REESTRUTURA O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA - PPD
PROJETO DE LEI Nº 073/2010
REESTRUTURA O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA - PPD.
A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, RESOLVE:
CAPÍTULO I
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
ART. 1º O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA - COMUD-PPD, DE QUE TRATA A LEI N° 1.983, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2007, É REESTRUTURADO NOS TERMOS DESTA LEI, PASSANDO A SER DENOMINADO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, DESIGNADO SUCINTAMENTE COMUD-PCD.
ART.2º O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - COMUD-PCD, ÓRGÃO COLEGIADO, CONSULTIVO, DELIBERATIVO E DE ASSESSORAMENTO AO PODER EXECUTIVO, NO ÂMBITO DE SUA COMPETÊNCIA DE FORMULAÇÃO DA POLÍTICA DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.
ART.3º O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - COMUD-PCD, REGE-SE PELAS DISPOSIÇÕES DOS ARTS. 82 A 83 DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL, POR ESTA LEI E PELO REGIMENTO INTERNO, RESPEITADAS AS DIRETRIZES DA LEI FEDERAL Nº 7.853, DE 24 DE OUTUBRO DE 1989, E DO DECRETO PRESIDENCIAL N° 3.298, DE 21 DE DEZEMBRO DE 1999, FICANDO VINCULADO À SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
CAPÍTULO II
DA COMPETÊNCIA
ART.4O O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA TERÁ, RESPEITADAS AS DIRETRIZES DA LEI FEDERAL Nº 7.853/1989, DO DECRETO PRESIDENCIAL N° 3.298, DE 21 DE DEZEMBRO DE 1999, E AS EMANADAS DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL, AS SEGUINTES COMPETÊNCIAS:
I - PARTICIPAR DA ELABORAÇÃO DAS NORMAS GERAIS, E ACOMPANHAR A EXECUÇÃO DA POLÍTICA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA;
II - PROPOR AO EXECUTIVO MUNICIPAL A APLICAÇÃO DE MEDIDAS E RECURSOS VISANDO ATENDER AOS OBJETIVOS DA POLÍTICA MUNICIPAL PARA O SETOR, INCLUSIVE MEDIANTE A CELEBRAÇÃO DE CONVÊNIOS, ACORDOS E OUTROS AJUSTES;
III - PROMOVER ARTICULAÇÕES JUNTO AOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL, BEM ASSIM ENTIDADES PRIVADAS, VISANDO OBTER COLABORAÇÃO, RECURSOS E ASSISTÊNCIA, PARA OS ASSUNTOS DA SUA COMPETÊNCIA;
IV - APRECIAR E OPINAR SOBRE A APLICAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS CONCEDIDOS, A TÍTULO DE SUBVENÇÃO, A ENTIDADES PRIVADAS PARA A REALIZAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS VOLTADOS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA;
V - ACOMPANHAR E AVALIAR A GESTÃO DOS RECURSOS, BEM COMO OS GANHOS SOCIAIS E O DESEMPENHO DOS PROGRAMAS E PROJETOS APROVADOS RELATIVOS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA;
VI - PROMOVER, EM AÇÃO CONJUNTA, COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL A REALIZAÇÃO DE EVENTOS, ESTUDOS E PESQUISAS NO CAMPO DA PROMOÇÃO, ORIENTAÇÃO, PROTEÇÃO E DEFESA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA;
VII - APOIAR A PROMOÇÃO DE CAMPANHAS EDUCATIVAS SOBRE OS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, COM A INDICAÇÃO DAS MEDIDAS A SEREM ADOTADAS NOS CASOS DE ATENTADOS OU VIOLAÇÃO DOS MESMOS;
VIII - PROMOVER E APOIAR O APERFEIÇOAMENTO E A ATUALIZAÇÃO PERMANENTE DOS INTEGRANTES DAS ENTIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS, ENVOLVIDAS NO ATENDIMENTO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA;
IX - REALIZAR A INSCRIÇÃO E O CADASTRAMENTO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE ATENDIMENTO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA, DESENVOLVIDOS PELOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL E PELAS ENTIDADES PRIVADAS;
X - PROMOVER O LEVANTAMENTO SISTEMÁTICO DE DADOS SOBRE A REALIDADE DA POLÍTICA DE ATENDIMENTO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MUNICÍPIO;
XI - INSCREVER E CONCEDER ATESTADO DE REGISTRO, DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO PERTINENTE, A ENTIDADES PRIVADAS, QUE ATUEM NA ÁREA DE ATENDIMENTO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA;
XII - PROCEDER AO CANCELAMENTO DE REGISTRO CONCEDIDO NA FORMA DO INCISO XI, NOS CASOS DE IRREGULARIDADES COMPROVADAS ATRAVÉS DE VISTORIAS REGULARES, ORDINÁRIAS OU EXTRAORDINÁRIAS, APROVADAS PELO CONSELHO;
XIII - ACOMPANHAR, AVALIAR E FISCALIZAR OS SERVIÇOS PRESTADOS NO MUNICÍPIO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA PELAS ENTIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS;
XIV - CONVOCAR ORDINARIAMENTE A CADA 2 (DOIS) ANOS, OU EXTRAORDINARIAMENTE, POR MAIORIA ABSOLUTA DE SEUS MEMBROS, A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, QUE TERÁ A ATRIBUIÇÃO DE AVALIAR A SITUAÇÃO E PROPOR DIRETRIZES PARA O APERFEIÇOAMENTO DO ATENDIMENTO PRESTADO A PESSOA COM DEFICIÊNCIA;
XV - RECEBER E ANALISAR DENÚNCIAS DE ATOS OU FATOS QUE IMPORTEM DISCRIMINAÇÃO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA OU QUALQUER OUTRA FORMA DE VIOLAÇÃO DE SEUS DIREITOS E ENCAMINHÁ-LAS AOS ÓRGÃOS COMPETENTES PARA PROVIDÊNCIAS; E
XVI - ELABORAR SEU REGIMENTO INTERNO.
CAPÍTULO III
DA COMPOSIÇÃO E DO FUNCIONAMENTO
SEÇÃO I
DA COMPOSIÇÃO
ART.5O O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - COMUD-PCD, COMPÕE-SE DE 12 (DOZE) MEMBROS, REPRESENTANTES DE ÓRGÃOS DE GOVERNO E DE ENTIDADES REPRESENTATIVAS DA SOCIEDADE CIVIL, NOMEADOS PELO PREFEITO, SENDO:
I - 6 (SEIS) REPRESENTANTES DO GOVERNO MUNICIPAL:
A) 1 (UM) INTEGRANTE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL;
B) 1 (UM) INTEGRANTE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO;
C) 1 (UM) INTEGRANTE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE;
D) 1 (UM) INTEGRANTE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO DA CIDADE E AMBIENTE;
E) 1 (UM) INTEGRANTE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER;
F) 1 (UM) INTEGRANTE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSPORTES.
II - 6 (SEIS) REPRESENTANTES DE ENTIDADES LEGALMENTE CONSTITUÍDAS E COM ATUAÇÃO NO MUNICÍPIO, COM ATRIBUIÇÃO LEGAL E ATUAÇÃO EFETIVA NA DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, REPRESENTANDO A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA:
A) 1 (UM) INTEGRANTE DA ENTIDADE MÁXIMA, DE ÂMBITO MUNICIPAL, REPRESENTATIVA DOS PRESTADORES DE SERVIÇO NA ÁREA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL;
B) 1 (UM) INTEGRANTE DA ENTIDADE MÁXIMA, DE ÂMBITO MUNICIPAL, QUE DESENVOLVA PROGRAMAS, PROJETOS E SERVIÇOS VOLTADOS PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA;
C) 1 (UM) INTEGRANTE DA ENTIDADE MÁXIMA, DE ÂMBITO MUNICIPAL, REPRESENTATIVA DOS PROFISSIONAIS DO DIREITO;
D) 1 (UM) INTEGRANTE DA ENTIDADE MÁXIMA, DE ÂMBITO MUNICIPAL, REPRESENTATIVA DOS PROFISSIONAIS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA;
E) 1 (UM) REPRESENTANTE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA, AUDITIVA, MENTAL OU VISUAL;
F) 1 (UM) REPRESENTANTE DAS PESSOAS COM DE PATOLOGIA CRÔNICA.
§ 1º A CADA MEMBRO TITULAR DO CONSELHO CORRESPONDE UM SUPLENTE, INDICADO PELO MESMO ÓRGÃO OU ENTIDADE QUE REPRESENTAM.
§ 2° SOMENTE SERÁ CONSIDERADA COMO EXISTENTE, PARA FINS DE PARTICIPAÇÃO NO COMUD-PCD O ÓRGÃO OU A ENTIDADE REGULARMENTE ORGANIZADA E EFETIVAMENTE FUNCIONANDO NO MUNICÍPIO, HÁ PELO MENOS 1 (UM) ANO.
ART.6º OS MEMBROS TITULARES E SUPLENTES DO COMUD-PCD SERÃO NOMEADOS PELO PREFEITO, MEDIANTE INDICAÇÃO DOS RESPECTIVOS ÓRGÃOS E ENTIDADES.
PARÁGRAFO ÚNICO. OS REPRESENTANTES DO GOVERNO MUNICIPAL SÃO DE LIVRE ESCOLHA DO PREFEITO.
ART. 7º O COMUD-PCD SERÁ REGIDO PELAS SEGUINTES DISPOSIÇÕES, NO QUE SE REFERE A SEUS MEMBROS:
I- A FUNÇÃO DE CONSELHEIRO NÃO SERÁ REMUNERADA, SENDO O SEU EFETIVO EXERCÍCIO CONSIDERADO RELEVANTE SERVIÇO PRESTADO À COMUNIDADE;
II- OS MEMBROS DO COMUD-PCD PODERÃO SER SUBSTITUÍDOS PELO ÓRGÃO OU ENTIDADE QUE REPRESENTAM, MEDIANTE SOLICITAÇÃO DIRIGIDA AO PREFEITO;
III- OCORRENDO VACÂNCIA O PREFEITO NOMEARÁ O SUCESSOR, OBSERVADOS OS MESMOS CRITÉRIOS ADOTADOS PARA A INDICAÇÃO DO SUCEDIDO, E PELO TEMPO NECESSÁRIO AO COMPLEMENTO DO MANDATO INTERROMPIDO;
IV- TRATANDO-SE DE MERA SUBSTITUIÇÃO NOS CASOS PREVISTOS NO REGIMENTO INTERNO, O SUPLENTE SERÁ CONVOCADO PELO PRESIDENTE DO COMUD-PCD;
V- O MANDATO DE QUALQUER CONSELHEIRO SERÁ CONSIDERADO EXTINTO NOS CASOS DE:
A) RENÚNCIA EXPRESSA;
B) RENÚNCIA TÁCITA, CONFIGURANDO-SE ESTA PELA AUSÊNCIA POR MAIS DE 2 (DUAS) REUNIÕES ORDINÁRIAS CONSECUTIVAS OU 5 (CINCO) REUNIÕES INTERCALADAS, OU AINDA 3 (TRÊS) REUNIÕES EXTRAORDINÁRIAS, SEM JUSTIFICATIVA FORMAL AO PLENÁRIO.
VI- O MANDATO DOS MEMBROS DO COMUD-PCD SERÁ DE 2 (DOIS) ANOS, ADMITIDA A RECONDUÇÃO.
PARÁGRAFO ÚNICO. A ELEIÇÃO PARA RENOVAÇÃO DE MANDATO DOS MEMBROS DO COMUD-PCD SERÁ REALIZADA EM DATA ESTABELECIDA NO SEU REGIMENTO INTERNO, QUE DISPORÁ TAMBÉM SOBRE A FORMA DE CONVOCAÇÃO, PRAZOS E PROCESSO ELEITORAL.
SEÇÃO II
DO FUNCIONAMENTO
ART.8º O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - COMUD-PCD, FUNCIONARÁ DE ACORDO COM O SEU REGIMENTO INTERNO, OBEDECIDAS AS SEGUINTES NORMAS:
I - O ÓRGÃO DE DELIBERAÇÃO MÁXIMA É O PLENÁRIO;
II - AS SESSÕES PLENÁRIAS SERÃO REALIZADAS ORDINARIAMENTE A CADA 30 (TRINTA) DIAS, E EXTRAORDINARIAMENTE QUANDO CONVOCADAS PELO PREFEITO, PELO PRESIDENTE DO CONSELHO, OU MEDIANTE REQUERIMENTO DA MAIORIA ABSOLUTA DOS SEUS MEMBROS;
III - O CONSELHO SE REUNIRÁ COM A PRESENÇA DE, NO MÍNIMO, METADE DOS SEUS MEMBROS, MAS SOMENTE DELIBERARÁ PELA MAIORIA DOS VOTOS DOS PRESENTES;
IV - CADA MEMBRO DO COMUD-PCD, TERÁ DIREITO A UM ÚNICO VOTO NA SESSÃO PLENÁRIA;
V - AS DECISÕES DO COMUD-PCD DEVERÃO CONSTAR DE ATAS DAS REUNIÕES E SERÃO CONSUBSTANCIADAS EM RESOLUÇÕES;
VI - AO PRESIDENTE DO COMUD-PCD SERÁ GARANTIDO O VOTO EM CASO DE EMPATE NAS DELIBERAÇÕES DO PLENÁRIO, ALÉM DO VOTO A QUE TEM DIREITO INDIVIDUALMENTE COMO MEMBRO.
PARÁGRAFO ÚNICO. AS SESSÕES EXTRAORDINÁRIAS PREVISTAS NO INCISO II DESTE ARTIGO SERÃO CONVOCADAS COM ANTECEDÊNCIA MÍNIMA DE 5 (CINCO) DIAS ÚTEIS, ATRAVÉS DE PUBLICAÇÃO DE EDITAL EM JORNAL LOCAL, CONTENDO A FINALIDADE DE SUA CONVOCAÇÃO E A RESPECTIVA ORDEM-DO-DIA.
ART.9º O COMUD-PCD INTEGRA A ESTRUTURA BÁSICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMO SUB-UNIDADE ORÇAMENTÁRIA.
ART.10. PARA MELHOR DESEMPENHO DE SUAS FUNÇÕES O COMUD-PCD PODERÁ RECORRER A OUTROS ÓRGÃOS, ENTIDADES E PESSOAS, MEDIANTE OS SEGUINTES CRITÉRIOS:
I - CONSIDERAM-SE COLABORADORAS DO COMUD-PCD, AS INSTITUIÇÕES E ENTIDADES REPRESENTATIVAS DE ATENDIMENTO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA, SEM PREJUÍZO DE SUA CONDIÇÃO DE MEMBRO;
II - PODERÃO SER CONVIDADAS PESSOAS OU INSTITUIÇÕES DE NOTÓRIA ESPECIALIZAÇÃO PARA ASSESSORAR O COMUD-PCD EM ASSUNTOS ESPECÍFICOS, SEM ÔNUS PARA O MUNICÍPIO;
III - PODERÃO SER CRIADAS COMISSÕES INTERNAS, CONSTITUÍDAS POR ÓRGÃOS E ENTIDADES - MEMBRO DO COMUD-PCD, ALÉM DE OUTRAS INSTITUIÇÕES, PARA PROMOVER ESTUDOS E EMITIR PARECERES A RESPEITO DE TEMAS ESPECÍFICOS.
ART.11. AS SESSÕES PLENÁRIAS ORDINÁRIAS E EXTRAORDINÁRIAS DO COMUD-PCD, DEVERÃO TER DIVULGAÇÃO AMPLA E ACESSO GARANTIDO AO PÚBLICO.
PARÁGRAFO ÚNICO. AS RESOLUÇÕES DO COMUD-PCD, BEM COMO OS TEMAS TRATADOS EM PLENÁRIO, REUNIÕES DE DIRETORIA E COMISSÕES, DEVERÃO TER AMPLA DIVULGAÇÃO, INCLUSIVE POR MEIO ELETRÔNICO.
CAPÍTULO IV
DA ESTRUTURA DO CONSELHO E DOS DIRIGENTES
SEÇÃO I
DA ESTRUTURA
ART.12. A ESTRUTURA DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - COMUD-PCD É COMPOSTA DOS SEGUINTES ÓRGÃOS, CUJAS ATRIBUIÇÕES SERÃO DEFINIDAS NO REGIMENTO INTERNO:
I- PRESIDÊNCIA;
II- VICE-PRESIDÊNCIA;
III- SECRETARIA EXECUTIVA;
IV- COMISSÕES TEMÁTICAS.
ART.13. OS TITULARES DOS CARGOS DE PRESIDENTE, VICE-PRESIDENTE E SECRETÁRIO-EXECUTIVO SERÃO ELEITOS PELOS MEMBROS DO CONSELHO PARA MANDATO DE 2 (DOIS) ANOS, PERMITIDA A RECONDUÇÃO.
SEÇÃO II
DOS DIRIGENTES DOS ÓRGÃOS DO CONSELHO
ART.14. SÃO DIRIGENTES DOS ÓRGÃOS DO CONSELHO, OS TITULARES DOS CARGOS RESPECTIVOS DA SUA ESTRUTURA, AOS QUAIS CORRESPONDE À DENOMINAÇÃO LEGAL E REGIMENTAL PARA OS FINS DE TRATAMENTO VERBAL OU ESCRITO.
PARÁGRAFO ÚNICO. AS COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS DOS TITULARES DOS ÓRGÃOS DO COMUD-PCD SERÃO DETALHADAS NO REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO.
CAPÍTULO V
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
ART.15. O REGIMENTO INTERNO DO COMUD-PCD DEVERÁ SER REFORMULADO, NOS TERMOS DESTA LEI, NO PRAZO DE 30 DIAS.
ART.16. ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
ART. 17. REVOGAM-SE AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO, EM ESPECIAL A LEI N° 1.983, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2009.
CABO FRIO, DE DE 2010.
MARCOS DA ROCHA MENDES
PREFEITO
PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 25.055/2010