZIR OS EFEITOS LEGAIS ESPERADOS.
SÃO ESTES, SENHORES VEREADORES, OS ARGUMENTOS DE ORDEM CONSTITUCIONAL E LEGAL QUE ESTÃO A RECLAMAR A OPOSIÇÃO DO VETO TOTAL AO PROJETO, SEM EMBARGO DOS ELEVADOS PROPÓSITOS QUE O INSPIRARAM.
ACHILLES ALMEIDA BARRETO NETO
PREFEITO EM EXERCÍCIO
Qual o seu nível de satisfação com essa página?