DISPÕE SOBRE A INSTITUIÇÃO DO “CAMPEONATO MUNICIPAL DE SKATE”, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
PROJETO DE LEI Nº 030 DE 03 DE MARÇO DE 2012.
DISPÕE SOBRE A INSTITUIÇÃO DO “CAMPEONATO MUNICIPAL DE SKATE”, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS,
RESOLVE:
ART. 1º - FICA INSTITUÍDO O “CAMPEONATO MUNICIPAL DE SKATE”, QUE ACONTECERÁ ANUALMENTE, COMEÇANDO A PARTIR DO DIA 21 DE JUNHO (DIA MUNDIAL DO SKATE) E TERMINANDO EM 03 DE AGOSTO (DIA ESTADUAL DO SKATE, INSTITUÍDO PELA LEI Nº13.656/2009), EM LOCAIS A SER DEFINIDO PELO EXECUTIVO MUNICIPAL.
ART. 2º - O “CAMPEONATO MUNICIPAL DE SKATE” PASSA A INTEGRAR O CALENDÁRIO OFICIAL DE DATAS E EVENTOS DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.
ART. 3º - DURANTE O “CAMPEONATO MUNICIPAL DE SKATE”, A PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO FRIO, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER, DEVERÁ REALIZAR PALESTRAS, INCLUSIVE PARA CONSCIENTIZAR OS ADEPTOS A ESSE ESPORTE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA.
ART. 4º - O “CAMPEONATO MUNICIPAL DE SKATE” DEVERÁ ATINGIR OS SEGUINTES OBJETIVOS:
DIVULGAR E ESTIMULAR A PRÁTICA DESSE ESPORTE;
FOMENTAR E REUNIR PRATICANTES E ADEPTOS;
CELEBRAR OS DESPORTOS URBANOS;
MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DESSA MODALIDADE DE ESPORTE PARA OS JOVENS.
ART. 5º - A PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO FRIO PODERÁ FORMALIZAR PARCERIAS COM OUTROS ÓRGÃOS PÚBLICOS, ENTIDADES PRIVADAS INTERESSADAS E ÓRGÃOS REPRESENTATIVOS DOS SKATISTAS DO MUNICÍPIO.
ART. 6º - AS DESPESAS COM A EXECUÇÃO DA PRESENTE LEI CORRERÃO POR CONTA DE DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS, PODENDO HAVER SUPLEMENTAÇÃO.
ART. 7º - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
SALA DAS SESSÕES, 03 DE ABRIL DE 2012.
TAYLOR DA COSTA JASMIM JUNIOR
VEREADOR - AUTOR
JUSTIFICATIVA:
ATUALMENTE O SKATE É UMA DAS MODALIDADES ESPORTISTA QUE MAIS CRESCE, NÃO APENAS EM NOSSA CIDADE, MAS TAMBÉM NO MUNDO. DE UM ESPORTE MARGINALIZADO, PASSOU A SER O SÍMBOLO DO ESPORTE URBANO, SENDO PRATICADO E PRESTIGIADO PRINCIPALMENTE PELO PÚBLICO JOVEM.
OS ESPORTES RADICAIS, PRINCIPALMENTE O SKATE, MOVIMENTAM VÁRIAS ESFERAS DO MERCADO DE CONSUMO MUNDIAL, DESDE VESTUÁRIOS, EQUIPAMENTOS E INSTRUMENTOS, MÍDIA, ATÉ CONSTRUÇÃO DE PISTAS DE SKATE E ´´SKATE-PARKS´´ PÚBLICOS E PRIVADOS.
HOJE EM DIA, SER SKATISTA É MUITO MAIS DO QUE SER UM SIMPLES PRATICANTE DESSA MODALIDADE, É COMPARTILHAR DA MESMA FILOSOFIA, É TER UM ESTILO DE VIDA PRÓPRIO! ASSIM, HÁ ATLETAS BRASILEIROS COM DESTAQUE INTERNACIONAL, VIVENDO E SENDO PROFISSIONALIZADOS PELO SKATE, TENDO RENTABILIDADE FINANCEIRA, MOSTRANDO PARA A JUVENTUDE QUE O ESPORTE É UM CAMINHO PARA UM FUTURO PROMISSOR.
SENDO ASSIM, O PRESENTE PROJETO DE LEI INSTITUI NO CALENDÁRIO OFICIAL DO NOSSO MUNICÍPIO O “CAMPEONATO MUNICIPAL DE SKATE”, ENTRE OS MESES DE JUNHO E AGOSTO, DEVENDO COMEÇAR A PARTIR DO DIA 21 DE JULHO, POIS É O DIA MUNDIAL DO SKATE, E ENCERRANDO EM 03 DE AGOSTO EM HOMENAGEM AO DIA ESTADUAL DO SKATE, COMO FORMA DE INCENTIVAR A PRÁTICA DESSE ESPORTE, LEVANDO CRIANÇAS E JOVENS PARA O TREINAMENTO ESTIMULANDO A DISCIPLINA E COMPETIÇÃO E AS AFASTANDO DOS DESCAMINHOS DAS DROGAS E DA VIOLÊNCIA. ALÉM DE INCLUIR A CIDADE DE CABO FRIO, COMO ROTA DOS CAMPEONATOS INTERMUNICIPAIS, ESTADUAIS, NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE SKATE, TRANSFORMANDO CABO FRIO NUM DOS PRINCIPAIS PÓLOS DE SKATISMO E, CONSEQÜENTEMENTE, FOMENTANDO AINDA MAIS A ECONOMIA LOCAL.
SALA DAS SESSÕES, 03 DE ABRIL DE 2012.
TAYLOR DA COSTA JASMIM JUNIOR
VEREADOR - AUTOR