TORNA OBRIGATÓRIO O USO DE CARIMBO IDENTIFICADOR DE SERVIDOR PÚBLICO EM PROCESSOS E DEMAIS DOCUMENTOS ORIUNDOS DE ÓRGÃO MUNICIPAIS.
PROJETO DE LEI Nº 106/2007 EM 01 DE OUTUBRO DE 2007.
TORNA OBRIGATÓRIO O USO DE CARIMBO IDENTIFICADOR DE SERVIDOR PÚBLICO EM PROCESSOS E DEMAIS DOCUMENTOS ORIUNDOS DE ÓRGÃO MUNICIPAIS.
A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS,
RESOLVE:
ART.1º TORNA OBRIGATÓRIO O USO DE CARIMBO IDENTIFICADOR DO SERVIDOR PÚBLICO EM PROCESSOS E DEMAIS DOCUMENTOS ORIUNDOS DE ÓRGÃOS MUNICIPAIS.
PARÁGRAFO ÚNICO - DEVERÁ CONSTAR NO CARIMBO IDENTIFICADOR DO SERVIDOR PÚBLICO OS SEGUINTES DADOS:
-NOME POR EXTENSO;
-CARGO DE CHEFIA OU EFETIVO;
-NÚMERO DE MATRÍCULA
ART. 2O - A ASSINATURA DO SERVIDOR DEVERÁ SER GRAFADA POR EXTENSO E COM NITIDEZ, EVITANDO-SE A RUBRICA.
PARÁGRAFO ÚNICO - CASO VENHAM A OCORRER QUAISQUER FATOS QUE SE OPONHAM AO PRESENTE INSTRUMENTO LEGAL, O CIDADÃO QUE SE JULGAR PREJUDICADO, DEVERÁ SE DIRIGIR AO SETOR QUE EMITIU O DOCUMENTO PARA A DEVIDA CORREÇÃO.
ART. 3O - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO
ART. 4O - REVOGAM-SE AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.
SALA DAS SESSÕES, 01 DE OUTUBRO DE 2007.
ACYR SILVA DA ROCHA
VEREADOR - AUTOR
JUSTIFICATIVA
NOTA-SE, CLARAMENTE, EM DOCUMENTOS E PROCESSOS A NÃO EXISTÊNCIA DO CARIMBO IDENTIFICADOR DO SERVIDOR E, AINDA, ASSINATURAS ILEGÍVEIS, POR VEZES, RUBRICA, NÃO SE CONSEGUINDO SABER O NOME DO SERVIDOR, CARGO OU CHEFIA, E MATRÍCULA.
NA VERDADE, O DOCUMENTO COM TODOS ESSES DADOS AUSENTES, QUE ACABAMOS DE MENCIONAR, PASSA A PREJUDICAR O CIDADÃO INTERESSADO, E, NO NOSSO ENTENDER, A DOCUMENTAÇÃO PASSA A PERDER A SUA VALIDADE, CONSIDERANDO-SE QUE O CIDADÃO FICA IMPOSSIBILITADO DE APRESENTAR RECURSO, POR FALTA DE DADOS CONCRETOS. ALÉM DO MAIS, NÃO É POSSÍVEL ENTENDER-SE A EXISTÊNCIA DE PROCESSO OU DOCUMENTO QUE NÃO APRESENTE DADOS CLAROS E NÍTIDOS.
O PROJETO DE LEI, EM EPÍGRAFE, ENVOLVE MATÉRIA QUE OCORRE NO DIA-A-DIA DO SERVIÇO PÚBLICO, ASSUNTO SIMPLES, NO ENTANTO, DE IMPORTÂNCIA FUNDAMENTAL TANTO PARA O SERVIÇO PÚBLICO COMO PARA O CIDADÃO.
ASSIM, AGUARDAMOS O APOIO DOS NOBRES VEREADORES.
SALA DAS SESSÕES, 01 DE OUTUBRO DE 2007.
ACYR SILVA DA ROCHA
VEREADOR - AUTOR