VETO: 0040/2018

Informações da matéria
Autor: ACHILLES ALMEIDA BARRETO NETO
Data: 25/07/2018
Visualizações:
Ementa

VETO TOTAL OPOSTO AO PROJETO DE LEI Nº 129/2017 DE AUTORIA DA VEREADORA ALEXANDRA DOS SANTOS CODEÇO, QUE DISPÕE SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO CEGONHA NO MUNICÍPIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. OFÍCIO GAPRE CM Nº 62/1028.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
26/07/2018 09:00:00 PAUTA  124ª (CENTÉSIMA VIGÉSIMA QUARTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 15ª (DÉCIMA QUINTA) LEGISLATURA (2017 - 2020) - 29ª PERÍODO (01/01/2017 À 31/12/2018) DE 26 DE JULHO DE 2018 - EXPEDIENTE  mais EXPEDIENTE   
27/07/2018 09:00:02 ENVIADO À COMISSÃO 
RELATOR: GUILHERME AARÃO QUINTAS MOREIRA
COMISSÃO: COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA
PARA ANÁLISE   
21/02/2019 09:00:04 PAUTA  06ª (SEXTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 15ª (DÉCIMA QUINTA) LEGISLATURA (2017 - 2020) - 30ª PERÍODO (01/01/2019 À 31/12/2020) DE 21 DE FEVEREIRO DE 2019 - ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA  mais
RELATOR: GUILHERME AARÃO QUINTAS MOREIRA
COMISSÃO: COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA
ORDEM DO DIA   
21/02/2019 09:00:06 COMISSÃO DEVOLVE  PARECER FAVORÁVEL  21/02/2019 - COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DEVOLVE COM PARECER FAVORÁVEL 
21/02/2019 09:00:08 1ª VOTAÇÃO  06ª (SEXTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 15ª (DÉCIMA QUINTA) LEGISLATURA (2017 - 2020) - 30ª PERÍODO (01/01/2019 À 31/12/2020) DE 21 DE FEVEREIRO DE 2019 -   mais APROVADO  21/02/2019 - APROVADO PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. 
22/02/2019 09:00:10 OFÍCIO EXPEDIDO  TRAMITAÇÃO  22/02/2019 - OFÍCIO EXPEDIDO AO PREFEITO Nº 026/2019 
26/02/2019 09:00:12 ENVIADO AO PREFEITO  PARA CIÊNCIA  26/02/2019 - ENVIADO AO PREFEITO PARA CIÊNCIA - RECEBIDO POR MÔNICA SAMPAIO M. BESSIMO 
27/02/2019 09:00:14 ENVIADO AO ARQUIVO  PARA ARQUIVAMENTO   
Corpo da matéria

VETO Nº 040/2018.

RAZÕES DO VETO TOTAL OPOSTO AO PROJETO DE LEI DE AUTORIA DA SENHORA VEREADORA ALEXANDRA DOS SANTOS CODEÇO QUE “DISPÕE SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO CEGONHA NO MUNICÍPIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

EMBORA RECONHECENDO OS MERITÓRIOS PROPÓSITOS QUE INSPIRARAM A SUA AUTORA, O PROJETO APROVADO NÃO REÚNE CONDIÇÕES DE SER CONVERTIDO EM LEI, NA CONFORMIDADE DAS RAZÕES A SEGUIR ADUZIDAS.

ISTO PORQUE A PROPOSITURA PADECE DOS VÍCIOS DE INCONSTITUCIONALIDADE E ILEGALIDADE, AO DISPOR SOBRE MATÉRIA QUE REFOGE À INICIATIVA LEGISLATIVA DO VEREADOR.

COM EFEITO, INCUMBE AO CHEFE DO PODER EXECUTIVO DEFLAGRAR PROCESSO LEGISLATIVO RELACIONADO COM A ELABORAÇÃO DE NORMAS QUE DISPONHAM SOBRE CRIAÇÃO, ESTRUTURAÇÃO E ATRIBUIÇÃO DE ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO MUNICÍPIO.

O PROJETO, ORIUNDO DE INICIATIVA PARLAMENTAR, TENCIONA ESTABELECER NOVAS ATRIBUIÇÕES PARA ÓRGÃOS PÚBLICOS MUNICIPAIS, EM ESPECIAL PARA AS SECRETARIAS DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL, RECAINDO EM INCONSTITUCIONALIDADE, UMA VEZ QUE INFRINGE O ART. 61, § 1º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E O ART. 57 DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL.

SOB OUTRO ENFOQUE, O PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO DE PODERES, PREVISTO NO ART. 2º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, É CONCEBIDO PELA IDEIA DE QUE O EXECUTIVO, O LEGISLATIVO E O JUDICIÁRIO COEXISTIRÃO HARMONIOSA E INDEPENDENTEMENTE EM UM SISTEMA DE FREIOS E CONTRAPESOS.

A PROPOSTA NORMATIVA CONTEMPLA PRECEITO CUJO CONTEÚDO INVADE A AUTONOMIA DO PODER EXECUTIVO PARA DISPOR SOBRE A ALÇADA DOS CORRESPONDENTES ÓRGÃOS PÚBLICOS, VIOLANDO, CONSEQUENTEMENTE, A NORMA CONSTITUCIONAL.

ADEMAIS, O ORDENAMENTO JURÍDICO VEDA, EM PROPOSIÇÃO NORMATIVA DE INICIATIVA DO PREFEITO, A CRIAÇÃO DE ÔNUS FINANCEIRO POR PARTE DO PODER LEGISLATIVO, RESSALVADAS AS PROPOSIÇÕES DE LEIS ORÇAMENTÁRIAS, DAS QUAIS DEVE CONSTAR, ENTRE OUTRAS EXIGÊNCIAS, A INDICAÇÃO DA CORRESPONDENTE FONTE DE CUSTEIO PARA FAZER FRENTE AO AUMENTO DA DESPESA GERADA.

A PROPOSIÇÃO, ORIGINÁRIA DO PARLAMENTE E NÃO TENDO ÍNDOLE ORÇAMENTÁRIA, INSTITUI UMA AÇÃO GOVERNAMENTAL QUE ENSEJA A GERAÇÃO DE ENCARGOS FINANCEIROS, INCORRENDO ASSIM EM INCONSTITUCIONALIDADE MATERIAL.

DESSE MODO, NÃO PODE PROSPERAR O PROJETO DE LEI EM TELA, FACE À INCONGRUÊNCIA DIANTE DOS PRECEITOS DE ORDEM CONSTITUCIONAL E LEGAL ORA APONTADOS, O QUE LHE RETIRA A POSSIBILIDADE DE SER TRANSFORMADO EM LEI, MEDIANTE SANÇÃO DO EXECUTIVO, E DE PRODUZIR OS EFEITOS LEGAIS ESPERADOS.

SÃO ESTES, SENHORES VEREADORES, OS ARGUMENTOS DE ORDEM CONSTITUCIONAL E LEGAL QUE ESTÃO A RECLAMAR A OPOSIÇÃO DO VETO TOTAL AO PROJETO, SEM EMBARGO DOS ELEVADOS PROPÓSITOS QUE O INSPIRARAM.

ACHILLES ALMEIDA BARRETO NETO
PREFEITO EM EXERCÍCIO

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
Req_0040_2018_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON