FICA CRIADO O DIPLOMA ROSA BRANDÃO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 07/2018. EM, 16 DE ABRIL DE 2018.
FICA CRIADO O DIPLOMA ROSA BRANDÃO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS,
R E S O L V E:
ART. 1º - FICA INSTITUÍDO NO ÂMBITO DO PODER LEGISLATIVO O DIPLOMA ROSA BRANDÃO, TENDO COMO OBJETIVO AGRACIAR ENTIDADES QUE SE DESTAQUEM POR BONS E RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS A CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
ART. 2º - A CONCESSÃO DO DIPLOMA SERÁ FEITA MEDIANTE PROJETO DE RESOLUÇÃO, APROVADA POR MAIORIA ABSOLUTA DOS COMPONENTES DA CÂMARA EM VOTAÇÃO.
§ 1º - O VEREADOR PODERÁ PROPOR POR ANO A CONCESSÃO DE UM DIPLOMA.
§ 2º - EM CASO DE REJEIÇÃO, PODERÁ SUBSTITUÍ-LO.
ART. 3º - A CÂMARA MUNICIPAL, POR MEIO DA MESA DIRETORA, CONCEDERÁ OS DIPLOMAS AOS AGRACIADOS, EM SESSÃO ORDINÁRIA, NA SEMANA EM QUE SE COMEMORA O DIA DA CRIANÇA (12 DE OUTUBRO).
ART. 4º - AS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA A CONCRETIZAÇÃO DA ESTRUTURA DE QUE TRATA A PRESENTE RESOLUÇÃO CORRERÃO POR CONTA DESTA CASA LEGISLATIVA.
ART. 5º- ESTA RESOLUÇÃO ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
SALA DAS SESSÕES, 16 DE ABRIL DE 2018.
ALEXANDRA DOS SANTOS CODEÇO
VEREADORA - AUTORA
JUSTIFICATIVA:
ROSA MARGARETE BRANDÃO DE OLIVEIRA NASCEU EM 21/04/1962, EM VISTA ALEGRE, RIO DE JANEIRO, EM UMA FAMÍLIA CIRCENSE. FILHA DO PALHAÇO SACA ROLHA E FRANCISCA AZEVEDO, DIRETORA TEATRAL SINDICALIZADA PELA SATED- RJ, TENDO UM GRUPO TEATRAL QUE SE CHAMAVA ARTE E VIDA, ATRIZ COM PARTICIPAÇÃO NOS FILMES: SIMBA; O MARUJO, COM RENATO ARAGÃO E DEDÉ SANTANA; AS MOÇAS DAQUELA HORA; ALÉM DO PROGRAMA NA REDE GLOBO ALÔ BRASIL AQUELE ABRAÇO, SENDO TAMBÉM CONSELHEIRA E TÉCNICA EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA, CERTIFICADA EM 67 CURSOS ENTRE SAÚDE MENTAL, PREVENÇÃO, COMPORTAMENTAL, ENTRE OUTROS.
TRABALHOU NO CONEN (CONSELHO ESTADUAL DE ENTORPECENTES) E CEADE (CONSELHO ESTADUAL ANTI DROGAS), GANHANDO VÁRIOS PRÊMIOS AO LONGO DA SUA CARREIRA PROFISSIONAL, SUPERANDO AS DIVERGÊNCIAS DA VIDA, POIS FOI USUÁRIA DE DROGAS DOS 08 AOS 27 ANOS, INGRESSANDO NUMA IRMANDADE DE MÚTUA AJUDA, ESTANDO LIMPA E EM RECUPERAÇÃO HÁ 26 ANOS, CONHECENDO BEM A PROBLEMÁTICA DA DOENÇA.
EM SUA RECUPERAÇÃO, ROSA FOI CONVIDADA A CONHECER CABO FRIO PELO SENHOR IVAN VELEIRO, ONDE CONHECEU NO CONSELHO ESTADUAL ANTI DROGAS (CEAD). ASSIM QUE CHEGOU A CIDADE, FICOU APAIXONADA PELAS BELEZAS NATURAIS. DECIDIU RESIDIR PARA O RESTO DA SUA VIDA NESSA CIDADE QUE A ACOLHEU.
COMEÇOU A TRABALHAR COM IVAN NO EXTINTO PROJETO CEEDUC, QUE REALIZAVA ATIVIDADES DE FUTSAL E TRABALHOS PREVENTIVOS COM O CODINOME MOLEQUE BOM. SUA ATRIBUIÇÃO NO PROJETO ERA COM ABORDAGENS NA RUA, COM O JOVEM DOUGLAS FELIZARDO, QUE HOJE É PRESIDENTE DO CONSELHO TUTELAR DESSE MUNICÍPIO, EM SEGUIDA FAZENDO ATIVIDADES TEATRAIS E PALESTRAS DE PREVENÇÃO ITINERANTES PARA CRIANÇA E ADOLESCENTES.
SEMPRE CONTRIBUINDO PARA O CRESCIMENTO DESTE PROJETO, E COM O FALECIMENTO DO SENHOR IVAN VELEIRO E A EVASÃO DE TODOS OS FUNCIONÁRIOS, DECIDIU DAR CONTINUIDADE.
EMPENHADA EM INOVAR, IDEALIZOU UM NOME MAIS ACOLHEDOR, O QUE HOJE CONHECEMOS COMO CAJEF ( CENTRO DE ATENÇÃO AO JOVEM ESPAÇO FELIZ), FUNDADO DIA 11/11/2011 QUE HOJE ATENDE 150 CRIANÇAS, ADOLESCENTES E SUAS FAMÍLIAS, DE FORMA GRATUITA PARA TODOS OS ASSISTIDOS, CONTANDO COM DOAÇÕES DE PESSOAS QUE SE SENSIBILIZAM COM SUA LUTA DIÁRIA, PARA OFERECER O MELHOR PARA ESSES JOVENS E A COMUNIDADE TODOS COM DIGNIDADE E RESPEITO.
APESAR DA SUA ENFERMIDADE, LIMITAÇÕES FÍSICAS E A PERDA DE DOIS FILHOS, ROSA BRANDÃO NUNCA DESISTIU DE LUTAR.
ROSA BRANDÃO FALECEU NO DIA 10 DE ABRIL DE 2018, PERDEMOS UMA BENFEITORA, INCENTIVADORA, APAIXONADA PELO TRABALHO SOCIAL DESEMPENHADO JUNTO ÀS CRIANÇAS DO BAIRRO JACARÉ, EM CABO FRIO. ROSA ERA UMA REFERÊNCIA E SEMPRE SERÁ VISANDO UMA MELHOR CONDIÇÃO DE VIDA PRINCIPALMENTE PARA JOVENS MENOS ASSISTIDOS PELO PODER PÚBLICO.
SALA DAS SESSÕES, 16 DE ABRIL DE 2018.
ALEXANDRA DOS SANTOS CODEÇO
VEREADORA - AUTORA