PROJETO DE LEI: 0095/2014

Informações da matéria
Autor: EMANOEL FERNANDES FREIRE DA SILVA
Data: 30/04/2014
Visualizações:
Ementa

DISPÕE SOBRE CUIDADOR DE IDOSOS EM CABO FRIO.

Justificativa

PROJETO DE LEI Nº 095 DE 30 DE ABRIL DE 2014.

DISPÕE SOBRE CUIDADOR DE IDOSOS EM CABO FRIO.

A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS,

RESOLVE:

ART. 1° - ESTA LEI DISPÕE SOBRE O SERVIÇO DE CUIDADOR DE IDOSOS, EXERCIDO POR PESSOAS NATURAIS, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.

PARÁGRAFO ÚNICO - O SERVIÇO DE CUIDADOR DE IDOSOS CARACTERIZA-SE PELO ACOMPANHAMENTO A PESSOAS COM SESSENTA ANOS OU MAIS QUE, DEVIDO À IDADE OU LIMITAÇÕES TEMPORÁRIAS OU CRÔNICAS ESTEJAM IMPOSSIBILITADAS DE REALIZAR, SEM AJUDA, AS TAREFAS BÁSICAS DA VIDA COTIDIANA, TAIS COMO LOCOMOÇÃO, ALIMENTAÇÃO OU HIGIENE, VISANDO A MELHORIA DO SEU QUADRO FÍSICO GERAL E A INSERÇÃO NO CONVÍVIO FAMILIAR E SOCIAL, NO ÂMBITO DE INSTITUIÇÕES ESPECIALIZADAS OU O DOMICÍLIO DA PESSOA ASSISTIDA.

ART. 2° - O SERVIÇO DEFINIDO NO ARTIGO ANTERIOR DEPENDERÁ DE LICENÇA OU AUTORIZAÇÃO DO MUNICÍPIO, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DA MELHOR IDADE, DEVENDO, NO ENTANTO, O CUIDADOR DE IDOSOS OBSERVAR TODAS AS NORMAS E REGULAMENTOS MUNICIPAIS.

ART. 3º - A SECRETARIA MUNICIPAL DA MELHOR IDADE MANTERÁ CADASTRO PRÓPRIO DE TODOS OS PROFISSIONAIS QUALIFICADOS A EXERCER O SERVIÇO, DE FORMA A MINIMIZAR E FACILITAR A APURAÇÃO DE CASOS DE MAUS TRATOS A IDOSOS.

ART. 4° - O SERVIÇO DE CUIDADOR DE IDOSOS DEVERÁ LEVAR EM CONSIDERAÇÃO AS ORIENTAÇÕES PRESCRITAS POR PROFISSIONAIS DE SAÚDE RESPONSÁVEIS PELO TRATAMENTO E ACOMPANHAMENTO CLÍNICO DO IDOSO SOB SUA RESPONSABILIDADE.

ART. 5° - O DESCUMPRIMENTO DO DISPOSTO NESTA LEI SUJEITARÁ O CUIDADOR DE IDOSOS A ADVERTÊNCIA OU MULTA, A SER FIXADA EM REGULAMENTO.

ART. 6° - O PODER EXECUTIVO REGULAMENTARÁ ESTA LEI NO PRAZO DE 90 (NOVENTA) DIAS.

ART. 7º - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

SALA DAS SESSÕES, 30 DE ABRIL DE 2014.

EMANOEL FERNANDES FREIRE DA SILVA

VEREADOR - AUTOR

JUSTIFICATIVA:

OS ÚLTIMOS CENSOS DEMOGRÁFICOS REALIZADOS DEMONSTRAM O AUMENTO MUNDIAL DA EXPECTATIVA DE VIDA DA POPULAÇÃO. SABEMOS QUE OS IDOSOS PRECISAM DE CUIDADOS ESPECÍFICOS E QUE, MUITAS VEZES, OS PRÓPRIOS FAMILIARES SE REVEZAM OU BUSCAM APOIO PROFISSIONAL NESSE TRABALHO.

NÃO RESTAM DÚVIDAS DE QUE O SERVIÇO DE CUIDADOR DE IDOSOS DEVE SER CONSIDERADO DE INTERESSE PÚBLICO RELEVANTE E QUE MECANISMOS DEVEM SER ADOTADOS PARA EVITAR QUE PESSOAS DESPREPARADAS EXERÇAM ATIVIDADE TÃO DELICADA E DE TAMANHA RESPONSABILIDADE.

NESSE SENTIDO, O PODER LEGISLATIVO FEDERAL TEM ENVIDADO ESFORÇOS PARA REGULAMENTAR A PROFISSÃO DESTES PROFISSIONAIS. A COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS PÚBLICOS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVOU O SUBSTITUTIVO DO DEPUTADO LAÉRCIO OLIVEIRA AO PROJETO DE LEI N° 6.966/06, DO DEPUTADO INOCÊNCIO OLIVEIRA, QUE REGULAMENTA A PROFISSÃO DE CUIDADOR DE IDOSOS.

O MINISTÉRIO DO TRABALHO JÁ TRATA ESTA ATIVIDADE COMO UMA OCUPAÇÃO, NO ÂMBITO DO TRABALHO DOMÉSTICO, CONFORME OBSERVAMOS NA CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES, NO ITEM 5.162-10, QUE DEFINE O CUIDADOR DE IDOSOS COMO: ACOMPANHANTE DE IDOSOS, CUIDADOR DE PESSOAS IDOSAS E DEPENDENTES, CUIDADOR DE IDOSOS DOMICILIAR, CUIDADOR DE IDOSOS INSTITUCIONAL, GERO-SITTER.

O MUNICÍPIO DE CABO FRIO TAMBÉM TEM QUE FAZER A SUA PARTE, REGULAMENTANDO O SERVIÇO EM TESE, PARA QUE SUA FISCALIZAÇÃO SEJA EFETIVA. SABEMOS QUE SÃO COMUNS OS CASOS DE MAUS TRATOS A IDOSOS. ATRAVÉS DE UM CADASTRAMENTO PODEMOS MINIMIZAR ESTAS OCORRÊNCIAS, PREVENI-LAS E COLABORAR EM EVENTUAL APURAÇÃO DE RESPONSABILIDADE.

DIANTE DO EXPOSTO, CONTO COM O APOIO DOS NOBRES VEREADORES PARA A APROVAÇÃO DO PRESENTE PROJETO DE LEI QUE TANTO BENEFICIARÁ OS IDOSOS DE NOSSA CIDADE.

SALA DE SESSÕES, 30 DE ABRIL DE 2014.

EMANOEL FERNANDES

VEREADOR

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
30/04/2014 09:00:00 APRESENTAÇÃO  TRAMITAÇÃO  Histórico: APRES. DO PROJ./NUMERAçAO - Complemento: PLE:0095-2014 - Observação:  
13/05/2014 09:00:06 ENVIADO À COMISSÃO 
COMISSÃO: COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA
ENVIADO  Histórico: Encaminhado a Comissao - Complemento: VER. PAULO HENRIQUE - Observação: - Comissão: CCJCCJ 
05/02/2015 09:00:12 ENVIADO À COMISSÃO 
COMISSÃO: COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
ENVIADO  Histórico: Encaminhado a Comissao - Complemento: VER. ACHILLES BARRETO - Observação: - Comissão: CPPCPP 
24/03/2015 09:00:18 ENVIADO À COMISSÃO 
COMISSÃO: COMISSÃO DE REDAÇÃO FINAL
ENVIADO  Histórico: Encaminhado a Comissao - Complemento: VER. VANDERLEI BENTO - Observação: - Comissão: CRFCRF 
29/05/2015 09:00:26 ENVIADO AO PREFEITO  TRAMITAÇÃO  Histórico: Encaminhado ao Prefeito - Complemento: OFP Nº 055/2015 - Observação:  
12/02/2016 09:00:28 OFÍCIO EXPEDIDO  RECEBIDO  Histórico: OFICIO RECEBIDO PREFEITO - Complemento: ORP:0003-2016 - Observação:  
12/02/2016 09:00:30 VERIFICAR 6  PROMULGADO  Histórico: PRESIDENTE PROMULGA - Complemento: LEI:2785-2016 - Observação:  

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON