CRIA A MEDALHA VICTORINO CARRIÇO.
PROJETO DE RESOLUÇÃO N° 026/2015. EM, 26 DE OUTUBRO DE 2015.
CRIA A MEDALHA VICTORINO CARRIÇO.
A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS,
RESOLVE:
ART. 1º FICA CRIADA A MEDALHA VICTORINO CARRIÇO QUE SERÁ CONCEDIDA À PESSOA FÍSICA QUE MAIS SE DESTACAR NO ÂMBITO DO CENÁRIO CULTURAL, NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.
'A7 1° - A MEDALHA SERÁ ENTREGUE EM SESSÃO SOLENE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, POR OCASIÃO DO ANIVERSÁRIO DA CIDADE.
'A7 2° - A MEDALHA NÃO PODERÁ SER ENTREGUE À MESMA PESSOA MAIS DE UMA VEZ E SERÁ CONCEDIDA A UMA ÚNICA PESSOA EM CADA ANO.
ART. 2º ESTA RESOLUÇÃO ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
SALA DAS SESSÕES, 26 DE OUTUBRO DE 2015.
EMANOEL FERNANDES FREIRE DA SILVA
VEREADOR - AUTOR
JUSTIFICATIVA:
VICTORINO CARRIÇO NASCEU EM 29 DE JULHO DE 1912, NO BAIRRO BAIXO GRANDE, SÃO PEDRO DA ALDEIA. FILHO DE UM CANTOR DE TROVAS E MODINHAS DE FESTAS POPULARES, FOI O PRIMEIRO GERENTE DE BANCO EM ARRAIAL DO CABO E SUB-DELEGADO. EM 1972 FOI O VEREADOR MAIS VOTADO DE CABO FRIO E PRESIDENTE DA CÂMARA EM 1973.
ESTUDOU NA ESCOLA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, ATUALMENTE CHAMADA DE COLÉGIO FRANCISCANO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.
O POETA VICTORINO CARRIÇO ESCREVEU QUATORZE HINOS, ENTRE ELES O HINO DA CIDADE DE CABO FRIO E DO COLÉGIO ONDE ESTUDOU.
ESCREVEU TRÊS LIVROS: “MAR E AMAR”, “VIDAS MORTAS” E “SE VOLTARES”.
PERTENCEU A 34 ASSOCIAÇÕES CULTURAIS, COM ALGUMAS NO EXTERIOR COMO ITÁLIA, ARGENTINA, URUGUAI, FRANÇA, ESPANHA, REPÚBLICA DOMINICANA E MÉXICO.
ALÉM DE ARTISTA, TAMBÉM TINHA GRANDE PAIXÃO PELO FUTEBOL, JOGOU NO UNIÃO FUTEBOL CLUBE, FUNDOU O BRASIL ESPORTE CLUBE, FOI TRICAMPEÃO DO ESTADO NOVO F. B. CLUBE, DIRETOR DO CABOFRIENSE, ÁRBITRO DE FUTEBOL E PRESIDENTE DO TUPY ESPORTE CLUBE.
SUA ANTIGA RESIDÊNCIA EM ARRAIAL DO CABO FOI TRANSFORMADA EM ESPAÇO CULTURAL, A CASA DA POESIA.
OS FATOS AQUI APRESENTADOS JUSTIFICAM A CRIAÇÃO DA MEDALHA VICTORINO CARRIÇO E, A CONCESSÃO DA MESMA NÃO PODERIA SER DIFERENTE DO UNIVERSO CULTURAL ONDE O POETA MILITOU COM MUITO GARBO.