DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO PROGRAMA “NOSSA CASA” PARA A REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE HABITAÇÃO DE BAIXA RENDA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
PROJETO DE LEI Nº 002 DE 05 DE JANEIRO DE 2012.
AUTORIZA A CRIAÇÃO DO PROGRAMA “NOSSA CASA” PARA A REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE HABITAÇÃO DE BAIXA RENDA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS,
RESOLVE:
ART. 1º - FICA AUTORIZADO À CRIAÇÃO DO PROGRAMA “NOSSA CASA” COM O INTUITO DE PROMOVER À REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE HABITAÇÕES DA POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA, ATRAVÉS DA CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS DE TRATA ESTA LEI, BEM COMO PELA REALIZAÇÃO DE CONVÊNIOS COM ÓRGÃOS PÚBLICOS VISANDO À PRESTAÇÃO DE ASSESSORIAS TÉCNICAS.
ART. 2º - FICAM ISENTOS DO PAGAMENTO DE TAXAS DE ALVARÁS E DE APROVAÇÃO DE PROJETOS, OS PROPRIETÁRIOS DE IMÓVEIS QUE ADERIREM AO PROGRAMA DE ENGENHARIA E ARQUITETURA PÚBLICA NOSSA CASA, NOS SEGUINTES TERMOS:
I - EDIFICAÇÃO ATÉ 70,00 M2 - ISENÇÃO DE TAXAS.
II - EDIFICAÇÕES COM ÁREA SUPERIOR A 70,00 M2 E INFERIOR A 120,00 M2 - REDUÇÃO DE TAXAS EM 50% (CINQÜENTA POR CENTO).
ART. 3º - OS INTERESSADOS AOS BENEFÍCIOS DE QUE TRATA ESTA LEI DEVERÃO TER SEUS PROJETOS DE CONSTRUÇÃO, REFORMA OU AMPLIAÇÃO APROVADOS PELO MUNICÍPIO DE CABO FRIO E ATENDER AOS SEGUINTES REQUISITOS:
I - POSSUIR RENDA FAMILIAR DE ATÉ 03(TRÊS) SALÁRIOS MÍNIMOS;
II - NÃO POSSUIR HABITAÇÃO PRÓPRIA REGULARIZADA;
III - SER PROPRIETÁRIO OU PROMITENTE COMPRADOR DE TERRENO URBANO.
ART. 4º - NO ATO DE ADESÃO AO PROGRAMA O INTERESSADO DEVE ATENDER AOS REQUISITOS ACIMA, COMPROMETENDO-SE A OBEDECER ÀS PRESCRIÇÕES DOS PROJETOS APROVADOS, BEM COMO ACATAR TODAS AS ORIENTAÇÕES EXPEDIDAS PELO RESPONSÁVEL DA OBRA.
ART. 5º - A VERIFICAÇÃO DE AUSÊNCIA DE UMA DAS CONDIÇÕES ESTABELECIDAS NO ARTIGO 3º OU DE DESCUMPRIMENTO DO COMPROMISSO DE QUE DISPÕE O ARTIGO 4º DESTA LEI, ACARRETARÁ A EXCLUSÃO DO INTERESSADO DO PROGRAMA DE QUE TRATA ESTA LEI NO PRAZO DE 90(NOVENTA) DIAS.
ART. 6º - O PROGRAMA FICARÁ SOB A RESPONSABILIDADE DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, DESENVOLVIMENTO DA CIDADE E AMBIENTE, FAZENDA, PLANEJAMENTO. HABITAÇÃO, SERVIÇOS PÚBLICOS, OBRAS, MEIO AMBIENTE E ORDEM PUBLICA, QUE FARÃO O CADASTRAMENTO E A APROVAÇÃO DOS PROJETOS PARA O PROGRAMA;
ART. 7º - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGANDO AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.
SALA DAS SESSÕES, 05 DE JANEIRO DE 2012.
TAYLOR DA COSTA JASMIM JUNIOR
VEREADOR - AUTOR
JUSTIFICATIVA
JUSTIFICA-SE O PRESENTE PROJETO, JÁ QUE O PROGRAMA VEM VALORIZAR O TRABALHADOR QUE COM ESFORÇO PRÓPRIO IRÁ ADQUIRIR SEUS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, E COMPRAR SEU TERRENO. MAS QUE, TODAVIA, NÃO DISPÕE DE RECURSOS NECESSÁRIOS PARA PAGAR OS HONORÁRIOS DOS PROFISSIONAIS DA ENGENHARIA, BEM COMO AS TAXAS DOS ÓRGÃOS PERTINENTES. E ASSIM SENDO, OFERECIDA ESSA OPORTUNIDADE, O CIDADÃO TERÁ O ORGULHO E A HONRA DE EXECUTAR SUA CONSTRUÇÃO E TER SEU IMÓVEL TOTALMENTE REGULARIZADO PERANTE O PODER PÚBLICO. É IMPORTANTE RESSALTAR TAMBÉM, QUE NO ANO SEGUINTE O IMÓVEL CONSTRUÍDO DE MANEIRA REGULAR SERÁ MAIS UM CONTRIBUINTE DO IPTU. ALÉM DE PROPICIAR UM CRESCIMENTO ORDENADO DE NOSSA CAPITAL, RESPEITANDO A LEI DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO VIGENTE, E EVITANDO QUE OCORRAM PROBLEMAS PERTINENTES A CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÕES EM LOCAIS E DE FORMAS INADEQUADAS.