DENOMINA-SE ESTRADA ANTENOR CARDOSO DA FONSECA A ESTRADA, CONHECIDA COMO ESTRADA DE BÚZIOS, COM INÍCIO NA AV. ANTÔNIO LUIS FONSECA, NO BAIRRO PORTO DO CARRO E BIFURCAÇÃO NO BAIRRO JARDIM ESPERANÇA COM A AV. AMÉRICO GOMES DA FONSECA, E TÉRMINO NO MUNICÍPIO DE ARMAÇÃO DOS BÚZIOS.
PROJETO DE LEI Nº 057/2008 EM 26 DE JUNHO DE 2008.
DENOMINA-SE ESTRADA ANTENOR CARDOSO DA FONSECA A ESTRADA, CONHECIDA COMO ESTRADA DE BÚZIOS, COM INÍCIO NA AV. ANTÔNIO LUIS FONSECA, NO BAIRRO PORTO DO CARRO E BIFURCAÇÃO NO BAIRRO JARDIM ESPERANÇA COM A AV. AMÉRICO GOMES DA FONSECA, E TÉRMINO NO MUNICÍPIO DE ARMAÇÃO DOS BÚZIOS.
A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, NO USO DAS SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS,
RESOLVE:
ART. 1º - O PODER EXECUTIVO DARÁ O NOME DE ESTRADA ANTENOR CARDOSO DA FONSECA A ESTRADA, CONHECIDA COMO ESTRADA DE BÚZIOS, COM INÍCIO NA AV. ANTÔNIO LUIS FONSECA, NO BAIRRO PORTO DO CARRO E BIFURCAÇÃO NO BAIRRO JARDIM ESPERANÇA COM A AV. AMÉRICO GOMES DA FONSECA, E TÉRMINO NO MUNICÍPIO DE ARMAÇÃO DOS BÚZIOS.
ART. 2º - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.
SALA DAS SESSÕES, 26 DE JUNHO DE 2008.
JÂNIO DOS SANTOS MENDES
VEREADOR - AUTOR
JUSTIFICATIVA:
ANTENOR CARDOSO DA FONSECA NASCEU NA VILA DO PORTO DO CARRO, O BAIRRO FONSECA, NO 1º DISTRITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO EM 20 DE MAIO DE 1919. FILHO DE ANTÔNIO LUIS DA FONSECA, PORTUGUÊS, E DE ROSALINA CARDOSO DA FONSECA, BRASILEIRA.
COMEÇOU A TRABALHAR MUITO CRIANÇA AINDA, COMO TANGEDOR DE ANIMAIS NA MAROMBA DA MODESTA OLARIA DE SEU PAI. AOS 15 ANOS, É CAIXEIRO DE VENDAS, NA VILA DE ARMAÇÃO DOS BÚZIOS. AOS 17 ANOS, EMPREGADO DE ARMAZÉM E CARREGADOR DE MERCADORIAS EM NITERÓI. AOS 20 ANOS, ESCREVE SUA PRIMEIRA COMPOSIÇÃO POÉTICA E PUBLICA O SEU PRIMEIRO LIVRO DE VERSOS: “CANTANDO NA MOCIDADE”. DEPOIS, VAI FAZER O CURSO GINASIAL EM ITANHANDU, MINAS GERAIS. EM 1942, É CONVOCADO PARA A 2ª GUERRA MUNDIAL E SERVE NA VILA MILITAR, PERTENCENDO AO CORPO EXPEDICIONÁRIO BRASILEIRO.
EM 1951, FORMA-SE EM DIREITO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, EM NITERÓI. COMO ADVOGADO, DEFENDEU BRILHANTEMENTE OS FRACOS E OPRIMIDOS, MUITAS VEZES SEM RECEBER NENHUMA REMUNERAÇÃO, A NÃO SER A GRATIDÃO! PARA ELE ERA SUFICIENTE MANTER A CONSCIÊNCIA TRANQÜILA DE QUE A JUSTIÇA TINHA SIDO FEITA, NÃO OBSTANTE QUAISQUER EMPECILHOS ECONÔMICOS DOS SEUS CLIENTES!
MAIS TARDE, EM 1961, PUBLICA O LIVRO: “CANTOS REVOLUCIONÁRIOS” QUE RESUME SEUS IDEAIS DE LIBERDADE, JUSTIÇA SOCIAL E LUTA PELAS CLASSES OPRIMIDAS! ESTE LIVRO ILUSTRA SUA MILITÂNCIA ESTUDANTIL CONTRÁRIA AOS RUMOS RADICAIS DO EXTREMISMO POLÍTICO QUE CULMINARAM COM A DITADURA EM 1964.
ANTENOR CARDOSO DA FONSECA FOI UM GRANDE INCENTIVADOR DA CULTURA EM CABO FRIO: APOIAVA INÚMEROS POETAS E ESCRITORES QUE O PROCURAVAM PARA QUE OS AJUDASSE NA DIFÍCIL TAREFA DE SELECIONAR OS MELHORES TRABALHOS PARA PUBLICAÇÃO.
DEVIDO AO SEU GRANDE VALOR COMO POETA FOI MEMBRO DA ACADEMIA CABO-FRIENSE DE LETRAS.
COROANDO SEU MERECIDO VALOR GANHOU O 1º LUGAR NA CATEGORIA POESIA NO PRÊMIO TEIXEIRA E SOUZA DE LITERATURA EM 2003! NESTE MESMO ANO, PUBLICOU O LIVRO “ESTROFES”.
DEIXOU-NOS A PUBLICAR VÁRIAS OBRAS ESCRITAS: “CANTO AZUL DE AMOR À CULTURA E À ECOLOGIA DA REGIÃO DOS LAGOS E NORTE FLUMINENSE”, “BRADO UNIVERSAL DOS EXCLUÍDOS”, ETC.
DURANTE TODA A SUA EXISTÊNCIA, SEMPRE VIVEU A CANTAR EM POESIA OS ENCANTOS DE CABO FRIO, CIDADE QUE AMOU ATÉ A SUA MORTE NESTE ANO DE 2007! DEIXA VIÚVA LUIZA CAETANO LEÃO DA FONSECA E DUAS FILHAS.
ESPERAMOS QUE O SEU LEGADO NUNCA SEJA ESQUECIDO PELO POVO CABO-FRIENSE! E, COM ESTE MESMO INTUITO, É QUE PROPONHO A PRESENTE MATÉRIA, PARA APRECIAÇÃO DESTA CASA LEGISLATIVA.
SALA DAS SESSÕES, 26 DE JUNHO DE 2008.
JÂNIO DOS SANTOS MENDES
VEREADOR - AUTOR